Comunitário : Natural Balance


cfatelo

Recommended Posts

Boas.

 

NOTA PRÉVIA: Este post foi o primeiro e vou deixar para histórico. Neste momento o aqua já está diferente e em vez de escalares tenho Discus, vejam mais à frente sff.

 

Comecei a montar o aqua há sensivelmente um mês. Este é o aspecto dele decorrido este tempo.

O aqua já está bem estabilizado. Não tive problemas de maior, algumas algas ao início mas nada que não se resolvesse.

 

Setup :

Aqua : Aquatlantis Ambiance 101x40x50, 180lt úteis

Iluminação : 2x30w 6500K (em fase de estudo para upgrade)

Filtros : Heiem 2222 Pro 500lt/h e Caixa de decantação 500lt/h

Solo : Substrato (akadama + turfa + grava vulcânica) e areão de quartzo e xisto por cima.

Fertilização : barras de Algoflash para macros e Hortrilon para micros, K (KCl em solução)

CO2 : Caseiro (Com esta iluminação não serve de muito às plantas, é mais para baixar o pH)

 

Fauna :

1 Corydora Bronze (Corydoras aeneus)

1 Corydora Pimenta (Corydoras paleatus)

1 Comedor de Algas Siamês (Crossocheilus siamensis)

1 LDA-25 PitBull (Parotocinclus jumbo)

1 Cascudo de Pinta Dourada (Parotocinclus Spilosoma)

1 Ampulária Marfim (Pomacea bridgesi)

2 Rásbora Arlequim (Trigonostigma heteromorpha)

12 Tetra Cardinal (Paracheirodon axelrodi)

2 Tetra Néon Rosa (Glowlight) (Hemigrammus erythrozonus)

5 Tetra Serpae (Hyphessobrycon serpae (eques))

5 Tetra Preto (Viúva) (Gymnocorymbus ternetzi)

2 Escalares Albinos (Pterophyllum scalare)

 

Flora :

Echinodorus 'Ozelot' (Green)

Hygrophila polysperma

Cabomba Caroliniana

Sagittaria Subulata

Ceratopteris thalictroides

Anubias barteri ''coffeefolia''

 

E aqui estão agumas fotos do hardscape e dos bichinhos, espero que gostem e quaisquer sugestões são bem-vindas!

 

Visão geral

dscf2194ip5.jpg

 

Tronco

dscf2196bg7.jpg

 

Pedras

dscf2197ip3.jpg

 

Escalares

dscf2161ng0.jpg

 

Outros

dscf2174sv9.jpg

dscf2182zo5.jpg

dscf2189sk4.jpg

dscf2193xp3.jpg

 

 

Cumprimentos,

Carlos

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 69
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

Gostei muito do teu aqua ,está cinco estrelas ,gostei bastante dessas pedras têm um feitio espectacular ,outra coisa nunca tinha visto escalares albinos .

Os meus parabéns.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Gostei muito do teu aqua ,está cinco estrelas ,gostei bastante dessas pedras têm um feitio espectacular ,outra coisa nunca tinha visto escalares albinos .

Os meus parabéns.

 

Cumps

 

São xistos, por acaso tb gosto bastante :)

O da direita ainda estou a pensar em retirar/mudar, mas os outros são muito giros.

 

Qto aos escalares, os albinos são fenomenais, têm um brilho espectacular, só visto mesmo!

 

Cumps

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São xistos, por acaso tb gosto bastante bigsmile

O da direita ainda estou a pensar em retirar/mudar, mas os outros são muito giros.

 

Qto aos escalares, os albinos são fenomenais, têm um brilho espectacular, só visto mesmo!

 

Cumps

 

o direita não,está espectacular ..pareçe um banco de jardim..lol.

Quanto aos escalares nunca tinha visto como já te tinha dito ,mas espero ver um dia.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente ontem tive de retirar uma Rásbora do aqua, apanhou uma infecção qualquer... Os sintomas eram a barriga inchada, a respiração ofegante e notava-se uma espécie de ferida no abdómen. Creio que não era hidropsia porque as escamas não estavam levantadas.

 

Pelo sim pelo não iniciei um tratamento com eSHa 2000, quanto mais não seja para prevenção.

 

Aproveitei que fui à loja comprar o medicamento e trouxe mais 2 cardinais. São bem mais pequenos que os outros mas ambientaram-se bem e lá andam todos contentes.

 

Felizmente que os escalares não ligam aos cardinais, senão nham nham!

 

Cumps

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Amigo Carlos, essas actualizações? ;)

 

(Os red's estão a dar-se bem no nano?)

 

Abraço!

 

 

Boas Fábio!

 

Tenho de tirar umas fotos actualizadas!

Neste momento tenho 2 troncos, retirei as pedras temporariamente. Em vez delas tenho lá um tronco espectacular (para o meu gosto :D)

No fds fiz uma poda monumental das hygrophilas, agora aquilo está quase rasteirinho, têm de crescer mais um bocado.

Além disso estou à espera que chegue a encomenda da aquaristic para retirar o filtro interno que tenho no aqua, vai ficar melhor sem aquele emplastro.

 

Os reds andam felizes da vida, meti-os num aqua pequeno com um tronco pequeno e montes de musgo. Qq dia aparecem-me redzinhos das fêmeas que me arranjaste :(

Estou a estudar um layout para um cubo vodafone, mas tenho de arranjar um tronco mesmo pequeno, qdo o fizer aviso!

 

E os glowlight, gostaram da companhia?

 

cumps,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio!

 

Tenho de tirar umas fotos actualizadas!

Neste momento tenho 2 troncos, retirei as pedras temporariamente. Em vez delas tenho lá um tronco espectacular (para o meu gosto :D)

No fds fiz uma poda monumental das hygrophilas, agora aquilo está quase rasteirinho, têm de crescer mais um bocado.

Além disso estou à espera que chegue a encomenda da aquaristic para retirar o filtro interno que tenho no aqua, vai ficar melhor sem aquele emplastro.

 

Os reds andam felizes da vida, meti-os num aqua pequeno com um tronco pequeno e montes de musgo. Qq dia aparecem-me redzinhos das fêmeas que me arranjaste :)

Estou a estudar um layout para um cubo vodafone, mas tenho de arranjar um tronco mesmo pequeno, qdo o fizer aviso!

 

E os glowlight, gostaram da companhia?

 

cumps,

Carlos

 

Vais ganhar muito mesmo em tirar o filtro daí! Um exterior é sempre outra coisa. Ganha-se eficiência e espaço. Em relação ao teres tirado as pedras, a meu ver, fizeste bem. Gosto de ver madeiras e pedras misturadas, mas não sei porquê, não gosto de ver de um lado madeira do outro pedras.

De vez em quando uma poda dessas dimensões é a chave para um crescimento mais saudável das plantas. Em relação a esse tipo de podas - extremas - só faço uma vez por mês, para dar tempo a que elas voltem ao máximo explendor.

Ainda bem que os red's estão bem. ::D: vais ver que daqui a pouco tempo já têm uma família enorme!

 

Os glowlight estão-se a dar lindamente! Onze juntos dá sempre aquele brilho! O Camões é que me pareceu mais inibido. Passou a ser o meu preferido!

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ganhar muito mesmo em tirar o filtro daí! Um exterior é sempre outra coisa. Ganha-se eficiência e espaço. Em relação ao teres tirado as pedras, a meu ver, fizeste bem. Gosto de ver madeiras e pedras misturadas, mas não sei porquê, não gosto de ver de um lado madeira do outro pedras.

De vez em quando uma poda dessas dimensões é a chave para um crescimento mais saudável das plantas. Em relação a esse tipo de podas - extremas - só faço uma vez por mês, para dar tempo a que elas voltem ao máximo explendor.

Ainda bem que os red's estão bem. ::D: vais ver que daqui a pouco tempo já têm uma família enorme!

 

Os glowlight estão-se a dar lindamente! Onze juntos dá sempre aquele brilho! O Camões é que me pareceu mais inibido. Passou a ser o meu preferido!

 

Abraço!

 

 

LOL deste-lhe exactamente o mesmo nome que eu lhe tinha dado! Tinha-o "baptizado" de Camões tb ehehehe

 

Fica bem,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito do teu aqua, o tronco é altamente.

Parabéns. ;)

 

 

Obrigado,

 

por acaso tb gosto muito dele, é muito giro e faz um efeito tipo ponte/túnel, os peixes passam por baixo :)

 

cumps,

Carlos

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostei do aquário, está muito simples e agradável.

Só tem um pequeno problema... não vou nada á bola com aquelas pedras, tira-lhe todo aspecto natural...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Adorei o aquário, parabéns. É mais um incentivo, ando a absorver informação antes de avançar para um de 80cm ou 1m. Mas quanto mais leio mais vejo que tenho muito a aprender.

 

Aproveito para perguntar se os Escalares não têm sido agressivos para com os peixes menores como os néons? Gosto muito dos Escalares e os teus são espetaculares, mas não estava a pensar em adquirir pois tenho lido que são perigosos para com espécies mais pequenas.

 

Obrigado e cumprimentos a todos no Fórum,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Adorei o aquário, parabéns. É mais um incentivo, ando a absorver informação antes de avançar para um de 80cm ou 1m. Mas quanto mais leio mais vejo que tenho muito a aprender.

 

Aproveito para perguntar se os Escalares não têm sido agressivos para com os peixes menores como os néons? Gosto muito dos Escalares e os teus são espetaculares, mas não estava a pensar em adquirir pois tenho lido que são perigosos para com espécies mais pequenas.

 

Obrigado e cumprimentos a todos no Fórum,

 

Boas.

 

Obrigado pelo comentário.

 

Qto aos escalares, cada caso é um caso, há escalares um pouco mais agressivos. No meu caso nunca tive problemas....

Mas há quem diga que é uma questão de tempo, até terem tamanho de boca suficiente e aí predam os mais pequenos. Um escalar XL já tem uma boca grandita e se lhe der na cabeça para ir à caça, aí vai ser complicado para néons e afins. Normalmente eles fazem isto de noite, mas é como te digo, eu nunca tive problemas.,.

 

cumps,

Carlos

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Obrigado pelo comentário.

 

Qto aos escalares, cada caso é um caso, há escalares um pouco mais agressivos. No meu caso nunca tive problemas....

Mas há quem diga que é uma questão de tempo, até terem tamanho de boca suficiente e aí predam os mais pequenos. Um escalar XL já tem uma boca grandita e se lhe der na cabeça para ir à caça, aí vai ser complicado para néons e afins. Normalmente eles fazem isto de noite, mas é como te digo, eu nunca tive problemas.,.

 

cumps,

Carlos

 

Obrigado pelas dicas, espero que continues com o aqua em grande forma.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas, espero que continues com o aqua em grande forma.

 

Cumprimentos

 

Ora essa, estamos cá para isso.

Qto ao aqua, obrigado!

 

cumps,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Parabéns pelo aqua, está lindíssimo!

 

Quanto aos escalares, receio bem que, no futuro, assistas a uma diminuição progressiva da fauna. Quando esses rapazes estiverem crescidos, não vai parar nada no aquário que não tenha um tamanho similar.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, está óptimo, parabéns!

 

Só acho que esses Corydoras estão muito sozinhos, deve-se ter pelo menos 3 ou 4 de cada espécie, eles precisam de companhia! E um aquário desses tem tamanho e água para mais uns peixes de fundo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando há uns anos fazia criação de escalares, tinha também um comunitário onde se encontravam alguns escalares jovens e neons. escusado será dizer que quando cresceram não sobrou nenhum neon para contar a história.

 

Guppies tb marcham bem.

Os habitantes do fundo e dos vidros, tipo corridoras, plecos e afins nunca lhes ligaram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns pelo aqua, está lindíssimo!

 

Quanto aos escalares, receio bem que, no futuro, assistas a uma diminuição progressiva da fauna. Quando esses rapazes estiverem crescidos, não vai parar nada no aquário que não tenha um tamanho similar.

 

Boas. Já não tenho os escalares, estou a preparar o aqua para introduzir discus, mas isto vai com calma.

 

 

Olá, está óptimo, parabéns!

 

Só acho que esses Corydoras estão muito sozinhos, deve-se ter pelo menos 3 ou 4 de cada espécie, eles precisam de companhia! E um aquário desses tem tamanho e água para mais uns peixes de fundo

 

Concordo plenamente, planeio a introdução de pelo menos mais 2 corys.

 

 

Quando há uns anos fazia criação de escalares, tinha também um comunitário onde se encontravam alguns escalares jovens e neons. escusado será dizer que quando cresceram não sobrou nenhum neon para contar a história.

 

Guppies tb marcham bem.

Os habitantes do fundo e dos vidros, tipo corridoras, plecos e afins nunca lhes ligaram.

 

ehehe isso é que foi uma limpeza!

Já não corro esse risco porque já não tenho os escalares, mas eles nunca ligaram aos cardinais, e a maior parte deles já são grandes, há poucos pequenos. Como disse em cima, planeio introduzir discus num futuro breve, daí já não ter escalares.

 

Obrigado a todos pelos comentário, em breve vou actualizar este tópico, pq de momento está um pouco desactualizado.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito do Aquario, ta com um ambiente muito tranquilo e bem agradavel.

Já agora, como estou a pensar em comprar escalares, qual o nivel do ph do teu aquario?

 

cumps, e continua o bom trabalho

 

 

Boas. Com injecção de CO2 pressurizado consegui baixá-lo de 7.4 para 6.8/7, sem abusar muito que tb n quero os peixes a arfar ::D:

Neste momento já não tenho os escalares, mas eles com 7.4 deram-se bem.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como prometido aqui ficam as últimas actualizações ao meu aqua.

 

A nível de fauna, já não tenho os escalares e iniciei-me nos discus.

Para já tenho 3 exemplares e um 4º encomendado ao sr.Stendker. Penso ainda introduzir um 5º discu, mas para já vamos com calma e vendo a evolução destes meninos ;)

 

A nível de flora tb fiz algumas alterações.

Retirei a Limnophila Sessiliflora que estava no lado direito e meti lá a echinodorus ozelot green que está gigante. Tenho lá tb uns pés de Bacopa Caroliniana.

Do lado esquerdo retirei a hygrophila polisperma, mudei a ceratopteris de sítio e introduzi umas valisnerias ameriacana gigantea e natans e sagitarias subulatas.

Em baixo do tronco está uma nimphea lotus zenkeri, que já creceu bastante desde que a plantei.

 

O filtro interno de decantação já foi retirado e em vez do eheim 2222 tenho agora unicamente um 2217.

Tb já faço a injecção de CO2 pressurizado, que me permite manter o pH da água em 6,8 com kH 5.

No futuro quero mudar o tubo de aspiração de água do filtro, pq é inestético. Quero meter um tubo de pvc escuro de maneira a não se notar tanto.

 

Setup :

Aqua : Aquatlantis Ambiance 101x40x50, 180lt úteis

Iluminação : 2x30w 6500K

Filtros : Eheim 2217 1000lt/h

Solo : Substrato (akadama + turfa + grava vulcânica) e areão de quartzo e xisto por cima.

Fertilização : barras de Algoflash para macros e Hortrilon para micros, K (KCl em solução), Fe (HA)

CO2 : Pressurizado

 

Fauna :

3 Corydora Bronze (Corydoras aeneus)

1 Corydora Pimenta (Corydoras paleatus)

1 Comedor de Algas Siamês (Crossocheilus siamensis)

1 LDA-25 PitBull (Parotocinclus jumbo)

1 Cascudo de Pinta Dourada (Parotocinclus Spilosoma)

2 Ampulária Marfim (Pomacea bridgesi)

5 Rásbora Arlequim (Trigonostigma heteromorpha)

12 Tetra Cardinal (Paracheirodon axelrodi)

5 Tetra Serpae (Hyphessobrycon serpae (eques))

5 Tetra Preto (Viúva) (Gymnocorymbus ternetzi)

3 Discus (Symphysodon aequifasciatus)

 

Flora :

Echinodorus 'Ozelot' (Green)

Sagittaria Subulata

Ceratopteris thalictroides

Anubias barteri ''coffeefolia''

Valisneria Americana (Gigantea)

Valisneria Americana (Natans)

Nimphea Lotus Zenkeri

Bacopa Caroliniana

Cryptocoryne Parva

 

Vamos so que interessa, fotos!

 

Vista panorâmica frontal:

dscf2492tx4.jpg

 

Vista lateral esquerda:

dscf2515nb9.jpg

 

Vista lateral direita:

dscf2514lw3.jpg

 

Detalhe do lado esquerdo do aqua:

dscf2495fl5.jpg

 

E agora fotos dos discus! Ainda são novos, ainda não têm as cores definidas, mas hão-de ter :lol:

 

Pigeon Blood Blue

dscf2380vi0.jpg

 

Pigeon Blood Blue e Marlboro Red

dscf2441ai6.jpg

 

Turquesa Vermeho

dscf2521ud0.jpg

 

Espero que gostem e podem comentar à vontade!

 

abx,

Carlos

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O aqua está fixe mas os discus SÃO FEIOS.

Pinta-os ou dá-lhes hormonas...... :sleep:

Agora....àgua....muita àgua.....

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O aqua está fixe mas os discus SÃO FEIOS.

Pinta-os ou dá-lhes hormonas...... :sleep:

Agora....àgua....muita àgua.....

JPM

 

Boas JPM!

Eu sei que são feios... com os criadores que por cá temos é o que se arranja heheheeh ;)

O pigeon blood blue é o que te disse que penso que vai ser um belo discu, olha lá o porte do animal, fizeste uma bela escolha qdo mo meteste no saco, thanks ;)

O turquesa tb gosto muito dele, aqueles laivos azuis que já tem nas barbatanas já estão muito bonitos, agora é só esperar que se espalhe.

Qto a água, estou a mudar 30l por dia, perto de 20%.

 

abx, e prepara lá um belo pigeon vermelho para mim sff :P só que seja como este blue já não é mau!

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.