Prenda: Aquário =)


Poneka

Recommended Posts

Olá a todos!!

 

Já à muito que me registei neste fórum mas como pouco ou nada sei, nem participava...

 

Fiz anos à pouco tempo e os meus colegas (que são uns malucos mas muito queridos!) ofereceram-me um aquário. Como só chega na semana que vem, ainda pouco sei. Sei que é um kit e soube que os filtros que vêm nos de kit não costumam ser grande coisa (Verdade?), e sei também que tem 50 cm, mais nada... Prometo que assim que chegar trago mais informações.

 

Estou bastante entusiasmada para começar com isto tudo mas ao mesmo tempo, com algum receio por não saber praticamente nada sobre aquários. Conto com a vossa ajuda :wink:

 

Esta semana tenho cá vindo várias vezes e tenho lido algumas coisas mas sinceramente, acho que agora só com a prática começo a perceber realmente do que falam bang

 

Fui a uma loja para saber de peixes resistentes para asneiras de principiante e a senhora disse-me que quando tivesse o aquário com tudo o que precisava para lá voltar que ela me ajuda mas...a verdade é que gostava de já ter algumas noções sobre peixes e plantas para começar.

 

Algumas dúvidas que vocês, como a vossa experiência, certamente me conseguem ajudar:

:D O que preciso ter para além do aquário, filtro e iluminação? - Já comprei uma coisa para o cloro (Tropical Anti-Cloro, é bom?)

:idea: O que fazer ANTES de colocar os peixes no aquário? Alguns testes certamente...quais?

:idea: Água fria ou água quente?

 

Para começar acho que é tudo. Vou ficar a aguardar respostas!!

:n00b:

Editado por Poneka

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 96
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá a todos!!

 

Já à muito que me registei neste fórum mas como pouco ou nada sei, nem participava...

 

Fiz anos à pouco tempo e os meus colegas (que são uns malucos mas muito queridos!) ofereceram-me um aquário. Como só chega na semana que vem, ainda pouco sei. Sei que é um kit e soube que os filtros que vêm nos de kit não costumam ser grande coisa (Verdade?), e sei também que tem 50 cm, mais nada... Prometo que assim que chegar trago mais informações.

 

Estou bastante entusiasmada para começar com isto tudo mas ao mesmo tempo, com algum receio por não saber praticamente nada sobre aquários. Conto com a vossa ajuda

 

Esta semana tenho cá vindo várias vezes e tenho lido algumas coisas mas sinceramente, acho que agora só com a prática começo a perceber realmente do que falam

 

Fui a uma loja para saber de peixes resistentes para asneiras de principiante e a senhora disse-me que quando tivesse o aquário com tudo o que precisava para lá voltar que ela me ajuda mas...a verdade é que gostava de já ter algumas noções sobre peixes e plantas para começar. Um peixe muito resistente é o betta que por sinal bastante bonito um bom peixe para iniciar o ciclo

 

Algumas dúvidas que vocês, como a vossa experiência, certamente me conseguem ajudar:

O que preciso ter para além do aquário, filtro e iluminação? -termostacto para agua quente

 

Já comprei uma coisa para o cloro (Tropical Anti-Cloro, é bom?)

O que fazer ANTES de colocar os peixes no aquário?

colocar o aqua a ciclar enche de agua e coloca um pouco de comida de peixe para criar amonia mas procura no forum melhor por ciclo do azoto

Alguns testes certamente...quais?

 

Amonia ,Ph ,nitritos e nitratos

Água fria ou água quente?

agua quente á mais variedade e alem disso os peixes de agua fria crescem bastante

 

Para começar acho que é tudo. Vou ficar a aguardar respostas!!

Editado por Napalm_Betta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta.

 

Os bettas não têm "mau feitio"? Ou será que podia juntar bettas com outra espécie? Gosto bastante dos Neons (acho que é assim)...aconselham?

 

Já li sobre o ciclo do azoto, tem de ser feito tanto para áqua fria como para quente não é?

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro deves escolher os peixes que realmente queres, se vais pondo porque é resistente ou porque é para o ciclo, chega ao fim tens aí uma salganhada!

Então primeiro deves saber a química da tua água, pH KH GH e por aí em diante (embora estes sejam dos mais importantes), só depois de saber o que tens é que poderás escolher que peixes dos que gostas se adaptam ás condições da água!

Como bem disseram deves iniciar o ciclo de azoto, poderás colocar uns flocos e um pouco daqueles frascos de bactérias, e com o teste da amónia ir controlando o nível da mesma! Vais adicionando os peixes sem ser todos ao mesmo tempo para as bactérias do teu filtro adaptarem-se a carga organica do teu aquário (por exemplo 1 peixe por semana)!

Os tratamentos anticloro nem sempre são essenciais, eu troco a água directamente com a da torneira e nunca me morreu um peixe devido a isto.. Mas em certas ocasiões esses tratamentos são bons porque tambem reduzem o stress dos peixes!

 

De resto é pesquisar por aqui, que encontras informações acerca de tudo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, então o que devo fazer assim que vier o aquário é comprar uns testes.

 

Assim que ele chegar volto ao tópico para dar notícias, entretanto vou fazer o que dizes, ler umas coisas por aqui :D

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta.

 

Os bettas não têm "mau feitio"? Ou será que podia juntar bettas com outra espécie? Gosto bastante dos Neons (acho que é assim)...aconselham?

 

Já li sobre o ciclo do azoto, tem de ser feito tanto para áqua fria como para quente não é?

 

 

Boas e bem vinda a este mundo e à participação neste fórum.

 

Pesquisa por ciclo do azoto, e lê este tópico [manual]inicio Na Aquariofilia e este outro Links De Ajuda Para Tópicos Interessantes., Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá menina

 

 

Para iniciares o ciclo não precisas utilizar peixes, mas se for esse o caso, escolhe um peixe resistente e que no futuro tenhas onde o colocar (no teu aquário ou noutro lado).

 

O ciclo podes iniciar colocando bactérias que podes comprar em lojas e depois colocando um pouco de comida diariamente no aquário.

 

E sim o ciclo do azoto tem sempre que ser feito.

 

Água quente terás maior variedade de peixes do que água fria além de que podem ser mais pequenos.

 

Deves verificar o pH da tua água (com teste de pH) e depois veres se tens peixes para ele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e bem vinda a este mundo e à participação neste fórum.

 

Muito obrigada!!

 

(...)

 

O ciclo podes iniciar colocando bactérias que podes comprar em lojas e depois colocando um pouco de comida diariamente no aquário.

 

Isto durante aproximadamente quanto tempo?

 

(...)

 

Sei que deve ser chato para vocês andarem sempre a repetir tudo mas às vezes a informação está muito dispersa. Já li o 1º tópico aconselhado mas parece que vou ter de o reler :D

Mais uma vez...muito obrigada!!

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tempo não é certo, tens que ir verificando com os testes e seguindo as diversas etapas do ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tempo não é certo, tens que ir verificando com os testes e seguindo as diversas etapas do ciclo.

Boas,

Estes testes têm de continuar a ser feitos mesmo depois da introdução dos peixes, pois só nessa altura é que as bactérias se desenvolverão em número suficiente para combater os tóxicos provenientes dos dejectos desses mesmos peixes.

 

No entanto, acrescentando bactérias bastará seguir as instruções do produto, nunca esquecendo os testes.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

E finalmente chegou o meu aquário cabecadura

 

Ora aqui fica alguma informação sobre ele:

60x30x30 cm -> 54 Litros;

Filtro interno M380

Termostato AH 301, 50W

Termómetro

 

É tudo indicado para o tamanho dele? A marca das coisas acho que é Trixie (Aqua pro).

 

Logo à noite coloco uma foto dele cabecadura

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam as fotos do aquário:

aquario001am9.jpg

 

E com a tampa:

aquario003gx3.jpg

 

No papelito que vinha com ele dizia para o deixar com água até meio e depois colocar as plantas e decoração mas já vi em alguns tópicos que 1º decoram o aquário e só depois metem a água. Há algum inconveniente nisto?

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema de teres colocado a água é se quiseres colocar mais do que um tipo de areão, exemplo fértil ou areia e areão.

 

De resto não tem qualquer problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada aos 2 :Fade-color

 

Novas fotos do curioso cá de casa:

 

O que é isto?

dsc00137vc4.jpg

 

Deixa lá ver melhor!

dsc00138ug6.jpg

 

Vou só tocar!!

dsc00139ds3.jpg

 

E agora, o 1º ser vivo deste novo mundo:

dsc00142rv4.jpg

 

dsc00141mq2.jpg

 

A água está um bocadinho turva mas segundo li por aqui é normal certo?

 

Devo colocar alguma coisa na água agora?

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Essa planta não é aquática, por isso tens de a tirar, e troca a na loja banana rock

 

Não é? :Fade-color Mas eu comprei-a na loja e estava num aquário...que estranho!

 

Em relação à àgua é da torneira e ainda não fiz testes nenhuns mas já os comprei e ainda nem coloquei nada. Logo à noite venho cá dar um pulinho para vos dar valores e dizerem-me que vos parece.

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é? :wink: Mas eu comprei-a na loja e estava num aquário...que estranho!

 

Em relação à àgua é da torneira e ainda não fiz testes nenhuns mas já os comprei e ainda nem coloquei nada. Logo à noite venho cá dar um pulinho para vos dar valores e dizerem-me que vos parece.

 

Realmente não é aquatica, elas aguentam-se uns 2 ou 3 meses dentro do aquário (com altas temperaturas secalhar menos ainda) mas depois apodrecem e estragam a água.

 

convem saber pelo menos o valor do pH para te saberes orientar em termos de fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sequencia mto bonita.

 

Espero que o aqua traga uma boa tampa.

 

Estava no inicio do tópico:

aquario003gx3.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kili estou bastante entusiasmada sim mas com algum receio de fazer bodega :snipersmile:

 

Já tenho os valores, tirados agora porque ontem à noite já não consegui.

Digam-me se é normal...

 

KH: 0

GH: 0

pH: 6,4 - 6,8 - Na caixa passa do 6,4 logo para o 6,8 mas eu acho que não era um nem outro mas estava mais perto do 6,4. Sem certeza nenhuma apostaria nos 6,5 mais ou menos.

 

Estes valos são normais? É normal dar 0 nos outros?

 

A água está parada à dois dias e ainda com a temperatura natural. Quando devo ligar o termostato?

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Que água usaste? Se for água da torneira posso afiançar-te que os testes foram mal feitos ou tens algum tipo de filtro que se usa para purificar a água para consumo caseiro.

 

Repara que o GH (dureza total) e o KH (dureza carbonatada) têm a ver com a quantidade de sais dissolvidos na água, isto de uma forma muito por alto. Se ambas as durezas estão a zero então estamos a falar de água destilada e não da torneira, ou de água filtrada com esses filtros de que te falei (filtros que nada têm a ver com aquariofilia).

 

A confirmarem-se esses valores, o que acharia muitíssimo estranho, então tens de endurecer a água pois um KH=0 não te estabiliza o pH.

A saber: o KH é o estabilizador do pH. Com valores inferiores a 3-4º d o pH oscila muito e por vezes mata toda a fauna.

 

Vê se os testes estão bem feitos e/ou se não tens um desses filtros que se pôem à saída das torneiras para purificá-la ainda mais.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam as fotos do aquário:

aquario001am9.jpg

 

O Tilapia tem razão e pelos vistos a àgua usada foi exclusivamente água engarrafada, que é quase nula em termos de mineralização e nutrientes.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, isso é da torneira!! Aliás, eu pus meia garrafa mas como o resto é tudo da torneira não me parece significativo. A torneira tem uma redezita na saída mas não sei se será isso, de resto é normal. O mais provável e não ter visto bem as cores na fita mas na caixa dizia pa molhar um ou dois segundos e comparar logo esses valores e sinceramente...foi o que pareceu.

 

Mais logo tento novamente e vou colocar mais água.

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.