Corydora Matou-me O Beta!


jbras

Recommended Posts

no meu aquario tenho 2 corydoras (nao faço ideia a "marca"), nao têm pintas mas sim riscas ao horizintoais.

 

No domingo adquiri 1 beta, e hoje morreu!! Andou bem no primeiro dia, mas ontem á noite estava no fundo escondido. kd saiu verifiquei k ja nao tinha practicamente cauda nenhuma!!!. Hoje estava morto sem cauda, e apareceu-me tambem um gulpy morto e sem cauda, alem do k tinha varios alevins platys e de repente so vejo quatro!!! os alevins ontem ainda pensei k tivesse sido o beta o autor, mas como depois me deparei com o triste espectaculo da cauda do beta, fikei atonito!!

No aqua (50 ltrs) so tinha 3 gulpys o platy pai, os alevins e duas corydoras. desde que comprei as corydoras verificava k uma dela nao deixava mais nenhum aproximar-se, correndo atraz dakele k se chegasse perto inclusive da outra corydora. mas nunca liguei porke nunca o via a fazer mal, corria atraz e depois parava. O problema foi mesmo estes dois dias, ontem e hoje. O beta e o gulpy mortos e sem cauda!!! so pode ter sido o corydora nao acham??? isso é possivel??? Como conseguiu dar cabo da cauda dos peixes se tem akela boca em forma de ventosa para baixo????

 

k tristeza caramba!!

 

o melhor é retira-lo do aqua não???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu aquario tenho 2 corydoras (nao faço ideia a "marca"), nao têm pintas mas sim riscas ao horizintoais.

 

No domingo adquiri 1 beta, e hoje morreu!! Andou bem no primeiro dia, mas ontem á noite estava no fundo escondido. kd saiu verifiquei k ja nao tinha practicamente cauda nenhuma!!!. Hoje estava morto sem cauda, e apareceu-me tambem um gulpy morto e sem cauda, alem do k tinha varios alevins platys e de repente so vejo quatro!!! os alevins ontem ainda pensei k tivesse sido o beta o autor, mas como depois me deparei com o triste espectaculo da cauda do beta, fikei atonito!!

No aqua (50 ltrs) so tinha 3 gulpys o platy pai, os alevins e duas corydoras. desde que comprei as corydoras verificava k uma dela nao deixava mais nenhum aproximar-se, correndo atraz dakele k se chegasse perto inclusive da outra corydora. mas nunca liguei porke nunca o via a fazer mal, corria atraz e depois parava. O problema foi mesmo estes dois dias, ontem e hoje. O beta e o gulpy mortos e sem cauda!!! so pode ter sido o corydora nao acham??? isso é possivel??? Como conseguiu dar cabo da cauda dos peixes se tem akela boca em forma de ventosa para baixo????

 

k tristeza caramba!!

 

o melhor é retira-lo do aqua não???

Não... as corydoras não fazem isso...

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o Daniel disse ,as corrydoras não fazem mal a ninguém ....o Betta morreu por outro motivo.

 

 

As corydoras sao o animal mais pacifico do mundo so se inportam em comer os restos de comida do fundo e mais nada.

Nunca vi nenhuma corydora a maguar um peixe.

Isso deve ter outro motivo.

 

cmps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As corydoras sao o animal mais pacifico do mundo so se inportam em comer os restos de comida do fundo e mais nada.

Nunca vi nenhuma corydora a maguar um peixe.

Isso deve ter outro motivo.

 

cmps.

 

pois, é o k eu penso!!!

mas como explicar a total perda do rabo do beta???? caiu??? é possivel???

 

Outra hipotese é ele ter andado a atakar os alevins e a morder o rabo do gulpy, mas como diacho ficou sem o rabo todinho??? devo acrescentar k era um beta cauda de veu!!, será possiver vir com alguma doença quando o comprei????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As corydoras alimentam-se dos restos da comida e se algum peixe morrer elas tambem se vao alimentar dele, o betta poder ter morrido por outro motivo sem teres dado por nada e as corydoras terem-lhe comido a cauda.

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As corydoras alimentam-se dos restos da comida e se algum peixe morrer elas tambem se vao alimentar dele, o betta poder ter morrido por outro motivo sem teres dado por nada e as corydoras terem-lhe comido a cauda.

 

 

Hummm, não me fiz entender...o beta foi perdendo a cauda progressivamente....nao apareceu morto sem a cauda!

Quando dei por ele ja nao tinha metade, hoje a outra metade foi ao ar...e pouco depois começou a nadar de lado e acabou por morrer..poderá ter vindo da loja com alguma doença que provocasse isso??? é k os outros companheiros, como disse eram apenas 3 gulpys e um platy, fora as duas corydoras!! como a corydora costuma nadar atraz dos outros peixes quando eles se aproximam, o meu pensamento foi k tinnha sido ele, compreendes??

 

nao sei k pense!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As corydoras não foram...definitivamente, tenho 23 corydoras e são uma paz...

 

agora...

 

O apodrecimento bacteriano das barbatanas, é uma doença contagiosa pela bactéria do gênero Pseudomonas.

Doença comum, desencadeada por quedas bruscas de temperatura, ph ácido ou alcanino, má conservação e higienização do aquário, o que leva a diminuição da defesa imunológica, ou seja, altera o metabolismo do peixe. Os principais sinais, iniciam-se com a opacificação das barbatanas levando á destruição da necrose ( morte que ocorre num tecido ou orgão ).

 

Tratamento:

 

Isola o peixe num aquário hospital. Penicilina benzatina 3000 U.I. diluidas num litro de água num dose única;

Banho de solução salina ( 5 gramas de sal em cada litro de água, colocando mais água quando o peixe apresentar tenência a flutuar;

Tripaflavina ( 1 grama por cada 100 litros de água );

10 gotas de azul metileno a 5%.

 

Devem-se aparar as barbatanas destruidas com uma tesoura. Se necessário, reduz a fauna do aquário, melhora as condições higiénicas e corrije o ph de maneira a ficar estável, tal como a temperatura.

 

 

Texto retirado do livro : " O indice das doenças"

 

 

Espero que ajude num próximo passo.

Editado por Ricardo A. Silva

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm... tens a certeza que são mesmo Corydoras?

 

Vai ao Google e procura por "Gyrinocheilus aymonieri", são CAE (chinese algae eater / comedor de algas chinês). Estes ás vezes encontram-se á venda nos aquas com Corydoras, mas ao contrário delas, são agressivos.

Ou então tenta mostrar uma foto dessas Corydoras...

 

Lamento o sucedido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm... tens a certeza que são mesmo Corydoras?

 

Vai ao Google e procura por "Gyrinocheilus aymonieri", são CAE (chinese algae eater / comedor de algas chinês). Estes ás vezes encontram-se á venda nos aquas com Corydoras, mas ao contrário delas, são agressivos.

Ou então tenta mostrar uma foto dessas Corydoras...

 

Lamento o sucedido.

 

 

BINGO!!!!!

 

é exactamente o k disseste, Fiz uma peskisa no google e a primeira imagem k me apareceu foi imediatamente o retrato fiel dos meus EX corydoras!!!!

Bolas, k me apetece dizer uma asneira grande!!!!!

è bem feita p/ eu aprender a nao confiar nos nomes k indicam nas lojas!!!

 

ok Obrigado a todos, ja vi kual é o problema, bolas!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convinha era leres mais um pouco acerca de aquariofilia para saberes o que são corydoras e outras espécies, assim evitas confusões "básicas" no futuro

 

Cumps

 

Ah, bem que achava muito estranho terem sido corydoras a fazerem isso, realmente eram comedores de algas chineses, os meus nao sao muito agressivos mas ja ouvi dizer muita coisa ma deles.

 

So espero que os teus nao te facam mais nenhum estrago.

 

cmps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 2 CAE no meu aqua e posso-te dizer que são bastante pacificos.

Nunca tocaram no meu betta e nos outros habitantes.

De vez em quando dão umas corridas 1 ao outro, mas nada de especial.

Adorava conseguir apanhar 1 deles para o retirar, mas é missão impossivel, até no areão se enterram. banana rock

 

De qualquer forma, acho muito estranho eles atacarem o betta, até porque habitam zonas diferentes do aquário "normalmente". Com que tamanho estavam??

 

Os unicos peixes que até hoje mandaram uma valente tareia no meu betta, foram 2 botias palhaços pequenos que tiveram de ser retirados do aquário no dia a seguir.

O betta passou o dia todo escondido num buraco no tronco com a barbatana toda rasgada e os botias sempre a rondar o buraco.

 

1 Abraço

 

PS: O gajo vendeu-te CAE por Corydoras. banana rock :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois sim, realmente chamou-me á atenção teres dito que as tuas corydoras tinham umas riscas horizontais, não que não existam mas sa~difíceis de ver em lojas de menor dimensão. Infelizmente acertei!

Os CAE são excelentes para limpar as algas, mas têem de ter fome para o fazerem. Quando jovens podem não ser muito agressivos para com os outros peixes, mas á medida que vão crescendo vão ficando cada vez com pior feitio.

Se não arranjares um outro aquário para eles (ou devolve-los á loja), o mais certo é a tua fauna ficar rapidamente reduzida a esses 2 CAE.

 

Mas antes de culpares o pessoal da loja, culpa-te a ti. Eu, apesar de já ter uns aninhos nisto, quando vejo um peixe interessante e que não conheço, tomo nota do nome, vou para casa e procuro saber as suas características e necessidades. Se for adaptável ás minhas condições, compro, se não, fico a pensar que um dia talvez monte um aqua com aquela espécie.

 

Desculpa a minha frieza, mas um aqua é a casa de uma data de seres vivos, não é propriamente uma prateleira com uma colecção de bonecos animados. É natural que de vez em quando cometamos uma asneira, mas o importante é aprendermos a evitá-la.

 

Boa sorte e diverte-te com o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais