"Mundo das Japonicas e dos Crystal"


Nuno_M

Recommended Posts

Boa noite,

 

Este tópico refere-se ao "Mundo das Japonicas e dos Crystal", novo projecto que estou a iniciar após em 2008 ter tentado sem sucesso a criação de Red Cherry's, penso que a causa esteve na localização do aquário, que se encontrava na varanda, onde no Verão faz muito calor e no Inverno um pouco de frio mundando-o neste momento para a sala, para junto do aqua do meu irmão que já se encontra naquele local à mais tempo e com sucesso em Molinesias.

 

Desde 2008 até à data, por motivo pessoais não pude continuar com este hobbie, existem algumas pessoas com quem costumava falar podem confirmar o meu afastamento da aquariofilia e do fórum, recomeçando agora :twisted:

 

O "Mundo das Japonicas e dos Crystal" nasce de palavras ditas em tempos, tais como, "pode levar aquele caramão, apesar de estar ovada não vai criar pois é muito difícil e para tal só com água salobra", foram mais ou menos estas a palavras citadas e que ficaram gravadas até à data e depois de ter lido os posts do nosso amigo Sérgio Torres e de o mesmo me ter esclarecido algumas dúvidas sobre a reprodução das Caridinas Japonicas decidi avançar.

 

Em relação à mudança dos Red Cherry's para os Crystal Red's, vem da cor que este têm o vermelho e o branco que em contraste com a areia preta fica 5 estrelas e até apetece agarrá-los :smile2:

 

No que diz respeito ao Equipamento, Areal, Fauna e Flora fica uma breve descrição.

 

 

Equipamento

Aqua: 50x30x30 (comp x larg x alt)

 

Oxigénio: Bomba da Elite 801 (57 litros)

 

Filtro de Cascata: Aquaclear 20 (segundo a informação que encontrei na net é para Aquas até 75L)

Na ponta do tubo por onde entra a água, cobri com uma compressa (gaze hidrófila 100% algodão) para que futuras larvas não entrem pelo tubo a dentro

 

Material filtrante: Lã de Vidro e Cerâmica

À semelhança do que fiz com a ponta do tubo fiz com a cerâmica, cobria com uma compressa para que seja mais fácil movimentá-la caso seja necessário

 

Luz: 1 lâmpada PL 24W H

 

 

Areal

Na parte de trás irá ficar com areal preto mais elevado do que o areal da frente que será do lado esquerdo areal do rio (ou semelhante) e à direita areal branco (não muito para não stressar os camarões)

 

 

Fauna (como referi inicialmente)

Caridina Japonica

Crystal Red

 

 

Flora

Musgo de Java

Bola de Musgo (não sei qual o nome em concreto, mas é tratada como Bola de Musgo)

 

 

Darei notícias brevemente, pois ainda estou a terminar a montagem do aqua.

 

P.S.: Alguns de vós já pode estar a caminho de Reply a solicitar fotos, mas eu não me esqueci, como a máquina fotográfica decidiu não trabalhar, estou a tirar fotos com o telemóvel e a única maneira que tenho neste momento de passá-las para o computador é através do portátil do meio irmão, que não se encontra. Até ao final do dia (Domingo) penso conseguir postar as fotos tiradas durante a montagem do aqua.

 

Se têm vontade desde já comentar, força! Também se aprende com os erros, certo?

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bom regresso.

 

Tenho a dizer uma nunca se desiste.

 

Quanto á montagem não sei qual a necessidade da bomba de ar e o areão de rio geralmente aumenta o ph é melhor testar antes de colocar.

 

Boa sorte.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bom regresso.

 

Tenho a dizer uma nunca se desiste.

 

Quanto á montagem não sei qual a necessidade da bomba de ar e o areão de rio geralmente aumenta o ph é melhor testar antes de colocar.

 

Boa sorte.

 

cumps

 

Sérgio,

 

Antes de iniciar esta montagem pensei nessas duas questões, para as quais tenho as seguintes justificações.

 

A bomba de ar não irá estar sempre a funcionar, apenas irá servir para ajudar a fazer a circulação da água, visto ter um filtro de cascata e não o achar muito potente, a bomba de ar vai estar a funcionar no lado oposto.

 

Em relação ao areão de rio, quando tentei fazer a criação de Red's, o ph não era o ideal e precisava de o subir e como li agora à pouco tempo que o mesmo faz subir o ph, irei introduzir o areão de rio, não em muita mas de forma atentar ter o ph ideal.

 

Enquanto o aqua estiver a maturar vou fazendo testes de ph para ver os valores e antes de introduzir os seus habitantes idem.

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Qual o ph da tua água ao fim de 24h estar em circulação?

 

cumps

 

À pouco esqueci-me de agradecer teres-me desejo "bom regresso!" - obrigado!

 

Em relação ao ph lembro que tinha de introduzir CO2 para o ph subir, portanto, era ácido, neste momento ainda não abasteci o aqua, mas durante amanhã (Domingo) irei fazê-lo e depois digo-te qual o valor apróximado do ph.

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À pouco esqueci-me de agradecer teres-me desejo "bom regresso!" - obrigado!

 

Em relação ao ph lembro que tinha de introduzir CO2 para o ph subir, portanto, era ácido, neste momento ainda não abasteci o aqua, mas durante amanhã (Domingo) irei fazê-lo e depois digo-te qual o valor apróximado do ph.

 

O CO2 desce o pH...

Abraço e boa sorte com o projecto, estou com um semelhante em mãos.

Hugo Barreiros

swooshrimps.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Estou neste momento a acabar de montar o aqua, mais logo já ponho as fotos da montagem :wink:

 

Cumprimentos,

Nuno Marques

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Venham de lá essas fotos então!!

 

Estou curioso :)

 

Abraço!!

 

Boas pessoal

 

Peço desculpa pela demora

 

Como prometido, esta tarde estive a montar o "Mundo das Japonicas e dos Crystal" e a tirar umas fotos e como sempre há imprevistos, mas esses eu já os conto.

 

Tive de redimensionar as fotos o que acabou por demorar mais tempo.

 

Sem mais palavras segue outro post com as ditas.

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como referi no post anterior, esta tarde estive a montar o "Mundo das Japonicas e dos Crystal" com alguns imprevistos, o Termostato de 50W já tinha avariado, mas ainda não tinha ido fora (foi hoje para não haver mais confusões) ficando assim o aqua com um Termostato por enquanto a ver se a temperatura sobe de 25W.

 

O ramo que tinha comprado passou 1 dia dentro de água e ao pôr água dentro do aqua ateimou que havia de fluar, com uma rocha com um buraco lá consegui segurar o ramo, espero que este não volte a fluar.

 

O PH efectivamente está um pouco alto, mas vou continuar a verificiá-lo dentro da próxima semana enquanto a água matura.

 

Como referi também no post anterior tive de redimensionar as fotos, estavam um pouco grandes e passeias para o formato 640x480 ou 480x640 com o GIMP para não perder qualidade claro.

 

Sem mais palavras segue a descrição das fotos e as mesmas.

 

 

O "bicho" a testar a mesa suporte do aqua

 

001.jpg

 

 

O aqua

 

002.jpg

 

 

A visualização teste do layout

 

003.jpg

 

 

O ramo com o Musgo de Java

 

004.jpg

 

 

A introdução dos areões

 

005.jpg

 

 

A retirada dos separadores

 

006.jpg

 

 

Os deniveis atrás do ramo e no canto

 

007.jpg

 

 

A introdução do resto com uma ponte além do ramo também ter

(Vista teste à esquera)

 

008.jpg

 

 

(Vista teste à direita)

 

009.jpg

 

 

Vista geral com água

(conseguem ver no ramo à direita que tem uma rocha enfiada num ramo para que não flutue)

 

010.jpg

 

 

Vista à esquerda com a Bola de Musgo atrás

 

011.jpg

 

 

Vista à direita

 

012.jpg

 

 

Vista total do aqua

 

013.jpg

 

 

Vista do filtro

 

014.jpg

 

 

Erros cometidos:

Por baixo do areão preto tenho uma placa branca e se já sabia que o ramo flutuava podia tê-lo prendido à placa.

 

Comentários ...

