Cedric

Membro
  • #Conteúdo

    22
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Cedric

  1. Olá. Eu não percebo muito de anémonas, mas sei o suficiente para te poder dizer que uma morta pode-te dar cabo do aquário em três tempos. Além disso é sempre um prazer ajudar um quase vizinho! lol Quando é que ela foi sugada? Se o aquário está turvo é mau sinal... Na minha opinião acho que deves fazer uma TPA imediatamente de 50% da água, e ires fazendo TPAs de 10-15% diariamente até se restabelecerem os parâmetros. É apenas a minha opinião, mas espera pelas respostas dos entendidos na matéria.
  2. Boas!! Abri este tópico porque estou a fazer o projecto para o meu novo menino!! eheh!! :D Será um aquário com 120x50x50, e terá uma secção de 20cm do comprimento do aquário para alojar um casal de cavalos marinhos! A sump será interna, uma vez que pretendo que o aquário seja apoiado num móvel baixo, com 50cm de altura. Para ilustrar melhor a ideia do aquario fiz um pequeno esquema: Agora começam as dúvidas: love you Para que não sejam necessárias traves de reforço no aquário, qual deve ser a espessura do vidro? Será que 10mm é suficiente? Mesmo chegando, podem-se prevenir quaisquer incidentes se colocar traves francesas (penso que é essa a designação dada às traves colocadas ao longo dos bordos do aquario)? O espaço para os cavalos marinhos é suficiente? E o vidro/acrílico que fará a separação entre o refúgio e o aquário principal deverá ter uma espessura idêntica à do aquário? Coloco a mesma pergunta em relação à sump: que material utilizar? Qual a espessura? Quantos quilos de RV devo colocar? 20% do total, ou 20% do espaço disponível para o aquário principal? Qual deve ser a circulação? Que escumador aconselham para um aquário deste volume? Quanto à iluminação, pensei em dois projectores HQI de 150W com lâmpadas de 14000ºK e uma T5 FQ de 54W actínica. Críticas? Sugestões? Por fim..... qual o vosso orçamento (mínimo ) para um projecto destes? De momento não me recordo de mais dúvidas, se bem que sei que elas surgirão, e conto convosco para me ajudarem a esclarecê-las!!
  3. Boas!! Passado um ano depois da montagem do meu primeiro aquário de água doce tropical (desmontado em Agosto por falta de tempo para a manutenção), decidi montar outro. Comprei um Kit com um aquário de 30L (40x25x30 - CxLxA), um aquecedor/termostato de 25W, uma calha com uma PC de 11W e um filtro interno de 250l/h. Já lhe adicionei uma armadura com uma Aqua-Glo de 8W, sendo a iluminação total de 19W. Agora começam as questões!... - o material que tenho é adequado ao aquário? - que material mais é que preciso? - tendo em conta que gostaria de plantar moderadamente o aquário, que plantas me aconselham? - quantos e que peixes poderei colocar no aquário? gostava de colocar ramirezis, mas não sei que mais posso colocar. - que substracto devo colocar? - a iluminação é suficiente para as plantas? e o filtro? - que tipo de decoração devo colocar? troncos? rochas? que tipo de rochas? Desculpem a seca, mas estou habituado aos salgados.... que não têm muito a ver com doces, e se a passagem de água doce para salgada é um bocado complicada, quando se volta aos doces ainda é mais!
  4. Alguém sabe como posso fazer um sistema de overflow sem furar ou cortar os vidros? Se tiverem fotos ou esquemas exemplificativos, melhor!! Obrigado!!!
  5. Boas! Marcelo: eu já tenho alguma experiência com aquários de água salgada, mais concretamente, 6 meses e alguns dias de manutenção do meu mini-reef de 75 litros (60x30x42), cujo aspecto actual é este (foto tirada há uns minutos com o telemóvel, por isso é que a qualidade deixa um bocado a desejar): Quando tiver uma máquina digital de jeito faço umas fotos do aquário, para colocar no subfórum Fotos e Videos. Mas voltando ao que interessa, o meu projecto para um mini-nano reef, permite-me que discorde em alguns aspectos. Primeiro, em relação à densidade e temperatura, é verdade que oscila um pouco mais que num aquário de maiores dimensões, mas eu já tive esse aquário pequeno em funcionamento, e a temperaura nunca oscilou mais de meio grau (sim, meio grau). Quanto à densidade creio que não haverá grandes problemas, uma vez que o aquário será, em principio, tapado, e a iluminação não é nada que consiga fazer evaporar grandes quantidades de água, logo não vai oscilar muito a densidade, na minha opinião. Os outros parâmetros da água (creio que é a isso que te referes), isso é um caso aparte. Sim, é difícil estabilizá-los, e mantê-los estáveis ainda mais, uma vez que não vai haver escumador, e qualquer excesso de alimentação pode fazer oscilar esses parâmetros. É mais em relação a isso que tenho dúvidas, e gostaria que o pessoal do fórum contribuisse com críticas, opiniões e sugestões. Quanto aos cavalos marinhos.. realmente dois cavalos marinhos talvez seja demais... mas este projecto foi inicialmente pensado para cavalos, sendo que se trata essencialmente de um aquário de peixes, com alguma caulerpa talvez, e corais resistentes como actinodiscus, xénias e talvez palithoa, embora isso se veja na altura, e esses mesmos corais serão mudas dos corais do mini-reef. Fico à espera dos vossos posts...
  6. Boas! Estou a pensar montar um mini-nano reef num aquário de 18 litros, com 35x20x26 de medidas. Gostava era de saber o que é que vou precisar em termos de material, e o que é que posso colocar lá dentro. Gostava d ter dois cavalos marinhos, mas não sei se será possivel... Fico à espera de respostas.... ideias e sugestões são benvindas!!
  7. O meu aquário Data de Montagem: 27/05/2004 Aquário: 60x30x42 (75 Litros) Iluminação: 2x16W 6000ºK + PC 36W 10000ºK/azul + PC 36W actínica Circulação: Power Head 2000l/h + 1000l/h Escumador + Power Head 150l/h + Filtro 350l/h = Circulação Total Real: +- 2000l/h Escumador: JEBO 180 Substracto: 8cm areia viva Rocha Viva: 15Kg Aquecimento: Termostato Rena 100W Peixes: - 2 Palhaços ocellaris - 1 Donzela Azul de cauda amarela - 1 Chromis viridis Invertebrados: - 1 Camarão Lysmata Amboinensis - 1 Tridacna crocea (+- 8cm concha) - 1 Sabela (+- 7cm diâmetro da pluma) - 2 ofiúros - 4 turbo snails - 1 nassario Corais: - 1 colónia de Palithoa laranja - 1 Sinularia - Xénia branca - Xénia castanha - 8 actinodiscus Macroalgas: - Caulerpa Prolifera - Caulerpa Taxiflora Manutenção: - Adição diária de 1 colher de BioCalcium; - Reposição diária da água evaporada; - TPA 15 litros com água natural de duas em duas semanas; - TPA 10 litros com água natural nas semanas intercalares. Parâmetros Médios: - Densidade - 1.023/1.024 - pH - 8.4 - KH - 11º dKH - Nitritos - 0 mg/l - Nitratos - 5 mg/l - Amónia/Amoníaco - <0.01 mg/l
  8. Boas! Desde já dou os meus parabéns pela iniciativa, e vou acompanhar a evolução do "bicho"! Vi num site um aquário parecido com o que queres fazer, móvel incluído, e sempre o achei dos mais originais que vi até hoje, com uma estética invejável!! e o link para o resto do aquário.. http://www.oaquario.com.br/vips/salgada/avelino.html Este aquário tem (ou pelo menos parece) umas aberturas para ventilar o ar, o que acho que será indispensável, e neste caso dita a estética da composição. Espero ter ajudado em alguma coisa! :D Cumprimentos a todos!!
  9. Ola!! :D Tenho estado a acompanhar a evolução do teu aquário!... Tenho só duas palavras a dizer: POTENTOSO Está muito bom mesmo!! So falta uma coisinha...... uma foto geral!!! De resto, nada a apontar! Cumprimentos!! :D
  10. É isso mesmo!!! Muito original! Já não é mais um aquário tipo "paredão"!! Gostei! Cumps! Continua!!!
  11. Fiz uma pesquisa e consegui encontrar o dito aquário!! Aqui está ele É um aquário com 70x35x50 de medidas. Cumprimentos!
