PRIMEIROS PASSOS
Para iniciados no mundo da aquariofilia de água doce
12660 tópicos neste fórum
-
- 12 respostas
- 2.7k visitas
boa noite, Hoje comprei o aquário aquatlantis aquadream 80 mas deparei me com um problema a biobox 2 vem no centro do aquário. A pergunta e posso tapar o respirador do termostato pelo menos a metade? porque gostava de elevar uma parte do aquário de forma a criar uma ravina. deixo a baixo a imagem cumprimentos http://imageshack.us/photo/my-images/801/20110930235732.jpg/
-
- 2 respostas
- 451 visitas
Boas hoje fui a uma loja de peixes e deparei como um peixe que nunca vi.. um colisa vermelho... sera que isto e mais algumas experiencia tais como viuvas negras cor de rosa??? ou entao alguns ramirezi que segundo ja li sao injectados pa realxar as cores e muitos outros ? tipo o colisa ja e um espetaculo nao precisa de invencoes =) enfim... estas coisas sao premitidas pelas leis de proteções dos animais ?
-
Boa tarde tenho um aquário 80x30x40, parâmetros estáveis, PH a rondar os 7.0, com a seguinte fauna: - 3 tetras - 4 corys albinas - 5 barbos tigre - 4 peixes-vidro - 2 synodontis eupterus - 1 peixe-gato (ainda nao consegui descobrir qual é. Só fica "activo" durante a noite) - 1 betta - 1 bótia Shunk (para despachar) quanto à fauna, tenho apenas valisnerias, fetos e musgo de java e 2 bolas de Cladophora. tenho algumas pedras Seiryu. 2 ou 3 esconderijos formados pelas mesmas. Posto isto, venho perguntar: Será possível ter um casal de Ramirezis no aquário, com estas condições? Com que tamanho atingem os ramirezis a maturidade sexual? Qualquer casal …
-
- 2 respostas
- 423 visitas
Boas pessoal Nos neons mede-se na mesma 1cm/L ou é difrente como sao mt pequenos, li que em alguns peixes é difrente?
-
- 9 respostas
- 1.1k visitas
Bons dias pessoal; A semana passada andei a juntar os equipamentos, areão, substrato, etc para montar o meu novíssimo aquário de 150 lt. Ontem montei o aquário exactamente da mesma forma que que montei o meu anterior aquário, O areão foi lavado 6 vezes até ficar sem sujidade, preparei o filtro para trabalhar assim que o aquário estivesse cheio. 1º Instalei o sistema de fornecimento de 02, para não ficar á vista os tubos, 2º coloquei o substrato na parte de trás do aquário( onde posteriormente coloquei as plantas), 3º coloquei o areão, 4º comecei a colocar água recorrendo ao meu aspirador de fundo e de um prato para que a água não ficasse turva. 5ª Plantei as p…
-
- 14 respostas
- 2.4k visitas
Boa Tarde Adquiri um aquário de 60 cm que se nao estou em erro leva cerca de 53/54L de agua, precisava de uma ajuda nos peixes que posso meter num aquario com esta quantidade de agua Alguem me pode ajudar ? Cumprimentos PF
-
- 2 respostas
- 1.4k visitas
Boas pessoal. Hoje comprei 5 guppys 4 femeas e 1 macho, no entanto, as femas andam muito na parte de cima do aquario como se houvesse pouco oxigenio mas o macho anda no meio como se estivesse tudo bem, e os restantes peixes tambem pareçem todos bem, 1 plecostumos, 4 corydoras, 3 comedores de algas chineses e 6 neons. O meu aquario é plantado e com injecção de Co2 (1/2 bolha/sec). Que podera ser?
-
- 3 respostas
- 1.2k visitas
Boas mais uma vez pessoal, Actualmente tenho no meu aqua 2 Tetra neon (sei que sao poucos foi so para testar a agua) e queria saber se posso juntar outros peixes que eu penso que sao neons mas tem a espinha cor-de-laranja (acho que dizem que sao os rosa) e outros com espinha preta? Mais uma coisa queria comprar um ou dois limpa fundos quais me aconselhao? Tambem estou a pensar em comprar 3 guppys obrigado desde ja
-
- 3 respostas
- 981 visitas
Boa noite! Tenho já há algum tempo a funcionar como terrário uma peça de vidro e porcelana que encaixa. Depois de ter musgo durante um ano, resolvi que ia transformá-lo num aquário, e assim fiz. Vedei todo com silicone de aquário e entretanto lembrei-me que devido às suas características de forma (ver fotografia) http://i1098.photobucket.com/albums/g374/Maria_Ana_Cyan/fotografia.jpg não sabia como ia pôr termostato, filtro, etc. E o projecto ficou em stand-by. Hoje recebi uma encomenda que é para um aquário que ainda está a ciclar e resolvi pôr os peixes+as lilaeopsis new-zel. lá dentro. Fica lindo!! Em relação ao filtro, não tendo mts litros, nem mts peixes e os que …
-
Neons ajuda
by Serge- 3 respostas
- 570 visitas
Boas pessoal. Tenho 6 neons 3 deles laranjas Nos ultimos dias eles nao andam todos juntos tem andado um pouco separados e 1 deles paraçe.me que esta um pouco agressivo as veses nada atras doutro e pareçe mordelo. o que podera ser? Os parametros de agua estao todos normais, a unica coisa que mudou foi eu ter inserido Co2 no inicio da semana, regulado a uma bolha por segundo.
