...::Nano Reef Passo a Passo::.. ACTUALIZADO 21 NOVEMBRO


Recommended Posts

Oi,

 

muito bonito seu nano,

eu tanbém montei um nano reef um pouco depois do inicio da montagem do seu, só que ele é bem menor (30l).

 

abras,

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo: http://www.aquaonline.com.br/cbap/

partícipe!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 154
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá a todos. Desculpem não ter dito nada antes...mas mais vale tarde do que nunca :)

 

@João M Monteiro

 

Obrigado pela tua opinião. O layout actual foi-me sugerido aqui no fórum e acredita que foi complicado em 54 litros tentar criar a tal noção de espaço que referes. Quanto a daqui a uns meses estar a assim duvido :wink: daqui por uns 6 meses já conto ter um sistema novo.

 

@Diogo Lopes

 

Não sabia de facto a proviniência das brancas, mas realmente cada vez mais me convenço que a aquariofilia sustentável e a propagação em aquário é o melhor método de evitar a degradação dos recifes e poupar os "nossos" desgastados bolsos.

 

@nunomiguel, GPG, Gohan

 

Obrigado pelos vossos comentários espero que este tópico sirva para incentivar outros a montarem um reef também, por mais pequeno que este seja :P

 

@goncaloproenca

 

Confirmo que é uma Tubastrea que se vê no topo na fotografia. A colocação no topo não teve propriamente a ver com qualquer necessidade específica do coral mas sim por uma questão de espaço e falta de paciência para re-organizar o aquário, no entanto entretanto já segui a tua sugestão e troquei-a com o sarcophyton verde...solução quiçá temporária porque também não gosto muito de ver o verdusca lá em cima. Quanto aos cuidados com a sua alimentação, informei-me antes de a adquirir e dou-lhe artémia e mysis de 2 em 2 dias, de resto alimentasse dos restos que lhe passam no caminho diariamente. Obrigado pelos teus comentários e pelo que li em outras intervenções tuas gostava muito de ver fotos do teu aquário (se já as colocaste no fórum não devo estar a associar) e se fosses aqui da zona também cravava uma visitinha ehhehe.

 

@_Leonardo_

 

Força aí na montagem. Tenho um escumador interno de facto um minifloater 60 na parte direita traseira. O aquário tem 54 litros e não tem sump. Quanto a começares o aquário sem escumador não recomendo de facto. Talvez quando conseguires atingir um equilibrio constante de parâmetros e quando o escumador não começar a retirar porcaria talvez nesse momento o possas retirar. Existem casos destes cá no fórum que lembre por exemplo o Diogo Lopes.

 

@Marcelo de Oliveira

 

:) Põe fotos no fórum desse teu nano pois estou curioso.

 

De resto deixo aqui mais 2 fotos, da Tubastraea e de uma Hydnophora o primeiro coral duro a entrar e o último também...espero que se aguente :)

 

tubastrea.jpg

 

hidnopora.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!! :D

 

Tenho estado a acompanhar a evolução do teu aquário!... 8)

Tenho só duas palavras a dizer: POTENTOSO :roll::wink:

Está muito bom mesmo!!

 

So falta uma coisinha...... uma foto geral!!! ;)

 

De resto, nada a apontar! 8)

 

Cumprimentos!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte Conceição,

 

pela foto da aragonite parece ser aragamx .

 

se foi fizeste uma coisa errada: não se deve lavar o aragamax.

 

se colocares o aragamax no fundo e depois a água salgada sem bombas ligadas por 2 dias o pó vai assentar e o que ficar pode-se tirar com um filtro mecanico bom .

 

desde que não ponhas nenhuma bomba a bater no areão ele não vai levantar .

 

Ao lavar a areia tiraste parte da aragonite .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Cedric e High Temper - Obrigado :roll:

 

Quanto à foto geral não há grande evolução apenas uns desbastes nas xénias castanhas.

 

george gouveia

 

Concordo de facto que se perdem os grãos mais finos na lavagem. Mesmo assim no inicio sugeriram-me inclusivé a utilização de um filtro mecânico para retirar o aspecto leitoso da água, porém não o fiz e naturalmente que demorou mais a assentar, no entanto não deixa de ser uma sugestão que faz sentido e que provavelmente irei levar em linha de conta no meu futuro setup.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se foi fizeste uma coisa errada: não se deve lavar o aragamax.
Estranho! O próprio embalador do produto aconselha a lavagem!

Mesmo com todo o cuidado, o pó vai-se espalhar por cima da RV e dos seres que estão no aquário.

Ao lavar a areia tiraste parte da aragonite .

Peço desculpa pela observação, mas não vejo inconveniente em perder alguma aragonite.

A aragonite, designação fundamentalmente atribuida pela CaribSea (embora de forma errada), é constituida fundamentalmente por carbonato de cálcio que não é dissoluvel nos nossos aquários, pelo menos no pH normal da água salgada. A capacidade de dissolução em DSB's é algo limitada, pois o pH teria de descer muito nas camadas inferiores e ocorrer alguma ajuda de movimentação da água, o que não acontece. A contribuição da aragamax numa DSB para manutenção dos níveis de cálcio e dureza é inferior do que muitos possam pensar.

Abraços,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria partilhar convosco uma foto que retrata a vida que já existe no meu reef .... principalmente o facto de apanhar os 2 cardinais juntos ehehhehe

 

Duvido que tenha "condições" para crescer muito mais.

 

geral.jpg

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

omgomgomg#musica :D

 

MUITOS PARABÉNS. Está BRUTAL!!!

 

 

bigsmilebigsmilebigsmile :D :D :D #musica :D surprised

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico!

A prova cabal que é possível ter um recife bonito sem gastar muito dinheiro.

Parabéns Duarte! Estás a precisar de um aquário maior :D .

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte,

 

O aquário está um espectáculo! Essa hydnopora é a do Marco Madeira, está muito bonita. Os (meus) Cardinais de Bangaii também estão porreiros, como é que estás a alimentá-los? Já se dão melhor?

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Duarte Conceição, estou para me iniciar nas andanças dos reefs e o teu esta a sair muito bom! Espero vir a safar-me tao bem....

 

Como estou em contenção de custos, uma das coisas que mais me preocupa é o preço da rocha (assim como a iluminação).

Fiquei bastante entusiasmado quando li o baixo preço a que adquiriste a tua rocha...

Nas minhas pesquisas por algumas lojas em lisboa o preço ronda os 18-20€, o que acho bastante caro e tem sido a principal razão de ainda nao me ter iniciado nos reefs.

 

A minha duvida é: Onde posso arranjar rocha viva boa e barata? cheers:P:) Se nao for pedir muito

 

PM se der mais jeito!

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...

Olá Duarte.

 

Parabéns pelo aqua e pricipalmente pelo post.

 

Estou rendido !!! e apesar de ter um plantado de 210 litros que me dá algum trabalho não resisto a experimentar um reef.

 

Acho que vou utilizar este post como a biblia de montagem e arranque do novo aqua que também deverá ser um nano.

 

O aqua está muito bonito e saudável (segundo consta), mas o que me "agarrou" a este post foi a riqueza de informação para se quem se quer iniciar nestas andanças e o seguimento lógico e atempado da evolução do arranque.

 

Isso só consegue ser feito por quem tenha paixão pelo que está a fazer, e goste de partilhar o sucesso de ver crescer um aqua assim.

 

Mais uma vez parabéns, e até um destes dias, em que vou concerteza chatear com algumas (muitas) questões.

 

... Para já vou comprar o Livro do Nilsen...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge!

 

Obrigado pelas tuas amáveis palavras!

 

Quanto às questões não chateias nada ... estás à vontade :wink:

 

Cumps

Duarte

 

ps: Este aquário já não existe....tenho outro post nesta secção onde está o meu novo setup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas a todos

 

Duarte Conceicao li atentamente uma grande parte dos teus post's e como queria muito fazer um reef acho qur tb me vou bazear BASTANTE nas tuas dicas e aprender um pouco com os teus erros!(ate porke o me akuario igual ao teu :roll:

No entanto nao estou mimimamente por dentro da aquariofilia nem da sua linguagem mais utilizada...mesmo assim vou.te fazer umas perguntas para me poder lançar no meu projecto!

1º Estas a usar agua natural...como e que fazes para trocar agua? Fazes uma muda de agua parcial tipo 20% semanalmente ou vais todos os meses buscar agua ao mar, e troca-la toda? acho que utilizaste a muda parcial...mas isso para quem mora um pouco longe do mar e complicado...

 

2º Visto eu morar um pouco longe do mar axas k agua de garrafao e adicionar sal marinho e uma boa alternativa???

 

3º O substrato de Aragonite, porque? Tem alguma ligaçao ao kalk? Ou posso utilizar um outro substracto tipo trufa!!!

 

 

Agradeço desde já 1 abraço e parabens pelo bom trabalho e bonito resultado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

ola,

 

Espectacular este teu recif, aho que cada vez mais vou querer teu um em

minha casa!!! :shock:

 

Gostava de saber aonde compras-te o escumador???E se esta a dar conta do serviço???Acho que é praticamente o que me falta para começar.

 

Abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto já não está montado :lol:

 

Agora tenho um maiorzito que podes ver em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=19888

 

Quanto às tuas questões

 

O escumador comprei aqui usado no fórum. Dava conta do serviço porque não tinha uma grande carga biológica e era certinho nas TPA's.

 

Há aquários deste tamanho sem escumador e a funcionarem perfeitamente, pelo que, se vais montar um podes ficar descansado.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Duarte...

 

Embora sabendo que este ja foi a vida, nao queria deixar de te dar os parabens pelo aqua que tiveste montado... algo simplesmente genial... espectacular mesmo. Eu posso dizer que fiquei mesmo maravilhado e que não fazia a minima ideia que fosse possível num tão pequeno espaço ter algo tão lindo...

 

Fabuloso mesmo...

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Sei que ja não tens esta aquario, mas queria fazer uma pergunta.

 

Parece que utilizavas um escumador com uma pedra difusora de madeira.

 

 

e que ainda estou a comprar o material aos poucos e qd comprei o meu escumador disseram que deveria trocar a pedra difusora de tempos a tempos e gastava de saber se tb tinhas um assim pq assim temos de o deixar sempre num sitio de facil acesso.

 

Será que ´everdade o que me disseram na loja?

Renato Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.