Ajuda com aquario de agua fria.


Recommended Posts

Boas,

 

Sou novato nesta area, em tempos tive uma tartaruga e tinha-a num aquario 40x20 de 10litros.

 

O tinha, indica isso mesmo, ja nao a tenho, ficou o aquario que pretendia usa-lo actualmente para peixes.

De modo a que o investimento nao seja grande, optei pelos peixes de agua fria, e pretendia a vc ajuda com informacoes/digas e esclarecimento de algumas duvidas.

 

Actualmente tenho 6 Medaka's Brancas, e tenho apenas areia grossa no fundo.

 

Será aconselhavel ter uma bomba de ar e filtro?

Dado que é um aquario pequeno é dificil arranjar bombas e filtros, o normal é acima dos 20lts, eu tenho a bomba que vinha com o aquario (Aquapor AQ-300), que foi comprado como aquario de tartarugas, so que o caudal é muito grande.

 

De quanto em quanto tempo devo mudar a agua do aquario?

 

É aconselhavel ter algum sitio para que eles se possam esconder?

 

Ja procurei em varios sitios, e encontrei sempre pouca informação sobre aquarios de agua fria e pequenos, alguem conhece algum sitio (tirando este forum)?

 

Agradeco dicas e conselhos, dado que sou novato nesta area, todos os conselhos ajudam bigsmile.

 

Um abraço,

 

Julio Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Júlio,

 

Antes de mais, sê bem vindo !

 

Quanto a um site de consulta, o Forum é o melhor local (na minha opinião, claro), no entanto, também gosto deste site, pois é bastante (in)Formativo !!

 

The Krib

 

Quanto às tuas questões:

 

1. Será aconselhavel ter uma bomba de ar e filtro?

Sem dúvida ! Depois de leres algo mais sobre aquas, aqui e no The Krib, perceberás !

Como já tens uma bomba de ar, monta um filtro de esponja. Barato, rápido e eficaz q.b. para o que queres !

 

2. De quanto em quanto tempo devo mudar a agua do aquario?

No minimo, semanalmente 10% do volume total !

 

3. É aconselhavel ter algum sitio para que eles se possam esconder?

É simpático ! Vão sentir-se mais seguros, logo terão menos stress. Posso aconselhar um pouco de musgo de java.

 

Espero ter ajudado !

 

Já agora, podes colocar as 3 medidas do teu aqua - Comp x Larg x Alt ???

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Obrigado pelas boas vindas e pelas tuas dicas.

 

O forum é fantastico, tem muita informacao, e talvez o mal seja esse, ha muita informacao e dispersa, e acaba-se por ficar meio perdido.

Pensei que houvesse mais sites estilo o que disseste, mas o que é certo é que é dificil de encontrar.

 

Eu tenho um filtro de esponja, nao a bomba de ar. O problema da bomba é que tem muito caudal, e faz muita torbulencia na agua, mas tb nao encontro para aquas de 10Lts, se alguem conhecer agradeco que me informe.

 

As medidas sao 40x20x19 mas com a areia e o topo tem cerca de 13cm de agua para nadarem.

 

Um abraco,

 

Julio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, encontras facilmente um filtro mais pequeno em qualquer loja por menos de 20€. resta saber de que zona és ( não diz no teu perfil ) para ver se te posso ajudar na escolha da loja.

Quanto a usares filtro, era bom que o fizesses, evita TPA´s muito próximas, ajuda a limpar os detritos do aqua e acaba por criar lá dentro uma colónia de bacterias que te vai ajudar a regular os parametros do aqua.

Em relação ao oxigenio, a minha opinião é que desde que a bomba movimente a agua, não será indispensável. Eu tenho um aqua igual ao teu com alguns guppies e camarões e não tem bomba, só filtro.

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, encontras facilmente um filtro mais pequeno em qualquer loja por menos de 20€. resta saber de que zona és ( não diz no teu perfil ) para ver se te posso ajudar na escolha da loja.

Quanto a usares filtro, era bom que o fizesses, evita TPA´s muito próximas, ajuda a limpar os detritos do aqua e acaba por criar lá dentro uma colónia de bacterias que te vai ajudar a regular os parametros do aqua.

Em relação ao oxigenio, a minha opinião é que desde que a bomba movimente a agua, não será indispensável. Eu tenho um aqua igual ao teu com alguns guppies e camarões e não tem bomba, só filtro.

 

Viva,

 

Devo estar a ir aos sitios errados, dado que o minimo que encontrei foi para aqua's de 18lts e custava a volta de 25€. Qual é o modelo da tua?

Vivo em Sta Maria da Feira, mas trabalho no Porto.

Tens alguns cuidados especiais com o teu aquario?

 

Obrigado,

 

Julio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de procurar melhor que encontras. O meu não me lembro da marca mas é mesmo muito pequeno e custou-me 16€, mas foi em Coimbra.

Quanto aos cuidados, TPA´s semanais de 20%, só. Não adiciono nada, tenho o aqua completamente livre de quimicos.

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o pesoal anda doido?

Nao falam que e impossivel de manter peixes de agua fria em 10 litros?

crescem bastante?

lol

 

Cumps

 

Tens toda a razao!

 

Ocorre-me no entanto uma possibilidade o Neon Chines (Tanichthys albonubes) que nao passa mais que os 4,5 cm em adulto.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o pesoal anda doido?

Nao falam que e impossivel de manter peixes de agua fria em 10 litros?

crescem bastante?

lol

 

Cumps

 

 

Os Medaka que o JulioSilva tem são killies que não passam dos 4 cms. Embora eu também ache que seja curto penso que não será uma loucura total. Mas como de killies percebo basicamente nada era melhor o pessoal dos killies dar dicas.

Editado por JoaoRibeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito sinceramente, nem reparei na parte dos 10 litros, e não conheço a espécie em questão. Limitei-me a responder à pergunta se era preciso filtro ou não. Desculpem lá. LOL

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sabemos que o aqua é para Medakas, pois foi dito no primeiro post. São peixes de água fria que embora crescam como todos os animais, não ficam com o tamanho de uma koi !!

 

O intuito foi responder às questões do membro !

 

Se for para dar opinião, sinceramente, 10 litros servem para aqua hospital e/ou para criadeira de killies !!!!

 

E já que estamos a conversar....

 

Sinceramente, procurar um filtro tamanho caixa de fósforos numa qualquer loja do chinês por 12/16/20 eur é um roubo ! Tens filtros de mochila por 20 eur, que esses sim fazem um trabalho decente !!

 

Eu tenho um filtro de esponja, nao a bomba de ar. O problema da bomba é que tem muito caudal, e faz muita torbulencia na agua,

 

Vou ter que tornar a bater na mesma tecla !! ;)

 

Para esse aqua, e visto que já tens o filtro de esponja, serve e sobra ! Para resolução do que consideras o excesso de caudal da bomba, resolves com uma válvula em T, em que regulas o caudal que vai para cada lado, tendo num dos lados o teu filtro de esponja e do outro a.... atmosfera !!!

 

Notinha de saída: se é para gastar dinheiro, gasta num aqua maior e não num filtro miniatura !!! Assim, a bomba de ar deixa de ter excesso de caudal e os Medakas ficam com mais espaço, é mais fácil controlar os parâmetros da água, etc....

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Notinha de saída: se é para gastar dinheiro, gasta num aqua maior e não num filtro miniatura !!! Assim, a bomba de ar deixa de ter excesso de caudal e os Medakas ficam com mais espaço, é mais fácil controlar os parâmetros da água, etc....

 

 

Com isto também concordo em absoluto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado a todos pelas respostas.

Eu penso ter chamado atencao a esses 2 pontos fulcrais, o tamanho do aquario (que sei que é pequeno) e a especie em questao.

A ideia inicial e a utilização do que ja tenho, sempre soube que o caudal da bomba era grande, nao sabia é que era para aqua's de 60lts!, como verifiquei apos uma pesquisa na net. Nao percebo como e que vendem tartarugueiras de 10lts com filtros para 60lts!! Quem nao sabe... enfim!

 

A minha ideia é manter o tamanho do aqua, para inicio, de modo a saber se sou um bom tratador, nao me interessa ter um aqua de 200lts todo artilhado e depois os pobres dos peixes morrem todos, eu desisto desta actividade e depois fico com dinheiro empatado...

Mais tarde claro que pretendia um maior.

 

Pelo que percebi o urgente é arranjar um filtro, e como cuidados fazer TPA's de 10-20% por semana.

Em principio ja tenho uma bomba de ar, so me falta arranjar o difusor. O que penso que se tiver estes dois (bomba e filtro) é o essencial para estes peixes, certo?

 

Obrigado,

 

Julio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia é manter o tamanho do aqua, para inicio, de modo a saber se sou um bom tratador, nao me interessa ter um aqua de 200lts todo artilhado e depois os pobres dos peixes morrem todos, eu desisto desta actividade e depois fico com dinheiro empatado...

Olá Julio! As probabilidades dos peixes morrerem são muito maiores num aqua de 10L do que num aqua de 200L. Quanto maior é o aquário mais seguro é manter peixes.

 

Quanto a mim 10L é mesmo muito pouco para ter qualquer peixe,por mais pequeno que seja. Um bom aquário de iniciação é um de 60L. Pequeno,mas não tão pequeno que seja muito dificil manter o ecossistema equilibrado.

 

Aquários de 10L não são de todo os mais apropriados para quem se inicia na Aquariofilia.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pois, ja percebi que estou a comecar mal com os meus poucos 10Lts, mas a ideia é mesmo aproveitar este aqua.

 

Consegui arranjar no El Corte Ingles um filtro que me parece ser o ideal, se alguem o conhecer agradeco opinioes, trata-se do Hagen Elite Mini A-130 .

 

Comprei tb uma bomba de ar, a Elite 799, mas acho que o filtro apenas é suficiente, qual é a vc opiniao? Vale a pena ter o filtro com o venturi e a bomba de ar? E que esta bomba faz algum barulho, o filtro é relativamente silencioso.

 

No sabado morreu um, penso que por alteracoes da agua que fiz a algum tempo, agora sao so 5, mas parecem estar todos bem.

 

Obrigado a todos,

 

Julio

Editado por JulioSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas, Julio

 

Como vão os peixocos?

Pois eu sou tb uma iniciante praticamente do zero. Tenho um aqua de 10 lts no qual quero colocar 2 peixinhos vermelhos.

Tenho uma bomba de ar que comprei no Modelo, k o meu marido montou, mas deitou a caixa fora, nem sei p/ que capacidade (lts) é, mas provavelmente é p/ 1 aqua bem maior, porque faz umas bolhas, parece um tsunami ... falei nisso à dona da loja que me disse não haver problema em oxigénio a mais, mas sim a menos, só que oiço tanta opinião que não sei em quem confiar. Só sei é que sou uma "madrasta" pr'os peixes que não me duram mt tempo ... ictio principalmente!

Noutra loja, no aqua agua fria estava um peixe que gostei, que a senhora disse que era um peixe balão, mas tive a pesquisar no fórum e na net e não me parece nada. Era mt pequeno, com a barriga grande, barbatanas e cabeça bem mais pequenas que o corpo, ás riscas laranja e branco - não encontro a espécie. Alguém me pode ajudar?

 

Boas nadadelas ...

Sónia

 

 

 

Viva,

 

Pois, ja percebi que estou a comecar mal com os meus poucos 10Lts, mas a ideia é mesmo aproveitar este aqua.

 

Consegui arranjar no El Corte Ingles um filtro que me parece ser o ideal, se alguem o conhecer agradeco opinioes, trata-se do Hagen Elite Mini A-130 .

 

Comprei tb uma bomba de ar, a Elite 799, mas acho que o filtro apenas é suficiente, qual é a vc opiniao? Vale a pena ter o filtro com o venturi e a bomba de ar? E que esta bomba faz algum barulho, o filtro é relativamente silencioso.

 

No sabado morreu um, penso que por alteracoes da agua que fiz a algum tempo, agora sao so 5, mas parecem estar todos bem.

 

Obrigado a todos,

 

Julio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Balaozinho, pelo que percebi não tens filtro, mas o filtro é indispensável para criar peixes em aquário

 

Além disso os peixes vermelhos(Kinguios) só devem ser criados em aquários a partir dos 160 litros pois crescem entre 15 a 30 cm podendo chegar aos 40 cm!

