TÓPICOS A MOVER (área temporária)
Tópicos a mover para os respectivos fóruns nas próximas semanas. Apenas é permitido responder aos tópicos nesta área.
12905 tópicos neste fórum
-
- 5 respostas
- 1.5k visitas
Viva carissimos membros, gostava de saber a vossa opnião sobre o seguinte: - Para reprodução de Discus qual o melhor? - Filtros externos ou - 1 Filtro para uma bateria de aquários Tenho consultado muito material e existem as duas opniões, filtros externos individuais não transmitem as doenças pelos aquários mas são muito mais dispendiosos e de dificil manutenção. Por outro lado um filtro externo construído para uns quantos aquários, é muito mais fácil na manutenção e é usado por muitos produtores, possibilitando um único local para o aquecimento da água e muitos menos gastos! - Mas existem outros problema será que os diferentes…
-
- 5 respostas
- 2.3k visitas
Bom dia a todos. Estou a alterar a iluminação de um dos meus aquários e preciso de uma ajuda/opinião na instalação. Devido ao tamanho do aquário fico limitado a lâmpadas T5/T8 de 18W ou a PC de tamanho equivalente. Vou instalar três T8 de 18W e balastros electrónicos e a questão prende-se com isso. Tenho de reserva um quicktronic 1x58W (dum outro aquário) e pretendia saber se é possivel instalar as três lâmpadas em série (3x18W = 54 W), usando este balastro, em vez de instalar balastros individuais. Grato desde já pela atenção e aguardando resposta do pessoal das electricidades. Sérgio Silveira.
-
- 3 respostas
- 6.4k visitas
Boas! Li algures que as moleculas resultantes do metabolismo do azoto, vulgo amonia, nitritos e nitratos, são tóxicas porque se combinam com a hemoglobina dos peixes afectando desse modo a respiração celular. Em primeiro lugar gostava de saber se o que li é verdade e em segundo se para além das medidas já aqui largamente expostas como TPA's e outras, se a oxigenoterapia poderá ter um efeito benéfico na recuperação de peixes com intoxicação por estes compostos...
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
bom dia estou para mudar de casa, então tenho que levar os meus peixinhos tenho que desmontar o meu aquario e voltar a montar na casa nova é ai que tenho uma duvida sera que é melhor por um filtro de fundo com uma cabeça motorizada ou não eu acho que seria melhor pois sempre ha uma circulação de agua por baixo da areia mas gostava da vossa opinião as medidas do meu aquario são 97x50x40 desde ja agradeço a vossa ajuda obrigado abraços mibi
-
- 7 respostas
- 1.9k visitas
Boas, Estou a pensar comprar um medidor de PH digital, vi um por 25€, so que estou na duvida se valera a pena, alguem me pode ajudar??? Acham que vale a pena, ou sera atirar dinheiro fora? Cumprimentos
-
- 30 respostas
- 4.7k visitas
Tenho problemas de KH/PH! Montei o aquário à duas semanas, a água da torneira tem uma dureza de 15dKHº e um Ph de 7.5! No entanto, quando entra para o aquário dispara para os 20dKHº/8.0Ph! Tentei reduzi-lo com um produto que o baixa-se! A dureza desceu pra 12 com 100Ml do produto, o PH manteve-se... Não sou a favor da filtração com Turfa, pois odeio a coloração que deixa na água... os troncos igualmente deixam a coloração na água, mas mesmo assim coloquei um muito bem fervido com sal, tudo se manteve... Ha mais alguma maneira de reduzir estes dois valores?? Obrigado Beijos
-
- 6 respostas
- 2.1k visitas
Para aumentar o pH apenas o posso fazer recorrendo a produtos que se vendem nas lojas para esse efeito? Tenho um aquario de 135litros acabado de montar, com Aquasoil Malaya da ADA e o Powersand e CO2 caseiro. O pH teima em estar por volta dos 6 ou talvez um pouco menos (a escala do produto de pH que tenho apenas é desde o 6.2 e a cor ainda é mais clara que essa) e apenas quando faço TPA's é que aumenta um pouco o pH. Queria fixá-lo nos 6.5/6.8. Outra duvida: mal comecei a montar o aquario apareceram umas algas ou fungos esbranquiçados numa das paredes no aquario e na cabomba apenas. Devo colocar algum produto ou com as TPA's o problema deve ficar resolvido? Ao contr…
-
- 3 respostas
- 1.2k visitas
Viva, A agua do meu aqua cheira mal desdde há 1 semana Analisei NH4 e NO2 e estão a zeros o que significa que o ciclo permanece ok. O aqua tem 1 ano e a manutenção é feita semanalmente com tpa de 40% Agora será que é do calor...a temp está nos 28º/29º Tem plantas - anubias, fetos e musgo e peixes com fartura http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...5456&highlight= Isto sempre correu bem e cheirava a turfa...agora alterou-se e não sei bem porquê.. Alguma sugestão???? Cump
-
- 7 respostas
- 1.5k visitas
Boas, Após ter concluído os meus 3 aquários (o cubo plantado) Estou a pensar fazer um aqua para ciclideos ( africanos ou americanos, ainda não sei) e como tal não preciso de CO2, porque as minhas experiencias com estes peixes são negativas, ou seja, todos os ciclideos que ja tive destruiram-me as plantas, acham certo? Com um aqua de 200l reais ou brutos ( é quase a mesma coisa ) que bomba externa acham que devo comprar? Quantos watts para um aqua sem plantas acham que preciso? eu queria que o aqua ficasse com cor, não ficasse castanho...mas sim a puxar para o azul. Eu gostava muito de ter oscares, visto serem peixes a meu entender muito inteligente…
-
Iluminação
by Murkas- 14 respostas
- 1.9k visitas
Ora bem pessoal aí está uma questão que eu acho que so por votação vai lá... É um assunto em que julgo ainda ninguém chegou a um concensso (será que algum dia haverá concensso?) No meu caso em particular tenho cerca de 45 Lts reais (59*28*29) e gostava de ter uma iluminação de 1WL (mais coisa menos coisa)... Para já estou inclinado a meter 3 x 15W T8 com balastros electronicos e reflectrores, DIY claro está (até porque já tenho duas lâmpadas e casquilhos para três) Aceitam-se críticas, sugestões e tudo o resto que venha por bem é muito bem vindo! Cumprimentos e boas votações PS: Como opção de escolha apenas meti T5, T8 e PLL pois são as únicas opç…
-
- 3 respostas
- 1.4k visitas
Bons dias! Apesar de ter utilizado a pesquiza não consegui encontrar nenhum topico que respondesse com clareza ao que pretendo (apesar de ter encontrado infindáveis resultados sobre CO2 no geral). Tenho um sistema de CO2 da nutrafin (por fermentação), e um difusor da mesma marca (daqueles aos zigue zague)... Montei tudo a cerca de 24 horas, usei as saquetas que vinham incluidas na embalagem, açucar e água da torneira. A dúvida é qual o caudal aceitável (bolhas / unidade de tempo), visto que para já o que tenho é uma bolha a cada 40 segundos, o que julgo ainda estar longe do ideal (será algum problema da fermentação?) Obrigado pela ajuda Cumprimentos
-
Eu não quero acreditar! Montei o meu aquário à 2 semanas... Até aí tudo bem... Amónia 0, Nitritos 0, Uma ligeira sombra de Nitratos... Meti alguns peixes após a primeira semana... Um Corydora Aenus e duas Colisas Cobalto! Amónia 0, Nitritos 0, Nitraos... uma ligeira sombra... Seguiu uma semana... Ontem ofereceram-me um casalinho de gouramis pérola na altura em que estava a colocar Musgo de Java e uma planta toda esquisita tambem... Hoje fiz os testes.... Amónia 0, Nitritos 0.2Mg/L Nitratos... uma sombra... Fogo... estava tudo a correr tão bem... porque apareceram estes nitritos agora? sera k vai piorar? Não quero ficar sem peixinhos... Ha maneira de …
-
Boas Ontem resolvi experimentar o Aquarium Manager 1.50 8b mas estou com um problema....os settings daquilo (por ex em pH) estão para valores entre 7.5 e 9....quando eu introduzo o meu pH real -7.4 - é obvio que me dá uma grande falha. Não sei se algum de vocês usa aquilo e, se sim, como contornou esse problema. Outros programas mais eficientes são bem vindos, isto é para uso pessoal e para uso no meu trabalho (aí sim, compensa...). Obrigado,
-
- 7 respostas
- 1.7k visitas
Andei a procurar pelo forum e encontrei alguns topicos sobre moonlights e dos seus benefícios e contrariedades na fauna (principlamente na nocturna), mas não vi nada a falar dos seus efeitos nas plantas... Alguém sabe o efeito que poderão ter as lâmpadas fluorescentes ou os leds azuis (para dar o efeito de moonlight) na flora do aqua? Obrigado pelo esclarecimento Cumprimentos
-
- 6 respostas
- 1.5k visitas
Olá ppl Após 2 meses de preparação e muita leitura vou iniciar-me (novamente) neste vício que é a aquariofilia! Vou montar um aqua comunitário e tem as medidas de 120x55x40 (cerca de 240l) Tenho, no entanto, duas dúvidas na escolha do filtro e termostato... - Filtro: Eheim 2217 (1000l/h) vs Hydor Prime 30 (900l/h) - Termostato: Tronic Fluval 200w vs Jager 150w Entre as escolhas o valor a pagar será sempre o mesmo... O que vocês escolheriam?
-
- 6 respostas
- 1.3k visitas
Ola’, Aconselharam-me este reactor de CO2, ja foi testado por algem aqui do fórum? http://www.plantguild.com/html/vortex_reactor.html Obrigado Nuno
-
- 2 respostas
- 781 visitas
Olá a todos! Estou com outra duvida que gostava que fosse esclarecida! Cada vez que se faz uma TPA, ou se adiciona nova água é importante acondicionar a nova água? Com Sera Aqutan ou Nutrafin Aquaplus? (Redutores de Stress/Complexo Vitaminico B/Eliminadores de Cloro/Cloraminas) Se for o caso já cometi um erro... adicionei nova água sem acondicionar! Beijinhos
-
- 8 respostas
- 1.5k visitas
que tipo de iluminaçao devo comprar, para ficar com boa iluminaçao no aquario? tenho 2 lampadas de 15w. o aquario tem 100x50x40 acho que 200 litros.
-
- 4 respostas
- 1.3k visitas
Olá, gostaria de saber se posso usar umas conchas e buzios que apanhei na praia como decoração num aquario que possui uns guppys e uns platys. Obrigado.
-
- 8 respostas
- 1.5k visitas
Boas Tenho que recarregar uma botija de 2kg de co2, e gostaria de saber onde o pessoal manda carregar as botijas? Gostaria assim que me fornecessem nomes de empresas e moradas para poder ir lá carregar a minha... Já agora em Lisboa ou arredores.... Muito obrigado Jnarciso
-
- 2 respostas
- 916 visitas
Olá a todos! Montei recentemente o aquário e agora estou com uma duvida. Reparei que o meu filtro faz uma filtração Ascendente, isto é, faz uma filtração de baixo para cima, ficando as matérias pré-filtrantes no fundo e as matérias de filtração biológica e pós-filtragem no cimo! A questão é a seguinte, quando quero lavar o filtro tenho que retirar o cesto superior e consequentemente as matérias biológicas. Será que não perco as Nitrobacter (Bactérias Nitrificantes) com esse procedimento? Uma vez que a ceramica sai fora de água... não sei... Relativamente ás TPA's... quando as faço costumo parar o filtro... será aconselhavel? Beijos
-
- 2 respostas
- 874 visitas
Data de (Re)Montagem: 18/03/2006 Dimensões: 60x30x30 cm Volume: 54L Iluminação: 1x15W Sun-Glo Substrato tipo/Qualidade: Areão praia (3/4mm) Aquecimento: Aquapro 120W Peixes: 5 Rásbora Arlequim 2 Guppy's 1 Coridora 1 Peixe-Gato (Ancistrus) Plantas: Cabomba (5) Elodea (4) Anubia anã (3) Valisnéria (3) Valisnéria Americana (2) Parâmetros: Ph 6,5 Temp: 30º C Decorações: Rocha vulcânica preta
-
- 1 resposta
- 751 visitas
Boa noite. Tenho dois aquarios na casa onde resido em almada, mas como moro sozinho e estou principalmente durante as aulas resolvi comprar dois alimentadores. Um eheim e um do jumbo, não me recordo da marca. Acontece que vim na sexta para viseu e, acima de tudo, NÃO QUERO QUE ME MORRA NENHUM PEIXINHO! Assim pergunto aos entendidos, ainda que os tambores de comida aguentem cerca de um mês, e visto que fiz duas tpa's antes de sair e que as luzes se encontram controladas por relogio, qual o periodo considerado de segurança sem que tenha de fazer manutenção ao aquario, uma vez que viseu lisboa ainda é longe! Obrigado a todos que responderem. Um abraço.
-
olá ! Eu tenho um aqua de 150 lts e quando faço os testes da água, o resultado dos nitratos, nao da o resultado que devia ta um pouco elevado, nem sequer deveria de existir nitratos, o que devo fazer para ele reduzir ??
-
- 2 respostas
- 791 visitas
Boas, tenho um aquário com cerca de 20 litros, 10 Red Cherrys, musgo, uma crypto e um tronco que não tinge a água. O meu problema é que os camarões são sugados para o filtro constantemente, alguns não resistiram :D Posso tirar o filtro? Eu penso que sim, só se não poder mesmo ( o que não me parece ser o caso ) é que o mantenho, mas estou mesmo virado para o tirar... É um Hydor Pico [[[[]]]]
-
- 1 resposta
- 679 visitas
Olá a todos! Tenho um aquário com 80x30x45 Montei-o à cerca de Duas semanas, acondicionei a água com Nutrafin Aquaplus e Nutrafin Cycle. Cerca de uma semana mais tarde adicionei 1 Corydora Aenus e 2 Colisas Cobalto! A minha primeira ideia era misturar várias espécies de Colisas e Escalares, mas disseram-me que não fazia um efeito bonito! A temperatura da água é de 24ºC, o KH de 10ºdKH, PH 7.5(Encontra-se em redução) Amónia 0, Nitritos 0! Iluminação: Sera Dayligh 12000Kelvin, 18W Areão Biológico cerca de 3Cm de altura, ainda não ha plantado devido à fraca iluminação! Termóstato Elite 100W, Filtro Serafil 900L/H. Não sei que peixes manter, nem pensei nisso! Estou a…
-
- 6 respostas
- 1.4k visitas
Olá a todos. Penso comprar um Sistema Prodac de CO2....mas esta marca não me diz nada. Alguem aqui no forum está a usar ? Gostava de saber a vossa opinião. Saudações amigas SNAN
-
- 44 respostas
- 6.1k visitas
o meu aqua esta com este problema 1.5 de amonico e os peixas a morrerem, como hei de controlar isto ?
-
- 9 respostas
- 1.8k visitas
ola tenho um aquario 150x50x50 e queria dividi-lo em 3. alguem sabe como o poderei fazer, sem dar cabo do aquario?? abraco e obrigado
-
tenho um aquario de 1metro mas nao tenho luz suficiente (2kits de lampadas de aquarios mais pequenos 15w cada). o que me aconselham a comprar para ter boa luz para peixes e planta. (a msg nao e a original, apagueia sem querer, o conteudo e parecido, desculpas pelo facto, sou um pouco leigo nestes forum) digam marca, potencia, preço
-
- 9 respostas
- 3.2k visitas
Boas, Eu sei que este tópico poderá parecer repetitivo, mas não é. Decidi fazer injecção de CO2 para ajudar ao crescimento das plantas. O aqua tem 60L e como tal, também porque queria as coisas um pouco mais bonitas, comprei o kit CO2 da Nutrafin, com o objectivo de, depois de acabarem as recargas, fazer a mistela caseira. O que aconteceu é que fiz a mistela como explicava lá (açucar até ao primeiro nível, juntar os dois pacotes da recarga e depois encher com água até ao segundo nível. Apertei bem para que não houvesse fugas e coloquei no aqua. Pelo que li aqui no forum deveria ter bolhas ao fim de uma ou duas horas. Passou a noite inteira e não há reacção!!! …
-
- 17 respostas
- 2.2k visitas
Amigos, Recentemente adquiri plantas aquáticas que vem em pequenos vasos de plástico. Dentro desses vasos encontrei uma espécie de lã que envolve as raízes das plantas e umas pedrinhas com um tons esverdeado o qual penso que se deve ao elevado nível de minerais. A questão e a seguinte e aconselhável colocar estas pedras no aquário? Alguém que saiba exactamente o que seja? Obrigado Nuno
-
- 2 respostas
- 1.1k visitas
Boas tenho um aqua de 100 litros em stanby e queria polo a 100% acontece que onde queria por o aquario ja n dá pois tá ocupado pela selva da minha mae Eu queria polo naquelas estantes que se compram no AKI o que acontece e que aquilo só da para um maximo de 80 kg o que n chega Queria saber se alguem tem outra ideia Um abraço
-
- 8 respostas
- 1.2k visitas
Ontem fundiu-se a lâmpada do meu aquário. O aquário é daqueles kit's da Aquapor de 60L. A lâmpada mede 43,5cm, já fui a uma loja com produtos de aquáriofilia, mas não tinham lâmpadas deste tamanho e a rapariga disse que só nas lojas de electricidade é que devia encontrar... Alguém sabe onde posso encontrar, lâmpadas que dêm para este aquário? Obrigada.
-
- 9 respostas
- 1.3k visitas
Parece impossivel mas ia mudar pela primeira vez as esponjas do meu filtro de 600l/h veio no kit aquapor de um aquario de 120l, e nao encontrei maneira de as retirar de cada uma das caixas de plastico que as envolvem. Não sei a marca do filtro acho que é fluval. Alguém me pode iluminar?
-
Members