MatosP

Membro
  • #Conteúdo

    91
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre MatosP

  • Aniversário 01/01/1983

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Setúbal (Setúbal)
  • Localização
    Setúbal

MatosP's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. MatosP

    Projecto Aqua

    Aqualtis, está bem fixe. Mas responde-me a uma coisa, manténs essa flora toda só com 18 W de luz? Algas? Nada? E crescem isso tudo? Cumprimentos.
  2. Se não é indiscrição, onde tens arranjado os otos? Tenho procurado desde Agosto sem encontrar em lado nenhum. Já ouvi até que está proibida a importação. Cumprimentos. Pedro Matos.
  3. Vai ser dificil pelo tamanho reduzido e porque são mais visiveis a noite mas posso tentar..
  4. Boas pessoal. Obrigado pelos vossos comentarios. Admito que também vejo beneficios nos caracois. Tenho apenas receio que se tornem demasiados. Tenho encontrado as minhas staurogyne meio mordiscadas e não sei se serão os proprios. Obrigado pela "oferta" de helenas. Se o crescimento se descontrolar é uma hipotese. Cumprimentos. Pedro Matos.
  5. Quimicos estão fora de questão para o efeito. antes comprava quer os caracóis quer os botia. Obrigado então... Abraço.
  6. MatosP

    Ajuda Identificação de Alga

    Por acaso já tinha chegado a esse artigo a tentar identificar esta alga, e fiquei realmente com a ideia que o problema mesmo é o equilibrio entre todos os elementos, onde se inclui a iluminação, por exemplo. O facto é que sou ainda pouco experiente e o tal equilibrio ainda não está controlado. Seja como for agradeço os teus conselhos e vou procurar então um fertilizante o mais completo possivel para também não complicar muito. Abraço.
  7. Lol, oh Luis, estamos a conversar em estéreo. Não tinha visto a tua resposta no outro forum. Obrigado pelas respostas. Sim também já tinha lido essa mas ainda não experimentei. hoje vou tentar isso. Abraço.
  8. MatosP

    Ajuda Identificação de Alga

    Boas Luis. Antes de mais obrigado por responderes. Ainda não fertilizei porque o áqua tem 2 meses ( menos umas 3 semanas de ciclagem), tenho substracto fertil ( JBL aquabasis plus) e as plantas que tenho são todas de baixa exigencia. Falamos de egeria densa,anubias, echinodorus,feto de java e musgo christmas.... por aí. O Co2 por agora não está nos planos. Para estas plantas tambem não creio que necessite.achas então que uma fertilização liquida pode ajudar? Seachem flourish... Nutrafin Plant grow NPK.... por aí? Obrigado.
  9. Bom dia pessoal, Tendo o aquário a bombar há 2 meses começaram a aparecer os probleminhas. Digo probleminhas porque ainda não chegaram a fases preocupantes mas queria combatê-los antes disso. 1º, desde a montagem do áqua que la tenho daqueles caracolinhos pequeninos que costumam vir com as plantas ( embora tenha feito a vestoria a plantas, alguns escaparam) como disse ainda não são em quantidade de preocupar mas reparo que começam a aparecer mais. Sei que os Bótia Palhaço e os anemtome helene tratam disso mas não estou muito inclinado a essas soluções. Os Bótias por temer que cresçam demasiado para o meu aquário e os Helene porque não gosto muito. Existem mais algumas soluções? 2º tenho principalmente nas folhas das minhas egeria densa e também no musgo de java umas algas entre o verde seco e o acastanhado em forma de fios curtos. tenho dificuldade em identifica-las. a principio até achei que fosse so "lixo". Gostava de manter o áqua low-tech, sem adição de Co2. Tenho 2x18w T8 + 8w T5. Tenho 2 CAE mas nem lhes chegam perto( nada de novo.lol) Têm alguma sugestão para esta situação? Obrigado desde já. Cumprimentos. Pedro Matos.
  10. Aniki, provavelmente nunca chegaste a ter um grande pico. Dizes que inseriste um pouco de comida de peixes. Fizeste-o so uma vez ou foste colocando?podes ir pondo um floco por dia. Puseste algum produto para iniciar o ciclo? como o sera nitrivec ou nutrafin cycle? isso são bactérias benéficas que ajudam a anular a amonia. Dizes tambem que tens os nitratos a 50. tens o teste de nitritos? Se tens a amonia a 0, optimo,os nitritos tambem deves eperar até estarem a 0. os nitratos ainda estão elevados mas quando chegarem a perto de 0 podes meter 2 ou 3 peixes. não ponhas é muitos de uma vez. E parece-me tambem que tens poucas plantas para um aquario desse tamanho. Agora faltam as fotos. Boa continuação. Pedro Matos.
  11. MatosP

    Ajuda Identificação de Alga

    Sim. Reparei que o tópico ja tem uns mesitos e ninguem respondeu. As vezes é frustrante.lol. Eu tenho um low-tech e gostava de o manter assim, alem de que sou um recente aquariofilista. Querendo isto dizer que não estou a pensar meter Co2 por agora. Quanto ao Po4 , o que fizeste? Será que um fertilizante com fosforo ajuda? talvez tambem um pequeno aumento na luz do aqua. Neste momento estou com um áqua de +/- 100 L efectivos e tenho 2x18w ( t8) + 8w(t5). vou acrescentar outra t5 de 8w . ainda não comecei a fertilizar. era fixe que mais alguem desse opinião. Cumprimentos e boa continuação.
  12. MatosP

    Ajuda Identificação de Alga

    Boas. Não é nada facil identificar por fotos as algas mas o teu video foi elucidativo e acho que tenho algo identico no meu aquario. Conseguiste fazer algo para combater? Alguem pode ajudar ?
  13. Boas. Então como está isso a correr? É isso mesmo. Eu também não sei bem. Não tenho biobox. Mas provavelmente esse modelo de biobox é mais recente que o teu.
  14. Boas. Bruno, eu não conheço muito bem as biobox, mas.... Vê tu na tua biobox... tens 3 compartimentos correcto ? a entrada de água há-de ficar num dos lados da "caixa", no compartimento do meio ficam as matérias filtrantes e depois do compartimento do meio para o terceiro a "passagem" é por baixo certo? é junto dessa passagem que fica a bomba. depois a biobox há-de ter uma saida ( algo parecido com um tubo) no lado oposto á entrada de água (uma espécie de ranhuras/aberturas). terás de arranjar maneira da água ir da bomba para essa saida. Vê estas imagens... Receio é que te possam faltar peças na tua biobox, como a tal "mangueirinha" ou até o tubo de saida de água. Não sei. Quanto ao húmus... este vai ficar por baixo da camada de substracto inerte, no teu caso o JBL manado. A Função desse é exactamente impedir que o humus entre em contacto com a coluna de água provocando as tais algas. Porque o humus é que contem os nutrientes necessários quer as plantas quer as algas. Daí ter-te aconselhado uma camada de pelo menos 4 cm de Manado. Assim, as raizes das plantas enterradas vão ao humus buscar os nutrientes que necessitam mas como o humus não chega á água não provoca algas. Ou seja, podes sem problema acrescentar mais humus se quiseres, tens é de ter o cuidado de colocar inerte por cima suficiente para cobrir bem o humus. Quanto ao panorama geral..... Como disseste que tens tempo e paciência.... o meu conselho continua a ser o de esperares até teres a maior parte do material para o aquário pronto. Repara... Vais comprar as plantas 1º e vais começar a plantar o teu aquário sem noção do tamanho das pedras e troncos que vais la colocar, ou o que for... depois arranjas um tronco maior do que pensavas. Secalhar vai-te obrigar a tirares plantas que já estavam plantadas, muda-las de sitio etc...não é o meis aconselhado. Mas isto apenas na minha opinião, claro. As pedras podes arranjar " por aí" convem apenas teres atenção para que não sejam calcárias para não afectar a salinidade da água e o pH. Normalmente o pessoal vê isso raspando as pedras e colocando vinagre. se houver alguma efervescência a pedra é calcária. Mas isto não é um teste com muita precisão. Depois é lavar bem as pedras e fervê-las. Já tens ideia dos peixes e plantas que vais colocar? Boa continuação e desculpa o testamento. Espero ajudar.
  15. Boas. Este é o esquema da biobox Da para perceber ? Tens o termostato numa coluna, as caixas para matéria filtrante (ou matéria sem caixa) na do meio e depois tens a bomba com a tal mangueirinha para a saida de água da biobox. Quanto ao substracto, o humus pode ter 2 cm e por cima dele o JBL manado aconselho pelo menos os 4 cm. mas 5 ou 6 não será demais. Concordo com o Captain que o mais certo é misturar-se tudo se puseres outro a fazer a tal reentrância. Se gostas do efeito de ter areia mais clara faz uma parte mais larga como dizias, tipo praia. Eu pessoalmente não gosto muito. Agora o que aconselho mesmo é o que o Captain também já resalvou.... não enchas o aquário sem teres pelo menos a maior parte das plantas e decoração pronta. Claro que pode faltar uma ou outra planta que não encontres logo e queiras acrescentar mais tarde mas plantar todo o aquário depois de cheio é muito complicado. Quanto a troncos se os quiseres pôr tambem levam um tempinho a "tratar" para te assegurares que estão em condições de ir para o aquário. Boa continuação e vai actualizando.