ric-santos

Membro
  • #Conteúdo

    284
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre ric-santos

  • Aniversário 09/02/1980

Formas de Contacto

  • MSN
    ric-carla@hotmail.com
  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • Localização
    V.N.Famalicão

ric-santos's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Boas. . Aí a preguiça. . . precisamente nesta secção há um tópico fixo a indicar isso precisamente. . Lê aquí. . http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730
  2. Actualização - 27/05/2010 Este era o estado geral do aquário. A cafésada mantêm-se, e vai daí. . TPA de +/- 20%, uma vez que agora já tem peixarada lá dentro e temos de ter cuidado com descidas bruscar de temperatura. Ficou então neste aspecto: Como podem ver, tenho plantas flutuantes que fartam-se de viajar às voltas devido à corrente. Tenho também mais 2 rebentos de uma Echinodorus que tenho de identificar melhor. Até ao momento, Algas NADA. As Valisnereas estão a adaptar-me muito bem. . tenho até já rebentos novos. As criptocorines, também. . folhas novas bastante escuras só acho é que são relativamente finas. . . As anubias tanto a nana como a normal, estam a fixar-se aos troncos e a dar folhinhas novas. . só a tal da esquerda apesar de já ter dado folhas novas (algo pequenas de minha opinião) parece que estabilizou quanto à sua degradação. Entretanto entrou no auxilio à limpesa um casal de Ancistrus SP e não sei porquê morreu o CAE mais pequeno. http://www.peixefauna.com/peixes-f37/ancistrus-sp-t744.htm Gostava de uma opinião sobre o facto de aparentemente as folhas novas estarem a nascer pequenas e finas. Logo que possa faço testes e posto aquí. Tenho neste momento ligado 2 pares de luzes - 2 x 55W PLL 4000K que liga às 15h desliga às 23h - 2 x 55W PLL 6500K que ligas às 17h desliga às 01h o CO2 liga junto com as luzes às 15h Acham que vale a pena ligar o terceiro par de lampadas 2x55W PLL 4000K que tenho na calha?
  3. Actualização: Dia: 4 - 20/05/2010 18:45 - TPA de 50%. . Passei novamente a conseguir ver o fundo do aquário. A temperatura passou dos 26.5 para 23.5 ºC após TPA. 00:15 - c/ Temperatura 26ºC - Introdução da equipa de limpesa: - 1 Otoocinclus - 1 Panaque - 3 CAE´s Boas Noticias: - Anubia nana está a nascer uma folha nova bem como a anubia "normal" (a que está no buraco do tronco) - A bacopa está adaptar-se bastante bem Más noticias: - A anubia maior (a da esquerda) esta a apresentar buracos nas folhas, como já mostrei, e cada vez maiores. mas parece-me (não tenho a certesa) que seja apenas nas folhas velhas. . a ver vamos. . - A Valisnérea Twister, tem algumas folhas já definhadas. . . . mas não todas. . Na próxima vêm fotos "fresquinhas". . Abraço!
  4. Uma das intensões é ver como é possivel ou não a gente safar-se sem a trabalheira da Fervura e lavagem do Humus. Quero fazer isso. . Queria muito ter uns peixe Gato, mas é condição que não me comessem as plantas e não crescessem mais do que uns 10-12 cm Máx. Tenho um Panaque mostrado no cimo deste post, vou mantê-lo, mas tenho também um ancistru, que quase me devorou a anubia nana. . esse vai ficar fora. . Por acaso, tenho quem me possa vender Ancistrus SP (Ancistrus dolichopterus) que podem ver melhor aquí mas tenho algum receio que me coma plantas. . Acham normal os Nitratos estarem a 0 mg/l ? Acham que posso começar a colocar uns Otocinclus e CAE por ex.?
  5. Boas! Antes de mais obrigado pelos comentários e vou tentar responder. . . Também tenho essa informação relativamente aos nutrientes do Humus, espero saber lidar com a situação, e para isso também conto com a malta aquí do forum. . Quanto a plantas, estou em fase de aquisição de mais. . . Sobre o layout: Éste foi decido também pela cara metade cá de casa, e sendo do agrado, será +/- para ficar assim, claro está que contamos melhorar o aspecto "trabalhando" com as plantas. . Vamos então ao ponto de situação: Dia: 2 - 18/05/2009 12:30 - A àgua estava algo escura, então coloquei na SUMP uma Saco de carvão activo que tinha cá por casa. 19:00 - Eis o aspecto do dito cujo. - Liguei o Filtro UV-C - Testes: - Ph: 7.5 - Kh: 3º - NO2: Descobri que tenho o teste estragado - NO3: O teste acabou. . é tudo ajudar. . - Como o Ph está a 7.5, liguei a botija de CO2. . Dia: 3 - 19/05/2010 19:00 - Aspecto - Testes: - Ph: 7.0 - NO3: 0 mg/l (comprei um teste da Sera, apesar de todos os outros que tenho serem da JBL) Como a ver que algumas plantas estão com problemas. . eis a mais grave. . Entretanto, conto Sexta-feira (pois hoje não posso) fazer uma TPA de uns 50%, para ver se "o café" desaparece. . Acho estranho o NO3 ser 0 mg/l, bem como as plantas estarem a comecar apresentar boracos. . Será falta de potássio??? É normal. . . Não sejam meigos. . opinem à vontade. .
  6. Boas! Finalmente encontrei um Domingo livre para meter mãos à obra de raiz, e agora a sério. Posso já dizer que a coisa demorou uma tarde inteirinha. . Data: 16/05/2010 1º - Mudei toda a fauna existente para um aquário de 60 Lt (que tive de activar novamente); 2º - Arranquei toda a Flora existente 3º - Despejei toda a Água e apanhei TODO o Areão chegando ao "osso" do aquário Agora as Novidades. . . Substracto: - Decidí arriscar em Colocar 100% Humus de Minhoca - Procurava Laterite, no entanto é algo dificil e decidí apostar também no mais próximo: Perlite. . Fiz umas pesquisas (no forum pelos Vistos niguém experimentou/conhece) e as informações reunidas dão como material enerte, e principalmente usado em substractos com a principal função de facilitar a areação, etc. . podem ver mais aquí: http://www.aquariumslife.com/aquascaping/p...anted-aquarium/ Ora então. . Coloquei directo no fundo do aquário: 3 L de Perlite: A seguir misturei numa bacia à parte 5L de Humus directo do Saco, com outros 3 L de Perlite. Como podem, ver é possivel encontrar alguns pedaços de perlite no meio do Humus. . De seguida, desfis o quanto pude os restantes 5 L de Humus e coloquei uniformemente por cima. A seguir uma Boa camada de areão. . Plantação: Pormenor Esquerdo De acordo com o sugerido anteriormente, todas as anubias estão amarradas ao tronco, a da direita, está num buraco existente que tem passagem para o areão depois. . caso ela assim queira. Plantação: Pormenor Direito Aspecto Geral: O Enchimento agora um pouco mais rápido. . . Ultimas Plantações e Voilá. . Neste momento tenho a seguinte Flora: 1 Anubia nana 1 Anubia "normal" – fixa no buraco do tronco 1 Anubia Heterophylla que segundo a etiqueta pode crescer até 80 cm de altura 1 Cryptocoryne undulatus 'brown' 1 Cryptocoryne undulatus kasselman Juncus Repens 2 Valisnerias Americana (Gigante) 2 Valisnerias Americana Twister (Torta) Vários pés de Valisnerias Spilaris 3 Conj. de pés de Bacopa Procuro ainda mais algumas plantas, tais como HZ e uma ou duas Echinodorus. Pretendo avaliar e mostrar ao pessoal a viabilidade ou não de usar este tipo de Substrato, (10L) 100 % Húmus de minhoca directo do saco + (6L) de Perlite. Pretendo também ir actualizando este Tópico e conto com a vossa ajuda quer a nível de opiniões/sugestões de Layout, troca de plantas, etc quer a nível de Ajuda para problemas que possam surgir. . Setup: - Aquário com 120x50x65 + SUMP 60x40x40 - Bomba: +/- uns 1500 l/h - Aquecimento: 2x 150W - Iluminação: 6x PLL 55W – Total: 330 W – com 3 temporizadores - 2 pares de 2x PLL 55W – 4800K - 1 pares de 2x PLL 55W – 6500K Opinem, não sejam tímidos. . .
  7. Boas! Malta então após 30 visualizações, ninguém conhece ou tem experiênciascom a Perlite. . ?
  8. Boas! Ando em fase de aquisição de material para, talvez no próximo Domingo fazer um Renascimento no meu Aquário de 350 L Para substracto, e face ao tamanho e aos Euros, estou decidido a usar 100% Humus de minhoca da Siro directamente no fundo, lí algumas experiências de malta que usaram directo sem ferver nem lavar, e correu bem tendo alguns cuidados que também pretendo ter! Lí também que era ideal usar Laterite junto com o Humus, no entanto não é muito fácil arranjar de fonte segura Laterite, como tal Comprei algo que nunca tinha visto, e me foi indicado na loja como o mais parecido que lá tinham. Chama-se Perlite, e tem este aspecto: Pelo que pesquisei, não há nada aquí no forum sobre o uso da Perlite em Aquários, no entanto na net encontram-se coisas interessantes e algo positivas, estou tentado a usar. Alguém conhece ou já usou?
  9. Boas! Voltei, tive fora do pais, e as compras/recomesso ficou agendado para o fim-de-semana de 15-05. Sobre o Humus, é realmente esse tipo de informações/experiências que preciso. . Ferver o Humus penso que só servirá para matar os ovos de minhoca, no entanto estes penso que não fazem mal nenhum, se os ovos eclodirem, existe quem lhes trate da saude. . :D Estou errado? O passar por várias àguas, deve minimisar o problema dessa àgua amarela, no entanto por quanto tempo ficas-te com a àgua amarela?
  10. Boas Pedro! Lí o teu tópico, e realmente a tua experiência teve como base, um aquário de 40 litros. O meu tem 120x50x65 cm o que 360 litros brutos. Retirando uma média de 10 cm de areão fica +/- 120x50x55 = 330 litros Como tenho uma SUMP com 60x40x40 e que normalmente tem uma média de 25 cm de altura com àgua, faz um total de 60 Litros. Ou seja, no conjunto tenho +/- 380 a 390 Litros de água no sistema. Penso que os teus 2 cm de Humus, realmente deve ser muito, senão vejamos: A avaliar pelas fotos, diria que o teu aquário tem de medidas: 40x30x35 (CxLxA) Os 2 cm de altura de Humus, correspondem a: 40x30x2=1,2 Litros de Humus Termos liquidos, o teu aquário que tenha uns 30 Litros, tens uma razão de: 1,2/30=0,04 L de humus por cada L de àgua. No meu caso: Se aplicar os mesmo 2 cm em toda a area do aquário, tenho: 120x50x2=12L Com os meus 380 L líquidos, tenho uma razão de: 12/390=0,03 ou seja, tenho 25% a menos que no teu caso. Além disso, devido às quantidades(12L de Humus) percebes o porquê da minha preocupação em tentar poupar o trabalho de o ferver e lavar??? É que se fosse o caso de 1 ou 2 Litros, paciência. . era uma panela de uma vez e tá feito. . mas assim, terão de ser várias panelas. .
  11. Boas Pedro! Podes ser mais explicito? Que quantidades usas-te, e de quê, que Setup tinhas, e o que correu tão mal para teres de refazer tudo? Estás a preocupar-me. .
  12. Obrigado! Já agora que quantidade de Laterite se usa? O meu aquário tem 120x50 de fundo, se usar 2 cm de altura de HUMUS, dá 12x5x0.2=12Litros de humus. Vou comprar 2 Sacos, total 20 Litros. Tenho mesmo de os ferver, lavar, lavar, lavar. . ??? Já lí no forum casos que tiraram do saco e meteram directo no aquário, areão como já referi posso colocar boa camada. . .mas se tiver mesmo de ser fervido, e lavado um camião de vezes, paciência. . . queria era poupar as panelas lá em casa. . . o da minha esposa, a àgua desperdiçada, pois mesmo que aproveite para as plantas de vaso, nunca consigo aproveitar tudo. . e claro está, a trabalheira. . . Sabado vou à Jardiland na Maia!
  13. Mistake! Onde encontras Laterite? Areão não é meu problema. . . tenho muito. . mesmo muito. . por isso se levar nem que seja 10 cm de altura por cima do Humus, não será problema. .
  14. Boas! Estou num projecto novo e também procuro toda a informação possivel sobre Humus de minhoca! Que quantidade de humus usou? Por quantas lavagens passou esse humus? É mesmo necessário ficar a secar antes de se meter no aquário?
  15. Caro Mistake! Como está este Projecto. . ? A minha busca tem exactamente o mesmo objectivo que o teu: 350-400L de Lowtech pois o tempo não abunda, mas que ficasse agradável. . Procuro a mesma base que tu: 100% Humus de minhoca da SIRO. . . . . mas eu para utilozar pela 1ª vez.