 

Portanto dez litros só te aconselho a teres aí um betta no máximo, e se queres nesmo peixes vermelhos tenta arranjar um aquário maior para eles ou mesmo um lago(que era o ideal) e arranja um filtro pois sem filtro não podes por aí nada

 

Quanto ao peixe balão era de água doce ou salgada?

 

Cump.

Editado por pedromelao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei tb uma bomba de ar, a Elite 799, mas acho que o filtro apenas é suficiente, qual é a vc opiniao? Vale a pena ter o filtro com o venturi e a bomba de ar? E que esta bomba faz algum barulho, o filtro é relativamente silencioso.

Se meteres algumas plantas,estas são a melhor forma de manter o aquário oxigenado.

 

De qualquer forma,a agitação da água provocada pelo filtro também produz oxigénio.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

ainda sobre os aquas de 10L.

 

Também começamos por ter um de 5L. Consegui convencer a ana que precisavamos de um maior e agora já passamos para um de 10L e está ai a caminho um de 20L. Só comprámos o 1º, os outros foram nos dados. Eu sei que 20L ainda é muito pouco.

 

Temos um oranda bebé muito bonito e ainda não consegui ler tudo o que precisava sobre este hobby.

 

Começamos erradamente mas espero estar a corrigir e vir a ter um aqua perfeito para aquele habitante e talvez para mais uma vez que tenha condições para isso.

 

Temos areão de fundo e uma bomba de ar. Esta bomba de ar difunde o o2 debaixo de uma placa redonda de fundo e está debaixo do areão. Isto vinha com o primeiro aqua que era redondo. Aquele produto garantia que assim forçavamos o filtro de fundo e não precisariamos de mais nada mas uma vez que a água é já obrigada assim a passar pelo areão pensei também que se a fizesse passar por uma "esponja" de filtro normal (compramos uma recarga de filtro branca) filtraria mais alguma coisa e permitiria também o desenvolvimento de bactérias nesse filtro. Esse "filtro" está efectivamente a ficar com a cor de um filtro normal em utilização.

 

A minha questão é a seguinte: Tendo este aqua em funcionamento ha já 40 dias esperava já ter alguma amónia ou nitratos ou nitritos. Tenho medido bastante frequentemente os níveis da água incluíndo o ph e não consigo detectar nada. Isto é normal?

 

Li também no thekrib que em água fria se conseguisse notar alguma coisa em termos de amónia, nitratos ou nitritos então teria um problema muito grave...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li também no thekrib que em água fria se conseguisse notar alguma coisa em termos de amónia, nitratos ou nitritos então teria um problema muito grave...

Boas!

Ciclar um aqua de água fria ou um de água quente,o processo é o mesmo e a quimica da água envolvida no processo também.

 

Para se ciclar um aqua tem de haver um pico de Amónia provocada por nós,de modo a haver sustento/alimento para a colónia de bactérias que se está a formar.Sabemos que o aqua está ciclado,quando os valores de Amonia e Nitritos foram ao zero e começa a aparecer Nitrato,ou seja as bactérias estão a trabalhar,sendo o Nitrato o produto do seu trabalho.

 

Isto acontece em água fria e em água quente.Quer num quer em outro caso não pode (nem deve) haver Amonia nem Nitrito quando inserimos peixes no aqua.

 

Ricardoespsanto,acho que o ideal seria,quando deixaste o de 5L comprares um de 80L logo.Pelo menos para já o teu Oranda ficaria com um aquário condizente com as necessidades da sua espécie.Eu sei que as intenções de todos nós são dar o melhor possivel aos nossos peixes,mas por vezes sem sabermos, e pensando que eles estão felizes deixamos a situação como está...Ele nesse aqua de 20L não é feliz,e é um risco,pois estes peixes defecam muito,e precisam de espaço para exercitar as barbatanas.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Ciclar um aqua de água fria ou um de água quente,o processo é o mesmo e a quimica da água envolvida no processo também.

 

Para se ciclar um aqua tem de haver um pico de Amónia provocada por nós,de modo a haver sustento/alimento para a colónia de bactérias que se está a formar.Sabemos que o aqua está ciclado,quando os valores de Amonia e Nitritos foram ao zero e começa a aparecer Nitrato,ou seja as bactérias estão a trabalhar,sendo o Nitrato o produto do seu trabalho.

 

Isto acontece em água fria e em água quente.Quer num quer em outro caso não pode (nem deve) haver Amonia nem Nitrito quando inserimos peixes no aqua.

 

Ricardoespsanto,acho que o ideal seria,quando deixaste o de 5L comprares um de 80L logo.Pelo menos para já o teu Oranda ficaria com um aquário condizente com as necessidades da sua espécie.Eu sei que as intenções de todos nós são dar o melhor possivel aos nossos peixes,mas por vezes sem sabermos, e pensando que eles estão felizes deixamos a situação como está...Ele nesse aqua de 20L não é feliz,e é um risco,pois estes peixes defecam muito,e precisam de espaço para exercitar as barbatanas.

 

Já para não falar no tamanho que atingem...

 

Ve lá se em vez de comprares umde 20 litros arranjas uma coisa decente...80 litros a meu ver ainda é muito pouco, mas sempre é melhor e já dá para algum tempo

 

Já pensaste num lago?

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensaste num lago?

 

Cump.

 

 

Viva,

 

isso seria o ideal ainda ontem tive na expo a vê-los mas moro num pequeno apartamento, por isso lagos estão fora de questão. =(

 

Acho que vou evoluir para um aqua maior assim que tenha conseguido manter os ciclos de Nitrogénio. Preciso ter a certeza que sei o que estou a fazer.

 

No inicio só me meti nisto pq a ana, a minha namorada, queria a força um peixe e comprou um globo com um kit tudo em 1. Eu achei que não sabia nada sobre aquele novo habitante e então comecei a ler e ler e ler sobre isto. Hoje em dia tenho a noção que não fizemos nada bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, próxima etapa será ver do filtro...

É que a noção que sempre tive de aquários é precisamente um aquario redondo, com um peixe dourado que não precisa mais nada a não ser a alimentação e mudar a água e, durava anos ...

O globo, não comprei, mas tenho sim um aquario pequenito e vou-me aventurar num peixinho.

O peixe que na loja me disseram que era um peixe balão não tinha mais de 2,5 cm e estava no aquario de agua fria com uma série de espécies de peixes vermelhos. Já pesquisei e não encontrei nada que se parecesse.

Obrigado por teres respondido e pelas dicas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou evoluir para um aqua maior assim que tenha conseguido manter os ciclos de Nitrogénio. Preciso ter a certeza que sei o que estou a fazer.

Essa ideia é comum a muita gente que se inicia na aquariofilia, comprar agora um aquário mais pequeno,e se correr bem,se atinarmos com a quimica da água, logo avançamos para um aquário maior.

 

Como já disse,essa ideia é a mais comum,mas é errada, pois um iniciante em aquariofilia deveria arranjar um aqua de uma litragem maior,pois quanto maior for o aquário,mais facil é de manter, isto falando na quimica da água e até no trabalho que dá.

 

Quanto menos água tem,mais propenso fica o aquário de ''estoirar'',isto porque a proporção de Litros/Fauna,num aqua de 20L é sempre muito maior na maior parte dos casos. Quanto mais água mais diluidos ficam os compostos possivelmente nocivos.

 

Quanto menos água mais trocas de água o aqua necessita.Por tudo isto,para começar,um aqua de 80L é o ideal.

 

E já agora,seria bom que todos (a maioria) dos lojistas,de uma vez por todas, começassem a aprender um pouco acerca do ''negócio'' que gerem,e, por conseguinte,tivessem um pouco de respeito pelos ditos peixes de água fria. Pois estes são constantemente atirados para um globo ou para um aqua de 20L, porque quem vai comprar desconhece a natureza do animal e o lojista tem medo de dizer que o ideal é um lago,pois o cliente pode desistir da compra, que era se calhar o te acontecia Ricardo se te tivessem informado na loja.

 

Claro que isto também não invalida que nos informemos antes...Balãozinho,lê muito primeiro,antes de te aventurares,lembra-te que um peixe é um ser único e irrepetivel,criado pela Mãe Natureza e isso levou milhões e milhões de anos de evolução.Temos de ser conscientes e só optar pelo melhor possivel.Nem mais nem menos.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais