norby

Membro
  • #Conteúdo

    419
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por norby

  1. Boas A primeira é uma Pseudemys concinna hieroglyphica. A segunda parece ser uma Trachemys dorbigni, mas só com fotos melhores se poderá confirmar.
  2. Boas, Pelo que tive oportunidade de ver pelas fotos trata-se de uma Graptemys pseudogeographica kohni.
  3. Boas Misturar tartarugas e peixes não é lá muito boa ideia, sobretudo se o aquario for de pequenas dimensões. Provavelmente vão ser comidos em pouco tempo, e/ou o potencial poluidor das tartarugas vai levar á sua morte. Tartarugas em aquarios plantados tambem não é boa ideia, porque elas vão comer as plantas e destruir o habitat. O habitat deve ser minimalista eventualmente com plantas artificiais, e um pequeno tronco (se houver espaço). Um fundo com alusões a ambientes de rio pode ser uma boa opçao de embelezamento. É necessaria uma plataforma, para que possam ter acesso a um local seco. Deves ter uma lampada Uvb, a indicada para tartarugas aquaticas é a 5.0, bem como uma lampada de aquecimento. A temperatura da agua deve ser de 24ºC. Um bom filtro, pelo menos a apontar para umas 10x a litragem do aquario, tambem é importante.
  4. Boas, Nos repteis a temperatura de incubaçao dos ovos influenciam determinantemente o sexo das crias. Desconheço essa aplicaçao aos guppies, mas fiquei curioso!
  5. Cresce, mas não cresce assim tão depressa. Para uns meses é perfeito. Mas é só uma opiniao, alternativas nao faltam. As já referidas anubias, fetos de java, Ceratopopteris thalictriides, Limnobium laevigatum, Ceratophyllum demersun, e por ai fora...
  6. Boas, O musgo é boa opçao para quem está a começar. Aconselharia a começares por ai....
  7. Boas Concordo com o Alvaro. Alem do mais vais misturar bio-tipos, marinho com agua doce...
  8. A mim parece-me bem. Agora tens que lhe dar tempo!
  9. Se é areia, e se tens essa possibilidade, sim. É sempre uma salvaguarda.
  10. Boas, Se puderes ferve tudo. Assim garantidamente fica esterelizado e sabes que nao tens problemas. Em relaçao as anubias e ao musgo nao tens problemas, quanto as outras nao me pronuncio porque nao conheço. Estou a gostar do teu projecto. Boa sorte! Espero de alguma forma ter ajudado.
  11. Boas, Está interessante. Colocaria apenas um fundo preto, ou um ambiente de fundo alusivo a agua doce, no vidro de trás para realçar o aquario. Pessoalmente não aprecio as pedras coloridas, acho pouco naturais... Com o crescimento das plantas, acho que vai ficar muito bom. Bem vindo de volta ao hobby.
  12. Boas Sergio, Essa gelatina esbranquiçada/transparente são com certeza ovos de caracol verifica lá se não vês pequenos pontinhos na gelatina, que sao os caracois em formaçao.
  13. Sinceramente eu nem vou comentar nao vale o trabalho!
  14. Boas Quo, Parece-me que vemos o mundo sempre com uma prespectiva pessoal não como ele é na realidade. Nao retiro nada ao que disse, foi dito dentro de um contexto, e como uma opiniao. Quanto ao teu aquario e peixes, que nao sei bem o que tem a ver com a questao, e de que alias não referes quaisquer pormenores, se for tambem de 60l estará hiperpovoado. Se for de 500l será razoavel. Se for de 5000l, não será um 'parque nacional', mas talvez um nano.
  15. Boas, Parece-me que tens populaçao quanto baste. Pessoalmente teria apostado apenas em duas especies num aquario dessa dimensao, mas é só uma opiniao. Isso é quase um jardim zoologico... hehe...
  16. Boas, Sinceramente nao te posso ajudar. Pessoalmente prefiro a tentativa de reproduçao de ambientes naturais. Nada de mergulhadores de plastico ou areão as cores. Um tronco, plantas mesmo que de facil manutençao, e um ambiente de fundo darão com certeza uma beleza extraordinaria ao aquario. Mas é só uma opiniao, espero de alguma forma ter ajudado...
  17. norby

    TRONCOS

    Nao tenhas receio. Faz o tratamento e podes usa-los!
  18. norby

    TRONCOS

    Boas Alvaro, Na realidade nunca ouvi falar de nada do genero, nomeadamente da libertação de oleos... Numa curta pesquisa tambem não constatei qualquer referencia a esse facto. Atrevo-me a dizer que será uma associação, para mim sem qualquer significado, ao facto de do fruto da oliveira se produzir azeite. Dado ao calibre e do tratamento dificil, nomeadamente de demolha dificil, constatei apenas a libertaçao de alguns taninos, que tem um efeito inocuo, para alem do visual, claro. Podes ver as fotos do tronco aqui. Obrigado pelo esclarecimento em relaçao á carqueja, estava a toma-la como uma arvore e nao um arbusto. Cumprimentos
  19. norby

    TRONCOS

    Fábio sinceramente nunca ouvi falar nessa arvore. Esse é o nome dela ou é algum regionalismo? Continuo a considerar que se devidamente tratado e nao resinoso é elegivel. Se calhar é importante é que valha a pena pela sua beleza e formas. Boa sorte com isso.
  20. norby

    TRONCOS

    Boas Todos os troncos desde que devidamente tratados podem ser utilizados, com a ressalva dos resinosos. Há varios tratamentos. Podem ser utilizados em parte ou na totalidade. Devem ser limpos, descascados e lixados. Podem ser fervidos, assados, e devem passar por um estagio em agua. O tipo de tratamento dado vai reflecir-se na altura da colocaçao no aquario, com a libertaçao de mais ou menos taninos (coloraçao da agua). Nunca ouvi falar nada em relaçao á Oliveira. Tenho alias de alguns meses a esta parte um tronco xxl de Oliveira no meu aquario de 500l.
  21. Mollys e guppies podem hibridizar? Nao sabia. É a 1ª vez que leio algo sobre esse assunto...
  22. Não. A melhor forma de as limpar é a melhor que conseguires arranjar e que esteja ao teu alcance. Depois, como referi tens que ferve-las antes de as introduzir.
  23. Boas Tudo o que introduzes no aquario deve ser esterilizado. Que é como quem diz deve ser fervido.
  24. norby

    Limpa Fundos

    Que me tenha apercebido não... As mollies tem um periodo de gestaçao entre 5 a 10 semanas (dependendo da especie em concreto e temperatura da agua)... A não ser que tenham feito um festim a alimentar-se dos alevins...