Continuação Da Construção Da Minha Estufa


severum

Recommended Posts

Aí estão elas 8)

 

Não me esqueci da máquina.

 

Os contentores novos para recuperação de água da chuva são estes

 

DSC09877.jpg

DSC09878.jpg

 

Como podem constatar a artimanha para capturar água continua e tem resultado muito bem.

 

Visto que os dias estiveram fantásticos aproveitei para tirar umas fotos dos Meridionalis. Aqui ficam

 

DSC09839.jpg

DSC09841.jpg

DSC09845.jpg

DSC09847.jpg

DSC09858.jpg

DSC09897.jpg

DSC09899.jpg

DSC09905.jpg

 

Eu sei que são muitas mas assim podem ter uma noção melhor dos meninos em pleno Inverno. Continuam com cores interessantes e relativamente activos.

 

O tanque está ao ar livre e é este

 

DSC09864.jpg

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este

 

DSC09867.jpg

DSC09872.jpg

 

que é o maior e que tem umas (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] está cheio de larvas de mosquito e milhares de dafnias. As (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] não dão conta do recado.

 

Nestas fotos tentei captar o que digo mas o artista não é muito famoso

 

DSC09869.jpg

DSC09870.jpg

 

e creio que não se vê patavina. Mas como as fotos até ficaram giras deixei ficar.

 

Agora umas vistas gerais dos tanques

 

DSC09874.jpg

DSC09875.jpg

DSC09876.jpg

DSC09891.jpg

DSC09890.jpg

DSC09889.jpg

 

Nos lagos a coisa continua muito calma. Só vejo uns alevins de Killies e mais nada. Mas eles andam lá porque quando deito comida e as coisas mexem lá em baixo.

 

DSC09880.jpg

DSC09881.jpg

DSC09885.jpg

DSC09887.jpg

DSC09888.jpg

 

A água esteve nos 12ºC.

 

Já agora, aqui

 

DSC09918.jpg

DSC09920.jpg

 

tenho uma tartaruga, daquelas de face rosada que está a hibernar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que anda muita malta cheia de ideias por aí pode ser que me consigam ajudar no seguinte.

 

Quero oxigenar o tanque maior, aquele que é para ter raias.

Como a estufa está numa zona muito ventosa, de que forma poderei aproveitar o vento para oxigenar a água?

 

Lembro que qualquer que seja o dispositivo terá que ficar por cima da estufa, do lado de fora e não deverá arrefecer a água.

 

Ideias???

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a minha ideia seria algo do género.

 

As pás teriam que ficar fora da estufa, mas teria que arranjar um veio qualquer que com o movimento das pás tivesse uma artimanha qualquer para mexer a água.

 

Será que alguém tem ideia de como fazer uma coisa dessas? Ou outra coisa qualquer.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Lindissimo projecto! Só dá vontade de ter algo igual! Ainda por cima escolhestes aqui a bela zona de Torres Vedras para casa de campo :smile2: boa escolha bigsmile

 

Quanto à ideia de oxigenar o tanque ia dar-te exactamente a mesma ideia que o andrericardo... pensei noutras opções mas nenhuma acaba por ser tao eficaz quanto esta!

 

Grande trabalho! Cumprimentos

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Lindissimo projecto! Só dá vontade de ter algo igual! Ainda por cima escolhestes aqui a bela zona de Torres Vedras para casa de campo :smile2: boa escolha bigsmile

 

Quanto à ideia de oxigenar o tanque ia dar-te exactamente a mesma ideia que o andrericardo... pensei noutras opções mas nenhuma acaba por ser tao eficaz quanto esta!

 

Grande trabalho! Cumprimentos

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse do tipo daqueles moinhos de elevar água, com uma roda com 'copinhos', apanham a água e depois deixam-na cair. Podes ligar a roda dos copinhos à do moinho por um sistema tipo corrente de biciclete (mudanças e tudo) ou um eixo com rodas dentadas. Esquema só pensando bem e investigando, nunca fiz um moinho.

 

Posso-te arranjar mais (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], para dar cabo dos mosquitos, se quizeres. Estão mais lentas (12ºC) mas ainda agora vieram ver se era comida.

 

 

Esqueci-me de dizer: está muito giro, gostei muito das fotos. A tua tartaruga não come os jacintos??

Editado por mjm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a ideia é essa. Fazer um moinho de vento (ainda esou para perceber como) ou arranjar umas helices já feitas (não sei onde) do género daquelas usadas nos motores ou algo do género e ligar a outra, através de uma corrente (metálica ou de borracha ou de outro tipo qualquer) que faça mexer alguma coisa na água. Isto ainda está muito vago mas está a tomar forma.

 

Quando às Ganbusias agradeço-te imenso mas não volto lá tão depressa e pode ser que entretanto arranje mais. De qualquer modo se não arranjar falo contigo.

 

Quanto à tartaruga é verdade. Ela não toca nos Jacintos. Estranho não é? Conheço pessoal que não consegue ter Jacintos. Ali não desaparecem. Será que ela come mas como são tantos não dá para desaparecerem? Ainda não percebi.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde já parabens pela tua estufa está DEMAIS!! Quanto ao problema de mexer a água tenho aqui um esquema que fiz que te pode ajudar (um pouco a pressa mas deve dar para entender)! Penso que não é dificil de construir! Quando tiver mais tempo faço um esquema mais rigoroso (tou em epoca de exames da faculdade e fiz isto num intervalozinho de estudo)!

 

mexerguaqb9.jpg

 

Espero ter ajudado!

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse esquema está muito interessante.

 

O problema seria a força do vento mas isso ficava mesmo catita se em vez das pás tivesse uns copinhos agarrados à corrente e isso fosse tipo uma mini-nora, fazendo um queda de àgua e essa sim iria oxigenar. Não sei é se o vento conseguirá fazer andar o sistema em formato de nora:

 

f_nora_algarvia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estou enganado, se o vento muda de direcçao ai poderá haver problema mas pode-se optar por melhorar o sistema de rodas dentadas e colucar uma cauda no lado oposto a helice para que nunca percas vento (as helices giram na direcçao do vento), se o vento for forte e haver copos tb pode dar problema, poderá haver banho e o lago fica sem agua.

 

Sao apenas ideias minhas..

 

 

Cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo sem ver o esquema, pois ainda não estou em casa, mas a hélice fica fora da estufa, por cima do tanque, e o sistema de oxigenação dentro da estufa.

 

Este é um pormenor importante. Os tanques que estão agora ao ar livre vão, se tudo correr como previsto, após o Verão ser cobertos para ficarem dentro da estufa.

 

Cumps

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é. Acabei de ver o esquema e é isso mesmo. A ideia é essa. Só falta colocar, entre a hélice e as pás, o tecto da estufa.

 

Mas é isso mesmo. :D

 

Agora só falta, e esta é a parte mais complicada, descobrir onde comprar a hélice, se há ou não à venda. E descobrir que materiais deverei utilizar para fazer uma coisa em condições.

 

Ideias?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre as ordens! No que eu puder ajudar tas a vontade! Sabes quais são aqueles moinhos de tirar água antigos??? Parece me que essa heliçe é porreira para o que tu queres! Agora não sei muito bem onde a podes encontrar! Esperimenta se no AKI há alguma coisa! Ou então num ferro velho! Não precisa de ser novo (na panela mais velha se faz a melhor sopa)! Quando eu puder faço um esquema mais promenorizado!

 

Cumprimentos

 

Salavdor C.Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais