Dúvida para 54 litros


Psyfactor

Que fazer de 54L?  

25 votos

  1. 1. Ajudem-me por favor!

    • mantém os viviparos! O primeiro aqua é para sempre
      8
    • Casal de Kribensis, rapaz! São lindos
      9
    • Mas há dúvidas? Trio de conchículas!
      8


Recommended Posts

Muito boa noite,

 

Eu possuo um aqua de 54L. Foi o meu primeiro aquário, e é basicamente constitúído por vivíparos e equipa de limpeza. Mas estou um bocado farto de vivíparos. Sim, são lindos, mas muito pouco interessantes (atenção, é uma opinião pessoal) do ponto de vista comportamental, e ainda menos no que toca ao "desafio".

 

Pensei que estava na altura de trocar, mas é-me difícil, até por motivos sentimentais. Além disso, tenho alguns peixes lá de que gosto muito mesmo. Como estou num impasse, gostaria de saber o que fariam vocês.

 

Como o aqua é pequeno, as outras opções são limitadas. Mas existem.

 

Votem e ajudem-me! :popcorn:

Editado por Psyfactor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicionei uma poll com as opções possíveis! =)

tyutry não vou comprar um novo. Estou a montar um de 360 litros neste momento :popcorn: e aproveitava e montava os dois entendeS? Não quero comprar mais por agora..

 

Conchiculas. E tenho agora brevis...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é um assunto em que apenas te podemos dizer que "se fosse eu..." e portanto...se fosse eu estava a pensar exactamente como tu...

Viviparos é sempre aqueles peixes com que toda a gente começa e que alguns são bem lindos e que quer queiras quer não acabas por gostar deles!

Eu tenho uma telha por ciclideos anões... e para esse volume encaixavam mesmo bem!! Sejam eles kribs, rams ou apistos, ou outra variedade mais exotica!

Ainda não fui tocado pelo fascicio dos grandes lagos...por isso não ia por ai... O 360L não é para africanos? Ter dois aquarios "iguais" não acho tao interessante quanto ter um de cada tipo ...

 

Portanto, o que podes fazer é uma seleção dos viviparos que mais gostas e ainda adicionar o casal de kribs e com o pH a ~7,2 ficam todos felizes! E matas dois coelhos de uma cajadada!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar 7 era mais aconselhável, ou estou enganado?

Pois, eu de vivíparos estou um bocado farto. Em termos comportamentais só acho piada às mollys velíferas e se fosse para manter com ciclídeos africanos, seriam esses.

Relativamente a eu só ponderar mudar para africanos, isto tem justificação. Em primeiro lugar, o de 360L é para Malawi, e como o que eu proponho são krivs e conchículas, não é bem repetição. Além disto, a minha água da torneira tem pH elevado (7.4), pelo que prefiro optar por por peixes de ph's alcalinos em vez de andar a baixar o pH (baixar para 7 é bastante fácil, mas mais que isso já é ´mais complicado). Ainda relativamente a isto, sinceramente não estou com muita disposição para plantar neste momento. Assim, prefiro um aqua de rochas e poucas plantas.

 

Abraços! Keep on voting please:)

Editado por Psyfactor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,

Na minha opiniao , acho que podias deixar-te estar com os viviparos mesmo que o aqua seja pequeno, eu tenho um aqua de 54litros e tenho 4 guppys (que sao viviparos) e adoro-os. Para mim é o peixe mais lindo que há



.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

54 Litros é sempre pouco, no meu caso vou abandonar os conchiculas...e o aqua acho que vai para arrecadação durante uns tempos.

 

Queria fazer um plantado, mas comecei a pensar em Co2, alterar calha de iluminação, mais testes, mais algas filamentosas, mais escolha de plantas, mais o meu puto com 2 meses, mais isto e mais aquilo, mais o aquario grande pra tomar conta.

 

Desmontar... e arrecadação até dias melhores. O aqua grande dá menos trabalho e mais prazer.

 

Mais vale um grande bem cuidado, que varios aquas sem tempo para eles.

 

Desculpem o desabafo.

Cumps.

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

54 Litros é sempre pouco, no meu caso vou abandonar os conchiculas...e o aqua acho que vai para arrecadação durante uns tempos.

 

Queria fazer um plantado, mas comecei a pensar em Co2, alterar calha de iluminação, mais testes, mais algas filamentosas, mais escolha de plantas, mais o meu puto com 2 meses, mais isto e mais aquilo, mais o aquario grande pra tomar conta.

 

Desmontar... e arrecadação até dias melhores. O aqua grande dá menos trabalho e mais prazer.

 

Mais vale um grande bem cuidado, que varios aquas sem tempo para eles.

 

Desculpem o desabafo.

Cumps.

 

Arranja-me as conchas, ou indica-me onde as comprar, sff!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranja-me as conchas, ou indica-me onde as comprar, sff!

 

As conchas que eles escolheram para meter ovos, foram aquelas conchas das marisqueiras, mais conhecidas por canilha. Por 5 euros bebes uma cervejola e comes 3 ou 4 canilhas á tua escolha. Não é má vontade da minha parte. por outro lado a quem vou entregar os peixes, vou levar as conchas, como se reproduzem de 15 em 15 dias é provavel que existam ovos.

 

Cumps :)

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de a opção de manter os vivíparos ir na frente, estou cada vez mais inclinado para a sugestão de colocar um casal de vivíparos (mollies, onde não verifico que seja tão importante assim ser um trio) com um de kribs! Mas tenho algum medo que o macho krib se vire aos mollies aquando da reprodução.. Opiniões por favor!!! bigsmile:) (vá lá pessoal entendido em ca´s) :mrgreen:

 

E obrigado a todos os que votaram e deram opinião! :smile2:

Editado por Psyfactor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de a opção de manter os vivíparos ir na frente, estou cada vez mais inclinado para a sugestão de colocar um casal de vivíparos (mollies, onde não verifico que seja tão importante assim ser um trio) com um de kribs! Mas tenho algum medo que o macho krib se vire aos mollies aquando da reprodução.. Opiniões por favor!!! :):) (vá lá pessoal entendido em ca´s) :)

 

E obrigado a todos os que votaram e deram opinião! :unsure:

 

Nesse aqua, ou uns ou outros.

 

Continuo a apostar nos conchiculas!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Votei conchículas...

 

... do ponto de vista comportamental não há como eles.

 

No teu caso optaria por uma das espécies de colónia multifasciatus ou similis.

 

Outra possibilidade, menos comum, e quanto a mim muito interessante seria uma derivação da opção dos kribensis e optares por um dos seus primos nomeadamente:

 

- Pelvicachromis subocellatus

- Pelvicachromis taeniatus

 

ou, ainda:

 

- Anomalochromis thomasi

 

Mas são opiniões!!!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conchículas!!

Há que variar um pouco e, se no momento, estás farto dos vivíparos, porque não aproveitar e montar algo diferente em todos os aspectos?! Mais tarde montas um para vivíparos, se assim o entenderes.

 

Boa escolha!!

Editado por Menina

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha sugestão radical...

 

coloca o aquário de 54 litros no móvel do aqua maior em baixo

 

esvazia tudo, faz uma limpeza geral, colecta água do mar natural e enche os aquas

 

começas a adicionar rocha viva no aquário pequeno até atingir o volume ideal (cerca de 20%)

 

deixas isso a maturar por uns 3 meses

 

no final tens um aquário enorme para um reef e o aquário pequeno a fazer de sump

 

:)

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, estou na mesma situação que tu.

 

lol.. votei nos kribs.

 

Estou a pensar por um casal de kribs com 4 corys.

 

Mas vou procurar saber mais sobre as Conchículas, visto ter aqui uma grande adesão:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem me poder dar uns links com informações sobre conchiculas, agradeço. (sorry o offtopic)

 

 

Editado: Já vi sobre alguns deles.

 

Fico-me pelo mesmo voto - Kribensis:)

Editado por pamivelmo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está escolhido!

 

Muito obrigado a todos os que votaram e pelas opiniões!

 

Posso-vos dizer que a decisão foi muito difícil, mas há um vencedor claro! E quem arrasou com qualquer outra opinião foi...

 

TA TA TA TAAAAAAAAA..

 

O João Nuno Cruz, com a sugestão dos Pelvicachromis taeniatus "Wouri"! Vou estudar bem esta espécie após a conclusão da montagem do meu Malawi (quase quase pronto :wink:) e será concerteza uma boa escolha!!

 

Muito obrigado a todos :puppydogeyes::):snipersmile::)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está escolhido!

 

Muito obrigado a todos os que votaram e pelas opiniões!

 

Posso-vos dizer que a decisão foi muito difícil, mas há um vencedor claro! E quem arrasou com qualquer outra opinião foi...

 

TA TA TA TAAAAAAAAA..

 

O João Nuno Cruz, com a sugestão dos Pelvicachromis taeniatus "Wouri"! Vou estudar bem esta espécie após a conclusão da montagem do meu Malawi (quase quase pronto :D) e será concerteza uma boa escolha!!

 

Muito obrigado a todos :wink::):D:)

 

 

Traidor de kribensis!!! :puppydogeyes::snipersmile:

 

 

ehhe

 

Boa sorte, em mais um projecto:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa escolha,

 

Agora tens que melgar as lojas aí de Lisboa para ver se safas com eles.

 

Sei que há alguém que os tem por cá... é tudo uma questão de procurares pois não me lembro quem era.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o dflip tem.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais