DOENÇAS E PRAGAS
Microalgas, testes, aditivos, tratamentos e quarentenas
6279 tópicos neste fórum
-
- 8 respostas
- 1.2k visitas
Boas. Aconteceu-me algo bastante estranho no meu aquário. Durante a última semana morreram-me todos os espadas que tinha no áqua. Primeiro uma fêmea que estava grávida e acabou por morrer antes de nascerem os alevins. Depois disso (no dia seguinte) morreu um neon. Uma vez que o neon já andava com umas cores algo esbatidas, parti para a ideia de bactérias/fungos ou assassínio, uma vez que uma das barbatanas estava desfeita. Acontece que no dia a seguir a esse, uma cria de espada (que tinha 2 meses) também apareceu morta. No dia seguinte os machos de espada que sobravam estavam mais ou menos, sendo que um deles tinha uma espécie "cotão" branco agarrado às barbatanas. A…
-
- 1 resposta
- 780 visitas
Há dias que tenho notado o meu betta mais calmo, sem comer e escondido (quase sempre atrás de uma pedra).Quando hoje apareceu entrei em transe:estava todo inchado,de lado.Fiz o seguinte:fui comprar Bactopur direct,coloquei 1 comprimido em 2 lit de água do aquário e mergulhei o Betta lá durante 30 min.Depois coloquei-o num balde com aproximadamente 10 lts de água, fiz a diluição do Bactopur indicada na embalagem e coloquei um filtro e um termostato.Está assim desde manhã.Na embalagem diz para fazer tpa de 50% daqui a 3 dias e se não estiver melhor repetir o tratamento. Alguém me sugere alguma outra coisa para salvar o meu BETTA?? Outra coisinha. A causa que dão mui…
-
- 2 respostas
- 886 visitas
Preciso de ajuda, apareceu-me no meu aquário uns bichinhos muito pequenos de cor branca, mais parece lombrigas, que são visíveis no arião e no vidro, como posso me livrar desta praga?
-
- 1 resposta
- 642 visitas
boas, esta tarde deram-me um betta doente. eu aceitei ficar com ele para o tentar salvar. O problema é o seguinte: o betta esta sp a nadar de lado e as vezes que se coloca na posição correcta são poucas. Poderá ser uma inflamação na bexiga???? devo usar o sera BackToPur direct????Obrigado
-
- 1 resposta
- 898 visitas
quando iniciei o meu aqua foi com um barbo cereja, um tigre e um albino. apos cerca de 1-2 semanas o cereja comecou a ficar mais "calmo" e parado e chegou mesmo a "desaparecer" de vista por mais de 1 dia(ate cheguei a pensar que tivesse morrido dentro do tronco artificial). ao fim de quase 2 meses ainda tenho esses exceptoando tigre que morreu,quase de certeza ao excesso de amonia/nitritos... esse cereja continua vivo pra minha alegria mas e' completamente diferente do outro que adquiri...(passa o dia todo parado e escondido)e tambem reparei que tem as barbatanas,principalmente a dorsal,quase sempre encolhidas.mas nao apresenta nada que se note de doenca (tipo pintas,m…
-
Uma colisa lalia com um olho inchado, o que será? Tipo à volta do olha um bocado branco e o olho parece estar mais para fora...
-
- 1 resposta
- 3.2k visitas
Gostava de saber se alguém já usou o medicamento Protovit (vitaminas para crianças) em peixes ??? Li um post num fórum onde se afirma que se pode usar estas vitaminas para molhar comida congelada, (artemia, etc.) durante um certo tempo para vitaminar a comida. Gostava de saber se realmente podemos usar na alimentação dos peixes e qual a quantidade por volume de agua. É que a vantagem destas vitaminas esta no preço, passei por uma farmácia e custa €3.60 não sei é se realmente resulta.
-
Pararsitas
by Rosa- 1 resposta
- 747 visitas
A minha fêmea Apistogramma borellii está com um parasita nas brânquias, sua aparencia é de uma bolinha vermelha viva. Já tratei com fungicida, bactericida e nada, ja pensei na possibilidade de ser um protozoário ou até mesmo uma larva bivalve. Se alguém puder me ajudar por favor eu agradeço.
-
- 3 respostas
- 3.7k visitas
Oi! Ontem reparei que uma das minhas molies tinha a zona anal branca como se estivesse qualquer coisa a sair do anus. Pensei que fossem parasitas. Entretanto a minha outra molly também apareceu com manchas brancas no corpo (com +/- 4 mm de diametro) e uma pinta na barbatana peitoral. Agora acho que é ictio?? Ou serão as duas coisas?!?! De resto andam bem, comem bem, não se coçam nem nada... Entretanto aumentei a temperatura para 30º por causa do ictio, mas será que deva medicar para parasitas internos? E se sim devo medicar o aquário todo (comunitário) já que os parasitas devem estar espalhados ou só os peixes que aparentem ter parasitas? Já agora, estive a ler s…
-
- 6 respostas
- 1.5k visitas
tenho um discu a morrer. está branco,respira mt rapido e tem as gelrras mt abertas, já quase não se mexe e está de pernas para o ar.
-
- 1 resposta
- 1.1k visitas
o meu labidochromis textilis macho aparentemente está bem. Anda normalmente pelo aquario "persegue" outros peixes pq é o maior mas não tem comido nos ultimos 3 dias e tem as fezes brancas. a zona anal parece tb um pouco dilata como se tivesse acabado de fazer uma postura de ovos. vou ver s tiro uma foto depois colo aqui mas para ja alguma ideia? é conveniente po-lo de quarentena? obrigado
-
- 4 respostas
- 1k visitas
Tenho um áqua de 60x30x30 em que penso ter criado boas condições para ter 3 escalares que até á data aparentavam estar muito bem. Tenho um pk a 6,8 e os nitritos completamente controlados. Tenho duas cory´s com 3 escalares, tenho um tronco e 2 anubias e uma echinodorus que não para de crescer. A minha próxima aquisição vai ser a nivel de plantas valisnérias, 2 ottocinclus afinnis e um cardume de 10 tetras que ainda não sei bem quais mas já li muito sobre a compatibilidade destes com os escalares e é um assunto com algum cuidado. Gostava de saber a vossa opinião sobre a compatibilidade de tetras com escalares mas o meu problema é que hoje reparei que um escalar tem na b…
-
- 1 resposta
- 632 visitas
Pontos brancos em molly e neons. O que fazer?
-
- 2 respostas
- 2.3k visitas
Ois Tenho um peixe com uma ferida na boca causada por uma disputa territorial no aquário. Apesar de continuar a alimentar-se bem e ter um comportamento dentro do habitual acho que a ferida esta a aumentar ( tem tipo uma mancha branca na boca, lado inferior) Devo aplicar algum medicamento de prevenção e qual ? ou deixar e ver se a ferida sara por si ? Obrigado
-
- 3 respostas
- 985 visitas
Boa tarde, Tenho 3 Discus que de alguns dias para cá movimentam as suas barbatanas dorsais de forma muito rápida e seguida, parecendo que se estão a tentar libertar de algo. Desta forma parece-me que estão a ser incomodados por parasitas externos. O que acham ? Que tipo de medicamento/procedimento devo administar ? ... Flagyl ? O Flagyl não se destina apenas a parasitas internos ? Praziquantel ?.. Muito Obrigado a todos ..
-
- 3 respostas
- 805 visitas
Boas Tinha dois discus (+/-6 cm) num aqua com outros 3 discus. Os dois discus em causa deixaram de comer e então passei-os para um aqua hospital e fiz um tratamento com flagyl.... mas continuam sem comer (ou comem muito muito pouco) e não sei o que fazer??? Já pus umas vitaminas da sera na agua e na comida.....mas eles não arrebitam....um deles está visivelmente magro Sugestões?? De parasitas internos.....estão livres (em principio...após tratamento flagyl né?) mas que outra coisa pode ser..... não tem nenhum sintoma visivel.... a unica coisa é que não comem...e isso é sempre mau sinal... Se sugerirem tratamentos digam logo onde posso co…
-
- 1 resposta
- 703 visitas
boas ele n tem sintomas nenhuns de doença nada bem come bem mas akilo e mm grande vai de um lado ao outro do corpo. aki vai a foto. se alguem souber como se trata e se e bacteriano ou algum parasita.desculpas pela foto sei que n da pa ver mt bem mas da pa ter uma ideia como ainda n tenho um tripe grande para a makina saiu desfocada abraços
-
- 2 respostas
- 4k visitas
Viva pessoal, Gostava de saber se é alguma doença ou parasita intestinal pois alguns dos meus peixes apresentam fezes ligadas com filamentos (parece fios de teia) Costumo dar-lhes de vez em quando alimentação com flagyl misturado. Setup: 550 Litros TPA´s todas 2ª e 5ª (40 litros de cada vez) ph 6.6 a 6.8 nitratos poucos nitritos 0 amonia/amoniaco 0 Temp 29/30ºC Comida variada: Mistura caseira Flocos Artémia congelada Abraços Rui Pedro
-
- 2 respostas
- 893 visitas
oi!! Eu tenho 2 kinguios, mas específicamente, 2 pequenos telescópios... À dois dias, reparo que um está sempre de lado... nao se consegue equilibrar... respira, mas n se poe direito.. Será por causa da bexiga nadatória?? qual a cura?? João Pereira
-
- 0 respostas
- 718 visitas
Gostaria de saber que tipo de doenças afectam as guelras, pois tenho um telescópio que de um dia para outro ficou muito mais parado, começou a deixar de comer, de nadar e começou e ter uma coisa a sair da guelra. De inicio parecida um muito fino pêlo, mas depois ficou castanho. Não sei se será um parasita ou alguma secreção.... Tirei-o do aquário, e está à parte. Dei-lhe um produto para eliminar parasitas externos mas não parece que esteja melhor. Não tenho muitas esperanças. Estáva num aquário de 20l com um outro peixe de água fria e um corydora, algumas plantas com a Echinodora. Tem um filtro e a temp da água ronda os 27 a 29 ºC. De comida só lhes dou dáfnias e …
-
- 5 respostas
- 1.5k visitas
Boas Preciso de ajuda tenho 4 Discus 3 deles já têm manchas brancas pelo o que li suponho ser Vitiligo não sei o que fazer visto que os tenho em um aquario comunitario, continuam a comer normalmente. Para começar aumentei a temperatura de 28º para 32º.
-
- 11 respostas
- 4.7k visitas
boa tarde reparei que o meu guppy macho tem a sua cauda a diminuir, parecendo rasgada. O aquario tem cerca de 100 litros: o pH e de 6,8/7; encontra-se com 9 cardinais, 1 pleco, uma guppy, e um casal de colisas lalia...
-
- 0 respostas
- 29.2k visitas
Já li muita confusão sobre o Metronidazol por isso resolvi transcrever um pequeno capitulo de um livro sobre o assunto: "Metronidazol é o principio activo dos medicamentos "flagyl" e "clont". Actua como inibidor da maioria dos parasitas mas não os elimina completamente como se assume normalmente. Os organismos são normalmente enfraquecidos e podem, então ser iliminados pelos sistema imunitario do peixe. Mas isto só funciona se o peixe não estiver demasiado fraco. Peixes muitos fracos não voltarão a ficar saudaveis e poderão infectar o resto dos habitantes do aquario. Como estes parasitas podem ficar alojados nas paredes do intestino, o tratamento para "Crytobia”…
-
- 10 respostas
- 1.4k visitas
Antes de mais nada parabens pelo vosso forum! Tenho dois escalares que estão doentes-sintomas:olhos turvos,barbatanas pareçem ruidas e tem umas machas no corpo(pareçe um muco), o que devo fazer??? :D
-
- 7 respostas
- 1.2k visitas
Olá a todos mais uma vez necessito da vossa ajuda. Ontem a a minha espada apareceu com um ponto branco na boca e uma mancha branca na barbatana, neste momento não faz qualquer movimento com ela.Pensei que tinha um caso de pontos brancos e usei de imediato um produto da tetra medica proprio para tal e subi a temperatura para 30º .Hoje a mancha da barbatana esta mais alastrada ,e a espada ainda não comeu , procura isolamento á superficie. tenho um aqua de 50l com3 espadas 6 neos ,2 guppys , 2 platys, 2 limpa fundos e um limpa vidros. Uso filtro interno e uma bomba de ar, as plantas são artificiais. Fiz agora os teste a agua: NO3-25 NO2-5 GH->6 kh-0ºd ph-6.4 Por …
-
- 4 respostas
- 1.1k visitas
Alguém sabe dizer-me se a doença deste ramirezi é a famosa doença dos buracos? Se houver quem já tenha curado esta doença num dos seus peixes, agradeço ajuda. Obrigado.
-
- 5 respostas
- 798 visitas
Reparei que um dos meus discos apresenta desde há 2 ou 3 dias as barbatanas que ficam ao pe das guelras (penso que chamam peitorais) e a barbatana caudal meia esbranquiçada e com alguns pontos/manchinhas brancas (não parece muito ictio). Gostava de saber o que fazer e se a doença é grave. Tenho em casa SERA baktopur e outro para ictio. A temperatura esta a 28ºC e pH a 6.6.
-
- 14 respostas
- 1.9k visitas
Boas. O meu pleco ficou entalado entre o vidro e o termostato, nao sei bem se ficou com queimadura, mas ficou com uma ferida, que me parece que criou fungus. Aqui vai uma foto da ferida, na foto ele tem a pele "amolgada" mas essa parta ja esta melhor, nao está assim tao fundo, mas, continua assim branco. Tenho em casa baktopur direct e baktopur normal, devo usar algum para o tratar?
-
- 6 respostas
- 1.4k visitas
Boas tenho o meu aquario com a água nos seguintes parametros... NO2 - 40 NO3 - 0 Gh - 18 KH - 17 PH - 7,5 o que poderá estar mal....? no aquario tenho colisas, neons, caracois maça, platys e mollys. alguns guppys que tenho á mais tempo no aquario estão impecáveis os parametros da água da loja onde os compro estão sensivelmente iguais aos meus a única diferença é no NO2 que está a zero... Alguém me sabe dizer qual será o problema...alguma virose... Obrigado
-
- 3 respostas
- 1.7k visitas
Olá a todos... Não sei se este é o sitio certo mas não sei bem onde se enquadra este assunto. Tenho o meu aquario de 600L com nitratos - 5 e fosfatos no máximo. Além de TPA's, o que posso fazer para reduzir estes valores ? Setup: Aqua 2,00 x 0,50 x 0,60 2 focos HQI 150W 10 horas/dia 2 filtros Enheim 2028 2 termostatos de 300W Fauna: 8 discos 5 corys 2 kribensis 2 ottos 4 saes 2 gouramis dourados 1 beta Tenho alguns peixes incluindo mais 14 SAEs para passar para lá hoje... Flora: valisnerias bacopa echinodorus anubias feto de java salvinia natans (mais uma ou 2 que não consigo lembrar do nome). Dicas precisam-se... …
-
- 7 respostas
- 1.6k visitas
o meu escalar perdeu o equilibrio , nada aõs esses e piruetas,nada mesmo sem controle. se me poderem ajudar agradecia ,pois tenho muita estima por este peixe e tenho pena de o ver assim. :D
-
- 4 respostas
- 3.4k visitas
bom dia, eu hoje de manha reparei que a minha ramirezi nao com nem comida viva nem em flocos... eu estou procupada pois so tenho o casal ha 5 dias: o macho, nao comeu nunca e morreu logo no primeiro dia em que entrou no aquario, mas a femea continuava a comer efusivamente! hoje, vejo que a femea tambem nao come...SERA UMA DOENCA QUE VEIO DA LOJA? e que eu tenho um casal de colisas lalia e ate dois alevins destes e nao estao minimamente afectados...estes sempre comeram muitissimos bem. POR FAVOR AJUDEM ME! nao quero ter outro desgosto! Joana
-
- 9 respostas
- 2.2k visitas
ola pessoal... tenhu uma guppy femea com um derrame... so pode ser... tem a barriga com algum sangue... alguem me pode ajudar?? obrigadito a todos!! abraços
-
- 4 respostas
- 882 visitas
Bom dia. Nao sei o k se passa com o meu tubarao,ele come bem e tudo,mas dpois tipo k se encosta ao fundo do aqua e fika la imenssov tempo,sera normal ou acham k tem algum problema,ajudem-me pff. Cups
-
- 1 resposta
- 565 visitas
ola pessoal... tenhu uma guppy femea com um derrame... so pode ser... tem a barriga com algum sangue... alguem me pode ajudar?? obrigadito a todos!! abraços
-
Members
No members to show