blacksun81

Membro
  • #Conteúdo

    32
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

blacksun81's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Boas, deixo umas fotos actuais do lago com uma nova aquisição que fiz ontem. Um nenufar. Agradeço comentários e cuidados que deva ter com esta bela planta aquatica. Um abraço a todos.
  2. Ora deixo mais um relato, da minha pequena experiencia como "laguista". Há cerca de 5 semanas apercebi-me que tinha a familia toda com manchas pretas pelo corpo, uns nas estremidades da cauda, outros nas barbatanas, outros na parte lombar :S. Ia morrendo de tristeza quando me apercebi. Como tinha que fazer alguma coisa bem rápido coloquei o esha 2000 no lago. Ora o resultado que noto agora passadas 5 semanas é que... todos os habitantes estão totalmente recuperados à excepção de um deles que está a demorar mais tempo a desaparecer as manchas. Só que e aqui vem a parte má... morreram todas as algas que tinha no lago. Tinha o lago revestido de uma pelicula de algas onde eles adoravam "penicar tipo galinhas" e que morreu toda e agora todos os dias tenho algas mortas à tona da água que vou retirando. Acredito que houvesse alguma forma mais bem pensada de ter agido, mas foi o que deu. Aceito sugestões para uma próxima futura vez (que ela não venha). Abraço a todos.
  3. Pois, com facilidade mesmo, com o tempo que tem estado, tenho que limpar o filtro todas as semanas. Estou a pensar em tapar o lago, pelo menos parcialmente para evitar ter que lavar tão frequentemente o filtro, talvez tapando a zona maior e deixando a descoberto a zona onde tem as quedas de água.
  4. Uma mais recente, depois de uma limpeza aos filtros. Amanhã já chove e bem, logo a TPA será concluida automaticamente Ou seja para já só retirei uma percentagem de água, uns 15%. Agora vamos ver como o São Pedro se comporta amanhã.
  5. Ora aproveito para já para dizer que de um momento para o outro passei a ter a família toda a respirar na tona da água. E como aprendi com todos vós, efectuei uma limpeza na lã filtrante do filtro, que já estava com verdete, e 24 horas depois já tenho a malta toda normal. Com o temporal que tem estado por estes lados o filtro ficou bem sujo e foi isso que me contaminou a água. uma TPA de 20% e uma limpeza no filtro, e estão todos calmos. De seguida meto umas fotos com o lago cheio.
  6. Pois, efectivamente agora os kinguios passam a vida na zona do rebordo do lago onde antes não tinham acesso. Dá ideia que há ali muita matéria para eles se alimentarem. Efectivamente passados 2 dias já vejo o fundo do lago, ou seja o filtro está a fazer a sua função. Curioso que a tonalidade da água no primeiro dia era amarela e agora 2 dias depois passou a verde. Acho que vou limpar o filtro este fim de semana para dar uma ajuda, imagino que a lã filtrante deva estar "em lodo". Este fim de semana já tiro umas fotos. Para mostrar como está. Durante a semana não é fácil, pois agora já saio de casa ainda de noite, e chego a casa também de noite. Tks. tmaster. Tens sido uma inspiração, com os teus coments.
  7. Pois, parece que fiz "asneira" ao encher o lago. Tal como disse fui enchendo gradualmente o lago. Ontem (16 Outubro) acabei de o encher, e ontem foi quando a água atingiu o rebordo que tinha o verdete, Pensei que não houvesse problema por não limpar o verdete, mas o que é certo é que após encher ontem pelas 23h a água estava e ficou cristalina. Hoje de manhã pelas 8h, tenho a água muito amarela :S. Será que foi do verdete? o que se passou? e o que devo fazer? Será prejudicial ao peixes? O filtro dará conta do recado? Ajudas e partilha de opiniões precisam-se. Obrigado.
  8. Ok, com esta explicação fiquei mesmo convencido, as próximas fotos já vão ser de lago cheio, vou encher com calma, vou adicionar uns 60 litros por semana. Quantos às restantes respostas vou seguir à risca e obrigado. Aproveito para te dizer, que gosto bastante do aspecto natural do teu lago, tá simples e bonito, faz-me olhar para o meu e parece uma lago de brincar :S. Tks
  9. Pois, este apanha umas 6 a 7 horas de sol por dia, e nota-se bem o UV a trabalhar, pois no rebordo do lago o fundo está verde, enquanto no lago em si não há verdete, talvez o facto de encher mais fosse melhor realmente. Já agora gostava de saber se costumas fazer TPA's ao teu lago e que percentagem de água costumas mudar? Aproveito para questionar como devo alimentar os meus Cometas? Que comer comprar? neste momento estou a dar-lhes uma da laguna, precisamente esta Mas acredito que possa não ser a mais indicada. Outra questão, costumas tapar o lago durante a noite no inverno? É que acho que por estes lados a água vai chegar a temperaturas proibidas... Quanto à litragem real tenho que medir mas até acredito que as bombas não façam mais que os 1800 litros reais, no entanto parece que é demais, talvez daqui a uns tempos tente trabalhar com menos uma bomba. Em relação ao PH é um problema da zona onde estou, pois esse problema está até indicado no site da camara municipal :S E sim, é o meu primeiro lago, agradeço os teus comentários e já agora se puderes responder às minhas indecisões melhor.
  10. Boas pessoal, Deixo umas fotos para comentarem do meu lago, agora já com habitantes, depois de ter estado quase 5 semanas a ciclar. Lago da Gardena de 260l, mas deverá ter menos uma vez que não o tenho cheio. Ph 7,5 Filtragem: Duas bombas de 1200 litros/h cada e outra de 300 litros/h para o filtro UV Filtro externo com argila expandida, esponjas de pedreiro e bastante lã filtrante da Sera. Comentem à vontade. O projecto não está terminado pois ainda está muito "artificial", mas a minha patroa até gosta do artificial :S, vamos ver o que vai dar. Agradeço a este fórum toda a ajuda que me deram, nas minhas questões anteriores e de algumas que colocarei depois das fotos que se vão agora levantando. Nestas últimas dá para ver que já serve também de bebedouro de passarinhos. Aproveito para levantar uma questão que apesar de ter tido sorte, gostava de perceber. A água que meti no lago tem um ph de 6 (água da torneira). No entanto depois de ter ciclado está com ph de 7,5. no filtro tenho lã, esponjas e argila espandida. O que me está a elevar o ph da água? Será a argila? Um abraço a todos, e qualquer comentário / crítica que possam fazer será muito bem vindo.
  11. Ok. Malta, Kinguios ou Carpas, são lindos na mesma que é o que interessa. E saber que afinal estão bem de saúde melhor ainda. Um enorme obrigado pelas vossas respostas.
  12. Pois, realmente esta agora deixou-me de boca totalmente aberta. Então o meu primo anda a carregar o aqua de medicação, e afinal os habitantes estão todos ok?? LOL. Já agora volto a insistir no pormenor de a carpa ou kinguio vermelho(a) ter os tais pontos brancos só numa das laterais, será normal?
  13. Desculpem a minha ignorancia, mas como consigo identificar uma carpa? Será que o outro (Kinguio) também é uma carpa? lol...