Jerboa

Membro
  • #Conteúdo

    371
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Jerboa

  1. Temp minima 25 graus. Minima. 25 a 29. 5L e o minimo para um macho Betta, 10L e melhor. Em 5L recomendo TPA de +-40% por dia mais 90-100% semanal. Com 10L e filtro interior ou de mochila e mais facil.
  2. Cuidado com os insectos apanhados em jardim por causa dos pesticidas. Eu dou umas pequenas formigas - especie mesmo mto pequena - ao meu Betta apanhadas num canteiro do 9o andar, portanto sao seguras. Quanto as formigas, e melhor esmaga-las um pouco entre os dedos antes de dar, para atordoar. Uma vez dei uma a um zebra que ficou com as mandibulas cravadas por fora na boca. Mais seguro sao os cubitos de artemia congelada!
  3. E facil arranjar um recipiente de pelo menos 5L ou aquas pequenos, mas suficientemente grandes para um termo de 25W. Eu ando a tentar arranjar um bom aqua de 30cm para um Betta, mas ainda nao arranjei o que quero. Mas ha aquas das marcas portuguesas muito baratos por volta dos 10L, em qq loja ou hiper, para quem nao seja tao exigente como eu. Penso que a APA vende aquas pequenas para Bettas. Nao aconselho arejar mais porque o Betta e um anabantideo! O melhor para um Betta sob pressao e deixa-lo em aguas calmas. Num aqua nao filtrado o unico cuidado e mudar a agua mais vezes que num aqua filtrado. Abaixo de 5L deve mudar-se pelo menos 1/2 da agua dia-sim dia-nao ou todos os dias e 90-100% 1x semana. Num aqua filtrado pequeno eu mudo 20 a 50% duas vezes por semana. Claro que o filtro pode ser de mochila ou um dos mini filtros interiores - como eu tenho - mas alguns destes sao caros. De qq maneira um filtro para um peixe so pode ser considerado por muitos como uma extravagancia. Como iluminacao barata, qq lampada de pe serve: arranjar nesse caso um aqua com tampa de vidro.
  4. Sim, por vezes e referida grande tensao (stress) em Bettas colocados em aquas comunitarios. Os machos ornamentais nao sao grandes nadadores e podem ter dificuldades em competir pelo alimento ou haver problemas de compatibilidades, sobretudo devido as suas barbatanas longas que facilmente sao mordidas.
  5. 0 respostas? Nao ha aqui ninguem de veterinaria?
  6. Sim e verdade, no caso da Hagen, mas eu preciso de uns 5Kg.
  7. Por favor, Agradeco imenso a quem me souber indicar onde comprar areao preto da Hagen; e Areao plastico preto da Marina, Obrigado
  8. Basta ferver uma vez. Depois mergulhar em agua limpa alguns dias deveria resultar num tronco +- limpo. Nao me parece que ferver muitas vezes va ajudar.
  9. Jerboa

    Nano Eclipse 10l

    Bom esta e definitivamente a minha beteira. 10-11L e um pequeno luxo so para um peixe, mas eu quero o meu Betta bem tratado: menos de 2 anos sera um insucesso para mim. Quanto a Neons, tenho alguns num aqua maior, neste aqui ate dava para por uns 5, dada a boa filtragem, mas para um pequeno aqua de Neons recomendaria 20-30L, ideal 50. Entretanto as algas castanhas abrandaram o seu crescimento e lentamente a Crypto vai recuperando. Ainda nao arranjei as Valisnerias anas, os fetos estao parados e so o musgo vai crescendo a fazer a parede de fundo. Isto de plantas e de facto muito dificil para quem tem pouco tempo, ainda por cima sem hipoteses de colocar comedores de algas no aqua (este Betta ja me matou dosi ancistrus bebes e provavelmente um Oto).
  10. Os machos Ancistrus sao muito territoriais, mas os seus territorios sao geralmente pequenos. Quando da para o torto um dos machos mata todos os outros, mas com essa dimensao nao me parece. O problema e que ja ha um senhor instalado, os novos machos vao sofrer. Em 100cm penso que 2-3 machos podem viver bem com esconderijos, mas provavelmente so o macho dominante vai reproduzir. As femeas em principio vao procurar apenas o macho dominante para desovar, mas tambem vai depender de outros factores, como o numero de femeas. O que os pros da reproducao fazem e colocar um macho e duas-tres femeas no mesmo aqua.
  11. Belo exemplo de criacao de Ancistrus num comunitario. Apos alguns dias depois do nascimento comecam a nadar livremente e colam-se aos vidors, e a altura de os separar para um aqua de crescimento. Esses sao de certeza vegetarianos desde o nascimento. Os Ancistrus recem-nascidos na natureza nadam ate a superficie atraidos pela luz, altura em que sao comidos pelos predadores (nao aquaticos) em maiores quantidades. Isto inclui os juvenis. So depois vao desenvolver habitos nocturnos, que se acentuam com a idade. No meu aquario bem estabilizado os meus L180 ja comem com a luz acesa, mas sao muito mais activos a noite.
  12. Jerboa

    Alga castanha

    Um Otocinclus come todas as algas castanhas numa semana em 130L. Melhor ter um par. Com Otos nunca mais ves algas castanhas. Atencao Oto, nao CAE.
  13. A agressividade intra-especie (macho-macho) e especifica, em principio nai influencia a agressividade contra outras especies. Se houver dois machos num espaco limitado nao vao ligar a mais nada enquanto um nao for eliminado.
  14. Recomendo ALTAMENTE o Marina Mini-sifao. Simples e eficaz. Uso o mini sifao num aqua alto d 130L. Ve na internet a embalagem antes de comprar, para saberes exactamente o que e. Para aumentar a dureza da agua mole recomendo os preparados comerciais liquidos, ou uma pitada de Aqua Dur da JBL em 5L: o que cabe na ponta espalmada de um palito, bem cheio, ou duas vezes mais raso. Controlar com o teste gH. Claro que tudo depende dos parametros da agua da torneira: a agua de Lisboa e muito, mesmo muito, macia e nao e o ideal para viviparos, apesar do seu pH alto, apesar do consta por ai. Alvo pH = 7,5; gH na dureza media basta.
  15. Badis Bengalensis? http://www.future-digital.com/aquarium_inf...io_dario_7.html Nao sabia que se vendiam por ca. Comem bem vermes vermelhos e artemia congelada se nao houver comida viva. Merecem bem um aqua so para eles (30-40cm)
  16. Jerboa

    betta + killis

    15L = 1 Betta macho Se tiveres mta sorte e esconderijos podes tentar juntar um Cory ou um Oto, mas em 15L e arriscado (mesmo para o Cory).
  17. Hummm... Hipoteses: Hyphessobrycon loretoensis (tetra do Loreto) Moenkhausia collettii Prionobrama filigera Dada a grande transparencia corporal, parece-me mais o ultimo. Nunca encontrei a venda estes peixes. Cuida bem deles.
  18. Para viviparos deverias controlar o pH e gH. Neste caso o kH nao e critico pois vais trabalhar com agua dura. Os outros testes nao sao necessarios se a manutencao for boa. So um conselho: mais importante que as TPA e sifonar o arear ao feze-lo, para eliminar carga organica.
  19. Depende. Nesse aqua podes juntar 2-3 Corys mas convem haver abrigos. Um tufo de musgo e facil de manter. Em principio Bettas nao atacam Corys, depois da curiosidade inicial, mas 15L e diferente de 20... Temp 25-27 graus - logo nao comprar Corydoras Paleatus!
  20. Num pequeno aqua Viuva e Serpas vao acabar por matar todos, e uma questao de tempo. Mordedura aqui, mordedura ali... pode demorar anos, mas no final so ficam eles (adoro Serpae, mas). Gostei do arranjo. So e pena este modelo da Tetra nao ter o filtro integrado na tampa.
  21. Jerboa

    Nano cubo 27l

    Guppys + Neons e mto estranho. 27L para mim e um pequeno aqua, ma nao um nano (palavra que significa extremamente pequeno). Para mim, o termo da Jager e demasiado grande para pequenos aquas, porque ha 25W mais pequenos.
  22. Boa decisao. Depois de um tratamento com lexivia a unica solucao seria mergulhar a pedra varios meses em agua mudada periodicamente. Mas o melhor e mesmo deitar fora. Os residuos de lexivia vao 'queimar' toda e qq planta, ate antes ate de afectar os peixes. Claro que se houver mta lexivia mata tudo, logo. Mais seguro para tratar objectos e mergulhar em solucoes concentradas de anti-algas ou anti-fungos para aquas e depois lavar e deixar em agua limpa 1 a 2 dias. O tratamento com sal tambem e seguro e mata os patogenios principais de agua doce.
  23. Qual e a litragem do aqua? Betta com companhia nao e um assunto facil, pois depende do individuo e do espaco. O problema de principiantes com Bettas e recorrente: compra-se um peixe para ter em 0,5L. Depois descobre-se que e um erro - compra-se um aqua demasiado grande para um Betta so - juntam-se uma serie de peixes e... - e a confusao total e mtas vezes o Betta e que sofre. 8-12L: Betta so. 15-25L: ja se pode juntar alguma companhia mto selecionada, mais tipo Otos ou Corys. 30-50L: ja da mais manobra, mas todo o aqua tem de ser pensado com base no Betta. Comunitarios maiores: relativamente facil se todos forem pacificos, mas cuidado com os tetras avermelhados que mordem as barbatanas do Betta e com todas as especies agressivas e territoriais.
  24. O factor mais importante do preco de um filtro e a relacao debito-consumo. O consumo e que vai determinar o custo real do filtro a longo prazo. Os menores consumos que vi foram de marcas mais famosas, mas tambem desconfio dos consumos teoricos (e debitos tambem) ja que nao tenho meios de os verificar. Publicidades... Ou seja, nao faz sentido poupar 20 aereos num filtro de 10W para comprar um que faz +- o mesmo com 18W. Para filtragem biologica: Penso que alguns filtros teem debito excessivo relativamente ao seu volume interno. Isto pode ser um problema pois nao ha tempo de contacto suficiente entre as colonias e a agua circulante. Para uma filtragem mecanica em principio quanto maior o debito melhor (mas para isso o melhor e sifonar o fundo em cada TPA, a nao ser se que tenha um tapete plantado!).