Fertilizante Para Plantas


Recommended Posts

pessoal, existe algum fertilizante que nao faça mal aos camaroes e caracois dos nossos aquarios?, eu procurava um daqueles mais polivalentes, para plantas pouco exigentes, ou seja, daqueles que se poe um pouco quando o rei faz anos so para dar um impulso as plantas....nao sei se me fiz entendar...

 

cumps

Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola pois eu uso deste aqui e so meto quando o rei faz anos

 

 

eu nos aquas todos tambem meto esse, excepto nos que têm invertebrados por ter medo que faça mal...nao tenho fertilizado nadinha, mas ate agora so tinha plantas pouco exigentes, mas como agora meti as blixas, tenho medo que nao se aguentem sem fertilizaçao...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nos aquas todos tambem meto esse, excepto nos que têm invertebrados por ter medo que faça mal...nao tenho fertilizado nadinha, mas ate agora so tinha plantas pouco exigentes, mas como agora meti as blixas, tenho medo que nao se aguentem sem fertilizaçao...

eu no meu e no da maria meto e os reds e as caridinas japonicas no da maria nao se teem queixado

no meu ja tenho mais variedades de camaroes e tambem nao noto nada de anormal so noto que nascem poucos mas acho que e por ter tantos predadores de camaroes bebes (alimento vivo) nos outros nao faço qualquer tipo de fertilizaçao

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu no meu e no da maria meto e os reds e as caridinas japonicas no da maria nao se teem queixado

no meu ja tenho mais variedades de camaroes e tambem nao noto nada de anormal so noto que nascem poucos mas acho que e por ter tantos predadores de camaroes bebes (alimento vivo) nos outros nao faço qualquer tipo de fertilizaçao

vistos que tens crystal red e que provavelmente sao a especie mais sensivel que tens, diz-me, fertilizas esse aqua? e eles?

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vistos que tens crystal red e que provavelmente sao a especie mais sensivel que tens, diz-me, fertilizas esse aqua? e eles?

nao nese e tudo ao natural e as blixas ate se dao bem la so com 15 w de luz as pogostemom que la meti e que nao desenvolvem

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao nese e tudo ao natural e as blixas ate se dao bem la so com 15 w de luz as pogostemom que la meti e que nao desenvolvem

 

 

entao penso que as minhas se aguentam tambem sem fertilizaçao, tenho tambem 15W para um aqua de 35, e como o aqua so tem 17cm de altura, luz nao lhes falta, tenho medo de fertilizar tambem pois as outras plantas têm crescido muito, com fertilizaçao entao....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao penso que as minhas se aguentam tambem sem fertilizaçao, tenho tambem 15W para um aqua de 35, e como o aqua so tem 17cm de altura, luz nao lhes falta, tenho medo de fertilizar tambem pois as outras plantas têm crescido muito, com fertilizaçao entao....

sim para esse aqua chega na boa nem presisar de fertilizar

 

ah tens substrato ou akadama

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim para esse aqua chega na boa nem presisar de fertilizar

 

ah tens substrato ou akadama

 

 

é o meu "invertland", tenho umaa brita muito fina por cima e uma mais grossa por baixo onde se acumula fertilizante natural :)

que ate ver, foi com o fertilizante via substrato que mais resultados obtive sem ter surtos de algas...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é o meu "invertland", tenho umaa brita muito fina por cima e uma mais grossa por baixo onde se acumula fertilizante natural :)

que ate ver, foi com o fertilizante via substrato que mais resultados obtive sem ter surtos de algas...

ok tambem ja tinha reparado nisso na minha minibateria tenho os aquas so com areao de rio e as plantas crescem bem na mesma sem nada mesmo

 

so um exemplo no meu aqua o musgo de java nao cresce nem por nada la cresce a olhos vistos

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até podemos fertilizar num aqua de camarões,mas tem de ser é tipo 1/3 das doses que meteriamos num aqua plantado sem camarões.

 

Em doses baixas não há problema,no meu aqua de camarões (60L) coloco diariamente algumas gotas (poucas) de potassio, 2x semana algumas gotas de Ferro e depois da tpa algumas de Micros,só mesmo para o musgo e o feto Windelov poder crescer bem. Nada de Nitrato,nada de Fosfato.

 

Recentemente arranjei alguns Crystal Red,e vou continuar a fertilizar,se calhar inconscientemente colocarei ainda menos gotas...mas algumas meterei por certo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Penso que o grande problema para os invertebrados em geral e específicamente para os camarões é precisamente o cobre em excesso que alguns Micros contêm. Quem fertliza individualmente tem menos probabilidades de "envenenar" os bichos.

Se eu estiver errado alguém que me corrija, mas é o que tenho lido!

 

Cumps.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Penso que o grande problema para os invertebrados em geral e específicamente para os camarões é precisamente o cobre em excesso que alguns Micros contêm. Quem fertliza individualmente tem menos probabilidades de "envenenar" os bichos.

Se eu estiver errado alguém que me corrija, mas é o que tenho lido!

 

Cumps.

 

Carlos Salgueiro.

 

 

sim, isso eu tambem sei, penso que outros compostos tambem fazem mal....e como a mim so me compensa fertilizar com aqueles fertilizantes ""pau para toda a obra", tenho medo....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o grande problema para os invertebrados em geral e específicamente para os camarões é precisamente o cobre em excesso que alguns Micros contêm. Quem fertliza individualmente tem menos probabilidades de "envenenar" os bichos.

Sim,é correcto,o Cobre em excesso é fatal,embora nas doses certas seja essencial no crescimento do exo-esqueleto dos camarões. Porém não há meio de dosear o Cobre que metemos,nem quem fertiliza individualmente,pois o Cobre vem junto com todos os outros Micros.

 

Sendo assim a única maneira...é colocar pouco fertilizante de Micros.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,é correcto,o Cobre em excesso é fatal,embora nas doses certas seja essencial no crescimento do exo-esqueleto dos camarões. Porém não há meio de dosear o Cobre que metemos,nem quem fertiliza individualmente,pois o Cobre vem junto com todos os outros Micros.

 

Sendo assim a única maneira...é colocar poucos Micros.

 

Também uso o da Tropica. Nem uma baixa.

E aparecem novos de dia para dia!

 

Mas a explicação já foi dada pelo Zogli.

Deve ter apenas a ver com a concentração de Cobre na água.

 

Desconhecia por completo que os camarõe pudessem ser intolerantes às fertilizações. Mas o que é certo é que os meus não se queixam!

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu recentemente tive um caso "estranho", que está relacionado ou com excesso de fosfatos ou com o Tropica Plant Nutrition+.

 

O que aconteceu, tinha os PO4 praticamente a zero e os NO3 a 10ppm e como tinha algumas algas filamentosas, decidi puxar os PO4 para 1,5 ppm com o Tropica Plant Nutrition+, com doses mais elevadas do que as recomendadas, o que aconteceu? UMA DESGRAÇA!!!!

 

Embora os valor obtidos (1,5 ppm PO4 e 20 ppm NO3) me parecessem optimos, o que se passou a seguir foi estranho e até hoje não sei se foi da subida abrupta dos PO4 ou do excesso de micros, os camarões começaram a morrer todos (às dezenas), consequentemente os PO4 dispararam para valores nunca vistos 2,5 ppm ou mais.

 

Tive imensso trabalho para voltar a equilibrar o aquario, fazendo TPA's dia sim, dia não, de 30% e carregando do NO4 e K para acelerar o consumo dos PO4.

 

Mas como uma desgraça nunca vem só, os meus Ramirezi que até aqui mal tocavam no "marisco", com a imensa oferta gerada pela mortandade geral, agora tomaram-lhe o gosto e os poucos sobrevimentes da castástrofe estão com grandes dificuldades em sobreviver à caçada permanente. E eu que tinha o aquario cheio de neocaridinas que se reproduziam a uma velocidade espantosa, agora devo ter uma dezena no máximo. Já pensei em retirar os Ramizeri, pois são peixes rápidos e ganharam apetência para a "caça ao marisco", ao invés dos Discus que apesar de terem participado no "banquete", são peixes mais lentos e por esse facto não são tão destrutivos em relação à referida espécie.

 

O outro lado da questão... as plantas com tantos nutrientes estão optimas !

 

Uma coisa aprendi... Tropica Plant Nutrition+ em dose excessiva... NUNCA MAIS!

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fertilizo bastante e a experiencia que tenho é que caridinas japonicas e red cherrys são pau para toda a obra e aguenatam bastante "porrada" dos fertilizantes agora os Crystal Red...são umas autenticas florzinhas de estufa e morrem a torto e a direito, já desisti de os ter no meu aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é mas a "porrada" que os meus apanharam foi tal, que morreu praticamente tudo.... Sobretudo Neocaridinas sp. green (porque eram a grande maioria), mas também as caridinas japonicas!

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu só não fertilizo o aquário dos Crystal e New Bee, por ser muito pequeno... as outras 6 ou 7 espécies de camarões levam com tudo, mas moderadamente e nada muito rigoroso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...O que aconteceu, tinha os PO4 praticamente a zero e os NO3 a 10ppm e como tinha algumas algas filamentosas, decidi puxar os PO4 para 1,5 ppm com o Tropica Plant Nutrition...

O que te aconteceu não é estranho,pois se querias aumentar o nivel de Fosfatos devias ter utilizado Fosforo,uma solução de KH2PO4 por ex.

 

Ao utilizares o Plant Nutricion aumentaste também os Nitratos, que já estavam a 10ppm e ficaram sabe-se lá onde...

 

Existem 2 tipos de Plant Nutricion o de Micros e o que tem tudo, Nitrato e Fosfato também. O que é preciso cuidado.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais