como controlar o amoniaco?


Recommended Posts

Olá.

 

TPA!!! Não dês de comer aos peixes nos próximos dias...

 

Pergunta importante, tens o aquário montado há quanto tempo? Colocaste os peixes quanto tempo depois de montares o aquário?

 

Outra coisa importante, lavaste os filtros do aquário há pouco tempo? Se sim, de que maneira?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

TPA!!! Não dês de comer aos peixes nos próximos dias...

 

Pergunta importante, tens o aquário montado há quanto tempo? Colocaste os peixes quanto tempo depois de montares o aquário?

 

Outra coisa importante, lavaste os filtros do aquário há pouco tempo? Se sim, de que maneira?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

montado tipo a duas semamas se bem que foi mudança de um de 60l para 240l

 

filtro nao lavei desde que pus a funcionar apenas mudei aquilo tipo algodao ( nao sei o nome tecnico).

 

coloquei os peixes passado uma semana com os valores todos ok

 

coloquei posteriormente ( e ja retirei) pedras fervidas (da praia)

 

ha 2 diasmudei 20% da agua e hoje voltei a faze-lo

 

tb estou a usar o amulock e stress zym mas os valores continuam em 1.5 ;)

 

um a parte: hoje uma guppy femea teve ai uns 50 peixes :wink: mas na volta assim ainda vai tuda a vida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pois... tu não tens é filtro biológico... daí que as bactérias não são suficientes para dar conta da amónia (forma básica do amoníaco). E tudo o que é comida, e excremetnos dos peixes (essencialmente as formas líquidas) expelem amónia para o aquário.

 

Como mudaste de aquário, não tens ainda bactérias nitrificantes no substracto/decoração para ajudar. Apenas no filtro. E como disseste, mudaste uma parte do filtro (lã filtrante?) onde deveria estar alojadas muitas bactérias.

 

Lá por passadas 2 semanas os valores estarem ok, não quer dizer nada, pois isso não se faz assim :)

Se ligásse-mos somente aos parâmetros químicos, para isso podíamos colocar a maior parte dos peixes em água da torneira directamente.

 

O que é necessário haver, é bactérias nitrificantes no aquário de modo a que oxidem a amónia e nitritos aos menos maus, e mais toleráveis nitratos.

 

Agora é esperares. Não deitares dessas "porcarias" anti-amónia para água. Alimentares muito pouco (os peixes se bem alimentados aguentam vários dias sem comer). E ires controlando a concentração de amónia com TPA's regulares. Não tenhas medo de fazer TPA's de 40-50%... desde que bem feitas.

Não mexas no filtro!!!

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não despejares 5 litros de água da torneira num minuto para dentro de água, por exemplo... :)

 

(Sim... eu faço isso, e acho que não sou o único).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não despejares 5 litros de água da torneira num minuto para dentro de água, por exemplo... :D  

 

(Sim... eu faço isso, e acho que não sou o único).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

sim eu também faço isso xDD...

 

embora num aquario de 250 litros 5 litros assim do nada não seja nada de especial... agora num aqua de 20 litros... :) :D

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa a insistencia mas vamos por partes:

 

tpa's com que regularidades? de cada tpa acrescento stress zym certo?

 

na mudança qual a forma correcta entao de acrescentar agua?

 

eu tenho feito com agua da torneira a sair em forma de chuveiro verificando sempre que a temperatura nao tem oscilação

 

mais uma questão de quanto em quanto tempo devo fazer o teste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

tpa's com que regularidades? de cada tpa acrescento stress zym certo?

Regularidade adequada aos níveis de amónia do aquário... Se tiveres muita amónia, fazes TPA... Se tiveres pouca não fazes, ou então fazes em menor percentagem.

 

na mudança qual a forma correcta entao de acrescentar agua?

eu tenho feito com agua da torneira a sair em forma de chuveiro verificando sempre que a temperatura não (palavra corrigida) tem oscilação

É isso que tu fazes... a maneira mais correcta é adicionar a água de modo a que os peixes não se ressintam. Tanto a níveis de temperatura (no inverno pode causar íctio) como a níveis químicos da água (durezas, pH, etc...).

A forma mais "correcta" é gota a gota, se quisermos ser perfeccionistas. Dessa maneira garantimos que as alterações na água do aquário são muito suaves, e não abruptas.

 

mais uma questão de quanto em quanto tempo devo fazer o teste?

Isso depende da rapidez com que suba a amónia na tua água. Eu aconselhava sempre a fazeres todos os dias, pelo menos para veres se os níveis de amónia continuam a subir muito ou não. Se achares que o nível é muito alto, TPAzorra em cima...

 

30 minutos depois da TPA podes também ler a concentração de amónia na água, apesar de ser expectável o seu valor.

 

Como é óbvio, não há nenhuma fórmula mágica para te dizer de quanto em quanto tempo é que deves medir a amónia... isso depende de aquário para aquário... mas tu como estás um pouco "à rasca", mais vale jogar pelo seguro. E lembra-te: nada de comida!!! Não tenhas problemas de consciência dos peixinhos passarem fome...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esclarecer TPA = muda de agua certo?

 

realmente e verdade estou a rasca e com a criadeira cheia... espero que nao os afecte tb

 

uma coisa que notei e penso que seja relevante e que nunca passou de 1.5.

 

hoje mudei 20% ja medi e continua igual, amanha posso/devo voltar a mudar certo?

 

obrigado pela vossa ajuda e desculpem se estou a massacrar mas com o aqua de 60l nunca me exigiu grandes conhecimentos agora com este esta me a deixar mesmo a rasca :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

uma pergunta: esse teste está dentro da validade? é que o valor da amónia não sofrer uma mínima variação após a TPA(Troca Parcial de Água) levanta algumas dúvidas em relação ao dito.

 

eu digo isto porque em tempos eu tive um teste de nitritos da waterlife e após experimentar com várias águas o resultado era sempre o mesmo. tinha um absurdo de nitritos :shock::shock::shock::shock: após comprar outro é que vi que aquele estava "impróprio para consumo"

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal,

 

mas acho que não se falou em 2 coisas importantes:

- sifonar o fundo sempre nas TPA

- deixar 2 dias a água da torneira que se vai fazer as TPA`S, num bidão destapado para o cloro evaporar, muito cloro na água vai dar cabo dos "bichinhos" do filtro.

 

Será disto?

 

Até breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai a uma loja e tenta arranjar água de osmose e muda 50%. Não te esqueças de arejar bem a água.

 

É o Filtro que não tem bactérias suficientes e acumula amônia na água.

Devias ter deixado o água mais tempo a ciclar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

novo tpa remexi bem o areao e os peixes ate andam agora la a pastar mas os valores estao iguais.

 

resolvi testar o teste com a agua da torneira e com agua de garrafa e nao apresentou amoniaco portanto o teste parece em boas condiçoes

 

neste momento tenho a tampa do aqua aberto e aguardo para ir tirar a proxima vitmia :lol:

 

de salientar que os alevins estao vivaços ( vamos ver por qt tempo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem bactérias no filtros tens que fazer TPA`S dia sim dia não o problema é o cloro! Desejo-te sorte pois não podemos fazer mais nada, se o teste de amónia está correcto! Em último caso subir um pouco a temperatura 1 ou 2 graus para provocar um aumento de bactérias!

 

Boa Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a comparar a esponja do aquario antigo com a do novo e reparei que a do novo tem porosidades maiores sera que isto tem influencia na colonização de bacterias????

 

pode parecer uma pergunta despropositada mas como nao encontro mas nada que me possa levar a estes valores de amoniaco...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ao tópico no Forum de Ofertas e encontras lá o João Machado com o anuncio: [Venda] DISCUS E KILLIES, clicas em cima do nome dele que está à frente e envia-lhe um email pedindo ajuda, como eu sou novo aqui penso que só ele te pode ajudar que eu conheça claro (sou novato aqui no Forun desculpem os restantes craques!).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.