Tiago do Vale

Membro
  • #Conteúdo

    521
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Tiago do Vale

  1. É o pedido que me fazem com mais frequência. banana rock Como não tenho máquina fotográfica, as fotos vêm ao ritmo em que consigo por a mão numa... Vou ver o que consigo fazer.
  2. De facto... mas nas ultimas semanas (desde que os tenho) não têm desaparecido... não sei. Talvez tenha a ver com o facto dos meus Astyanax serem uns preguiçosos bem alimentados, ou com o facto de ter no aquário muita rocha morta, bastante porosa... Não faço ideia. Mas não vejo perdas.
  3. Na verdade, a minha ideia inicial, ao procurar os "camarões do Mondego", foi a de reproduzir -visualmente, pelo menos- de forma mais próxima o ecossistema de gruta dos Astyanax cegos... Mas a verdade é que eles não tentaram nunca apanhar um camarão, já que muito antes de eles se aperceberem da sua presença já os camarões estavam a léguas. Percebi que estes camarões têm uma vantagem enorme em relação aos crustáceos que os Astyanax caçam: ao contrários desses, que são igualmente desprovidos de olhos (e pigmentação) e partilham a escuridão total, estes vêem muito bem.
  4. Estão sozinhos, com uns Melanoides tuberculata e os Astyanax mexicanus, que não têm hipótese de os apanhar (nem tentam na verdade , não os vêem).
  5. Obrigado. Aquaben! Dás sempre uma grande ajuda! Pelo tamanho, estou convencido que são Atyaephyra desmaresti, já que os maiores exemplares não ultrapassam os 3,5 cm. Também tenho observado alguns desses efeitos "camaleónicos" e nas fotos na net pareceu-me que tanto machos e fêmeas de Palaemonetes antennarius tendem a ser mais transparentes, o que não é o caso dos meus, em que só os machos têm menos pigmentação, sendo que as fêmeas podem ser muito escuras! Foram recolhidos em Coimbra, portanto a cerca de 45 km da foz do Mondego... Nos Palaemonetes, os machos também são muito mais pequenos do que as fêmeas? Obrigado um abraço!
  6. Olá Alvaro! Eu também tenho dois padrões: algumas com uma lista mais clara no dorso, longitudinal, e outras com um esquema mais "tigrado" Os machos também apresentam ambas as variedades, embora de forma menos notória (são mais pequenos e mais transparentes, como seria de esperar). Mas assumi que a espécie é a mesma, já que os padrões em camarões podem variar muito dentro de uma espécie... Talvez sejam de espécies diferentes dos teus... embora não ponha fora de questão eu simplesmente não ter reparado no estado larvar, quando eram mesmo pequenas... Estou um bocadinho dividido.
  7. Olá a todos! Tenho alguns exemplares deste camarão, e estou intrigado e com algumas dúvidas: Alguém tem dados acerca deste camarão? Qual é a sua espécie? O seu ciclo de vida decorre exclusivamente em água doce? Pergunto isto porque tenho várias fêmeas, algumas delas com ovos, ovos esses que me parecem muito pequenos, o que costuma ser um indicador de camarões de passam a sua juventude em águas salobras. No entanto, alguns ovos já eclodiram e as larvas -se o são- parecem-me grandinhas (2-3mm). Nadaram livremente no primeiro dia, mas agora (no terceiro) parecem preferir fixar-se às paredes do aquário... Um abraço a todos!
  8. Boas! Para a relação watt/litro eu uso esta calculadora: http://www.fitchfamily.com/lighting.html É que a relação não é proporcional: varia com a litragem. Em relação aos kelvin: eles correspondem à temperatura da luz: a sua cor! À volta dos 6400ºk é o mais adequado para plantas. Mas, como têm dito, o mais importante é perceber que plantas te interessam, para adequar a potência às suas necessidades. As estimativas do link que te deixei correspondem às escolhas do Amano, que geralmente implicam plantas exigentes no que diz respeito à iluminação.
  9. Como é que ninguém sugere a wiki de fichas, hum? Vê a minha assinatura.
  10. Tiago do Vale

    Água Verde !

    Os substractos da ADA são muito potentes, e tu tens poucas plantas, e nenhuma de crescimento particularmente rápido... Também não sei se o teu CO2 está à altura, o que pode limitar a absorção de nutrientes por parte das plantas. ...E fertiliza com potássio: sem ele, as plantas vão a lado nenhum, e os nutrientes ficam todos na coluna de água para as algas. De qualquer das formas, todos os plantados passam por uma fase inicial de algas: aposta nuns SAE, nuns otocinclus, nuns camarões e caracois, e faz TPAs diariamente... Se colocares algumas plantas flutuantes (que limitarão um pouco a luminosidade) e algumas plantas de crescimento rápido, também ajuda.
  11. Tiago do Vale

    Água Verde !

    Pois é! Mas ninguém disse, Luís.
  12. Tiago do Vale

    Água Verde !

    "Ter" macros é diferente de "ser rico" em macros. A quantidade de Potássio que tem cabe no buraquinho de um dente de uma planta. Nem vale a pena pensar nisso.
  13. Tiago do Vale

    Água Verde !

    nem o aquasoil, nem o TMG
  14. Se tudo começou depois de fazeres uma mudança, os peixes podem estar a sucumbir (por exemplo) devido ao stress envolvido. Um peixe "stressado" tem um sistema imunitário debilitado, e são alvo fácil para parasitas, bactérias, virus, etc. oportunistas. Nessa caso, a sucessão de tratamentos -também causadores de stress- seriam a machadada final... sobretudo se não fizerem nada pela causa das mortes súbitas. Mas indo ao que importa: Tens feito testes à água? Os peixes estão ofegantes à superfície, ou letárgicos no fundo? As barbatanas estão intactas, mesmo naqueles que perdeste? Notas natação irregular ou desorientada? Tens carvão activado no filtro? Tens uma rotina de TPAs adequada? O aquário: está sobre populado? Quantos litros e quantos peixes tens? É que imagino que (para além da hipótese do stress) tenhas perdido o ciclo nitrificante aquando da mudança, e queria testar a possibilidade de uma intoxicação por amónia. Outra hipótese é uma intoxicação química qualquer. Acho mais provável do que tuberculose, mas convém sabermos todos estes detalhes que te pergunto para termos uma ideia mais rigorosa e realista, porque assim são só "bitaites". Abraço.
  15. Em relação à iluminação, a potência necessária varia, de facto, de planta para planta e, por isso, a única coisa a fazer é observar as características de cada uma (no site da Tropica, por exemplo). Eu sigo-me por este calculador: o Amano normalmente utiliza plantas exigentes em termos de luz, por isso dá para ficar com uma ideia do "tecto" de potência luminosa para a litragem do nosso aquário. Em termos de temperatura de luz, para plantas costuma-se apontar para os 6400ºK (a temperatura de luz presente ao meio-dia entre os trópicos): como a clorofila é só uma, é a temperatura de luz indicada para todas as plantas. Em relação ao espectro, se as lâmpadas tiverem um espectro equilibrado (como as lâmpadas correntes "cold daylight") ou um espectro dedicado (como as flora-glo e aqua-glo), não há preocupações. Temperaturas mais altas costumam provocar nas plantas um crescimento mais baixo e horizontal, enquanto que temperaturas de cor mais baixas tem o efeito contrário... Ao manter plantas com necessidades diferentes em termos de iluminação, é preciso planificação. E comprar as plantas depois . De outra forma, é fácil correr mal. Eu, por exemplo, mantenho anúbias na sombra da blyxa: há sempre maneiras de compatibilizar necessidades diferentes.
  16. as incandescentes são as clássicas uma bola de vidro com um filamento espiralado lá dentro. Tem uma luz amarelada. as fluorescentes são aquelas mais económicas, que tanto podem vir em tubos compridos, como em lâmpadas "dobradas" e que encaixam em casquilhos normais: são as que dão uma luz mais fria.
  17. O meu comentário é o de sempre. Só sublinho mais uma vez que esses caracois não fazem nada às plantas. Elas estão a morrer por outra razão, e eles comem o tecido vegetal em decomposição. ...Que, já agora, se não for comido por eles, é uma bomba de amónia para os teus peixes. Mas já comentei antes, não me vou repetir.
  18. Essa tua lâmpada actual: é fluorescente ou incandescente?
  19. Não há resposta simples a isso. Vai depender das plantas que vais ter, se vais introduzir CO2, se vais fertilizar, etc. Mas, generalizando, creio que entre 60W e 90W podes manter a maior parte das plantas.
  20. Era bom descobrir a pedra filosofal. Em relação às fluorescentes, de facto, no mínimo, uma vez por ano tem de ser... a não ser que a variação de luminosidade não tenha grande influência no teu aquário. No meu a diferença é significativa. As 10 000 horas anunciadas parece-me muito optimistas. De qualquer das formas, nunca tive lâmpadas da Zoo Med. Mas por natureza, as lâmpadas fluorescentes são mais sensíveis à quantidade de vezes que são ligadas e desligadas do que propriamente às horas de funcionamento. De facto, os projectores HDI são parecidos com holofotes, mas as lâmpadas HDI são consideravelmente diferentes das lâmpadas de halogénio dos holofotes. Geralmente, considera-se que as lâmpadas de halogénio não têm uma temperatura de cor adequada à aquariofilia (nem de água doce, nem de salgada).
  21. Já se falou desses pequenos invertebrados noutras ocasiões... A minha conclusão é a de que são tuberlários, detritívoros, e que os peixes mais pequenos lhes chama um figo. Inofensivos, e parte da "equipa de limpeza".
  22. Bem, a praga de caracois é um sinal óbvio de um desequilíbrio importante num aquário... Eles não comem as plantas, mas comem tecido vegetal em decomposição, por isso imagino que as tuas plantas não estejam bem... Para além disso, se a tua rotina de TPAs for insuficiente -resultando em algas- ou se estiveres a alimentar os peixes em excesso, a população dos caracois aumenta. Se corrigires o problema, a população de caracois decresce automaticamente. Entretanto, os caracois estão, de certa forma, a manter o equilíbrio num aquário que não está nas condições actuais: simplesmente retirá-los poderia agravar a situação. Usar uma solução química para matar os caracois também não é boa ideia: para além do resultado ser uma bomba de amónia causada por todos os caracois mortos e em decomposição, o cobre que é usado também lesa os peixes. O bótia foi boa ideia: dá-lhe tempo que ele limpa-os (a não ser que estejas a alimentar profusamente, como podes estar). A folha de alface também não é má ideia, embora menos efectiva... Mas o que tens mesmo de fazer é perceber o que estás a fazer mal, e preocupar-te depois com os caracois.
  23. Também diria macho, por não ter bolsa abdominal... Descobrir a espécie é que é um sarilho. As pinças parecem ser do mesmo tamanho, o que poderia ser uma pista, se ele não fosse tão pequenino como parece ser... Podes dar uma vista de olhos na ficha do Potamon fluviatile: pode dar-te algumas pistas acerca dos caranguejos de água doce e do seu comportamento em geral.