-
- 13 respostas
- 2.4k visitas
Boas! Tenho um Betta a aproximadamente 1 ano, sempre no mesmo aquário e tem estado sempre óptimo. De à uma semana para cá tem ficado com a cauda transparente e não percebo porquê. Já levei para que seja da água, mas já fiz os testes e a qualidade da água está como sempre esteve, está boa. Então do que será? Já me lembrei também do stress, mas ele sempre viveu assim e parece feliz, está óptimo. A comida que lhe dou é Tropical Supervit.
-
- 4 respostas
- 689 visitas
Olá a todos, Como referi no meu tópico de hoje decidi envergar pela água quente, como estou numa fase de pesquisa/aprendizagem gostaria que me informassem se o filtro que usava em água fria uma coisa barata, se é suficiente ou é mesmo necessário adquirir um melhor. Para um aquário de 40L É um filtro interior cruiser ( Resun ) Potência: 6 W Voltagem: 220v Frequência: 50/60 HZ Altura máxima: 0.7 m Causal máx: 260 L/h Com Foamex e Carvão Activado Acho que em termos de informação é o essencial. Gostaria que me dessem a vossa opinião obrigado. Cumps, José Figueira
-
- 5 respostas
- 2.4k visitas
Boas pessoal ontem montei o meu aquario e depois de estar tudo no lugar deitei este produto para adicionar as bacterias, mas ja passaram 8 horas e a agua ainda esta bastante turva(nada comparado como quando o deitei que nao se via nada mesmo ) e parece que tem tipo um po branco no fundo do aquario o que podera ser? :S
-
Boa noite, gostaria de saber o seguinte: tenho no aquário um Molly Velifera Prata macho e hoje comprei um Molly Balão Negro macho e estou a reparar que o molly prata não larga o negro, ou seja, parece-me que anda sempre a mordiscá-lo e dar-lhe chicoteadas, o que poderá ser ? Obrigado hsnakeman
-
- 3 respostas
- 706 visitas
Boa noite, Estou com algumas duvidas relativamente ao que fiz mal. O meu aquário (2º setup) esteve cerca de uma semana com parte do substrato antigo e substrato novo e plantas aquáticas. Ao final de uma semana e uns dias coloquei 8 white-cloud. Os testes de nitritos neste momento estão nos 3.3 mg/L Os nitratos estão superiores a 50mg/L O PH está nos 7.5 Este é o pico dos nitritos e que tem vindo a evoluir nos ultimos dias. Os peixes aparentam não ter problemas, comem bem, correm para a comida sempre que a coloco no aquário e reagem normalmente a qualquer ocorrência no aquário. Já retirei o filtro de carvão e coloquei Nitrivec no filtro. Não lavei qualquer e…
-
- 10 respostas
- 16k visitas
Bom dia. Tenho um aqua de 60L, recente mas ja ciclado (penso e espero que sim...pois ainda não tenho os teste todos), ainda sem flora, no qual tenho 8 neons. A minha pergunta ao pessoal mais experiente, visto que começei agora neste "mundo" da aquariofilia, é que peixes me aconselham para juntar aos neons...? Gostava de uns maiorzitos que os neons e vistosos.... Agradeço desde ja a atenção, cumprimentos
-
- 3 respostas
- 2.9k visitas
Boa noite. Tenho um aqua de 55L recente mas ja ciclado (penso eu e espero que sim, pois ainda não comprei os testes todos), com 7 neons e 3 danio zebra. Comecei a reparar que os zebras passam o tempo a perceguir os neons e ja ha 2 ou 3 com as barbatanas feitas em "farrapos".... Tanto na loja onde os comprei como no que pesquisei aqui e na net, indicam que ambos são sociaveis e ñ ha problema nenhuma em junta-los...alguem me consegue dizer o ke se passa...? Agradeço desde ja a atençao, cumprimentos
-
Após ter feito uma pesquisa e ficado a saber um pouco mais deste assunto queria tirar mesmo esta dúvida: -tenho 4 fêmeas e 3 machos ( sei que são poucas para os machos pelo que vou retirar um) -o meu aquário tem apenas uma planta artificial, 3 esconderijos e algumas pedras para facilitar a criação dos alevins. -no aquário tenho mais 2 plecos e uma fêmea betta Com vista a sobreviverem pelo menos 6 guppys por ninhada queria saber se posso deixá-los nascerem no aquário(algumas pessoas dizem que se os pequenos se enconderem não há necessidade de maternidade) ou arranjar uma maternidade(tenho um mini aquário que leva uns 5 litros, dá?), ora, como sou novo nisto e ainda n…
-
- 0 respostas
- 934 visitas
Galera, tudo bem ? Estou com uma dúvida. Tenho 2 Polypterus Senegalus em aquários diferentes. Um tem aproximadamente 10cm, e esta em um aquário de 200l. Outro tem uns 4-5cm e está em um aquário de 25l para engorda. Esse menor é albino, e o problema é que nunca vejo ele se movimentando. Pode ser de dia, de noite, qualquer horário, mais nunca vi ele nadando e nem comendo. Jogo ração Bottom Fish e Tetra Color pra ele. O que posso fazer pra ter certeza que ele está comendo ? E se eu juntar o maior de 10cm, o menor corre o risco de ser engolido ? Queria colocar os 2 juntos, para irem engordando, porque acho que esse de 10cm, não esta conseguindo achar comida no …
-
- 17 respostas
- 12k visitas
boas o meu aqua tem 2 dragon stone e o meu PH teima em não baixar dos 7,5 e isto ja com ajuda de quimicos alguem me sabe dizer se estas pedras fazem subir o PH acho que descubri hoje a calinada tenho a segurar os troncos pedras que encontrei na praia ( tipo seixos ) eu lavei bem e fervi mas devem ser estas que me fazem subir o PH quem concorda ???
-
- 3 respostas
- 596 visitas
Olá, Neste momento tenho os nitratos a 100; O que se deve fazer para o ciclo do azoto continuar? Obg
-
eu comprei hoje um aquario de 50cm, ja tenho luz, filtro e o aparelho para aqucer a agua. eu queria fazer um aquario de agua doce "quente" que nao fosse muito sensivel. O que devo comprar asseguir, e que peixes devo comprar? obrigado
-
- 15 respostas
- 8.6k visitas
Boas Setup Aqua 150x60x60 Filtro Eheim 2178 Filtro Eheim 2180 UV-C 55w ligado 10h Testes Amónia = 0 Nitritos = 0 Nitratos= 5 pH = 6.5 5 discos 1 cardume de 20 olho de fogo 1 cardume de 20 por identificar 10 corydoras 10 otocinclos A situação é estranha, após ter alimentado os discos com artémia, não sei se tem ligação, passado cerca de 2h todos os peixes estavam à tona a respirar, imediatamente fiz uma TPA, faço TPA directamente da torneira através de uma mangueira, antes introduzo sempre Prime da Seachen. Hoje de manhã fui ver o aquário, estavam novamente todos a respirar à superfície. Fiz todos os testes e nenhum me mostra alguma coisa, …
-
Aquario 30L
by mcf- 4 respostas
- 1.3k visitas
Olá a todos, Eu adquiri recentemente ( 1 mês) um aquário de 30L . Já tenho plantas alguns peixes ( 2 plati, 1 guppy, 2 Neon , dois limpa fundos e dois limpa vidros) e está tudo a correr muito bem. Mas após ler muitos post aqui no forum tenho me interessado muito pelos discus e pelos scalare. Pelo que me informei os discus crescem mais por isso não seria muito aconselhável comprar um, por isso gostava que me dessem uma opinião sobre a compra de um scalare, acham que com as condições que tenho posso ter um? Obrigado pela atenção
-
- 5 respostas
- 888 visitas
Caros amigos, Chamo-me Jorge e já há mais de 10 anos que não mexo num aquario, pois vendi na altura todo o material que tinha. Agora o bixinho falou mais alto e quero voltar ao vicio. Andei a ver um aquario porreiro que fica-se bem na minha sala, e assim encontrei este; Aquario: Iluminação: 2 x 35W T5 Dimenções (Comp. x Larg. x Alt.): 100x40x60 cm Volume: 200 L E gostaria de o deixar depois de pronto assim ; Digam da vossa justiça, pois estou complectamente ferrugento com os anos que fiquei parado......
-
- 2 respostas
- 667 visitas
Boas Montei o meu aquário novo à cerca de 2 semanas, e tenho obviamente realizado testes à água,sendo que todos os testes estão bons menos o do fosfato...por isso gostava de vos perguntar o que eu devo fazer para alterar esta situação...
-
- 22 respostas
- 2.8k visitas
Boas, o que tenho de alterar na botija/manometro/tubo para poder por um difusor de Co2?
-
- 5 respostas
- 658 visitas
boas noites a todos os aquaristas estou lançado num novo projecto um aquario com um estilo amazonico com 120/150 litros de agua e medindo aproximadamento 90/40/50 a duvida que se coloca é quais as especies a pre selecionar ... queria que alguns experientes me indicacem as melhores combinações atendendo a temperatura e niveis de ph assim como temperamento das especies para nao tornar o aquario num "campo de batalha", gostaria de incluir red's embora nao va de encontro ao ar amazonico sempre gostei do comportamento e estilo dos mesmos .. aguardo pela vossa ajuda cumps
-
- 2 respostas
- 546 visitas
As bacterias sao percisas serem inseridas no aquario todas as semanas ou só enquanto o aquario esta a ciclar?
-
- 18 respostas
- 3.8k visitas
Boas pessoal, Montei um lago de jardim com cerca de 230 litros de água, o lago é este: http:// Tenho um filtro com lã filtrante, esponja grossa e argila expandida, e está a ser bombeado com duas bombas de 1200 litros/h cada. À parte tenho um filtro UV de 11W ligado a uma bomba de 350 litros/h. O ciclo está neste momento no seu 11º dia. A água está cristalina e tenho o PH a 7,5. Daqui a uns 10 dias faço o teste da amónia. A finalidade é colocar uns 6 kinguios cometas normais. Entretanto só ontem me apercebi que o sistema de rega do jardim atinge o lago (rega automatica do condominio à qual não tenho controlo quando liga), misturando neste caso agua da re…
-
- 5 respostas
- 1.7k visitas
Boas pessoal Tenho um aquario de 60L com filtro sera 120 uma lâmpada 15W s nao me engano temperatura a 26º Ph7.0 e tive recentemente amonia um pouquinho alta mas ja esta regularisado.... tenho um pequeno problema com 2 lantas no meu aquario : 1º problema : comprei uma anubia das grandes que chega ate a toda da agua... o problema e que nessa planta e que algumas folhas aparecem com pequenas partes em castanho e tem la uma ou outra que estao com trincas... caracois podera ser mas e estranho pois tenho um botia paquistanes que sera ? 2º problema : tenho umas plantas nao sei bem o meu nome sao meia vermelhadas e de tamanho medio/pequeno... estas plantas estao …
-
- 25 respostas
- 2.9k visitas
Ora boas noites caros colegas a quem desde já agradeço por varios motivos. A salientar a ajuda e opiniões que me deram e concerteza continuarão a dar e a "pica" que todo este forum oferece a quem o visita. Assim, e depois de alguns tópicos com pedidos de esclarecimentos, venho finalmente mostrar o meu primeiro aquário. Setup. Aquário : 80 x 40 x 40cm Scalare ( 128 Litros brutos, 100 e qualquer coisa efectivos) Móvel : DIY bem bonito por sinal (o orgulho e modéstia do contrutor ) Filtro: Eheim Aquaball 180 , 210-650 L/H , 6W, com Eheim substract pro ( a equacionar Turfa para baixar o pH). Aquecedor/Termostato : Eheim Jagger 75W ( de sobreaviso para aquisiç…
-
- 0 respostas
- 377 visitas
Boas pessoal, queria saber se pode.se ter mais q 2 OScars num aqua?? Mais concretamente num aqua de 460 Litros 120comprimento 70 largura 60 altura
-
- 4 respostas
- 3.5k visitas
Gostaria de pedir a vossa ajuda para o meu aquário de 150cm de comprimento, 50cm de largura e 60cm de altura, que na pratica vai ter apenas 50cm de agua doce. Depois de muito ler e reler, fico cada vez mais confuso com a iluminação. Objetivo: Aquário plantado apenas com iluminação LED Porque: A EDP anda a roubar o povo O meu problema prende-se com o facto de não chegar a conclusão nenhuma. Li nuns sítios de devemos ter 1W por litro. Mas no meu entender o que devia ser referido era Lumen por litro, porque 1W de uma lâmpada incandescente, 1W de lâmpada fluorescente e 1W LED debitam lumens diferentes! Alguém me consegue ajudar nesta parte? Outra grande…
-
Boa tarde a todos,venho comunicar-vos uma situação em certa medida engraçada que me aconteceu ontem, espereando ter algumas opiniões para posterior resolução. Ontem quando fui dar comida aos peixes pela hora do lanche deixei cair por descuido uma língua de gato e pensei que não haveria problema, ora hoje quando acordei vi a maior parte dos peixes no cimo e o aquário todo sujo, branco, como costuma ficar quando colocamos ocascalho de rio. Há alguma coisa que possa fazer para a água ficar cristalina outra vez? devo desligar um pouco o filtro para assentar os grãos?
-
Members
No members to show