commendatore

Membro
  • #Conteúdo

    211
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por commendatore

  1. Quando é assim... XANAX Como te disseram o problema é mesmo os territórios. Enquanto não está tudo bem delineado, do estilo: Eu moro aqui, tu és novo ficas aí senão levas, eles tendem a andar às cabeçadas. Geralmente, tanto em água doce como em água salgada, o que eles não vêm não os chateia, dái convém apagar as luzes ou diminuir o tempo de luz. Podes ainda mudar a decoração, neste caso, mudar um ou outra pedra de modo a que os territórios que antes eram conhecidos pelo habitante mais antigo passem a ser desconhecidos, fazendo com que sejam distribuídas novas hierarquias.
  2. Exacto menina Raquel. Aí no areão, residem as bactérias que te permitem ajudar na filtragem da água, pelo que mandarias tudo pelo cano abaixo literalmente Aspirar não, quanto muito podes revolver um pouco a camada superiora para que fique com aspecto menos sujo
  3. 1 ano ou 2 anos de funcionamento não é nada. O que é isso em termos de fiabilidade? Eu escolheria o Eheim 2217. Manutenção? Mas voçês limpam o filtro todas as semanas? Todos os meses??? Não me parece. E também não me parece que por mais 10 minutos a fazer a manutenção do filtro sejam alguma coisa face aos anos que se espera que dure um filtro. O meu 2217 está a funcionar desde outubro de 2000, e 2215 desde 2001 inenterruptamente. . Só teve um problema. A azelhice do dono (EU) que lhe parti o veio do motor. Resultado? Qualquer boa loja tinha a peça por cerca de 5 euros. Já da Fluval... bem podia procurar. Acessórios, fiabiliadade comprovada, facilidade em encontrar peças Marca, prestações... EHEIM. Uns inventam, outros copiam. Mas tanto um como o outro não te vão deixar mal certamente. Esta é apenas a minha opinião. Os Classic da Eheim, são os equivalentes aos Mercedes 190d... dura e dura e dura. Feios, simples e fiáveis. Para discus... o ideal. POr mais avanço que tenha havido e possa haver, a gama Classic da EHEIM nunca será descontinuada.
  4. Boas. Está giro o layout. Não querendo ser alarmista, acho que essa mistura de peixes vai dar, (mais cedo, ou mais tarde) problemas... Os barbos, principalmente os Tigre, adoram morder as barbatanas dos outros peixes, neste caso dos escalares. Aliás, já é notório pelas fotos que "alguém" já os anda a morder. De resto parece-me bem, mas que vais ter porrada de meia-noite nesse aquário, ai vais vais. É só uma questão de tempo. De resto, está bem giro o áqua. Vai dando notícias.
  5. commendatore

    O Meu Aqua

    Boas. Gosto bastante. REparei que encheste o aquário com água a mais, pois é possível ver as travessas submersas Isso evapora, mas ao mesmo tempo é mau porque quebra a corrente de superfície. E quando tiveres os DIscus, pode ser suficiente para que um Discu que se sinta mais nervoso vá bater contra a travessa, podendo cortar-se com gravidade. DE resto, está impec. Tem semelhanças com o meu, pelo que gosto bastante! A ver se tiro umas pics ao meu. QUanto aos parametros está bom para os discus. E não colocaria carvão activado. Se tens espaço no filtro, mete mais ceramicas. O carvaõ tem de estar constantemente a ser mudado. REcomendo apenas após tratamentos. Ao ficar "cristalina" , a água perde os taninos e outras substaâncias libertadas pelos troncos que os discus e cardinais tanto gostam. Felicidades com isso, e vai postando actualizações.
  6. Boas. Os meus discus pegam nos dois. Por isso julgo ser: Same shit, different package
  7. Podes colocar 2 corydoras aenus. São bastabte resistentes e úteis para o aquário. Para além de serem boas companheiras para qs todos os tipo de peixes. Quando falei em tetras não era para os misturares com guppies! Têm necessidades diferentes! E já que estás a pensar em tetras, assim podias ter um aquário comunitário de peixes da amazónia. Há tetras muito bonitos. Podes manter pequenos cardumes mas tudo vai depender do pH da tua água. Por isso, não te precepites. Mede primeiro o pH da água. Se tiver em cerca de 7,0 ou menos podes por as corydoras. Não te esqueças de regular a temperatura para cerca de 27 graus. Não te precepites. Estás no ínicio e assim sendo podes evitar erros que te podes vir a arrepender. Abraço
  8. Boas Marco, bemvindo ao vício. Pleo que li tens um belo aquário para começar. QUem dera a muitos ter esse tamanho e litragem para iniciar. Quanto ao setup, tudo me parece bem à excepção da luz que como também já deves ter lido por aqui é sempre insuficiente nestes kits. Mas com esses 18w já podes manter plantas naturais que sejam pouco exigentes. Esse areão é de beleza questionável. Há quem goste. Há quem não goste. Isso e a pedra que colocaste. Mas para início serve. Mais tarde vais querer trocar a decoração e tal porque para nós nunca está perfeito. Para plantas, podes começar com fetos de Java, Musgo de java agarrado a pequenas pedras ou a um tronco. Para os peixes, depende do que pretendes manter. Se queres viver a experiencia de teres peixes que se reproduzam, podes começar com GUppies, e outros vivíparos como Mollies e espadas. Podes por outro lado, manter um cardume de Barbos tigre que sõa bonitos e resistentes. Podes ainda optar por alguns tetras. Para já devias comprar testes de PH e Nitritos. Antes de tudo deves saber que parametros têm a tua água da torneira e claro do aquário. A temperatura deve ser aumentada dos 24 que tens para cerca de 27 graus que é uma temperatura que agrada a quase todo o tipo de peixes e plantas. Para que a ciclagem possa ser acelerada, deves colocar um ou dois peixes para que o ciclo acelere. Bem como colocar alguns flocos de comida na água para começar a decomposição para que as bactérias que introduziste com esse produto se possam reproduzir e alimentar.
  9. Boas. Parece-me que tens uma cabomba caroliniana ou qualquer outra planta semelhante. Pelo que li, aprendeste bem. Mas espero que também tenhas lido e aprendido que só faz sentido a adicção de CO2 no aquário se tiveres uma iluminação que se adeque à litragem do teu aquário. Assim, acho que te poderiamos ajudar se desses mais alguns dados acerca do Setup do teu aquário. Só assim por alto é complicado. No entanto, podes sempre comprar fertilizantes sólidos em bolas ou pastilhas e enterrares no areão. Devias ter esperado um pouco mais e ter colocado substrato fértil por baixo do areão. Mas lá está, com tão pouca informação acerca do teu aquário, torna-se complicado opinar seja o que for.
  10. Boas. Que belo aquário! Quem me dera! Dá para dar umas braçadas com a peixarada! Só uma questão e só a refiro por não ter qualquer tipo de experiência com Sumps. Não achas que essa sump tem pouca litragem? Digo isto porque isso não tem propriamente 100, 200, 300 ou 500 litros de água. Tem muito mais e pelo que aqui tenho visto parece-me insuficiente a volumetria dessa sump para poder filtrar toda essa água. No entanto, se calhar estás a pensar complementar com um filtro externo de grande capacidade e esta minha pergunta já cai por terra. De qualquer forma, parabéns. Já agora, o aquário é para colocar onde? PResumo que tenhas uma moradia e estejas a pensar colocá-lo num rés do chão... certo?
  11. Hehe. Achei que o nome encaixava que nem uma luva devido as ramos parecerem querer sair do do aquário. Que honra! Está impec. Adoro o aquário está simples e mas bem conseguido. A minha Commendatrice também gostou do aquário e fez questão que soubesses.
  12. Claro que sim. Já tinha mencinado isso faz tempo. É a parte que não conseguimos fzer igual. São anos de investigação e know-how que a s marcas não querem nem devem revelar. Aí sim, justifica o preço. Agora metal? uma pinça?
  13. "RISING BRANCHES" Está bom, Agora é deixar maturar. Tenho uma Crypto dessas e são lindas. Talvez a minha planta preferida. Vai dar muita vida ao aquário.
  14. Boas, parece-me uma Hygrophilla. Como todas as plantas de caule, para a podares é só cortares no "tronco" na parte onde queres. O que cortares, podes voltar a plantar que cresce rapidamente. Ela irá dar rebentos e voltar a crescer. É uma planta de fácil crescimento e necessita de podas constantes devido a crescer mt em pouco tempo. Já tive e conseiderei uma "praga" por crescer tanto. TOdas as semanas eram pés atrás de pés das podas. Abraço
  15. Quem fala assim não é gago. Mai nada!!!
  16. Boas. Eu tenho um aquário plantado com discus e afins. O que faço quando tenho de me ausentar (por vezes 20 dias), é fazer uma TPA de cerca de 50%, fazer uma boa poda, ou seja, mais rente, e para a alimentação, comprei à 3 anos um alimentador automático da EHEIM que é muito bom. Dá para 5 refeiçoes diárias se não estou em erro. Encho-o com granulado misturado com flocos porque sei que é o alimento básico dos meus peixes, Discus ou outros. Se tiveres os peixes saudáveis, bem alimentados e a água limpa, conseguem estar sem comer 1-2 semanas na boa. Mais tmepo que isso podem começar a fazer a folha aos peixes mais pequenos e lentos. Um mês é realmente muito tempo. Mas se tiveres um aquário pouco povoado e peixes menos exigentes, talvez consigas safar-te. De qualquer modo, um alimentador automático é uma compra essencial. Pelo menos acho que valeu o preço que custou. Nunca tive um problema, a comida não se estraga lá dentro e podes escolher a quantidade de comida que comem de cada vez e a que horas. Melhor só se desse para meter papa congelada Espero ter ajudado de algum modo
  17. Boas. GOsto do aquário e as plantas parecem estar de boa saúde bem como os peixes. Apenas um reparo que espero não levares como "critica". Eu tentaria substituir esse tronco por um mais "leve" ou seja, não tõa volumoso e que tivesse menos cortes. Ganharias espaço e o lado direito não ficaria com um aspecto de apertado. De resto, parece-me tudo impecável. Bom trabalho e boa sorte para o futuro deste aqua. Abraço
  18. Boas Pedro. Acho que é a natureza a funcionar. Há uns que são sempre mais dominantes e nas primeiras semanas já mandam nos cardumes. Isto leva a que crescam mais depressa. No entanto o factor principal que motiva esta difderença de tamanhos, julgo ser mesmo o factor genético. É como os irmãos humanos. Uns são mais altos que outros mesmo sendo filhos dos mesmos pais. Tenho 5 discus todos irmãos. Um deles, o maior é enorme comparado com os outros. Outros 2 são do mesmo tamanho e 2 são um terço dos outros! Acho que é mesmo uma questão genética. Espero que os criadores se pronunciem. Abraço
  19. Comparar o preço de uma pinça por ser da ADA com umas calças de ganga da Pepe Jeans... Isso sim parece-me uma baboseira. E das grandes. Onde está a qualidade das calças? Nos rasgões??? Nas manchas? Na marca? Tenho várias coisas dessa marca, e calças nunca mais. Duram 3 meses. Pagas só por lá estar a marca? Não questionas a qualidade? Eu qiestiono. Se te mostrarem uma gravata Hugo Boss de 200 euros, de tecido duvidável, e puderes mandar fazer uma em Seda por 80euros personalizada e muito bem acabada, continuas a comprar Hugo Boss pela marca? Que fica escondida atrás da gravata? E pior ainda, comparar com um Ferrari?... Mais me ajudas à parte das baboseiras. Num Ferrari (num carro desportivo) o que se procura é Performance. A fiabilidade e a manutenção é questionável. É uma paixão. Mas em última análise o que interessa é mesmo a performance. Assim, porque raio comprar um Mercedes SL65 AMG por 250 000 euros qd posso ter um F430 Scuderia, Um gallardo Superleggera, um 911 turbo , um M5 por menos? E coitadinho do mercedes... Metam-no num circuito e comparem com um Lotus Exige S de 54 000 euros... Hotel de 5 estrelas? Se for para usufruir das estrelas todas, tudo bem. Se for para dormir e tomar o pequeno almoço, 4 já mais que bom. Epah, marca é marca. Paga-se. E se é boa, tem custos. Mas custos que geralmente estão associados ao modo como são produzidos. Um Ferrari é caro porquê? 70% do carro é feito à mão. E não é por crianças de 9 anos, como as que cozem os sapatos... Mas e como já alguém referiu antes de mim, se o material de laboratório é mais barato...atrevo-me mesmo a dizer que nem o cirúrgico é tão caro, onde é que está o custo de produção de uma pinça? É artesanal? Na prensa que as dobra? Nos punções que as separam da chapa? No grau de pureza do inox? Sinceramente.... Uma tesoura para Bonsai custa em média cerca de 11-40 euros. Vem do Japão e tal. Dura uma vida. Pois eu tenho uma dos chineses em inox, que me custou 0,75cts. Faz as mesmas vezes. Se por acaso enferrujar, (o que ainda não aconteceu visto ser de inox), ainda posso comprar mais 50 tesouras... com o preço de uma das "melhores". A questão é só essa. Fertilizantes, solos, aquários, acessórios de vidro? Caros? Sem dúvida!!! E nesses casos HÁ justificação. São peças que são caras de construir. E os solos e fertilizantes é o Know-how de alguns anos de investigação, daí protegerem o investimento senão qualquer Zé da esquina copiava e mudava a embalagem... Mas a treta da pinça???? Pensem bem no que estamos a falar! É uma chapa de inox dobrada!!! PONTO. Com os 50 euros que vendem cada uma devem produzir umas 100. Como já disse antes, 50 euros é uma placa bem grande de fibra de carbono.... Não de inox. É que se ainda se tratasse de alguma inovação tecnológica, algum material compósito, um polímero, sei lá, qq coisa que justificasse o preço... Lá está, só compra quem quer. E não é por não poder que não tenho uma. Apenas acho que tenho coisas melhores em que gastar o dinheiro que sobra ao optar por uma pinça convencional.
  20. Eu por 50 euros mando fazer uma em titânio... e compro um porradão de plantas. É ridículo o preço de uma pinça da ADA...ridículo. Por 50 euros comprei eu o meu alicate concavo para bonsai importado do japão, e é para troncos até 4cms de diametro!!!! Por 50 euros, compras peças feitas em carbono para bicicletas, modelismo, etc... O preço de produção dessas pinças deve rondar nem os 3 euros.... quem pode pode
  21. excelente tópico. Voto para inamovível. Certamente que muitos users tal como eu acham de extrema utilidade este tópico. Aguardo por mais actualizações. Abraço a todos
  22. commendatore

    Discus

    eheim 2217 perfeito para essa litragem e para um aquário maior que possas vir a ter futuramente. É bom. Fiável. E consegues peças e acessórios em qualquer loja de aquariofilia. "diferenças de temperatura = parasitas????" Onde foste buscar essa ideia? Não consigo entender como a temperatura transporta os parasitas... Muito menos uma diferença de 2-3ºC Todos os discus têm parasitas. Externos então... A questão é que se os Discus não estiverem saudáveis, perdem a batalha para os parasitas porque estão mais vulneráveis. Se estiverem saudáveis, é só ter o mínimo de cuidados com a qualidade da água (TPA´s) e uma boa alimentação para que tenhas sucesso. Sò considero difícil manter discus selvagens. Os de cativeiro são simples de manter desde que se tenham os cuidados essenciais que esta espécie exige. Podes colocar cardinais e as corydoras que são optimas para comer os restos de comida que vão para sitios incacessíveis para os discus. Aconselho-te a ler e a pesquisar o máximo que puderes pois nunca é demais. São peixes magníficos.
  23. Concordo. Aquário francamente pobres são agraciados com comments do estilo : "que giro" " muito bom " enqunato que qd aparece algo bom, copia ou não, o que sabem é dizer mal. Parece-me dor de cotovelo. Quem dera a muitos serem capazes de copiar seja o que for e ficar parecido com o original.... Quanto ao aquário. Gosto. Está simples. Gosto do efeito das pedras estiulo grand canyon. E ainda não o tinha visto, aqui ou o "original". Se gostas dele assim, é assim que o tens de ter. Abraço e boa sorte para isso. Vai mostrando actualizaçãoes.
  24. commendatore

    Musgo A Morrer

    Boas. Uma pedra difusora normal dá. Mas as bolhas são muito grandes e dissolvem-se pouco dentro do aquário. Eu optei por uma pedra difusora de madeira. Geralmente são utilizadas para água salgada mas encontras em qq loja. menos de 1 euros e está feita a festa. Estas em madeira fazem bolhas muito mais pequenas o que permite maior dissolução do CO2 na coluna de água. Abraço
  25. Boas Pedro. Fui eu que a iniciei praticamente na aquariofilia. Agora ela fez das dela e pegou o vício ao namorado! Na doce, eu conseguia explicar e dar uma ajuda. Agora na salgada... deixo a ti e a outros que "dominem". Eles precisam de saber praticamente tudo. Do zero. Estão a inciar-se na água salgada e como võa comprar tudo de inicio, era bom que alguns de voçes entendidos, lhes pudessem ajudar a escolher o material mais adequado ao que pretendem. Ainda estão em fase de "projecto". A procurar preços, necessidades, ler muitos tópicos. Se lhes puderem dar uma ajuda agradecia, porque infelizmente a minha Zona de actuação é nos Discus e nos de água doce. Abraço a todos.