César Valente

Membro
  • #Conteúdo

    162
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por César Valente

  1. Boa tarde. Para te ajudar, vou dar-te um conselho. Tens uma loja muito boa no retail novo da Coina, onde está o Jumbo e o Aki. Conheço o responsável e ele percebe bastante. Além disso, a loja é grande e tens lá uma grande escolha. Quanto aos peixes que mencionas, eu não misturava bettas com mais nada.
  2. Boa noite. Vou tentar ser sucinto e ir de encontro ao que realmente é pedido no teu post : ajuda. Sendo assim, vamos começar pelo filtro. Como já te disseram, esponja preta fora. A foto que o Tonych colocou é porreira para entenderes melhor o pretendido. O que eu faria com esse filtro era colocar a tal como está na foto, ou seja, filtração biologica ( 4 ) de seguida o ( 3 ) é um filtro mecanico, parece um monte de fios de nilon enrolados. O ( 2 ) eu usaria bioballs, e por fim um filtro que parece uma esponja branca. Tudo isto consegues arranjar numa "verdadeira" loja de animais. Não precisas de comprar da marca eheim, existem outras mais economicas, que também não são más. Quanto aos peixes, se os vais colocar num lago, peço-te encarecidamente que não seja num sitio onde eles possam ir dar cabo da fauna local, garante que é um lago sem ligação a um rio. Agora, tendo em conta o que tens como fauna, e se queres cor, posso aconselhar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=155002 Além disso, tens tetras cardinal ( neons ), Guppies, que se reproduzem com bastante facilidade, ou então alguns killies. Tenta é não misturar espécies com necessidades muito diferentes. Quanto ás plantas, para começar, umas anubias, que se aguentam bem, umas valisnerias, umas elodeas, sempre com o cuidado de garantir que a loja onde compras é de confiança. Agora a parte onde vou vou ser banido do forum: Nem sempre é preciso substrato, co2, e outras coisas para se manter plantas bonitas, grandes e saudaveis. Quando o aqua entrar em modo " autogestão", em que so precisas de garantir que os parametros não se alteram, e fazer as mudanças de agua, e lavar o filtro, e ... pronto, dá algum trabalho mantê-las sem tudo isso, mas não é impossivel. Mas para começares, aconselho-te uns peixes sem grandes dificuldades de manutentenção, umas anubias e umas valisnerias. Se precisares de alguma coisa, ou alguma duvida, apita. CV
  3. Boa noite malta. Há uma loja cá em Portimao que está a fechar e então está com 50% desconto em tudo o que lá têm. Comprei um teste Kh e um de nitratos por 15€ os dois. Têm lá muita coisa para salgados e doce. Comprei um filtro para ter de reserva da Rena para aquas até 100L por 23€. Acho que quem puder devia dar lá um salto. Vi lá tambem kits CO2, teste Ph digital, entre outras coisas. A loja fica em frente ao estacionamento da avenida, chama-se Papagaio Rubio, é de uns senhores indianos. Aproveitem, eles são porreiros.
  4. Aqui vai o link a funcionar. http://www.caslas.com/
  5. Quem puder ajudar agradeço. Para não escrever tudo de novo vejam o link. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=180859&st=0&p=1054389&fromsearch=1entry1054389 Obrigado
  6. Boa tarde. Estou a tentar montar um aquario para uma instituição de apoio a crianças em risco ( http://caslas.no.sap.../quemsomos.html ) e até agora tenho um aqua de 40cm, filtro, termoestato, podas e um casal de ancistrus. Gostava de saber se alguém está disposto a ajudar e contribuir com alguns peixes, podas, areão, etc. Se alguém tiver um aqua maior, também se aceita. Quando tiver tudo pronto, irei lá num sábado de manhã fazer a montagem. Se alguém quiser ir comigo, agradeço. O meu mail é crsv2001@sapo.pt. Qualquer oferta, avisem. É claro que não estou á espera de ajuda longe do Algarve, mas se alguém quiser enviar alguma coisa, diga. Obrigado
  7. Quando eu te falei nas bolas de fertilizante, não foi como sendo elas as causadoras do amarelo, mas sim para te explicar que tendo tão poucas plantas e provavelmente um excesso de materia organica, devias pensar em retirá-las, para que as plantas se alimentem desse excesso de materia e não do fertilizante. Quanto ao produto que usaste ele vai realmente colocar a agua cristalina, durante uns dias. Se não identificares o problema e o eliminares, vai voltar a ficar amarelo e vais voltar a colocar produto e torna-se um ciclo. Devias tentar perceber por etapas de onde vem o problema e não tentar resolver com quimicos. Isso vai prejudicar ainda mais a estabilidade do aqua e os peixes antigos podem não sentir, mas os novos vão certamente sentir grandes diferenças em relação ao sitio onde estavam. Já agora a que loja foste? Foi em Évora? A do Pingo Doce, a que fica ao pé do hospital, ou ao Bairro da Casinha?
  8. Boa tarde. Em relação ao amarelo na agua, fizeste bem em trocar o carvao. O carvao activo, ao fim de algum tempo de uso começa a fazer o inverso do que lhe é suposto, ou seja, começa a libertar o lixo para a agua, devido a estar já muito poluido. Das plantas não é, as plantas não metem a agua amarela. Excesso de materia organica, é possivel tendo em conta que dizes que tens uma coisa acastanhada a flutuar no areao. Essa massa acastanhada não serão restos do algodao que vem com as plantas quando as compramos?? Quanto ás bolas de fertilizante que falas, penso que para já não serão necessarias, tendo em conta que tens excesso de materia organica no aqua, e elas alimentam-se disso. Se calhar foi uma má opção comprares mais peixes tendo em conta que nao tens o aqua estabilizado, mas a escolha foi tua. A pessoa da loja devia ter aconselhado isso, mas é mais porreiro vender mais meia duzia de peixes se esses morrerem. O meu conselho é tirares o fertilizante, tentares perceber de onde vem essa massa castanha, que para mim é restos das plantas, e TPA de 2 em 2 dias até estabilizar ( 30% ). Qualquer coisa apita.
  9. Bom dia. Tive um aqua igual ao teu, plantado e com perto de 20 Guppies e dois ottos lá dentro a funcionar perfeitamente durante dois anos. O importante aqui é o tempo e dinheiro que tens para dedicar aos teus aquas. As regras foram apresentadas mas, como todas as regras, existem excepções. Tenho aquas desde que me lembro de ser gente, já vem do meu avô e do meu pai, e nunca em minha casa entrou um produto quimico, sem ser em caso de doença grave dos peixes. Não uso substratos e tenho plantas enormes que tenho de podar de 15 em 15 dias. Resumindo, o que para uns é lei para outros é conversa. Os ramirezi são peixes um pouco territoriais, logo dentro desse aqua vai ser complicado definirem um territorio sem entrar em conflito com outro peixe. Se queres mesmo ter uma quantidade maior de peixes, opta por peixes que não cresçam muito, e coloca um bom filtro, eu no meu tinha um exterior da Eheim que adaptei os tubos para um aqua desse tamanho. Qualquer duvida apita.
  10. Boa tarde. Desculpem estar a meter-me na conversa, mas tinha de dizer alguma coisa. Além do aqua principal tenho tambem um de 15L onde tenho meia duzia de guppies para criação, vai fazer dois anos. Desde que se tenha os cuidados necessarios e se garanta a qualidade da agua, sem haver excesso de peixes, é um aqua como outro qualquer. Temos inclusive no forum topicos dedicados a Nanos, logo existe interesse. Ter num aqua de 15L 3 guppies e uma platty não é de todo excesso de peixes, depende do cuidado que ele tenha com o aqua. Agora, em relação aos ottos, o mais certo é terem morrido sem dares por isso e desapareceram, ou por serem comidos pelos outros ou desfizeram-se e foram puxados pelo filtro.
  11. Boas. O areao preto faz subir o Ph, se como eu mencionei tiver ferro na mistura, o que acontece varias vezes em lojas de pouca confiança. Se for mesmo areao preto, quando molhas continua preto e nao com tons de azul.
