Continuação Da Construção Da Minha Estufa


severum

Recommended Posts

Bom, vamos lá falar de custos deste acrescento. Então até ao momento:

 

-Ferro - 250€

-Mão de obra - 2 homems 6 dias / Cimento / Areia / Tijolo - 1.500€

-Material impermeabilizante - 200€

 

A mão de obra era escusada mas se fosse eu a fazer para o ano ainda lá andava. Na parte já construida fui eu que fiz o cimento e coloquei o tijolo. Bem sei a trabalheira que me deu. Por isso desta vez tive que recorrer a ajuda.

 

Bem, ainda me faltam as chapas de policarbonato. Estou convencido que só as devo comprar para o próximo Outono. Até lá vai ficar assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá severum, antes demais muitos parabéns. A isto é que se chama um grande projecto, estou muito curioso para ver o desenrolar da montagem, bem como, a concretização da estufa! Sei qual a tua opinião relativamente aos vidros, mas digo-te que tenho a mesma opinião já dada quanto a fazeres pelo menos uma parte em vidro, por pequena que seja. Mesmo que só lá vás de 15 em 15 dias, ficava ainda mais fantástico... Quanto às algas no vidro, se arranjares forma de a luz solar não incidir directamente nessa janela, talvez não tenhas assim tantos problemas, basta ires limpando os vidros regularmente. Força com isso, e, continua com as fotos para o pessoal ir acompanhando.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As chapas ainda vão sair caras não é ? Tenho ideia que são carotas ...

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá severum, antes demais muitos parabéns. A isto é que se chama um grande projecto, estou muito curioso para ver o desenrolar da montagem, bem como, a concretização da estufa! Sei qual a tua opinião relativamente aos vidros, mas digo-te que tenho a mesma opinião já dada quanto a fazeres pelo menos uma parte em vidro, por pequena que seja. Mesmo que só lá vás de 15 em 15 dias, ficava ainda mais fantástico... Quanto às algas no vidro, se arranjares forma de a luz solar não incidir directamente nessa janela, talvez não tenhas assim tantos problemas, basta ires limpando os vidros regularmente. Força com isso, e, continua com as fotos para o pessoal ir acompanhando.

Abraço.

 

A única solução seria arranjar algo para tapar o vidro e depois destapá-lo quando quisesse ver os peixes. Era a unica forma de fazer a coisa pois a luz na estufa é imensa e a água ficaria sempre verde.

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez,

Como fazes para esvaziar os tanques (se é que precisas de o fazer)? É com bomba (ou sifão, mais lento)?

O cimento é especial para lagos/depósitos de água, ou tens algum material que pões por cima e usas cimento normal?

Costumas fazer tratamento na água ou deixas a natureza tratar de tudo?

Se conseguísse convencer os meus pais, bem que tinha uma coisa assim (mais pequenita, só um tanque)... Quais são as dimensões de cada um desses?

 

Cumps,

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez,

Como fazes para esvaziar os tanques (se é que precisas de o fazer)? É com bomba (ou sifão, mais lento)?

O cimento é especial para lagos/depósitos de água, ou tens algum material que pões por cima e usas cimento normal?

Costumas fazer tratamento na água ou deixas a natureza tratar de tudo?

Se conseguísse convencer os meus pais, bem que tinha uma coisa assim (mais pequenita, só um tanque)... Quais são as dimensões de cada um desses?

 

Cumps,

JFFA

 

Olá bom dia.

 

Os tanques não têm qualquer saída. Raramente os esvazio. Talvez uma vez por ano e às vezes nem isso. Quando preciso de o fazer uso uma bomba, daquelas de esgoto. E não deito a água fora. Aproveito a água toda pois não tenho poço ou furo. Tento recuperar toda a água da chuva que posso apanhar.

 

Nestes tanques utilizei cimento normal na sua construção. No fim é que dei uma camada especial de um material impermeabilizante. O material foi o Sikatop Seal 107. Parece que é o que a Epal usa nos seus tanques. Vamos lá ver se resulta bem.

 

Nunca fiz um único tratamento. Muitas plantas e está feito.

 

Ao todo serão cerca de 10.000l de água. Um maior com 7.000l e os mais pequenos entre 400 e 700l.

 

Qualquer duvida é só perguntar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

Este fim-de-semana não fiz quase nada. Tive lá uns amigos que trabalhar não é com eles ::D: . Não é pessoal :bad-words: ? É mais conversa e comida boa ::D: . Mas é sempre agradável quando se juntam algumas pessoas que gostam de peixes. Então quando alguns sabem tudo sobre tudo, a coisa é fantástica e o pessoal aprende à brava. Vivam os amigos e companheiros de hobbie.

 

Bom, de qualquer modo ainda comecei a fazer a separação que vou utilizar para separar as raias das plantas no tanque grande.

 

DSC08548.jpg

DSC08549.jpg

 

Foram cerca de 35€ de despesa. Mas tem que ser pois não pretendo utilizar qualquer filtro mecanico. Assim tenho que separar as raias das plantas.

 

Abraços

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal.

 

Hoje esvaziei um tanque da estufa e passei os Gymnogeophagus Meridionalis para um novo tanque na rua. Uma trabalheira.

 

Já decidi. Só vou fechar a nova estufa para o ano. Este ano vou encher os tanques todos e prepará-los em condições.

 

Esvaziei este

DSC08854.jpg

DSC08855.jpg

DSC08856.jpg

 

e enchi este

DSC08858.jpg

DSC08859.jpg

 

com estes meninos :oops:

DSC08893.jpg

DSC08889.jpg

DSC08863.jpg

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito fixe a tua estufa e esse cicledeos são um espectáculo, não me importava de ter um :(

já agora onde é que vives?parece que conheço esses moinhos heolicos

 

Vivo em Lisboa mas a estufa é na zona de Torres Vedras.

Este ano já não, porque os peixes estão na rua e já está frio para lhes mexer. Mas se quiseres para a próxima Primavera comunica pois vou vender alguns.

 

Cumprimentos

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelo vosso apoio.

 

Este fim de semana foi uma desgraça. Fartei-me de trabalhar.

 

Para começar esvazeei o tanque dos ciclideos africanos Malawi, ou seja, dos Copadichromis Azureus e Copadichromis borleyi "red kadango".

 

O tanque é este

DSC08910.jpg

DSC08909.jpg

DSC08908.jpg

 

Já a mais de meio

DSC08911.jpg

DSC08931.jpg

 

e a terminação

DSC08940.jpg

 

Os ditos foram para este, que esvazeei a semana passada, pois está mais acima o que faz com que esteja mais quentinho.

DSC08958.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos peixes quero deixar aqui o meu obrigado ao meu amigo Bentes que mos ofereceu.

 

Depois de mais de um ano tornaram-se nestas belezas. Senão vejam lá

 

Copadichromis Azureus

DSC08915.jpg

DSC08917.jpg

DSC08928.jpg

DSC08930.jpg

DSC08959.jpg

DSC08961.jpg

 

Com flash

DSC08962.jpg

 

Uma maravilha ou não?

 

A fémea

DSC08927.jpg

DSC08963.jpg

DSC08965.jpg

 

Com flash

DSC08966.jpg

 

Os filhotes

DSC09019.jpg

DSC09020.jpg

 

Se alguém estiver interessado em adquirir os filhotes que me diga.

 

Os Copadichromis borleyi "red kadango"

DSC08932.jpg

DSC08936.jpg

DSC08938.jpg

DSC08944.jpg

DSC08945.jpg

DSC08946.jpg

DSC08947.jpg

DSC08950.jpg

DSC08952.jpg

DSC08956.jpg

 

Com flash

DSC08957.jpg

DSC08953.jpg

DSC08949.jpg

DSC08943.jpg

 

Fixe???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, mais uma vez belos animais, tenho neste momento só um aquário de cerca de 360litros, no qual tenho discos, escalares ( sexta feira recebi uma encomenda de 4 altuns selvagens com cerca de 5 cm cada, mas estou danado perdi um na desparasitação e outro não sei, já pedi + 2 a 15€ cada ) para ai uns 14 ancistrus, nem sei bem só os vejo a nascer, peristelas ottos, que tambem vão nascendo, etc mas estou com uma vontade danada de um dia desmontar o set up e mudar para ciclideos africanos, lembram-me os que apanhava nos rios da minha terra (Moçambique), que eram um espanto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais