André Allen

Membro
  • #Conteúdo

    359
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Germany

Tudo publicado por André Allen

  1. Boas Pedro, Da minha parte, vivos e "musguedo" como dizes e bem, ficam para o fim. Mas, seja como for, se precisares de ajuda, para montar/receber material/etc... dispoe.
  2. Boas Diogo, Estamos entao a falar em fazer um upgrade de 14W para 20W, num aqua de 30L !?!? Acho que ja estamos a perder muito tempo! Se assim e, deixa a lampada que tens, e coloca material reflector no interior da calha. Assim, de uma forma simples e economica, consegues aumentar um pouco a luminosidade da tua calha e talvez ja cubra todas as tuas necessidades. Quanto aos balastros, ja te responderam.
  3. Boas, Ja fui dar uma vista de olhos a secçao DIY e ja nao esta la o meu post (muito antigo)! No entanto, o que fiz, foi descascar a minha calha (Aquapor de 50cm) e instalar um balastro, uma lampada PLL e o respectivo suporte. O trabalho e facil de fazer, e o resultado e fantastico! Julgo ser isso que andas a procura.
  4. Boas Diogo, Podes alterar a calha e instalar lampadas PLL. Mais potencia em menos espaço! Com uma calha de 50 cm, tens lampadas PLL com 36W que andam na casa dos 42cm de comprimento! No entanto, e preciso saber o que se anda a fazer para colocar uma relaçao de 1W/1L! Em tempos coloquei na area DIY, uma transformaçao de uma calha da aquapor com lampada T5 por uma PLL. Da la uma vista de olhos!
  5. Boas Luis, Como e que estao os putos agora? Nao tens mais fotos? Seria interessante ir acompanhando o desenvolvimento!
  6. Obrigado pela partilha! Estou a gostar de ver!
  7. Boas, No entanto, em vez de estarmos aqui a "inventar", que tal perguntarem ao fornecedor o que ele acha? Concerteza, tem mais experiencia e ja fez, pelos menos, a experiencia!? Pode-vos aconselhar! Nao sei, digo eu....
  8. Ola Pedro Conceiçao, Antes de mais, obrigado pelo esforço e dedicaçao! Da minha parte, podes contar com: - Ancistrus cf. Cirrhosus - Musgo de Java E claro, a mao de obra para ajudar e assistir a montagem! Vou acompanhando o topico, no entanto, se precisares de algo, envia-me pm!
  9. Boas Capitao! Realmente.... da-lhes mais luz!!! Podias tirar umas fotos, com o antes, e o depois, para ver as plantas!
  10. Boas, Como diz o outro: Ja nao falta tudo!!! Coloquei abaixo a tua imagem!
  11. Boas, Faz uma actualizaçao! O aqua agora deve estar muito melhor!
  12. Boas Sergio, Realmente, a electricidade esta cara! Mas, falando de coisas mais agradaveis.... que tipo de aquario e que gostavas de ter? Pergunto isto porque, se for de agua fria, nao precisas de termostato (poupança no material e na conta da electricidade). Se for plantado, com plantas de facil manutençao, nao precisas de uma calha com tanta potencia, logo, menor custo de investimento, e menor custo de operaçao! Etc.... Se disseres que tipo de aquario gostavas de ter, com que tipo de peixes (agua quente/fria), sera mais facil e podemos ser mais rigorosos.
  13. Foto de um dos machos. Este tem cerca de 10cm!
  14. Boas Hugo, Nao sei se entendi bem a tua pergunta, mas.... e possivel começar a distingui-los (M ou F) a partir dos 6 meses, altura em que tem, grosso modo, cerca de 5 cm!
  15. Espectacular! A maquina fotografica tambem ajuda!
  16. eh eh eh eh ehe Eu tenho as provas! Foram apanhados....
  17. Boas Helder, Sem querer ser chato, mas o teste de pH que estas a utilizar esta bom!? Pelos vistos, tudo esta bem no teu aqua, menos o valor de pH! Eu começava por utilizar outro teste para fazer a mediçao e comparava. Alem do mais, mais importante do que ter pH alto ou baixo, e haver variaçoes no pH! Nao baralhes o pH. Podes ainda medir o pH a agua que sai da torneira. So para despistar..... Quanto a TPAs, 20 litros por semana, estaria 5 estrelas!
  18. Boas Capitao, Boa escolha! Tem sempre a hipotese, no caso de vir a ser luz a mais, de retirar uma lampada! E ja agora, as couves que diz queixarem-se de falta de luz, nao estarao com falta de nutrientes!? Qual e o substracto que esta a utilizar? Faz adiçao de CO2?
  19. Boas Vitor, Aqui a questao coloca-se nao com a potencia, que ja tens, mas sim com a altura da coluna de agua. Tens 60 cm de altura, e estas no limite para uma lampada T5 conseguir chegar ao fundo. Podes pensar como alternativa, em 3 HQI de 100W. Ficas com a mesma relaçao, mas as HQI conseguem trabalhar com mais altura de agua.
  20. Boas Paka, Num aqua tao pequeno (e concerteza, baixo), uma relaçao de 1W/1L chega e sobra! Nao faz sentido, nem tao pouco ganhas nada com isso, se instalares 45W! No entanto, a EDP ganha qualquer coisita.... O plantado para ser saudavel, precisa fundamentalmente de 3 coisas: iluminaçao, substracto e CO2. Para a iluminaçao, parece que estas safo, e o resto?
  21. Boas, Com todo o material que ai tem, eu diria que ja arranjaram uma boa desculpa... para meter um aqua em casa! Esse fundo 3D esta fantastico! E concerteza, ainda vai ficar melhor. Estou, no entanto, curioso como e que o vao manter debaixo de agua. Seja como for, avancem e vao dando noticias. Boa sorte com o vosso projecto.
  22. Boas Sergio, Um aqua de 120L para começar (a seria), nao esta mal! Quanto a aquas, podes ver tambem a area de classificados, de vez em quando la aparece um. Por regra, o filtro deve fazer 3x o volume do aqua por hora, ou seja, com um aqua de 120L, o filtro deve fazer no minimo 360 l/h. Como ha sempre perdas de caudal, aponta para um filtro de 450 l/h no minimo. A nao ser que seja um aqua dedicado a peixes de agua fria, iras precisas de um termostato. Para um aqua de 120L, considerando que tem tampas, podes usar um de 125W, mas como e o mesmo preço, e dando sempre uma folga, passas para um de 150W. Julgo que agora, e muito facil entender a economia de escala associada ao tamanho do aqua. Se passares para um aqua de 240L, passas para um filtro que faça 720 l/h, contando com perdas, que faça 900 l/h. O termostato, passa para um de 250W... and so on.... Espero ter ajudado a esclarecer.