  12. Boas. Coloca umas gotas de vinagre em cima da pedra e se reagir ( fizer uma especie de efeverscencia) são calcarias. Quanto ao areão, o azul não é fixe, pode ter ferro na mistura e altera os parametros da agua. Eu estou a usar areao negro e fica porreiro. Areia para gatos é que não, isso é muito mau.
  13. Boas. Desculpa a demora a responder. Então, os filtros que te sugeriram são porreiros e em conta, e funcionam bastante bem, o termoestato de 50W é suficiente, em relação ao tronco ele tem razão, se calhar é melhor mesmo o tronco e não a raiz, pode tornar-se bastante grande. Tens é de seguir á risca as indicações, ferver, ferver, ferver, e deixar de molho até a água deixar de aparecer amarela e o tronco afundar sozinho. Quanto ás pedras, desde que não sejam calcarias. Eu prefiro xistos ou vulcanicas. Em relação ao alimentador, eu já usei e correu bem. Depende do modelo, não compres nos chineses.
  14. Boas. Começando pelo inicio: - Areao branco e preto fica porreiro, mas ao fim de algum tempo vai estar tudo misturado - Filtro aconselho de cascata, não ocupa espaço dentro do aqua, já compras um porreiro a bom preço, ou entao procura aqui no forum que arranjas barato com certeza - pedras podes colocar xistos, fica porreiro e arranjas com facilidade no campo ( depende de onde moras, obvio ) - eu não punha cocos, não gosto, acho horrivel e foleiro, a menos que tenhas peixes que realmente necessitem deles para procriação ou esconderijo - podes fazer esconderijos com pedras e troncos, e no meu ver fica melhor - para troncos, se arranjares raizes de videira á borla, depois de BEM LAVADO E FERVIDO, podes usar e é barato - plantas além do java, procura umas anubias nana, são porreiras e agarram no tronco - fauna, gostei das tuas opções, mas eu não escolhia entre ottos e coridoras, colocava 2 de cada Qualquer coisa apita. Abraço
  15. Boas. Solução rápida e eficaz: Anentome Helena, come os caracóis e é engraçado. Se não sabes o que é, é uma especie de caracol que come caracois, mas não acompanha com imperial. Eu quando tive praga de caracois comprei uns quantos e consegui controlar, experimenta, tentar não custa, e eles são pequenos, não ocupam muito espaço no aqua. Abraço
  16. Boa noite. A meu ver, sim. Principalmente tendo em conta que por exemplo o elefante fica bem grande. Acho que devias considerar uma troca de aqua por um maior se queres manter os peixes, ou então vais ter de te desfazer de alguns. O filtro poderá não estar a ajudar também, e por isso teres o nivel de nitritos muito elevado. Já mediste o ph, tendo em conta que é o unico teste que tens? Como está? CV
  17. Boa noite. Acho que é importante, pelo menos para mim, saber a litragem do aqua, tendo em conta a fauna. Será pouca água para muito peixe? Será que o filtro não está a trabalhar bem? Será que, como já mencionaram, devido á pouca litragem ou á falta de filtro, tem excesso de nitritos? Quanto ás mudanças de água, quanto e de quantas vezes? Tudo isto é importante. CV
  18. Boa noite. Primeiro, quero dizer-te que és um corajoso, e que gostei bastante da iniciativa. O aqua ficou porreiro. Eu não uso nenhum tipo de substrato fértil nem fertilizante e tenho tido sempre plantas saudáveis e grandes, com podas por vezes semanais. Quanto a não haver lojas em Coimbra, não é bem verdade. Estudei aí e durante os cinco anos, sempre fui á mesma loja. Sei que muita gente aqui no forum vai discordar da minha opinião, mas tens uma loja fantástica na Rua de Saragoça. Eu sei, o dono por vezes pode ser bastante antipático, mas é só a primeira impressão, depois passa-lhe. Ainda hoje, que vivo no Algarve, encomendo-lhe o meu material e recebo por correio, ou então aproveito para ir aí visitar a malta. Faz uma visita, vais ver que não te arrependes. Abraço CV
  19. Boa noite. Primeiro queria pedir-te que completes os teus dados, idade, localidade, etc. Depois precisamos do perfil do aqua: tamanho, filtro, iluminação e se conseguires, a "marca" dos peixes, se não coloca uma foto que nós tentamos perceber qual é. Agora por partes: 1 - A coisa castanha o mais provável é excesso de comida ou excesso de detritos, o que provavelmente será por falta de filtro. O filtro, além de aspirar os detritos em suspensão no aqua, serve para produzir uma coluna de bactérias que irão ajudar na limpeza do que tu não consegues ver. Apenas a mudança de água não serve, até porque isso irá fazer com que as poucas bactérias que existem no aqua se vão com a mudança 2 - Para medir o PH é fácil, vais a uma loja da tua zona, e pedes um kit de teste de ph, o que para alguns aqui no fórum não será o suficiente, mas eu só uso isso, não faço o resto dos testes e há 5 anos que não corre mal. 3 - Quanto a limpeza do fundo, depende do tipo de areão que usas. Eu uso a bomba com que tiro a água, com uma rede no fundo, para não aspirar as pedras e assim faço duas coisas ao mesmo tempo, tiro água para fazer a mudança e aspiro. 4 - Esta é a mais importante: Vamos tentar salvar o peixe. Se disseres o que ele tem, como está, os sintomas, pode ser que haja maneira de o salvar. Qualquer coisa apita. CV
  20. Boas, como bem te disse o Octavio, existem várias espécies de Pangasius. De qual estás a falar? Todos eles crescem mais de um metro, mas nem todos fazem mal a peixes pequenos. Já experimentaste procurar aqui no forum informação? Eu coloquei um post a falar sobre os Sutchi. Eu tenho dois com perto de 25 cm e estão num aquario com uma Platy, um pleco, um casal de Gouramis e um cardume de peixes lápis, e nunca fizeram mal a ninguem. Já os sanitwongsei, esses sim são capazes de comer tudo o que lhes aparece a frente. Por isso é melhor confirmares quais são os que tens. Qualquer coisa apita. CV
  21. Olá e bem vindo ao "vicio". Para já a sugestão que te posso dar é que leias o básico aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380. Para já parece-me que estás a ir bem. Boa sorte CV
  22. Boas, parabéns pela prenda e bem vindo. Na Damai de Baixo tens a Ruimar. Ele percebe bastante disto, se bem que as vezes é um pouco chato, pois ele não dá muita conversa a malta que lá apareça pela primeira vez a fazer perguntas, mas com um bocado de conversa e se comprares lá umas cenas a coisa vai e ele ajuda-te, ele é um porreiro. CV
  23. Nisto vou ter de concordar com o FAAO. Eu qyando estive em Coimbra, "fidelizei-me" a uma loja, que aqui no forum por sinal é um bocado mal vista. O resultado foi que agora estou em Évora e na semana passada liguei ao dono da lija para saber como ele estava e em conversa calhou dizer que o fertilizante liquido que eu uso, vendido por ele, ja tinha acabado. Passado tres dias tinha um frasco daquilo a ser entregue pelos correios em minha casa, sem lhe ter enviado o dinheiro anteriormente. Agora digam-me que o FAAO não tem razão. Eu não sou contra as importações ate porque ja participei numas, mas tambem temos de ter alguem com quem trocar umas ideias e onde vamos ver uns peixinhos porreiros e podemos escolher se queremos o maior ou mais pequeno, o gordo ou o mais magro. CV
  24. Boas, primeiro parabens pelo interesse no hobbie. Segundo, uma das regras principais do forum é a nao utilização de linguagem sms, ( Ke; Kuanto, etc) Terceiro, para esse aqua , se nao tiver tampa, podes comprar uns candeeiros de secretaria porreirs que ha no Aki ou noutra loja do genero a venda, com lampada fluorescente de 9W. Quanto ao filtro, é como ja disseram, tens a hipotese do filtro de mochila ou entao um interno pequeno com oeu tenho, que me custou 9€. Espero ter ajudado. CV