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades após as primeiras 24h:

 

Temperatura da água: 26ºC (termostato a funcionar no máximo, ou quase)

Esquecime de referir no 1º post, pus 2 termómetros (1 ao pé do termostato e o outro ao pé do filtro na zona onde cai a água)

 

Lã de Vidro já começa a ficar suja, o que significa que o filtro está a trabalhar bem :happy:

 

À pouco quando entrei em casa fui medir o PH que parece-me estar a descer gradualmente e avistei os 3 primeiros habitantes, caracóis (dos de praga) :bad-words: que vieram sem dúvida com o Musgo de Java.

 

 

Pessoal esses comentários?

Estou à espera, ...

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Hoje quando cheguei a casa fui ver se estava tudo bem com o aqua e deparei-me com algo que nasceu não sei bem de onde.

 

No ramo que coloquei nasceu tipo uma nuvem branca.

Como não estou muito tempo durante a semana em casa só lhe ponho os olhos em cima umas 2 ou 3 vezes por dia.

 

AJUDEM-ME PLEASE.

 

Segue as fotos do sucedido (apesar da máquina ter sido a mesma que as fotos anterior desta vez fiz zoom e ficaram um pouco desfocadas)

Máquina utilizada: Nokia 6630 (Telemóvel)

 

 

"Nuvem2 junto ao termino do ramo

 

015.jpg

 

 

"Nuvem" do lado ao posto do termino do ramo

 

016.jpg

 

 

A indicação numa zona mais escura

 

017.jpg

 

 

Zoom à zona mais escura

 

018.jpg

 

 

Ajudem-me please. O que faço para eliminar esta "nuvem"?

 

Cumprimentos,

Nuno Marques

Editado por Nuno_M

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Cozestes os troncos?

 

Se Cozestes tens que cozer novamente.

 

cumps

 

Boas!

 

Em tempos cozi outros troncos, mas este não sei porque carga de água não o cozi :confused4: e o trabalho que me deu a prendê-lo para não flutuar.

 

P.S.: Mais um erro cometido neste novo projecto

 

Obrigado pela ajuda, vou tirar o tronco da água antes que contamine o resto do aqua com aquela "nuvem".

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Após ler o post do Sérgio Marques e de ir tirar o tronco da água decidi cozê-lo logo voltá-lo a colocá-lo no sitio, ficando desta vez sem a rocha para o manter no fundo, já se aguenta sozinho :thumbup3: desta vez até pode ter ficado mehlor preso.

 

Tarefa para quarta-feira quando chegar, trocar a Lã de Vidro ou limpá-la, pois já começa a ficar suja.

 

Sábado vou fazer uma TPA parcial e espero no Domingo já ter alguns habitantes :lol:

 

Caso haja novidades ou muitas "famílias" a postar e a solicitar fotos cá estarei.

 

Cumprimentos,

Nuno Marques

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Cá estou mais uma vez.

 

Ontem, como poderam ler cozi (a água levou 15 minutos a começar a ferver, depois cozi-o 10 minutos) o tronco apesar de só caber metade de cada vez dentro da panela, infelizmente não resolveu a questão, fui à minutos atrás ver o como estava o aqua e o tronco voltou a ficar com "nuvem" à volta.

 

Neste momento só vou voltar a ter tempo para o cozer novamente no fim-de-semana, mas da próxima vez vou tentá-lo por na panela de pressão para ver se o cozinho melhor :microwave:

 

Como diz um professor na minha universidade "Que nunca por vencidos se conheçam" e "Yes I Can!".

 

Parece que os habitates do aqua vão ter de esperar, ou se tudo correr bem, vêm à mesma no Domingo.

 

Cumprimentos,

Nuno Marques

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Como prometido cá estou este fim-de-semana, mas infelizmente sem os nossos amiguinhos invertebrados.

 

Sexta-feira, lavei a Lã de Vidro que já estava a precisar.

 

Ontem, Sábado, à noite cozi o tronco bem cozidinho na panela de pressão, não dava para fechar, mas sempre dava para cozer metade de cada vez.

 

Voltei a medir o PH e continuava alto, a água da torneira cá em casa tem o PH alto, hmmmmmm, decidi pesquisar no Fórum maneiras de baixar o PH:

1º Método - CO2 caseiro

2º Método - Garrafões de Água do Lidl

 

Optei pelo 2º Método, fui comprar 5 garrafões e fiz uma TPA de 15L.

 

Sobraram-me 2 garrafões para qualquer eventualidade.

 

Agora vou esperar mais uns dias para ver qual é o resultado.

 

Gostava de ver os vossos comentários.

 

Cumprimentos,

Nuno Marques

Editado por Nuno_M

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal! Tudo bem?

 

Tenho novidades, fresquinhas :rolleyes:

 

Hoje (dia 21/12) quando vinha quase a chegar do trabalho olhei para a loja do Sr. Oliveira e tinha a porta aberta, hmmmmmmm, o aquário já está a maturar a alguns dias, ... , penso que já deve dar para colocar lá alguns habitantes.

 

E assim foi, estacionei o carro, pousei as coisas em casa, agarrei na carteira e :dance: lá fui ter com o Sr. Oliveira.

 

Como não tinha 100% certeza se os nossos amiguitos iam aguentar, comecei por trazer para já 3 Caridina Japonica, que assim que se apanharam na nova casinha aí vão elas.

 

Pensei, bom agora que se estão a instalar, dá para tomar um banho, jantar e já vou ver se se acalmaram e qual não foi o meu espanto??? :shock4: entrei 1 Caridina Japonica. Onde se enfiaram os outros 2 ???

 

A luz tava ligada, portanto 98% do aqua estava iluminado, procurei, procurei, procurei, procurei, procurei e nada.

 

Não podem ter desaparecido, fui buscar uma lanterna para ver nos outros 2% do aqua, procurei, procurei, procurei, procurei e nada.

 

Raios, ainda agora aqui estavam fui tomar banho, jantar e desaparaceram? :confused4: no filtro não podiam estar, pois tive o cuidado de pôr uma gaze na entrada, para qualquer eventualidade, quando estava quase a dessistir e aguardar por amanhã, chamei mais 2 olhos (a minha mãe) para me ajudar, não fosse eu estar a ver mal e por incrivel que pareça estavam escondidos nos 2% do aqua que não tinha luz, apesar de eu ter olhado de baixo para cima e não os ver.

 

Inicialmente não sabia que nomes lhes havia de dar, mas depois deste tempinho à procura decidi:

Speed (continua a andar pelo aqua a "voar")

Olho de Lince (espreitava pelo coco, foi aí que tive a certeza que ainda lá estavam)

Cucu (este é o mais tímido)

 

Desde já peço desculpa pelas fotos e o vídeo não estarem com a melhor qualidade.

 

019.jpg

 

020.jpg

 

021.jpg

 

022.jpg

 

023.jpg

 

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boa noite,

 

Trago novidades de última hora!

 

Acabei de ver uma Crystal Red ovada.

 

Rezo para que saia alguma coisita :priere:

 

As más notícias: 1 Semana após ter introduzido as Caridina Japonicas (foram os primeiros a entrar no aqua, antes dos Crystal) deixei de os ver, até mesmo dentro do coco, não os vejo, apesar de ainda não ter virado o coco, mas já encontrei um formato de camarão no filtro :blink: (suícido-se?).

 

Cumprimentos,

Nuno Marques

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

belo projecto, sim senhor.

 

o formato de camarao no filtro nao sera uma casca vazia ? se for, nao é mau sinal ... é mesmo bom sinal. os camaroes estao a crescer e mudaram de casca.

 

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

belo projecto, sim senhor.

 

o formato de camarao no filtro nao sera uma casca vazia ? se for, nao é mau sinal ... é mesmo bom sinal. os camaroes estao a crescer e mudaram de casca.

 

cumps.

 

Infelizmente, deixei mesmo de ver as Caridinas Japonicas, penso que o formato que vejo, avermelhado, seja pelo menos de uma.

 

Cascas vazias, tenho visto muitas ultimamente e são bem branquinhas/transparentes e acabam por se dissolver.

 

Cumprimentos.

Nuno

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite,

 

As novidades que trago hoje, em relação a este Mundo são:

 

À cerca de uma hora atrás estava a fazer a manutenção ao filtro e a colocar uma gaze na ponta do tubo para que os futuros Crystal Red não entrem para o filtro, quando reparo que o Mutchatcho (Macho) andava em cima da fêmea que não está ovada :roflroll2: serão mais boas notícias?

 

A outra fêmea continua ovada, parece estar a evoluir bem, esta.

 

Encontrei mais uma pele, no esconderijo que eles mais adoram :naughty:

 

Cumrpimentos,

Nuno Marques

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Pessoal,

 

Desta vez trago boas e más notícias, mas comecemos pelo início.

 

No fim-de-semana passado, fui ao IKEA comprar um móvel para dar mais estabilidade a este projecto. Posso dizer que o produto final ficou 5 estrelas, pois o móvel é branco e o aqua acaba realçado pelas suas cores.

 

024.jpg

 

Até agora tudo bem, mas e a seguir?

 

Esvaziei o aqua das molly's em 20L e lá o desloquei um pouco para o lado para que conseguisse encaixar a nova aquisição no devido lugar, de seguida como o PH do "Mundo das Japonicas e dos Crystal" está um pouco elevado, lá fui ao Lidl comprar garrafões para que consiga manter o PH +/- equilibrado, mas como já tinha referido à umas semanas atrás tinha uma Crystal ovada, antes de efectuar os próximos passos tentei procurá-la, não fosse já a desova ter acontecido, pois já se passou 2 semanas desde a 1ª vez que a vi ovada, procurei, procurei e nada, pensei, se não a encontro e ela até à dois dias não tinha desovado, siga para a frente, esvaziei o aqua em 15L e passei-o com a ajuda da minha mãe de um móvel para o outro, coloquei o móvel no sítio e sem demora comecei-o a encher, posso dizer que ficou 5 estrelas, era mesmo o que eu queira para continuar com este projecto para a frente, ou não fosse eu ter deixado de ver as japonicas e não querer desistir para já.

 

025.jpg

 

No Domingo, lá andavam os Crystal todos contentes, aproveitei para espreitar a ovada e nada, tinha desovado. A minha pergunta foi: Quando? Antes da mudança? Lá se foram as larvas, depois da muda? então possa ser que ande aqui alguma coisa, procurei e nada.

 

Segunda-feira, quando cheguei a casa pensei, deixa-me cá espreitar o aqua a ver se vejo alguma larva e é agora que peço aos Expert's que apenas um se voluntarie para me ajudar a identificar se é mesmo larvas ou apenas pragas de caracóis, antes que eu comece a deitar foguetes (Sérgio Torres, já conheces os cantos à casa e és um dos responsáveis pela existência deste projecto, portanto és um candidato :P)

 

Fico a aguardar voluntários (de preferência da margem sul) para me ajudarem a identificar se são mesmo larvas ou não.

 

Os outros preparem o champanhe =D

 

Cumprimentos,

Nuno Marques

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, antes de mais parabéns pelo projecto e boa sorte.

 

Não percebo como consegues confundir Crystal red recém nascidos com caracóis :bs_quesexclaim:

 

Os crystal não nascem em forma larval, são copias exactas dos pais em miniatura, não tem nada que enganar.

 

Alguma vez viste um camarão recém nascido?Tipo um red cherry?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, antes de mais parabéns pelo projecto e boa sorte.

 

Não percebo como consegues confundir Crystal red recém nascidos com caracóis :bs_quesexclaim:

 

Os crystal não nascem em forma larval, são copias exactas dos pais em miniatura, não tem nada que enganar.

 

Alguma vez viste um camarão recém nascido?Tipo um red cherry?

 

Fábio,

 

Desde já obrigado pelos parabéns.

 

Agora a dita questão ... apesar de já ter tido red cherry's nunca os vi produzir e o projecto foi por "água abaixo", pois o aqua estava na varanda e no Inverno lá se ia a temperatura, agora que mudei o aqua de sítio (sala) e tive sucesso (?) pela primeira vez, estou a pedir ajuda só mesmo para ter a certeza :roflroll2:

 

Pela descrição que me dás posso mesmo dizer, abram o champanhe surprised agora é só aguardar que cresçam.

 

Obrigado.

 

Quem quiser ajudar a verificar a proposta continua de pé, é como digo, é a primeira vez que tenho sucesso e sempre me disseram que eram minusculos (e são), mas e se for outro bichinho ? (dúvido)

 

Fábio, mais uma vez obrigado pela ajuda.

 

Cumprimentos,

Nuno Marques

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais