Está Identificada: Soleirolia Soleirolii


cfatelo

Recommended Posts

Boas.

 

Venho procurar ajuda para identificar a seguinte planta. Parece-me a Hemianthus callitrichoides mas não tenho a certeza. As folhas são muito pequeninas, redondinhas e muito bonitas.

Se não fôr a Hemianthus callitrichoides, sabem qual é?

 

Aqui vão as fotos:

 

Molho aí com 10cm de diâmetro

dscf2369aw7.jpg

 

Pormenor das folhas

dscf2372eb8.jpg

 

Obrigado a todos,

Carlos

 

EDIT : Está identificada como sendo a Soleirolia soleirolii

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ajudando no que sei, isso não me parece ser HC.

 

Porquê? Porque na HC, as folhas crescem sempre duas a duas, alternadas. Ou seja, quase como numa Rotala, mas em ponto pequeno.

 

Deixa cá ver se encontro umas fotos onde possas ver:

 

IMG_8721.JPG

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não apanhaste isso perto de um curso de água?

É que parece-me mesmo umas que costumam crescer nas beiras dos rios. ;)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não apanhaste isso perto de um curso de água?

É que parece-me mesmo umas que costumam crescer nas beiras dos rios. ;)

Também me parece ser 'selvagem',até aposto! Amansa a bicha e coloniza os aquas do pessoal! É bem gira!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ajudando no que sei, isso não me parece ser HC.

 

Porquê? Porque na HC, as folhas crescem sempre duas a duas, alternadas. Ou seja, quase como numa Rotala, mas em ponto pequeno.

 

Deixa cá ver se encontro umas fotos onde possas ver:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas.

 

Sim, realmente já vi que não é a mesma planta.

Mas tb não sei qual é!

 

Ela cresceu na forma emersa junto a um lago de jardim. É muito bonita e cresce rasteirinha formando tufos de folhas compactos, muito fofos.

Ela dá-se na forma submersa, já experimentei colocá-la dentro de água e passado mais de 1 mês continua verdinha. Se alguém quiser experimentar fazer um tapete com ela posso arranjar uns tufos como os da imagem, de borla, desde que depois partilhem a experiência aqui com o pessoal. É capaz de se tornar uma boa alternativa às tradicionais plantas de tapete, e mais barata tb.

 

abx,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Essa planta parece-me o que vulgarmente é conhecido (pelo menos cá para o Norte) por "colchão de Noiva", Soleirolia soleirolii. Prefere zonas escuras e húmidas, mas não tenho a certeza se a longo prazo se dará bem dentro de água. Tenho muita no meu jardim e no meu terrário, cresce muito rápido.

 

Cumps,

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Essa planta parece-me o que vulgarmente é conhecido (pelo menos cá para o Norte) por "colchão de Noiva", Soleirolia soleirolii. Prefere zonas escuras e húmidas, mas não tenho a certeza se a longo prazo se dará bem dentro de água. Tenho muita no meu jardim e no meu terrário, cresce muito rápido.

 

Cumps,

JFFA

 

Exacto, é essa. Já vi umas imagens e confere.

Pelos vistos a planta é mais adequada a paludários, mas se alguém a quiser experimentar no aqua posso arranjar uns molhos.

 

abx,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser um bocado à toa, mas parece-me marsilea hirsuta...

 

 

http://www.tropica.dk/images/interzoo/tilp...rsilia_vand.jpg

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser um bocado à toa, mas parece-me marsilea hirsuta...

http://www.tropica.dk/images/interzoo/tilp...rsilia_vand.jpg

 

Não é essa. É a que o João Araújo disse, é a Soleirolia soleirolii.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a oferecer a planta a quem estiver interessado em experimentar:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=74650

 

Dps queremos saber como correram as experiências!!!

 

abx

 

EDIT: já agora, fica aqui uma imagem do aspecto do tapete da planta na forma emersa:

habito.jpg

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Conheço essa planta dos tempos em que dedicava tempo a jardinagem (leia-se destruir o quintal da minha avó), isto já lá vão uns anitos valentes, mas recordo me de que essa planta era frequentemente encontrada junto a riachos, fontes e poços, de onde muitas vezes trouxe uns molhinhos emprestados :P

 

Também me recordo de que para a manter era imperativo que tivesse um ambiente muito húmido quer no ar quer na terra, pelo que deveria ser constantemente borrifada e, ter sempre um prato com água por baixo do vaso. Pelo que não era raro ver a planta em cultura hidroponica.

 

Acredito que devido á sua necessidade de um ambiente bastante húmido não venha a ter dificuldades em adaptar-se.

 

Espero que tenha ajudado ou pelo menos contribuido de forma positiva para a causa.

 

Cumps.

 

José Araújo

entremargens6hc1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens a caixa cheia :(

 

Pois tinha, as solicitações foram mais que muitas!!! E eu ainda fui limpando!!!

Bem pessoal, já não há mais para oferecer, é entregar as que prometi e dps queremos ver os resultados das experiências.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Então e as experiencias como vão?

 

Por acaso ainda há pouco estava a pensar nisso :D

 

Pessal da soleirolli, que tal ela se está a dar? A idéia era partilhar as experiências!

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou muito curiosa para saber se funciona também. Tenho dessa planta aqui num vaso e está muito bonita. Fica cada vez mais bonita se tiver a terra sempre muito molhada, tal como já disseram antes. Se resultar vou colocar alguma no meu aqua. Só não coloco porque tenho um aqua com red's que estão agora com ovos e tenho 3 corys. Tenho medo que provoque alguma alteração na água e que mate os meus meninos, não percebo nada disso por isso não arrisco. Se resultar posso ser uma das fornecedoras aqui do fórum cheers Mas estou mesmo muito curiosa, vão dando notícias;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Então??? Não há novidades? Estou em pulgas para saber os resultados... Vão dando notícias please :)

 

 

Ainda só tive feedback de um membro que experimentou a planta, e ela infelizmente morreu.

Pode ter sido por causa da iluminação, já que ele tinha apenas 120w para 450l de água, o que é muito insuficiente para plantas de tapete.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Fui desencantar este topico quando tentava identificar esta planta porque tambem me lembrei de fazer esta experiencia num aqua e será que alguem dos que experimentaram quer partilhar a experiencia ???

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais