...::Nano Reef Passo a Passo::.. ACTUALIZADO 21 NOVEMBRO


Recommended Posts

Oi...

a fase de algas começa já já... dai eu dizer para colocares já essa bicheza... se estiveres com duvidas coloca menos quantidade do que aquela que te disse.

Em relação aos nassarios o melhor ainda era pores algo que não flutue, tipo um bocado de camarão ou berbigão ou pedaco de peixe, polvo, lula espetádo num palito ou debaixo de uma rocha. Assim tens a certeza que eles comem e que não a sobras.

 

Fica atento ao nivel do escumador e o que fica no copo de recolha. Deve ser escuro, consistente e deve cheirar bem mal... talves não consigas isso já devido a ser recente. Se sair um liquido amarelo escuro ou castanho claro é normal...

 

talvés seja melhor mudar este tópico para as montagens e equipamentos porque irão surgir mais duvidas e mais comentarios... o que achas ?

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 154
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ok Marco.

 

Vou seguir o teu conselho e no fim de semana devo tratar de meter para cá um ou outro bicho :roll:

 

Obrigado pela dica da alimentação.

 

Quanto ao escumador passa-se o seguinte a espuma que está na coluna é branca como a neve e não passa nada para o copo de recolha. Será da bomba de ar ser fraca (é para 60 l) ou será que ainda não tenho detritos para serem colectados? Não dei muita importância porque já vi alguns posts onde se referia que era normal nos primeiros tempos o escumador "não escumar".

 

Por mim concordo com a mudança do tópico para os equipamentos e manutenção. No primeiro post referi inclusivé que tinha dúvidas de onde o colocar.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim senhor... :D.

 

.. está-se a compor! :roll:

 

Duarte, relativamente ao escumador acho que a bomba de ar é capaz de ser um pouco fraca... apesar de ser normal nos primeiros dias não "escumar" muito, mas mesmo assim já lá vai quase uma semana não é?

Talvez fosse melhor exprimentares com uma bomba mais "potente".

 

Como diz o Marco, a "bicheza" :D , além dos nassários, podes também colocar uns "burries" e uns camarões da nossa costa, sempre são mais baratos e trabalham bem. :?:

 

Abração.

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, vou mudar entao para os equipamentos e manutencao. Em relacao ao escumador e normal nao apanhar logo o jeito. Se a agua que chega ao copo colector e clara eleva o escumador um pouco em altura de maneira que a linha de nivel fique uns 2 a 3 cm acima do recomendado. Dessa maneira conseguiras uma "boa" espuma... mas ate pode ser que a agua esteja muito limpa e nesse caso sair mesmo assim... :roll:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização 18-7 - Inicio semana 2

 

Conforme me aconselharam adicionei 2 ermitas, 3 nassarius e 1 turbo snail. Adicionei também mais Rocha Viva que o Diogo Lopes me ofereceu carregadinha de pólipos e xénia. Obrigadoooo banana rock

 

Aqui ficam mais umas imagens da evolução do nano.

 

Pic_1702_15.jpg

 

Ermitas

 

Pic_1702_17.jpg

 

Nassarius

 

Pic_1702_19.jpg

 

Xenia

 

Pic_1702_18.jpg

 

Palythoa sp

 

Pic_1702_16.jpg

 

Aspecto Geral.

 

pH - 8,2

Densidade - 1026

kH - 8

Temp 25º

 

Espero que gostem surprised

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devias só ter comprado uns ermitas mais pequenos. Sobretudo esses com essa casca depois deitam os corais todos a baixo... :wink:

 

De resto está tudo a andar na boa :(

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando o primeiro ciclo se completar, ou seja, quando houver a primeira queda de nitratos após subida abrupta.

 

Neste aspecto é igual, seja água doce, salgada, salobra ou o que seja :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :wink:

 

Cá estou eu de novo para vos dar novidades no nano reef.

 

Desde a último post introduzi 4 kilos de rocha viva e comprei o meu primeiro coral, uma pequena rocha com cerca de 12 pequenos actinodiscus.

 

A nível dos parâmetros estou a conseguir manter estável pH (8,2) e kH (8.), bem como a densidade (1025).

 

No fim de semana efectuei uma TPA de 20 % conforme me recomendaram e o escumador já começa a colectar qualquer coisa (ainda pouca) no copo, uma espuma um pouco mais escura. Se calhar cjborn esta bomba será suficiente vou dar-lhe mais uma ou duas semanas à experiência. Continuo a adicionar kalk misturado com água de osmose a uma média de 1,5 lt de solução a cada 5 dias.

 

As xénias que vinham na rocha que o Diogo me ofereceu é que mirram a olhos vistos bowdown , já não abrem nem pulsam. Li em alguns tópicos que elas gostavam de água com alguma matéria orgânica, se o meu escumador não está a escumar nada de especial poderá ser esta de facto a causa ?? Por ter a água demasiado limpa? Porém nessa mesma rocha apareceram uma espécie de actinodiscos que gostaria que me confirmassem do que se trata. O seu crescimento em apenas alguns dias foi proporcional à mirração das xénias.

 

Quanto às algas (verdes), começam a fazer uma tímida aparência mas ainda não as consigo identificar.

 

Quanto aos peixes, confesso que não serão a minha prioridade e provavelmente devo adicionar algo quando o aquário completar um mês de vida, por isso lá mais para a frente gostaria de pedir sugestões.

 

Aqui ficam então algumas fotos mais recentes

 

actinodiscus.jpg

 

A primeira aquisição, bem económica por sinal :D

 

uat.jpg

 

A espécie de actinodiscu que tem crescido na rocha do Diogo

 

caulerpa.jpg

 

Caulerpa sertularoides um pequeno "esporo" em desenvolvimento

 

sabela.jpg

 

Esta feather worm, qual a designação em Português?

 

geral_21_7.jpg

 

Por fim o aspecto Geral

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Duarte,

 

Mais uma vez, muitos Parabens, está cada vez melhor. :wink:

 

Talves as condições que o Marco refere são a Amónia, Nitritos e Nitratos... (acho eu :shock: ) .

 

Fizeste este testes?

 

Abração.

 

P.S. - Quando quiseres lá passar para ir buscar a tua "encomenda" diz ok? :D

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá! estou a gostar do que estou a ver até agora! ainda mais porque tenho aqui um aquario de 60cm ao lado, e estou outra vez com vontade de fazer remodelações! :twisted:

 

tal como outros disseram, se calhar com 60cm de capacidade, o mais normal daqui a uns tempos é esta montagem ser despromovida a aquário de quarentena ou sump para outro maior... c'est la vie...

 

uns comentários:

- para um sistema sem sump, mesmo que seja pequeno, eu estou muito inclinado a apostar em usar uma parede extra para esconder um bocado o escumador e/ou as bombas.

 

ora vejam:

Pic_151_14.jpg

 

eu colocava uma parede de acrílico opaco azul claro a servir de fundo ao aquário, e outra para fazer esta divisória, que escondia o escumador, apesar de ter os furos de tamanho adequado para a água passar e a fauna não.

de seguida, em vez de ocupar espaço dentro do aquario com a bomba, usava as ventosas e outros meios similares para a pendurar do lado de fora do aquario, com um tubo a puxar a agua e outro para a fazer sair. Porém, em vez do o fazer só à superficie, criava uma correnteza vertical como a que o DLopes (quase de certeza que foi no setup dele que vi isto) colocou atrás do amontoado de pedras e corais.

 

distribuindo a força da bomba de água pela superfície e pelo fundo usando canalização suspeito que teria 2 vantagens:

1) usar só uma em vez de varias bombas - mais simples, menos consumo electrico, menos fios

2) mais facilmente reaproveitava uma bomba de 2000lph num futuro aquário maior do que varias bombas pequenas

 

ah! a propósito dos cuidados a ter ao criar sifão num tubo ligado a um reservatório de hidróxido de cálcio:

tentem mergulhar um tubo num balde de água, e quando o tubo estiver cheio de agua, tapem as duas extremidades com os dedos. levantem uma extremidade e baixem a outra. mergulhem a extremidade alta no reservatório a despejar, apontem a extremidade baixa para o balde. destapem as pontas do tubo. voilá! sifão feito sem mistelas a irem parar à boca :lol:

 

inté

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Duarte

Antes de mais nada parabéns pelo nano e pelo post que constitui um verdadeiro case study muito util para ilustar o desenvolvimento de um reef para quem está a começar.

 

As primeiras 3 fotografias estão excelentes .

 

Vou tentar responder às tuas perguntas:

 

Quanto às xénias não te sei responder porque elas às vezes têm esse comportamento sem razão aparente.

 

A espécie de actinodiscu que tem crescido na rocha do Diogo
É uma Ricordea por sinal com uma côr espetacular ; gosta mais de luz do que os Discossomas

 

Esta feather worm, qual a designação em Português?

Espirografo

 

Conheço essa rocha viva laminada azul de qualquer lado :twisted::lol::) :

 

Um abraço

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!!!

 

Força nisso Duarte!! :lol:

 

O teu nano já esta a começar a ganhar forma, e já estou a imaginar:

 

Ali um casal de occelaris numa perfeita simbiose com a xenia... :):lol:8)

 

Continua com este passo-a -passo, que no futuro me vai ajudar muito!! :twisted:

 

cump

joaoo

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

@ cjborn - Se as condições que o Marco refere são essas confesso que não tenho teste de amónia e nitratos, provavelmente vou adquiri-los embora tenha 1 de nitritos que me mede salvo erro < 0,1 mg/l penso que é esta a escala. Quanto à encomenda temo que lhe aconteça o que aconteceu à que vinha na rocha que o Diogo me oferecer. Se calhar aguardava mais um pouco não? Até começar a haver alguma matéria orgânica ou então o ciclo finalizar.

 

@ nplima - Não tenho outro conselho a dar-te que não seja remodela pá remodela! A ideia da parede extra pode ser muito engraçada, a questão é se remove muito mais espaço util de resto parece-me muito bem pensada e atraente do ponto de vista estético. A bomba para trabalhar fora do aquário penso que terá forçosamente de ser diferente das do meu setup, que só funcionam debaixo de água. Quanto ao sifão do hidróxido de cálcio nem vale a pena arriscar...eu sugo com uma seringa :D

 

@ Rui Ferreira de Almeida - Obrigado pelos elogios. Quanto ás xénias ontém em conversa com o Ricardo Rodrigues falámos sobre isso e parece que existem aquários onde estas não se dão pura e simplesmente. Espero que não seja o caso e vou acreditar que o problema estará eventualmente relacionado com niveis de amónia ou falta de matéria orgânica.

 

Obrigado pela identificação da Ricordea e do Espirografo. A rocha conheces pois !! É óptima para assentar corais e bem porosa.

 

@ joãopereira - Vamos a ver se a xenia é menina para este aquário ou não :wink: Não sei se vou meter occelaris, estou muito inclinado para cardinais de bangaii :P . Embora já me tenham falado em ter um par de cada ainda estou renitente...parece-me carga orgãnica a mais. Obrigado pelos elogios.

 

Quanto ao aquário em si bom perdi a minha hora de almoço para ir a casa exterminar umas aiptasias com hidroxido de cálcio. Vi-as de manhã quando me levantei mas não tive tempo para o fazer. Encontrei 2 espero que não hajam muitas mais logo à noite. Enfim começam as preocupações ;)

 

Acrecentei também 2 sarcophytons propagação nacional do amigo Ricardo Rodrigues.

 

Aqui ficam fotos dos ditos

 

sarcophyton.jpg

 

sarcophyton2.jpg

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Está tudo no bem caminho, tirando essas aiptásias - não foram na Rv que te ofereci - eu não tenho! 8)

 

Obrigado pela identificação da Ricordea e do Espirografo.

 

Podes agradecer a do Espiragrafo mas a Ricordea é um Actinodiscu!! :D :P O gajo está lesionado na perna, mas parece que também lhe afectou o cérebro! ;):wink:

 

Abraços,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óh Diogo, também estava capaz de jurar que é uma ricordea. Normalmente aqueles "pólipos" mais gordos e grandes, são característica das ricordeas...

 

Os actinodiscus não costumas ter esses pólipos tão grandes (comparando com os actinodiscus).

 

Mas posso estar errado, como é evidente... ;)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óh Diogo, também estava capaz de jurar que é uma ricordea. Normalmente aqueles "pólipos" mais gordos e grandes, são característica das ricordeas...

 

Os actinodiscus não costumas ter esses pólipos tão grandes (comparando com os actinodiscus).

 

Pode parecer uma Ricordea, mas garanto-te que não é. Está encolhido e por isso fica com aquele aspecto - essa rocha tinha muitos iguais a esse (como é óbvio já estiveram abertos).

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Diogo agora é que me chateaste e vou tornar-me presidente da BAD :):)

 

Então aqui vai :

 

Os actinodiscus ou mushroom anemones ( anemonas cogumelo ) englobam quatro generos : Discosoma, Ricordea ( "discosomas borbulhosos") , Rhodactis ( Discosomas cabeludos ) e Amplexidiscus ( discossomas gigantes ou orelhas de elefante ).

 

Hugo as "borbulhas" ( maiores e em maior quantidade ocupando todo o disco, no caso da Ricordea) tal como os "pêlos" (nos Rhodactis) são na realidade tentaculos modificados .

 

Pela fotografia parece-,me que de facto as " borbulhas " são grandes e cobrem todo o disco e por isso classificaria como Ricordea , mas o melhor é dizer que ás vezes isto é dificil e como nos penatys depende da intensidade , porque se não sou expulso deste Forúm por um certo admnistrador :):lol::lol: .

Um abraço

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...

Para mim e Ricordea sem duvida. A explicacao do Rui e excelente e apanhou a familia toda...

 

Duarte... nas condicoes estava-me a referir a movimentacao e iluminacao. O facto de certas familias de xenias nao vingarem estao relaciaonadas na maior parte das vezes com desequilibrios ionicos na agua ou por graves mudancas de KH ou PH.

 

Existem alguns biologos que afirmam que tambem nao vingam em ambientes de excesso de calcio (nao verifiquei isso, pelo menos com as minhas, 3 tipos) ou em ambientes de falta de carga organica (mais plausivel). De qualquer maneira, verifica as condicoes onde estao e verifica se tens algumas mudancas radicais de temperatura, densidade, ph ou kh se bem que os dois ultimos serao mais importantes.

 

Em todo o caso quando passares ca arranjo-te uns pezinhos porque estas ca de casa ja vao na 10 geracao he he he, serao um pouco mais fortes a mudancas (com tanta porcaria que faco aqui dentro)... :wink:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.