  12. Olá! Desde já os meus parabéns pelo aquário! Conseguiste num mês fazer o que eu estou a tentar há dois... tens um aquário saudável, dentro do que é possível num mês. Isso deve-se, na minha opinião, ao facto de teres tido um excelente arranque com a água natural, bem como a disposição gradual da RV e a população de starters. Tenho uma questão a colocar-te: onde compras o hidróxido de cálcio? E ao certo, para que é que serve? Peço desculpa pela ignorância... sei que através do vulgarmente chamado "Kalk" se consegue manter o nível de Cálcio, mas serve para quê mais? O doseamento de Kalk afecta o KH da água? E o pH? E já agora, que quantidade é que se dissolve, e a que ritmo se goteja a solução de Kalk no aquário? Quanto à disposição da RV, concordo com o Diogo Lopes. Já vi num site um aquário não muito maior que o teu com a rocha disposta em duas colinas. O efeito, para além de diferente e muito original, era muito agradável, e ao mesmo tempo conseguem-se esconder os componentes feios do aquário. Assim que me lembrar do site onde vi o aquário coloco aqui o endereço! Cumprimentos a todos!
  13. Ola! Podias colocar o Setup do aquário? Creio que assim será muito mais fácil obteres a ajuda que necessitas... Longe (mesmo muuuuuuuuuuuito!) de ser um expert, penso que a iluminação que tens é muito fraca, mesmo para quem pretende manter maioritariamente peixes, que creio ser o teu caso... Mas, como já o disse antes, se colocares o Setup será muito mais fácil para quem sabe ajudar-te e aconselhar-te para melhorares o teu aquário, que me parece ter potencial para se vir a tornar (com bastante trabalho, tempo e dedicação) num bom Reef. Aguarda as opiniões de pessoas muito mais experientes do que eu, que não tardarão a sugerir-te montes de maneiras de melhorares o teu aquário!! Cumprimentos a todos!
  14. Xlente ideia a do Just_Me... quer dizer... Just_Him!! lol Muito boa mesmo! Colocar o gelo directamente no aquário, e com peixes curiosos, é homicídio! Confesso que a ideia do Just_Me ainda nao me tinha ocorrido O maximo onde tinha chegado foi colocar garrafas de 33cL a congelar, e colocar uma de cada vez até descongelarem, mas sem deitar a água.. nao me morreu nenhum peixe, por isso considerava uma boa solução; ainda mais agora com esta vaga de calor.. Mas esta nova ideia deixa a minha a um canto!!! Vou adopta-la de imediato!! Muito inteligente, sem dúvida!! Os meus parabéns!! Cumprimentos a todos! Fiquem bem!
  15. Bem... :D o escumador não tem nenhuma caixa... por isso não posso por nada lá.... vou tirar uma foto do escumador para verem como é, e depois ponho aqui. O problema é que não dá para regular a altura do escumador, e na válvula venturi, se puser menos ar não faz bolhas, e o escumador deixa de fazer qualquer efeito. Vou tentar colocar alguma coisa na saída, pa ver se deixo de ter bolhas... mas se não funcionar, muito sinceramente não sei o que fazer. Coloquei hoje um palhaço e ele parece não gostar muito das bolhinhas... vou ver o que posso fazer. Obrigado pelos conselhos! Cumprimentos!
  16. Ola! Sou novato nisto... ainda só estou com 2 meses de experiência em salgados, e como tal tenho sempre muitas dúvidas acerca de situações que me vão aparecendo... Mas esta não é propriamente recente. Para dizer a verdade, desde que montei o aquário que acontece isto: o escumador (um JEBO 180 hang on) que me foi indicado na loja (deopis de uma fase inicial em que não retirava porcaria nenhuma, o que penso ser normal, dado tanto o aquário como o escumador serem ainda muito recentes), manda a água de volta ao aquário com muitas bolhinhas.. Pelo que li já em vários sítios, isso não é nada benéfico para aquários de recife. A minha questão é: como fazer com que não se criem bolhas?? Haverá alguma maneira?? Tenho também outra questão, que ainda não resolvi talvez por falta de empenho em procurar.... mas a verdade é que tudo o que já vi é um bocado confuso...... é em relação a Sumps.... em que é que consiste exactamente?? Eu gostaria de fazer uma... que materiais vou precisar? O meu aquário tem 75litros, e tenho um vazio de +- 18litros (35x20x26).. será que com esse posso fazer alguma coisa?? Fico a aguardar respostas! Cmprimentos!
  17. Cedric

    Mini Reef 75 litros

    Boas!... Continuo a não saber o que eram aqueles bichos..... eles continuam no vidro de trás, mas agora paracem-me menos... a não ser que tenham dispersado pelas rochas. Também notei que, principalmente à noite, aparecem por lá uns camarões muito pequeninos... também não sei que camarões são... isto é, se forem realmente camarões. A verdade é que se parecem muito. Fersand, fico contente por me compreenderes... o kit é impecável para começar nos salgados. O de 75 litros tem o aquário, 12Kg de rocha-viva, 5cm de areia viva, aquecedor 100w, iluminação Power Compact (2x36W), um densímetro, um pacote de sal e um conjunto de 3 aditivos para a água - Cálcio, Estrôncio e Molbidénio, e Iodo. Não foi perto do Porto que comprei... foi em Cascais. Acho a iniciativa de fazer os Kits muito boa, porque permite-nos começar nos salgados sem gastar fortunas, com tudo o que é necessário para um bom arranque. Claro que assim que começamos a entrar mais no espírito, vamos comprando outras coisas, melhorando as antigas, etc., mas é essencial um bom começo, já "meio-feito", sem andar tanto às cegas. Ainda não coloquei nenhum peixe.... segui os conselhos do pessoal e quero que o aquário estabilize bem antes de colocar mais vida... resolvi também começar pelos corais, como disse o Marco Madeira. Deixo desde já o meu MUITO OBRIGADO pela ajuda, porque de certeza que se não fossem vocês, teria feito muitas asneiras logo de início! Cumprimentos!!
  18. Cedric

    Mini Reef 75 litros

    Boas... O aquário está a estabilizar... já está praticamente passada a fase das algas!!! tenho ainda umas acastanhadas no areão, mas nada que os snails não conmsigam resolver! O meu problema agora é que apareceram umas coisas esquisitas nos vidros...... e estão VIVAS!! São umas coisas arredondadas, com uma especie de cauda... e nunca páram quietas... muito pequeninas, esbranquiçadas. medem cerca de meio a um milimetro..... o que podem ser essas coisas?? será que fazem mal aos peixes e aos invertebrados????? ainda não tenho nenhum peixe, mas agora estou com medo...... não faço a mínima ideia do que sejam essas coisinhas.... nem de onde é que vieram... há uma semana pus água natural.. será que podem ter vindo lá??? ou será que se desenvolveram na areia?? á única areia que entrou no aquário foi areia viva... será que é esta a "vida" da areia??? será krill?? plankton?? planárias creio que não..... se alguem tiver fotos de krill, plankton e outros "bichos" pequenos ponham aqui, para ver se reconheço os gajos.... por enquanto é tudo...... digam coisas!
  19. Cedric

    Mini Reef 75 litros

    Boas!.. Depois de uma data de tempo sem dizer nada eis-me aqui outra vez a chatear o pessoal!!!! (lolol) Ora bem... segui os vossos conselhos e ainda não pus nenhum peixe..... estava a pensar colocar um palhacinho (daqueles mesmo pequeninos, devem ter 3cm ou nem isso)...... acho que já posso fazê-lo..... ou ainda não? E tenho mais uma data de perguntas pa vos fazer....... Cá vai: a fase das algas demora muito?...... é que me apareceram durante esta semana várias diferentes. . no início eram umas tipo relva que apareceram nos vidros, mas essas cresceram e desapareceram... ainda tenho algumas nas bombas de circulação, mas tb já estão a desaparecer.. entretanto, durante o fim de semana (não estive em casa. saí na sexta e voltei no domingo à noite) apareceram umas meias acastanhadas que me cobriram o areão todo... e ainda não desapareceram... é normal?.... também cresceram umas algas calcárias cor-de-rosa nas bombas... segundo sei é bom sinal, mas é sinal de que?????? mais uma coisa, o meu pH está um bocado alto..... está a 8.6... como é que faço para o baixar?..... é estranho, porque o KH está um bocado baixo.... está a 6ºdKH... ainda outra coisa (lol), neste fim de semana recolhi 10litros de água natural em peniche. estou a usá-la como água de reposição... não sei muito bem como, mas se a densidade estiver alta (tipo, 1,026) e eu puser água natural, a densidade baixa (pa 1,023 com um litro)... ainda não fiz os testes químicos a essa água, só mesmo o pH (8,3). mas creio que está tudo OK... a minha água da torneira tem os seguintes parâmetros: pH - 7 KH - 1 (creio eu... a água fica logo laranja com uma gota do reagente, pelo teste da TropicMarin) Nitritos - 0,02mg/L Nitratos - 15mg/L Amónia/amoníaco - 0mg/L é seguro usá-la como água de reposição (era o que eu usava antes de ter recolhido a natural)? por último (aleluia!! ), a minha iluminação é feita por duas lâmpadas PowerCompact de 36W cada uma (são da JEBO, não sei se conhecem. a calha e o escumador são da mesma marca), sendo que uma é de 10000ºK nos dois tubos, e a outra tem um tubo de 10000ºK e outro vermelho. esta iluminação é suficiente (minimamente) para anémonas?... nas fotos não mostra a luminosidade delas.. estão muito escuras. estava a pensar colocar também uma actínica, mas não percebo mesmo nada disso. o que é que essas lâmpadas fazem?? são benéficas pos animais (invertebrados, corais, anémonas e peixes)? podem-me indicar um balastro, o uma calha, que seja baratucha? e as lâmpadas? quais são as melhores? quanto custam mais ou menos? e po volume do aquário que capacidade devem ter?? sei que sou chatinho, mas vocês são a única maneira que eu tenho de tirar as minhas dúvidas..... é o meu primeiro aquário marinho...... vocês compreendem isso, não?... lol Bem, tenho aulas..... digam da minha justiça... Até breve! :D
  20. Cedric

    Mini Reef 75 litros

    Como prometi, aqui estão as fotos da evolução do aquário (finalmente..... ) A qualidade não é das melhores.... já muito faz o telemóvel! :D Cá vão elas! O aquário vazio em cima do móvel. Já cheio, com o sal a dissolver Com a areia e rocha vivas Uma cartolina azul marinho como fundo. Ficou melhor, na minha opinião. O meu ofiúro, na única vez que o ví sem ser escondido atrás das rochas. Uma foto acabada de tirar. É este o aspecto actual do aquário. O que acharam Quando poderei pôr os primieros peixes? Estava a pensar colocar uma anémona e um palhacinho na sexta-feira. Os testes têm vindo a mostrar uma descida nos nitritos, nitratos, e amoníaco, amónia. Os resultados de ontem foram estes: Temperatura - Média 26ºC (a temperatra que consta no termómetro é de 27ºC, mas a que está no termóstato é de 25ºC) Densidade - 1,023 pH - 8,4 KH - 11º dKH Nitritos - 0,05mg/l Nitratos - 10mg/l Amónia - 0,05mg/l Amónio - não sei bem.. a tabela para determinar o amónio que vem com os testes não tem referências para valores inferiores a 0,1mg/l. De qualquer maneira, penso que estarão abaixo do mínimo valor considerado tóxico Os resultados hoje: Tempratura - Média 26ºC Densidade - 1,023 pH - 8,4 KH - 11ºdKH Nitritos - entre 0,05 e 0,1mg/l (a côr era mais escura que a de 0,05, mas era mais clara que a de 0,1mg/l) Nitratos - entre 10 e 20mg/l (passou-se o mesmo que nos nitritos) Amónia - <0,01mg/l Amoníaco - não sei... muito baixo, penso eu. Não sei a que se deve a subida nos nitritos/atos... talvez da decomposição da amónia, não sei... Alguem que me possa esclarecer em relação a isto? E já agora "fornecer" uma tabela para determinação do amoníaco. Quais são os mínimos para se poder começar a povoar o aquário com peixes? Um amigo meu, logista, deu-me algumas sugestões no que respeita à povoação do aquário: 2 peixes dragão anões OU 2 palhacinhos, 2 góbios néon e um cirurgião amarelo OU 2 palhacinhos, um cirurgião amarelo e um mandarim OU um gramma loretto O que acham? É muito? É bom? Dêm as vossas opiniões. Cumprimentos!
  21. Cedric

    Mini Reef 75 litros

    Desculpem a demora para responder... não tenho tido muito tempo...... é época de testes..... Ora bem, já montei o aquário!! :D Comecei por enchê-lo com água da torneira (não tenho osmose) fria e juntei-lhe 10 litros de água quente (aquecida numa... er.... cafeteira... não sei o nome. É um electrodoméstico que ferve a água...) Depois coloquei o aquecedor (100W) e liguei a bomba, num dos lados do aquário. Adicionei o sal (cerca de 2,5Kg) e deixei dissolver durante cerca de uma hora com a bomba ligada. Medi a densidade (1.024 a 25ºC) e coloquei a areia viva no fundo. Depois coloquei as rochas vivas (que tinham 3 ou 4 turbo snails que saíram assim que as coloquei, e mais um ofiúro - não tenho a certeza se é este o nome.. é uma espécie de estrela mas mais pequeno e escuro, com os braços finos e compridos). Entretanto montei o escumador (que funciona com uma bomba de pouco mais que 1000 lt/h) e liguei-o. A bomba de circulação tem um regulador de caudal, que regulei para metade. Está posicionada no lado esquerdo do aquário, com o bico virado para a frente (não o consigo pôr para cima) de maneira a não mecher muito com a areia, e fazer uma corrente boa para as rochas. Adicionei cálcio e mais duas coisas, que não me lembro o nome, e deixei tudo ligado (menos a iluminação) durante mais ou menos uma hora. Fiz os testes químicos, e os resultados foram os seguintes: pH - 8,4 KH - 1º dKH (muito pouco.. a água da minha região é muito macia) Nitritos - 0,1 mg/l Nitratos - 20 mg/l Amónia - 0,5 mg/l Amoníaco - cerca de 0,070 A temperatura é de 25ºC, a densidade de 1,024 (realizei várias medições, e os resultados mantêm-se constantes), salinidade de 35,5 ppm e condutividade de 54 mS/cm. E agora as dúvidas : li que não devia ligar a iluminação durante cerca de uma semana após a montagem do aquário, para evitar uma proliferação muito exagerada de algas..... é este o melhor procedimento, ou devo ligá-las? perante os resultados dos testes, daqui a quanto tempo mais ou menos posso pôr os primeiros peixes? e que peixes/quantos devo/posso pôr? e os corais? quais, quantos? podiam sugerir uma "equipa de limpeza" para o aquário. Ví num site brasileiro uma sugestão para 75litros: 15 paguros, 15 turbo snails e 1 ofiúro.... que acham? Assim que puder coloco as fotos da montagem... mas agora mesmo tenho que ir almoçar.. :D Agradeço os vossos comentários! Conitnuem!
  22. Cedric

    Mini Reef 75 litros

    Boas tardes! Comprei hoje um kit mini reef de 75 litros. A minha experiência com aquários de água salgada é exactamente O aquário tem 60cm de comprimento, 30cm de largura e 42cm de altura..... Os equipamentos são: Escumador Tunze (não tenho a certeza) Calha de iluminação com 2x36W power compact azul-branca :D Aquecedor 100W Bomba submersa de 2000lt/hora Tenho 12Kg de rocha viva e 5cm de areia viva Neste momento está tudo ainda por montar...... Vou montar os equipamentos e fotografando o processo. Assim que puder coloco as fotos aqui para saber a vossa opinião. Se quiserem desde já colocar as vossas opiniões/críticas FORÇA! :D Cumprimentos!