Fertilização ...


C Mocho

Recommended Posts

Olá pessoal,

antes de mais quero agradecer tudo o que tenho aprendido convosco sobre manutenção de plantas aquáticas.

 

Como estou pela primeira vez a fertilizar um aqua e não foi fácil encontrar (ou compreender) muitas referências que me guiassem nesta nova experiência, fertilizo diariamente em função dos resultados dos testes de NO3 e PO4 da JBL mas as primeiras dúvidas surgem-me em relação ao Potássio (K).

 

Vamos lá a ver se eu consigo explicar:

Apesar de colocar pouca comida para os peixes (já experimentei mesmo não dar comida por um dia), os valores de Fosfatos estão sempre ligeiramente acima de 1ppm, logo não tenho tido necessidade de fertilizar com fosfatos.

De forma geral observo que as plantas estão a consumir Nitratos, assim tento manter o tecto de 10ppm de NO3 nas fertilizações diárias. Eventualmente, talvez tenha errado algumas vezes na medição dos valores e no dia seguinte deparo-me com o NO3 próximo dos 10ppm. Consequentemente nesse dia não necessito acrescentar nem NO3, nem PO4...

O que fazer então com o K? Devo acrescentar K nesse dia? Que quantidade?

 

O que tenho feito é verificar o valor de PO4 acima do tecto de 1ppm e introduzir o K correspondente ao consumo desse excesso...

Por exemplo:

Se verifico 10 ppm de NO3 e 1,25 ppm de PO4, acrescento 2,5 ppm de K (que corresponde a 10x 0,25ppm de PO4 em excesso).

Nos outros dias utilizo o principio de 2x ppm de NO3 acrescentado ou 10x ppm de PO4 acrescentado, optando entre os dois pelo resultado que me reclame o valor mais alto.

 

Será que estou a fazer bem ou não deveria introduzir Potássio nessas circunstâncias?

Editado por C Mocho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Eu nos meus aquas fertilizo sempre diariamente com K,independentemente de ter ou não de adicionar NO3 e PO4.

 

Desde que os valores de NO3 e de PO4 se encontrem ao nivel pretendido.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Eu nos meus aquas fertilizo sempre diariamente com K,independentemente de ter ou não de adicionar NO3 e PO4.

 

Desde que os valores de NO3 e de PO4 se encontrem ao nivel pretendido.

 

Nem mais.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Zogli, pelo menos assim fico a saber que mal não estou a fazer, quanto muito não estarei a fazer tanto bem quanto o que deveria mas...

Como é que se faz a estimativa da quantidade de Potássio a colocar? É a olho? Tem algum valor de referencia?

 

Desculpem estar a ser insistente, mas antes de começar a fertilizar as minhas plantas passaram um período com claros sintomas de carências, o que é absolutamente normal. Eu até estava a fertilizar, mas apenas com Sera florena e Sera florenette A (supostamente segundo a minha interpretação da embalagem eram um adubo completo... Depois começei a observar que um ou dois dias depois de colocar "florena" tinha um avanço nas filamentosas do areão. Claro que entretanto comecei a ler as informações disponíveis aqui pelo forum, mas confesso que no inicio me pareceu tudo muito complicado e desmotivante.

Até que entendi que as plantinhas estavam a definhar por falta de Potássio... Como não encontrei os testes e enquanto a encomenda dos mesmos não chegava, fui á farmácia e resolvi começar a pôr Cloreto de Potássio... (até aqui tudo bem), mas ás tantas comecei a ficar com paranóia (talvez fosse paranóia ou talvez não) que o que entretanto o que observava eram carências de outros nutrientes que podiam estar associadas a um excesso de K !...

 

Enfim, no início parece sempre tudo muito complicado, como vocês ainda se devem lembrar.

O que então me pareceu mais sensato foi em vez de tentar encontrar soluções empíricas de compensação, começar a fertilizar o mais "correctamente" possível e esperar que com o tempo as plantas não morressem e recuperassem.

Se bem que não tenha a ilusão de conseguir de momento um sistema equilibrado e sem problemas complicados, gostava de utilizar esta montagem como um exercício de aprendizagem que me impulsionasse mais tarde a seguir para algo mais bem estruturado.

 

Conto para isso com a vossa ajuda, e por tudo o que se pode aprender neste fórum, obrigado.

 

PS: Edito para te agradecer também a ti Ricardo

Editado por C Mocho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como tu,eu e muitos também aprendemos sozinhos,e é a maneira mais segura de aprender.Ficamos com bases mais sólidas através da pratica,pela teoria as coisas podem não ser muito claras e cada aqua é um aqua.

 

O Potassio é daqueles nutrientes que raramente estão em excesso,só se fertilizarmos mesmo com muita quantidade ou se os Nitratos ou Fosfastos estiverem por um longo periodo de tempo a zero no aqua.

 

A quantidade a colocar depende muito do que se fertiliza com N e P. No meu aqua de 100L por ex. se colocar diariamente 5ml de N e 1ml de P logo coloco 10ml de K.

 

Mas isto depende da concentração de N,P e K...

 

K - No meu aqua de 100L meto diariamente 10ml de K, solução de cloreto de Potassio (KCl),em que 1ml da solução é 1ppm de K em 100L. Para isso dissolvo 200gr de KCl(comprado na farmacia) em 1L de água.

 

N - O Nitrogénio que coloco é da SEACHEM Flourish. A concentração é de 15000mg/L.Na embalagem diz para usar 0.5 a 1ml por cada 80L 2x por semana.Mas eu coloco 5ml/dia pois caso contrário o meu aqua teria carências.Devemos começar sempre por dosear por baixo,até ''achar'' a solução para o nosso aqua.

 

P - O Fósforo é da Horizonte Aquático (KH2PO4) 1ml da solução aumenta em 0.50ppm de PO4 e 0.21ppm de K em 100L de água.Normalmente o meu aqua tem Fosfatos disponiveis,logo o que faço normalmente é fertilizar com 1ml desta solução dia sim/dia não.

 

Fe - O Ferro penso que deve ser administrado diariamente,se possivel uns minutos depois de tudo o resto.O Ferro que uso actualmente é da AZOO.10ml em 100L de água acrescenta 1.42ml/L de Ferro. Uso 5ml/dia.

Ainda não testei a ver se necessito de mais ou menos,pois...comecei ontem com este fertilizante,antes era da SEACHEM Flourish Iron...

 

Micros - Estou a gostar bastante destes novos Micros que comprei: Ferropol 24. É para ser usado diariamente 1 gota para cada 50L de água. Desde que comecei noto diferenças,melhorias nas plantas.

 

Mg - 2x por semana fertilizo com 15ml de Sulfato de Magnésio (MgSO4+7H20). Dissolvo 200gr em 700ml de água (quase no ponto de solubilidade). 1ml desta solução acrescenta 0.28ppm de Mg em 100L.

 

Ca - A água aqui de Lisboa não é tão macia quanto isso,mas mesmo assim 1x por semana,depois da TPA semanal,dissolvo um pouco de ''Decalcit'' e fertilizo assim com Calcio.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como tu,eu e muitos também aprendemos sozinhos,e é a maneira mais segura de aprender.Ficamos com bases mais sólidas através da pratica,pela teoria as coisas podem não ser muito claras e cada aqua é um aqua.

 

O Potassio é daqueles nutrientes que raramente estão em excesso,só se fertilizarmos mesmo com muita quantidade ou se os Nitratos ou Fosfastos estiverem por um longo periodo de tempo a zero no aqua.

 

A quantidade a colocar depende muito do que se fertiliza com N e P. No meu aqua de 100L por ex. se colocar diariamente 5ml de N e 1ml de P logo coloco 10ml de K.

 

Mas isto depende da concentração de N,P e K...

 

K - No meu aqua de 100L meto diariamente 10ml de K, solução de cloreto de Potassio (KCl),em que 1ml da solução é 1ppm de K em 100L. Para isso dissolvo 200gr de KCl(comprado na farmacia) em 1L de água.

 

N - O Nitrogénio que coloco é da SEACHEM Flourish. A concentração é de 15000mg/L.Na embalagem diz para usar 0.5 a 1ml por cada 80L 2x por semana.Mas eu coloco 5ml/dia pois caso contrário o meu aqua teria carências.Devemos começar sempre por dosear por baixo,até ''achar'' a solução para o nosso aqua.

 

P - O Fósforo é da Horizonte Aquático (KH2PO4) 1ml da solução aumenta em 0.50ppm de PO4 e 0.21ppm de K em 100L de água.Normalmente o meu aqua tem Fosfatos disponiveis,logo o que faço normalmente é fertilizar com 1ml desta solução dia sim/dia não.

 

Fe - O Ferro penso que deve ser administrado diariamente,se possivel uns minutos depois de tudo o resto.O Ferro que uso actualmente é da AZOO.10ml em 100L de água acrescenta 1.42ml/L de Ferro. Uso 5ml/dia.

Ainda não testei a ver se necessito de mais ou menos,pois...comecei ontem com este fertilizante,antes era da SEACHEM Flourish Iron...

 

Micros - Estou a gostar bastante destes novos Micros que comprei: Ferropol 24. É para ser usado diariamente 1 gota para cada 50L de água. Desde que comecei noto diferenças,melhorias nas plantas.

 

Mg - 2x por semana fertilizo com 15ml de Sulfato de Magnésio (MgSO4+7H20). Dissolvo 200gr em 700ml de água (quase no ponto de solubilidade). 1ml desta solução acrescenta 0.28ppm de Mg em 100L.

 

Ca - A água aqui de Lisboa não é tão macia quanto isso,mas mesmo assim 1x por semana,depois da TPA semanal,dissolvo um pouco de ''Decalcit'' e fertilizo assim com Calcio.

 

Boas Zogli,

se não é indiscrição da minha parte à quanto tempo fertilizas assim? E quanto ao Mg e ao Ca controlas através de testes os valores ou é só "a olho"?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, pela tua explicação julgo que é natural as minhas plantas ainda estarem com sinais claros de carências (se bem que já tiveram muito piores).

O aqua com que eu estou a começar a brincar é de 54 l, pelo que grosso modo posso compará-lo facilmente ao teu. É evidente que depende da quantidade de plantas e da quantidade de luz disponível, etc., mas sempre é um passinho mais.

A minha luz é 0,65 w/l (por agora foi o que se conseguiu arranjar), o substrato é neutro (logo a fertilização tem toda de ser feita pela coluna de água), tenho estado a adicionar em média 2,6 ppm de NO3 e 6,3 ppm de K, fosfatos não tem sido preciso (na semana passada coloquei 0,25 ppm após a TPA, desde então esteve praticamente fixo em 1,25 ppm/l). Também estou a colocar 1 gota diária de Ferropol 24, mas pensava que este produto me servia sobretudo para suprir carencias de ferro (ferropol, santa ignorância... afinal são micros!) Para os micros pensava eu que estava a pôr o Sera florena...

Pelos vistos falta-me o Ferro e o Magnésio (julgava eu que o Magnésio vinha em quantidade suficiente na agua das TPA - 20 litros/semana) e relativamente ao Cálcio (Vialonga também fica na região de Lisboa), para meu grande espanto já não sei se hei-de ir comprar o Decalcit ou devo deixar de gastar dinheiro no Calgon da máquina de lavar... LOL

 

Obrigado pela tua paciência Zogli, já vi que pelo menos a quantidade de K que tenho estado a adicionar não devem ser assim tão absurdas quanto eu temia (o que eu não tenho estado a fazer é a pôr estas quantidades de forma constante, uns dias ponho mais outros menos conforme os testes).

Agora vou tentar arranjar o Ferro e o Magnésio, mas entretanto faço também minha a pergunta do Murkas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora vou tentar arranjar o Ferro e o Magnésio, mas entretanto faço também minha a pergunta do Murkas.

 

Boas,

mas notas carencis nas plantas dos ditos componentes?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Noto carências sim Murkas, daí a saber do quê já é pedir-me muito... Esta é a primeira vez que me estou a meter com as plantinhas e á cerca de 15 anos que tinha os aquários desactivados na arrecadação, agora por vossa culpa é que me voltou a atacar a virose!

 

A Eusteralis que sem que eu compreenda porquê teima em continuar a crescer, não tem a cor linda que apresentava quando a comprei - poderá ser falta de ferro ou poderá ser apenas porque ainda não teve tempo de recuperar. Para além disso comprei muito recentemente uma planta desconhecida que quando cheguei aqui á Net me fez desconfiar que é a Rotala wallichii o que também me faz reforçar a ideia que irei precisar de adicionar ferro.

