Reis

Membro
  • #Conteúdo

    104
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

1 Seguidor

Informação de Perfil

  • Localização
    Setúbal

Reis's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Parabéns. Tá mesmo um espetáculo. Além do aspecto geral estar agradável, as plantas estão com óptimo aspecto. E a postura de escalares, vingou?
  2. Reis

    Fertilizante líquido

    O que eu uso e considero muito bom é o TMG da Tropica. Já o utilizo há muito tempo e as plantas não se queixam. Adiciono também macros (nitrato e potássio).
  3. Viva, antes de misturares os peixes que referiste acho que deves verificar os parâmetros de água que cada um prefere. Os gupis preferem água alcalina e os neons preferem água ácida. Não quer dizer que se tiveres água com PH=7 eles não sobrevivam, mas não vão de certeza estar no ambiente preferido.
  4. nada melhor do que dares uma olhadela por este site www.tropica.com para veres as caracteristicas de cada planta. O nome delas são microsorum pteropus e vesicularia dubiana.
  5. Viva, se o aqua receber luz do dia directa durante muitas horas, por mais artificios que faças, vais ter sempre um problema com as algas que poderão chegar a tomar conta do aqua por completo. Luz solar directa não é aconselhável. Se não for este o caso, colocares muitas plantas (começa por colocar plantas de crescimento rápido no inicio) e lhes proporcionares boas condições (luz, CO2 e nutrientes), as algas nunca serão um problema. Quanto ás quantidades de luz, CO2 e nutrientes já existe neste forum muita informação e opiniões sobre o assunto. se fizeres uma busca por luz, CO2 ou nutrientes encontras tudo o que precisas saber.
  6. Viva, os ramirezis adultos atingem os 5 a 6cm. Se esse tem esse tamanho já é um adulto e com idade suficiente para criar. Quanto a ela não aceitar os machos, paciência. Nem todos os casais se dão bem. Dá-lhe tempo e proporciona-lhe boas condições para criar (muita vegetação e parâmetros de água adequados) que ela logo muda de atitude. quanto ao aumento e diminuição da tonalidade, é perfeitamente normal. Tem aver com o stress a que o peixe está sujeito, se está a dormir, etc... Eu tenho peixes que á noite ficam quase transparentes e durante o dia tem umas cores lindissimas.
  7. Viva, os apistos utilizam os esconderijos apenas para desovarem, se eles não estão a criar é normal que não liguem aos mesmos. Quando a fémea começar a passar algum tempo dentro dos buracos e ficar mais amarela é sinal que vai desovar em breve. Quanto á agressividade, se for apenas um abanar de caudas de um para o outro, é normal. Essa é a forma de eles se cortejarem. A fémea costuma também ter o que parece uma espécie de 'tremedeira' quando o macho está por perto, faz parte do cortejo. Dá-lhes tempo, e quando menos esperares tens o aqua cheio de peixes. Espero ter ajudado.
  8. Viva, multiplicas o valor lido em mg/l por 0.056 e tens o valor em graus alemães (dKH e dGH). Simples.
  9. viva, nesse aquário é mais que certo que os ovos vão ser comidos. Se os ram's insistirem em posturas podes fazer duas coisas: 1-retirar os outros peixes do aqua (os neons se não forem muitos podem ficar). 2-retirar o casal de ram's para outro aqua onde estivessem sozinhos. Destas duas hipóteses eu preferia a 1ª. Vai dando noticias.
  10. Viva, eu digo que são dois machos. Com muita certeza. Ambos teem o nariz avermelhado (caracteristica dos machos), e o facto de um perseguir o outro é um comprovativo disso mesmo.
  11. Viva Luis, acabei por nãp perceber por que somente a 'cuba' ficou com algas. Mas no fim de semana passado mudei o layout desse aqua e agora não tem essa planta. A hemianthus 'cuba' plantei-a num aqua onde pretendo criar um biótopo sul-americano. Como ela é de crescimento lento vai demorar uns meses até ter um tapete como já tinha no outro aqua, mas lá chegará. Quanto ás plantas, tens mp.
  12. A quantidade de luz não me parece exagerada. Sabes qual a temperatura de cor dessas lampadas? A que dá cor amarelada pode não ser a mais indicada para plantas. A temperatura de cor para as plantas deverá andar entre os 4.000º e os 6.500º. Eu também utilizo lãmpadas com 10.000º e funcionam. O TMG é o Tropica Master Grow.
  13. Aconselho a adicionar o TMG todos os dias. Com alguma certeza é esse o problema. A quantidade depende da luz que tens. Quantos watts tens? E que tipo de lâmpadas?
  14. Viva Daniel, estás a adicionar nutrientes na água? Macro e micro? A sua falta pode justificar o surto de algas. Não basta ter muitas plantas, co2 e luz. É preciso dar-lhes alimento. O excesso de fosfatos também provoca o aparecimento dessas algas. Convém que não esteja acima de 1ppm. Se a glossostigma que está a morrer tem pontos ou manchas amarelas é nitidamente falta de nutrientes (e eu apostava que é de micros).
  15. Viva, ontem fiz uns testes e obtive os seguintes valores: GH=10º PH=7,2 Estes valores são um pouco mais elevados do que aqueles que costumo ter normalmente nos aquários. Normalmente tenho GH=3-4, PH=6,6-6,8. Tal facto é capaz de ser devido ao facto de estar a fornecer Sulfato de Magnésio em demasia (aumento de dureza). Ontem já coloquei fornecimento extra de CO2 para tentar baixar o PH, Deixei de adicionar Sulfato de Magnésio (por um tempo), e fiz uma tpa de 50%. Nos próximos dias vou continuar com as tpa's e observar os resultados. Como neste aqua tenho plantas que preferem águas ácidas e moles, o aumento de dureza e PH pode ter debilitado as plantas e proporcionado este aparecimento de algas. Continua é a dar-me que pensar porque é que esta alga só cresce por cima da hemianthus cuba (continuando a mesma com bom aspecto), e a didiplis diandra, a rotala macrandra, a wallichi e a hidrocotyle maritima não teem um fio de alga a chatear . Vou dando noticias dos progressos.