Primeiro aquário de invertebrados


celsoslec

Recommended Posts

Bem, resolvi montar um aquário de invertebrados...como iniciante que sou, vou começar com os red cherry.

 

O aquário tem cerca de 12 litros reais, não deu para ser maior por falta de espaço e não só. Sei que o espaço é pouco mas tenho onde colocar os camarões caso seja necessário.

 

A ideia era criar um ambiente agradável bastante plantado mas com uma boa área livre para os invertebrados serem observados e poderem andar à vontade. O ciclo já foi feito e coloquei os reds (muito jovens) na terça-feira.

 

Setup

 

Data da montagem: 27/1/2009

 

 

Medidas: 34*24*19

 

Substrato: JBL Aquabasis, Akadama pro

 

Filtro: Cascata 300l/h com esponja na entrada e no interior lâ e ceramicas siporax mini´

 

Iluminação: Luminária sun sun 1x 11W Pll 6400ºK

 

Aquecimento: Trixie 25W

 

Co2: Caseiro por fermentação

 

 

Fauna:

 

2x Fysas

 

nx (Red cherry)

 

 

Flora:

 

Pogostemon helferi

 

Anubias nana

 

Eleocharis Acicularis

 

Musgo de java

 

As fotos são dos primeiros dias da montagem, a iluminação ainda estava provisória e faltava alguns detalhes...mais tarde colocarei foros actuais já com fauna.

 

1002380rd0.jpg

 

1002384qn7.jpg

 

1002387dq9.jpg

 

1002391do6.jpg

 

Agora aguardo por comentários e sugestões.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está agradável, sim senhor!

As pedras e o trnco bifurcado estão muito bem mesmo, mas o tronquinho à esquerda não me agrada muito. Eu tentava encontrr uma posiçãp para ele no lado direiro do aqua.

Essas Pogostemum na base das pedras ficavam uma maravilha. Aí no meio do "descampado", também estão giras, mas junto às pedrinhas é que elas iam impor a sua beleza...

A Acicularis talvez seja grande demais para esse aqua, (agora, assim cortadas também não estão com a sua melhor imagem), mas talvez venham a revelar-se a joia desse teu aquaário.

Cuidado com a agua, porque num aqua assim pequenino é preciso estar mais atento.

Acho que promete.

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta muito bommmmmmmmmmmmmmmm

 

 

nao imaginava que em tao pouco espaço se poderia fazer algo tao tranquilo e bonito de

 

se admirar esta lindo espero ver atualizaçoes com os habitantes e a flora a todo vapor..

 

parabens

 

 

cumps

tina pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,ficou muito bom,o espaço é pequeno,mas penso que toda a decoração se enquadra ao tamanho do aqua!!

Parabens pela montagem,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente aproveitamento do aquário, e para começar não podia estar melhor, só uma ideia e espero que não leves a mal se fosse a ti metia as Pogostemon helferi e colocaria na parte da frente das pedras da direita para a esquerda e no restante espaço frontal colocaria uma planta de tapete glosso ou HC ;) de resto um layout muito agradavél.

 

Um reparo, desculpa C Mocho deste a mesma ideia das Pogostemon helferi e nem tinha reparado heheh

 

Cumprimentos

Editado por Okocha
Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está agradável, sim senhor!

As pedras e o trnco bifurcado estão muito bem mesmo, mas o tronquinho à esquerda não me agrada muito. Eu tentava encontrr uma posiçãp para ele no lado direiro do aqua.

Essas Pogostemum na base das pedras ficavam uma maravilha. Aí no meio do "descampado", também estão giras, mas junto às pedrinhas é que elas iam impor a sua beleza...

A Acicularis talvez seja grande demais para esse aqua, (agora, assim cortadas também não estão com a sua melhor imagem), mas talvez venham a revelar-se a joia desse teu aquaário.

Cuidado com a agua, porque num aqua assim pequenino é preciso estar mais atento.

Acho que promete.

Boa sorte.

 

bem antes de tudo obrigado pelo comentário...

 

eu escolhi fazer o layout deste lado devido ao local e posição do aquario...ele está em cima da minha secretária encostado à parede e assim olho para la e vejo o plano todo...se fosse ao contrário não tinha a mesm visão visto que a eleocharis vai formar uma espécie de tapete...

 

as pogostemon eram para ser colocadas junto as pedras mas ficaram no descampado porque a anubia é maior do que eu pensei mas vou tentar rever isso e encostar às pedras.

 

a eleocharis era para ser a parvula mas infelizmente não encontrei essa planta e tive de recorrer à prima dela...a acicularis.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta muito bommmmmmmmmmmmmmmm

 

 

nao imaginava que em tao pouco espaço se poderia fazer algo tao tranquilo e bonito de

 

se admirar esta lindo espero ver atualizaçoes com os habitantes e a flora a todo vapor..

 

parabens

 

 

cumps

tina pinto

 

ola boa tarde,

 

desde já o meu obrigado pelo comentário, é bom ouvir criticas positivas sobre os nossos projectos pois levam-ta o moral e encoraja a andar para a frente com os mesmos.

 

o desafio era esse mesmo, criar algo engraçado, bonito e funcional em 16l brutos...

 

as actualizações viram em breve, posso avançar alguns detalhe...já tem fundo azul e arrumei o equipamento todo (termostato filtro e iluminação), ontem meti uma ampulária com 1,5cm pois achei pouco movimento no aquário...

 

cumprimentos e continuem a acompanhar e a comentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente aproveitamento do aquário, e para começar não podia estar melhor, só uma ideia e espero que não leves a mal se fosse a ti metia as Pogostemon helferi e colocaria na parte da frente das pedras da direita para a esquerda e no restante espaço frontal colocaria uma planta de tapete glosso ou HC :animal_fish: de resto um layout muito agradavél.

 

Um reparo, desculpa C Mocho deste a mesma ideia das Pogostemon helferi e nem tinha reparado heheh

 

Cumprimentos

 

Boa tarde, como já disse ao C Mocho, irei tentar colocar a pogostemon mais junto as pedras...agradeço a sugestão. Em relação a um possível tapete também já pensei nisso e pensei na riccia, mas será que se aguenta com 11w de luz? já agora aqui fica a questão...

 

cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola eu tive riccia no meu nano de 27litros com duas lampadas de 18w = 36w/27litros e com co2 a bombar nao deu mas por exemplo o glosso esta a crecer muito bem e acho que ate cubba aguentava

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, como já disse ao C Mocho, irei tentar colocar a pogostemon mais junto as pedras...agradeço a sugestão. Em relação a um possível tapete também já pensei nisso e pensei na riccia, mas será que se aguenta com 11w de luz? já agora aqui fica a questão...

 

cumprimentos.

 

11w é muito pouco para qualquer das plantas que pretentas colocar na parte da frente, iriam ficar praticamente na mesma desde o começo, desde já tens que arranjar maneira e aumentar a iluminação e com co2 penso que resultaria.

 

Cumprimentos

Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida nenhuma que isso com um tapatezinho de "Cuba" ficava muito giro.

O problema é então ficas com um nano plantado e deixas de ver os camarões...

Isso assim está muito giro!

Só precisas de melhorar alguns pormenores e vais ver que fica um espectáculo.

Quanto ao movimento, deixa os bichos se ambientarem e a colónia aumentar mais um bocadinho e vais ver que tens movimento que chegue.

Editado por C Mocho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11w é muito pouco para qualquer das plantas que pretentas colocar na parte da frente, iriam ficar praticamente na mesma desde o começo, desde já tens que arranjar maneira e aumentar a iluminação e com co2 penso que resultaria.

 

Cumprimentos

 

O aquario tem 15 litro teoricos. Com ele esta nem 10 litros uteis deve ter. Acho que os 11 W são suficientes, junto de co2.

 

vai pela sugestao de quem achares melhor

 

Sem dúvida nenhuma que isso com um tapatezinho de "Cuba" ficava muito giro.

O problema é então ficas com um nano plantado e deixas de ver os camarões...

 

Boa noite malta,

 

Na altura da montagem tinha posto a hipótese de ter um tapete mas deixei a ideia de lado por não querer arriscar meter um tapete só com 11W. Depois de ouvir as vossas opiniões, e depois de reposicionar a pogoatemon tal como me sugeriram, decidi não colocar tapete nenhum. Não quero alterar a iluminação do aquário pois isso implica gasto a nível de material (calhas ou lâmpadas, casquilhos etc) e de electricidade. Concordo também com o C MOCHO, ao plantar demasiado o aquário, vou deixar de ver os seus habitantes e ai deixava de atingir um dos principais objectivos do aquário, que era criar um ambiente algo plantado mas com muita área para os camarões andarem e serem observados.

 

Agradeço as opiniões e sugestões de todos.

 

Daqui a algumas horas irei colocar fotos para mostrar as actualizações.

 

cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como prometi...aqui estão as actualizações...o fotografo é de segunda por isso não liguem à qualidade...

 

Segui os vossos conselhos e gostei muito do resultado.

 

1002400lf8.jpg

 

1002405jz8.jpg

 

1002406gl4.jpg

 

1002408ka9.jpg

 

Espero que gostem e comentem...

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Como te deste com esse substracto fertil e os Reds?

 

Eu uso o mesmo e estou a ter uns problemas... axo k o substrato os está a envenenar e basicamente só consigo ter o aquário estável com carvão activado no filtro. Tenho quase a certeza que é do substrato porque já eliminei outras possíveis causas... mas gostava de saber outras opiniões e experiências.

 

Basicamente a história está contada aqui e aqui.

 

Em principio para a semana vou mudar para um substrato inerte e pronto... estou só a espera de um novo aqua para por as plantas mais exigentes.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só não gosto muito das anubias. acho que têm pouco a ver com a restante flora.

 

agora é esperar e deixar o tempo fazer o seu trabalho. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas, cá vai uma actualização, já passaram algumas semanas desde a a montagem...a colónia inicial de 15 camarões cresceu...já nem consigo contar quantos são...talvez mais de 50-60.

 

As plantas estão a dar-se bem, a eleocharis tem-se expandido bem. O aquário evoluiu bem, o fotógrafo nem por isso...

 

cá vão as fotos

 

dsc05324.jpg

dsc05333.jpg

dsc05348.jpg

dsc05319u.jpg

dsc05321p.jpg

 

comentem!

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Viva,

 

Parabéns ta mto simples e bonito o aquário.

 

Um tapete de utricularia a frente ficava a matar :medieval_mace:.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais