[DIY] - reactor de CO2 caseiro - simples/barato .


Governa

Recommended Posts

  • 2 semanas depois...

eu pus o meu reactor d CO2 ontem a trabalhar e até agora nem uma bolha....

 

O q é q eu fiz d mal?

Eu comprei o bicarbonato na farmacia...

Não sei é s a colher d chá para mim é a mesma para vocs...

 

Ajudem sff

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu pus o meu reactor d CO2 ontem a trabalhar e até agora nem uma bolha....

 

O q é q eu fiz d mal?

Eu comprei o bicarbonato na farmacia...

Não sei é s a colher d chá para mim é a mesma para vocs...

 

Ajudem sff

Cumps

 

Possivelmente uma fuga. Eu uso teflon na tampa da garrafa.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz o meu reactor caseiro faz amanha duas semanas.

Sempre a deitar bolhinhas até hoje. O fermento veio do padeiro.

 

A principal dificuldade foi mesmo controlar as fugas no furo da tampa onde entra o tubo. Usei uma pistola de cola e resolveu. Com silicone não conseguia parar as fugas.

 

Grande receita. Obrigado.

 

Rui Botelho

Rui Botelho

 

::Assinatura Editada pela Moderação::

::Altura da imagem superior a 100 pixels::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz o meu reactor caseiro faz amanha duas semanas.

Sempre a deitar bolhinhas até hoje. O fermento veio do padeiro.

 

A principal dificuldade foi mesmo controlar as fugas no furo da tampa onde entra o tubo. Usei uma pistola de cola e resolveu. Com silicone não conseguia parar as fugas.

 

Grande receita. Obrigado.

 

Rui Botelho

 

Eu tenho-me safado com o silicone, por dentro e por fora, na tampa da garrafa, tampa essa que vedo com o teflon.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal que difusores usam? pedraS? madeira? difusores especiais? isto claro para Co2 caseiro, eu uso uma pedra difusora normal, mas deita as bolhas mto grandes e acho que tem pouca eficacia, e gostava de alterar para uma melhor dissoluçao do Co2, se alguem tiver alguma soluçao, é bem vinda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Foi feita uma pequena "limpeza" ao meu post, nomeadamente com a introdução de novas fotos mais explícitas em relação aos procedimentos.

 

Espero que continue a ser útil para todos (mais de 59 mil visualizações? wow!) :rainbowafro:

 

Aproveito para deixar votos de um bom ano novo. banana rock

Editado por Governa

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

fiz a mistura na 5ª e já está a bombar em potência desde ontem... tive um problema de fuga porque usei verniz, mas desde que tapei aquilo com silicone, está impec!

a ver quanto se aguenta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A ideia de uma valvula antiretorno é um líquido ou gás ter o seu fluxo apenas numa direcção, caso queira voltar ao contrário a dita valvula impede que o faça. Neste caso concreto a ideia é a água do aquário não entrar para dentro da garrafa de CO2 o que pode acontecer no final do consumo do CO2, como fica sobre pressão, depois da garrafa expulsar todo o CO2 pode haver ali um breve periodo de sucução (vácuo) o que vai levar à entrada de água, ou seja o ar saíu a garrafa que fica comprimida e depois ao voltar ao formato original onde havia ar tem de estar alguma coisa senão ela não volta ao formato original, vai então buscar água ao aquário. Então a válvula antiretorno é colocada no tubo que vai para dentro do aquário, na posição sentido de entrada do CO2 no aquário.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Segui todos os passos que foram acima descritos mas não tenho nenhuma reação no CO2 :twisted:

Será que me podem ajudar?

obrigado desde já.

Cumprimentos.

Júlio Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Segui todos os passos que foram acima descritos mas não tenho nenhuma reação no CO2 :drinking:

Será que me podem ajudar?

obrigado desde já.

Boas,

 

Não tens nenhuma fuga na garrafa ou no tubo?

 

Que fermento estás a usar?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal desculpem a pergunta talves seja absurda mais qual e a diferenca entre estes metodos de CO2 e por uma bomba de ar com a pedra difusora para dentro do aqua ?

 

Nao são para o mesmo propósito ?

Editado por tunedpuma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal desculpem a pergunta talves seja absurda mais qual e a diferenca entre estes metodos de CO2 e por uma bomba de ar com a pedra difusora para dentro do aqua ?

Com a bomba de ar estás a meter O2 dentro do aquário, que é bom para os peixes, sobretudo naqueles aquários onde há pouca oxigenação. O CO2 serve mais para ajudar no crescimento nas plantas e/ou para descer o pH. Para uma melhor explicação vê aqui.

 

Estar com os dois ligados, ou seja, O2 e CO2, é que não faz muito sentido porque um anula o "efeito" do outro.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a bomba de ar estás a meter O2 dentro do aquário, que é bom para os peixes, sobretudo naqueles aquários onde há pouca oxigenação. O CO2 serve mais para ajudar no crescimento nas plantas e/ou para descer o pH. Para uma melhor explicação vê aqui.

 

Estar com os dois ligados, ou seja, O2 e CO2, é que não faz muito sentido porque um anula o "efeito" do outro.

 

Cumps

 

ok , obrigado .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
mais um a usar este metodo e ha dois dias que o montei e ate agora nada, ja vi a garrafa acho que ta tudo selado , mas tb tenho de selar a tamapa na parte que se enrosca ? , ou sera do fermento ROYAL

 

Em principio se a garrafa estier bem fechada, não vasa...

Deve ser do fermento. Tem de ser fermento de padeiro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio se a garrafa estier bem fechada, não vasa...

Deve ser do fermento. Tem de ser fermento de padeiro!

 

 

 

pois , entao se tem de ser fermento de padeiro é por isso !

Mas este fermento tb se encontra nos hipermercados ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois , entao se tem de ser fermento de padeiro é por isso !

Mas este fermento tb se encontra nos hipermercados ?

Olá,

Eu compro o fermento num supermercado (pingo doce) que tem padaria com fabrico próprio.

É só pedir na padaria que eles costumam vender.

É barato.

Cumprimentos.

Júlio Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Pessoal desculpem a minha ignorância, mas a meu ver mais vale perguntar do que vir a ter surpresas.

 

-O difusor, serve o do ar (pedra azul, normalmente) ou há algum próprio para CO2 ?

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal desculpem a minha ignorância, mas a meu ver mais vale perguntar do que vir a ter surpresas.

 

-O difusor, serve o do ar (pedra azul, normalmente) ou há algum próprio para CO2 ?

 

Bom como ninguém respondia à minha questão colocada, aventurei-me e ... :twisted: posso dizer que é muito fixe ver as borbulhas a saírem, principalmente sabendo que são resultado de uma reacção ;)

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom como ninguém respondia à minha questão colocada, aventurei-me e ... bang posso dizer que é muito fixe ver as borbulhas a saírem, principalmente sabendo que são resultado de uma reacção banana rock

 

 

dá para usar mas é capaz de nao dissolver bem o co2 na agua...

existe uns proprios para co2 mas normalmente sao mais caros,

eu n meu aqua de 60L tenho um igual ao teu e tou contente :puppydogeyes:

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais