Akilae Posted December 22, 2007 Posted December 22, 2007 Antes de mais quero esclarecer que não percebo nada de fotografia. A máquina é esta. Tenho pesquisado alguns posts sobre fotografia mas pouco se fala relativamente às digitais. Aconcelham aberturas, isto e aquilo, que na digital já andei a procurar mas também não vi nada. Se é que dá para alterar alguma coisa nestas maquinas. Eu gostava de conseguir tirar fotos de qualidade, podem ver alguns exemplos do que tenho feito, mas isto sempre com a selecção de programa automático, ela é que faz tudo. Aqua Deep Forest Refúgio para alevins Ainda não vi como colocar fotos que se possam aumentar para verem o detalhe da fotografia. A minha maior dificuldade até agora tem sido tirar macros, ela quase nunca foca. Já me aconcelharam a não usar o zoom digital. Portanto se alguem conhecer a máquina, ou mesmo não conhecendo me possa dar algumas dicas ficarei agradecido. Cumps Os meus Aquas: Deep Forest Little Heaven
José Cruz Silva Posted December 22, 2007 Posted December 22, 2007 Tenho uma DSC-H1 penso que será em tudo identica a essa. Desculpa-lá mas eu nunca decorei os termos utilizados, por isso cá vai uma explicação bem rudimentar - Selecciono o S - Iso 200 - Exposição - ± 30 variável consoante a luz do aquário - EV - +2 - Origem da luz - Automático ou tugsténio, nalguns aquarios tenho lampadas gro-lux que na foto fazem ficar o aquario com tons muito avermelhados. Com lampadas brancas é provável que saia melhor seleccionando fluorescentes como origem de luz A foto vai-te sair um bocado escura, depois no photoshop ou outro do género tens de fazer alguma edição com a limunosidade Para macros ela é bastante fraca, tens de seleccionar no botão focus até aparecer focagem manual, uma barra que depois com os botões esquerda e direita ajustas a focagem, se não conseguires, tens de "afastar" a lente. Uso sempre um tripé e a sala deverá estar na escuridão. Abraços Zé Néo
aquapego Posted December 24, 2007 Posted December 24, 2007 (edited) Boas! A máquina tem um botão específico para MACROS. Depois não podes tremer...! Usa um tripé e depois vê a diferença! A máquina faz macros a 1cm!! Quando queremos coisas espectaculares teremos que comprar uma SLR e escolher as lentes apropriadas... Tenho uma H5. Não me posso queixar. Serve perfeitamente! Abraço Carlos Salgueiro. Edited January 4, 2008 by aquapego O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
xande Posted December 24, 2007 Posted December 24, 2007 (edited) Ja agora podiam-me informar de quantas fotos tiram por segundo? é consideravelmente rapida? Eu por acaso estava interessado em comprar a DSC-H9SONY , mas nao sei tou muito indeciso e nao sei se é fixe, o que voces acham desta maquina? Edited December 24, 2007 by xande
Akilae Posted December 25, 2007 Author Posted December 25, 2007 (edited) Obrigado pelas respostas. Quanto ao botão macro, eu activo-o, nunca usei foi um tripé realmente... O que me acontece é não focar mesmo. Cumps pro pessoal Edited December 25, 2007 by Akilae Os meus Aquas: Deep Forest Little Heaven
aquapego Posted December 30, 2007 Posted December 30, 2007 Obrigado pelas respostas. Quanto ao botão macro, eu activo-o, nunca usei foi um tripé realmente... O que me acontece é não focar mesmo. Cumps pro pessoal Boas! Se puxares muito pelo zoom, chega a uma determinada altura em que não há mais focagem possivel! Portanto só poderemos fazer zoom até a máquina deixar. Às vezes dava jeito as máquinas terem microscópios incorporados... O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
Akilae Posted December 31, 2007 Author Posted December 31, 2007 Boas! Se puxares muito pelo zoom, chega a uma determinada altura em que não há mais focagem possivel! Portanto só poderemos fazer zoom até a máquina deixar. Às vezes dava jeito as máquinas terem microscópios incorporados... Nem pondo zoom, apenas chegando a lente muito perto do objecto... Sei que existe uma distância mínima a respeitar, mas não tenho certeza qual é. No entanto acontece também ter muitos elementos na imagem, um peixe entre plantas por exemplo e a máquina focar só as plantas e não focar no peixe. Às vezes tento focar várias vezes sem sucesso. Cumps Os meus Aquas: Deep Forest Little Heaven
Diesel_Car Posted January 1, 2008 Posted January 1, 2008 Nem pondo zoom, apenas chegando a lente muito perto do objecto... Sei que existe uma distância mínima a respeitar, mas não tenho certeza qual é.No entanto acontece também ter muitos elementos na imagem, um peixe entre plantas por exemplo e a máquina focar só as plantas e não focar no peixe. Às vezes tento focar várias vezes sem sucesso. Cumps Olás, Tenho uma DSC-H3 há dois meses...muito boa mesma!! Para contrariares o problema da focagem, no "P" (semi automático) ou "M" (totalmente manual), escolhes a opção "foco -> ponto AF". A máquina selecciona um ponto central...e já está: só foca esse ponto no centro. Se quiseres usar flash, selecciona sempre a opção (modo manual) "nivel flash". Depois vai diminuindo a potência deste até obteres um bom equilibrio entre o excesso de luz...e a escuridão. Pessoalmente, como tenho os aquários bastante escuros, uso sempre flash em modo macro. Tem a vantagem de permitir menores velocidades (mais atenção ao pormenor), mas com a desvantagem de dar uma cor um pouco artificial aos peixes. Fotos macro tens 2 hipoteses...aproximas a máquina do peixe, ou compras uma lente "close-up". Comprei uma lente VCL-M3358 e acho bastante eficaz. Basicamente é uma lupa em frente da máquina, que evita teres de te aproximar do objecto para fazer macro - basta usar o zoom. Aqueles peixes mais assustadiços podem ser fotografados a uma maior distância. A desvantagem é que usando zoom e não uma aproximação "manual" a hipotese de a foto sair tremida é maior....muiiiito maior! Também no uso de flash sais prejudicado com esta lente, na maior parte das vezes tens de desligar o flash se não faz relexo no vidro... Com alguma experiência, consegues um bom balanço entre ambos: usar ou nao a lente close-up vs usar modo macro e flash vs velocidades maiores. Cumps, Nuno Diesel_Car....Vrummmmmmm!
aquapego Posted January 4, 2008 Posted January 4, 2008 (edited) Boas! As fotos que faço com a H5 nunca são trabalhadas com qualquer software de fotografia. Também não tenho tripé. A focagem deverá ser escolhido o modo consoante aquilo que se pretenda fotografar: multi, para geral tipo paisagem. Foco central para pormenores a serem fotografados. Costuma dar bons resultados em macros. O flash altera completamente as cores dentro do aquário, portanto há que evitá-lo. Macro de Pomácea Bridgesi: PS.: ...o vidro é que não estava suficientemente limpo, apesar de não ter reparado quando tirei a foto, mas a máquina "disse" que estava sujo...! Só mais uma...onde se vê bem a textura da pele do peixe! Edited January 4, 2008 by aquapego O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
arty77 Posted January 4, 2008 Posted January 4, 2008 na minha compacta costumo fazer assim: iso no mínimo desligar o flash colocar num tripé ou apoiar num objecto sólido sem vibração usar o disparo com temporizador (assim carrega-se no botão e ela só tira passados uns segundos para o acto de pressionar o botão não fazer a máquina abanar) para planos largos e peixes com pouco movimento funciona bem se os peixes são muito rápidos, então será necessário aumentar o iso, só que depois a imagem normalmente fica com ruído então é preciso redimensioná-la ou tratá-la boa sorte Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Recommended Posts