A R rotundifolia quase mesmo que morreu, portanto cor alaranjada nos ápices nem pensar, mas o pior é que para além de ainda não ter recomeçado a apresentar folhinhas com uma aparência normal, verifico nas folhas mais velhas uns veios verdinhos sobre umas folhas de cor muito clara que em algumas fotos (sim, porque eu tenho andado a tentar saber o que é que se passa) me pareceu ser sinal de carência de magnésio.

Para além disso as Cryptocoryne x willisii apresentam tantos sintomas estranhos (subtis mas estranhos) que eu nem sei por onde começar.

Onde eu tenho de concordar com o Zogli é que desde que comecei a colocar o Ferropol24, a Echinodorus 'Ozelot' está cada vez com melhores cores (pena que esteja a crescer demais para esta montagem).

 

Mas todos estes diagnósticos valem o que valem, vindos de alguém sem experiência nenhuma no assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Noto carências sim Murkas, daí a saber do quê já é pedir-me muito... Esta é a primeira vez que me estou a meter com as plantinhas e á cerca de 15 anos que tinha os aquários desactivados na arrecadação, agora por vossa culpa é que me voltou a atacar a virose!

 

A Eusteralis que sem que eu compreenda porquê teima em continuar a crescer, não tem a cor linda que apresentava quando a comprei - poderá ser falta de ferro ou poderá ser apenas porque ainda não teve tempo de recuperar. Para além disso comprei muito recentemente uma planta desconhecida que quando cheguei aqui á Net me fez desconfiar que é a Rotala wallichii o que também me faz reforçar a ideia que irei precisar de adicionar ferro.

A R rotundifolia quase mesmo que morreu, portanto cor alaranjada nos ápices nem pensar, mas o pior é que para além de ainda não ter recomeçado a apresentar folhinhas com uma aparência normal, verifico nas folhas mais velhas uns veios verdinhos sobre umas folhas de cor muito clara que em algumas fotos (sim, porque eu tenho andado a tentar saber o que é que se passa) me pareceu ser sinal de carência de magnésio.

Para além disso as Cryptocoryne x willisii apresentam tantos sintomas estranhos (subtis mas estranhos) que eu nem sei por onde começar.

Onde eu tenho de concordar com o Zogli é que desde que comecei a colocar o Ferropol24, a Echinodorus 'Ozelot' está cada vez com melhores cores (pena que esteja a crescer demais para esta montagem).

 

Mas todos estes diagnósticos valem o que valem, vindos de alguém sem experiência nenhuma no assunto.

 

Boas,

quanto ao magnesio muitas das vezes um bom fertilizante de micros costuma trazer Mg na sua composição não sendo preciso mais do que isso para manter as plantas de boa saúde no que toca a carencias de Mg... por isso é que perguntei.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zogli,

se não é indiscrição da minha parte à quanto tempo fertilizas assim? E quanto ao Mg e ao Ca controlas através de testes os valores ou é só "a olho"?

 

Abraço

Uma coisa muito importante é compreender que as quantidades que meto no meu aqua não são valores de referência,são apenas os valores que o meu aqua precisa.C.Mocho no teu aqua deves começar por baixo,principalmente com NO3 e PO4,testar no dia seguinte e ver qual foi o consumo.É importante que não haja excessos,nem faltas.

E acho que um plantado com certo tipo de plantas deve sempre ter substrato fértil,dá uma grande ajuda nos primeiros tempos,de modo a que as plantas criem raizes e fiquem fortes o mais depressa possivel.

 

Murkas,estes valores que apresentei são respeitantes ao aqua ''Nova Helenaa'' e fertilizo assim desde que tenho plantados como este.Este aqua o ''Nova Helenaa'' tem um metabolismo muito mais acelerado que por ex. outro que tenho o ''TelaViva''.

 

No aqua ''Nova Helenaa'' assim que o CO2 está a começar a ficar mais fraco mudo logo,no outro não,só tenho mais para manter sempre o PH baixo.A quantidade de W/L também é muito maior,assim como o tipo de Flora.E tem muito menos Fauna.

 

Quanto ao Magnésio, coloco pois os Micros que tenho (Ferropol 24h) não têm este nutriente. E o Cálcio também meto,mas sei que caso não metesse,a tpa era suficiente para suprir quaisquer carências,mas também meto muito pouco.E a água também traz Magnésio,por isso como o Murkas disse,caso os Micros tenham Mg não é necessário fertilizar à parte.

E não tenho testes nem de Magnésio nem de Cálcio.

 

Quando um aqua entra num certo periodo de vida,os testes já só são necessários de tempos a tempos,são mais precisos para acertar com a fertilização.E se o aqua não tem algas por ai além e as plantas não têm sinais de carência é porque o sistema de fertilização satisfaz todas as necessidades das plantas.

 

E C.Mocho o Ferropol 24 também tem Ferro,acompanhado pelos Micros.Aqui vai os nutrientes todos: Fe, Mn, Ti, Sn, J, Ni, Li, Br, Zn, B, Co.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Zogli, eu realmente já tinha visto a indicação dos vários elementos presentes no Ferropol, a minha ignorância é que iludido pelo nome pensei que se tratava de uma mistura onde o ferro era o componente predominante.

Em relação ao substrato não tenho a menor dúvida que tens toda a razão, mas eu nunca pretendi ter um plantado, começei apenas por querer matar as saudades de ter um aquário com dois ou três peixinhos e talvez uns fetos, mas esta virose alastra-se com uma tal rapidez que fui completamente enrolado na onda... já agora, aproveito para fazer revisões e aprender uma data de coisas novas. Se eu pensasse logo de antemão que iria querer mais isto e mais aquilo e depois mais outra coisa tinha logo desistido, assim posso dizer que estou a ir "conscientemente" ao engano!

 

Ainda em resposta ao Murkas e relativamente à carência de Mg, esqueci-me de referir que para além de ter perdido a maior parte das folhas da Alternanthera reineckii, vi os ápices a desfazerem-se, o que também julgo ter lido que podia ser uma carência de Magnésio.

Enfim, só desgraças, mas como eu gosto de desafios e sou muito paciente hei-de lá chegar...

Um pouco de adversidade só pode mesmo é tornar tudo mais entusiasmante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zé Néo, eu julgo que já tinha dito que fazia uma TPA semanal de 20 litros para um aqua que não deve ter mais de 46 ou 47 litros reais, mas algo me diz que a frequência e quantidade das TPA depende muito dos valores da agua que se acrescenta. Por exemplo decerto que a composição da agua que eu tenho é bastante diferente da agua que exista por Leiria mas não sei se será muito diferente da agua da torneira do Zogli...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Era mais para o Zogli.

 

Onde eu queria chegar era ao "reset" que uma tpa de 50% faz do que própriamente o que vão ou não introduzir com ela. No fim de contas essa é a principal função da tpa. A maioria dos esquemas de fertilizações diárias com valores elevados depende sempre dessas tpa´s para retirar o excesso e voltar ao inicio.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, entendi.

Achas que com este tipo de fertilização o meio pode ficar excessivamente carregado ou desequilibrado?

Eu pensava que com a maturação do aqua e o progressivo equilíbrio das fertilizações a necessidade das TPA se via cada vez mais reduzida. è claro que o ideal de não necessitar de todo da ajuda das TPa é uma utopia, mas estava convencido que era também esse um dos objectivos a estabelecer.

Editado por C Mocho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse aqua plantado faço efectivamente tpa's de 50% +- semanais,em época de alguedo chegou a ser 50% 2x semana...Mas devo dizer que os valores que apresentei neste aqua não são de todo muito altos,alguns nutrientes como os Nitratos e o Ferro são consumidos na totalidade de dia para dia.

 

Uma questão que foi colocada num tópico pelo Trocado penso eu,era se caso de um dia para o outro por ex. os Nitratos (ou qualquer outro nutriente) fossem todos consumidos, se era sinal que deviamos aumentar a dose,até que houvesse réstias ainda no dia seguinte.Eu penso que devemos aumentar até certo ponto,mas não é necessário que sobre algo para o dia seguinte...basta olhar para as plantas e ver às vezes.

 

Este aqua tem 112L, 100W de luz 2x55W PLL 6500K,CO2 caseiro com difusor de vidro. Não tem muita Fauna e um filtro com potência de 8x a litragem.

 

Queria dizer também que as tpa's servem para fazer o 'reset',baixar a concentração dos nutrientes ,mas claro está,também para a Fauna ter sempre água em condições.Apesar de num plantado denso a qualidade da água ser muito melhor por si só.

 

Outra coisa C.Mocho: existem aquas High-Tech e aquas Low-tech,se se pode chamar assim...Um plantado High-Tech tem luz intensa,CO2 a bombar com força,aqui podemos ter qualquer planta que exista.

 

Mas também podemos ter um plantado low-tech,onde a luz é mais baixa,o CO2 pode ser o fornecido pela Fauna (caso haja Fauna).Neste caso teriamos de colocar plantas que conseguissem viver nestas condições,e os nutrientes não poderiam ser administrados nem na mesma quantidade,nem se calhar na mesma periocidade.

 

Ah...e depois queremos ver fotos disso! :tongue:

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Zogli, o meu começou por ser quase “No-Tech” e a ideia inicial era mantê-lo assim, mas depois as plantinhas começaram-me a piscar o olho e quando as vi a definhar tive de acrescentar mais umas coisas...

Com efeito, se alguma vez tivesse premeditado fazer um plantado ou algo parecido teria começado com uma montagem completamente diferente. Comecei por fazer um hardscape que quase não necessitava de planta alguma para ficar interessante, mas teste aqui, teste acolá já não resta quase nada da ideia inicial. Tirei as pedras com que iniciais, porque o PH não baixava depois fui tirando as suas substitutas para arranjar lugar para mais uma ou duas plantinhas...

Da próxima será mais bem estruturado, mas antes disso tenho de aprender a cuidar melhor da flora.

 

Foto, pois sim acho que para me puderem ajudar têm de ter uma ideia mais concreta:

 

Primeira montagem só com pedras (supostamente só precisaria de uns fetos, umas anúbias e talvez umas egerias)

071206oa9.jpg

 

Ontem á noite estava assim

080330mq8.jpg

080330lateralxk1.jpg

 

As minhas plantas mais bonitas de momento são as Echinodorus (julgo ser a 'Ozelot').

080330echinodorusvk7.jpg

 

As piores são as Rotala (? rotundifolia ?) – ainda se pode ver que passaram para além de carências por um ataque de alguinhas, mas felizmente estas ultimas estão cada vez mais fraquinhas.

080330rotalavh2.jpg

 

Exequo com as Rotala, no para o título de “as piores”, as Alternanthera reineckii (tenho dúvidas que esta alguma vez vá ao lugar, mas confesso que teria um grande gozo se tal acontecesse).

080330alternantherareindi3.jpg

 

O meu denso tapete daquilo que me parece Lilaeopsis brasiliensis (já esteve cheio de algas, agora só resta uma amostra. Sobretudo quando adicionava o Sera florenette e K nem vê-lo – benditas TPA’s).

080330lilaeopsisbrasilifo7.jpg

 

As Cryptocoryne x willisii com manchas de todos os tipos, agora observo o surgimento de folhas novas, mas volta e meia uma folha velha fica amarela de repente! Preocupa-me a persistência da falta de homogeneidade cromática nas folhas antigas, será normal?

080330cryptocorynexwilyy9.jpg

No centro em primeiro plano tenho uma plantinha interessante que pareciam umas agulhas de pinheiro... como estavam a ficar com mau aspecto e cheias de algas cortei-as a dois ou três cm acima do areão, agora está lentamente a recuperar.

Alguém me sabe dizer de que planta se tratará?

 

Obrigado a todos pela vossa ajuda e paciência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor conselho que te dou é:

 

- Comprares um substrato fértil,se quiseres gastar dinheiro da ADA ou ELOS,com menos dinheiro da JBL ou da SERA.

 

- Guardares 50% da água num recipiente,de modo a que possas encher o aqua de novo com ela.

 

-Retirares o areão,colocares o substrato fértil no fundo e cobrires com o areão.

 

- Encheres com os 50% da água já ciclada e com outros 50% da torneira.Se mantiveres o filtro a trabalhar na água que guardaste,podes por os peixes logo,o ciclo não foi quebrado.Depois é só plantar de novo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor conselho que te dou é:

 

- Comprares um substrato fértil,se quiseres gastar dinheiro da ADA ou ELOS,com menos dinheiro da JBL ou da SERA.

 

- Guardares 50% da água num recipiente,de modo a que possas encher o aqua de novo com ela.

 

-Retirares o areão,colocares o substrato fértil no fundo e cobrires com o areão.

 

- Encheres com os 50% da água já ciclada e com outros 50% da torneira.Se mantiveres o filtro a trabalhar na água que guardaste,podes por os peixes logo,o ciclo não foi quebrado.Depois é só plantar de novo.

 

LOL

Pois esse é certamente o melhor conselho. Recomeçar!... e é sem dúvida o que eu terei de fazer mas (há sempre um "mas" caraças!).

Teria mesmo de começar do zero!...

 

O filtro externo caiu ao chão e partiu-se o copo, portanto o único filtro que está a funcionar é a placa por debaixo do areão (felizmente que eu sou antiquado e montei esse filtro). Agora já descobri uma loja que me pode encomendar o malfadado copo embora o filtro já esteja descontinuado... mas tenho de gerir as despesas com muita sensatez (quer dizer pelo menos com alguma -)...

Por isso é que eu disse que esta montagem serviria para aprender (o fundamental).

 

De qualquer modo prefiro ver as coisas de forma optimista. O atque de algas já está muito menor (mesmo muito). As plantas já não estão a piorar, pelo menos da forma visível como estavam. Estou a ter a minha primeira confrontação entre o que leio e o que observo ao vivo, e isso é uma experiência que decerto irá ser útil posteriormente. E por ultimo vocês já me fizeram entender mais umas coisas que ainda não tinha entendido... (obrigado ó pessoal)

 

É certo que tenho de recomeçar tudo de novo mas tenho de controlar as despesas com calma, se não o prazer torna-se numa nova preocupação angustiante, e dessas já tenho qb.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá pessoal,

já ando a fazer menos disparates com a fertilização mas ainda estou longe de chegar a um nível satisfatório:

As algas que andavam a atacar as plantinhas ficaram dentro de controle e acabaram por praticamente desaparecer.

Assumi que o consumo de Potássio não podia nunca ultrapassar os 10 ppm por dia e a partir daí comecei a observar o consumo de Azoto e Fosfato e a fertilizar em conformidade com os testes.

 

As Cryptocoryne já não apresentam as carências anteriores, têm uma ou outra manchinha de green spot, mas creio que numa planta de crescimento lento isso é normal.

As rotala é que não sei se lá vão... o crescimento é irregular e isso é sinal que se bem que o aqua esteja melhor ainda não acertei com a fertilização.

A planta que eu pensava ser a Alternantera perdeu as folhas todas e pelo que tenho lido creio agora que não era Alternantera mas talvez fosse Ludwigia Grandulosa. Enfim ela era bonita e apesar de não identificada comprei-a, agora "já era"...

 

Entretanto fiz algumas modificações, introduzi um filtro interno para reforço da filtragem mecânica e uns basaltos (julgo serem basaltos) que trouxe de Campo Maior. Na flora não resisti a mais uma “não identificada” para me trazer alguns tons avermelhados (talvez seja uma Ludwigia Repens). Começei a adicionar Nutron Ferro da Prodac, e entretanto começaram a aparecer umas longas filamentosas que segundo li podem ser originadas por excesso de ferro, no entanto faço o teste e tenho sempre os valores a zero!...

Entretanto cinco dias fora de casa, sem ninguém a cuidar do aqua e lá vieram outra vez umas alguinhas dar-me cabo de mais umas plantas. Agora já estão controladas, ainda lá estão mas já não crescem visivelmente. Por causa delas tive de cortar umas folhas da Echinodorus (que vejo agora grande demais para este aqua).

 

aqua08mai19ac8.jpg

 

E são os testes o meu problema actual.

Uma vez que os valores de Nitratos com o teste da Sera me era de difícil leitura, experimentei comprar o da Nutrafin. Para minha grande surpreza, enquanto a Sera me dizia que eu tinha 20 ppm de Nitratos, o da Nutrafin diz-me que tenho entre 5 e 10 (mais para o 5 que para o 10)!

Ainda não comparei dois testes de Fosfatos mas provavelmente chegarei á conclusão que também obtenho valores contraditórios...

Já li por aqui pessoal que consegue definir valores com uma grande precisão. Como é que conseguem essas leituras tão exactas?

Em principio calcular a quantidade de fertilizante a adicionar é relativamente fácil, mas sem leituras correctas dos valores e sem experiência com plantados não se pode fazer grande coisa, ou pode?

 

Obrigado desde já a que tiver a pachorra de ler este testamento e mais ainda a quem puder responder.

Editado por C Mocho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais