Continuação Da Construção Da Minha Estufa


severum

Recommended Posts

Boas

 

Severum, deculpa intrometer-me no teu tópico... mas é só para enquadrar as coisas... ;)

 

Miguelwind, atenção aos igneus... referi-os no post que colocaste no subforum Killifilish mas só no caso de as temperaturas do lago não baixarem em demasia. Eles vivem na Guiana Francesa e lá as águas são quentes. Tens também de ter em atenção que estes bichos saltam muito (costumam comer formigas e outros insectos nas folhas das árvores) por isso seria prudente arranjar uma forma de não teres um desgosto e veres os peixes ao lado do lago completamente secos.

 

Mais uma vez perdoem-me o "offtopic"... :mrgreen:

 

Ricardo Nuno Santos

 

Não é offtopic nenhum. Agradeço por participares nesta discussão saudável. :)

 

Só trocando ideias e experiencias é que chegamos a algum lado. Eu de killies não sou nenhum expert. Mas sei que há muitas espécies que suportam o frio. Por isso achei boa ideia abrir-se um tópico sobre o tema na área respectiva. De certeza que o pessoal entendido vai dar a sua opinião.

 

Encorajo o pessoal a dar aqui ideias de espécies que podemos manter nos nossos lagos no exterior.

 

O miguelwind e o Ricardo Nuno Santos já começaram. Vamos lá a dar mais um contributo.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, mais um pequeno update do estado das coisas.

 

Apesar do frio, na estufa, durante o dia, a temperatura da água mantem-se por volta dos 16ºC. De noite, baixa para os 12ºC.

 

As plantas continuam a florir, o que não deixa de ser engraçado, e alguns nenufares ainda têm folhas.

 

DSC09339.jpg

DSC09344.jpg

 

Cá fora as coisas estão muito paradas, mas os peixitos ainda mexem quando dou comida.

 

Umas fotos do exterior

 

DSC09342.jpg

DSC09341.jpg

DSC09340.jpg

 

Cumps

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma situação engraçada, que já aconteceu mais do que uma vez.

 

Entrei na estufa e lá estava ele. Um passarito, acho que é um pardal. Deve aproveitar o quentinho e lá vai ele dormir um bocadinho :)

 

DSC09338.jpg

DSC09337.jpg

DSC09336.jpg

DSC09334.jpg

 

Engraçado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Realmente parece-me um pardalito.

 

De vez em quando também aparecem umas cobritas. Tinha uma de estimação, que lá passava o Inverno. Via-a de vez em quando. Mas no fim do Inverno passado apareceu morta no meio da manga plástica que estava a cobrir um dos tanques. Deve lá ter entrado e depois não conseguiu sair do plástico. Tive pena, apesar de ser um animal que me faz confusão. Lá na estufa não apareceu mais nenhuma até à data. Pode ser que algum dia apareça outra.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois pardais e aos molhos aqui no meu quintal tenho um pessegueiro que durante a noite esta sempre carregado pois com um comedor ao lado nao admira que nao saiam daqui tu por ai deves ter muitos passaros diferentes a voar ao ar livre

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva!! :oops:

Desculpem lá este off-topic, mas estava eu deliciado a seguir este tópico (quando tiver $$ ainda faço algo identico... mas como não vou ter, fica pelo sonho...) e eis que vem algo que tem a ver com as minhas competências técnicas: Avifauna indígena!

 

Pois, a ave acima em foto não é decerto um pardal nem me parece um bico-de-lacre (embora aqui sem grandes certezas). Embora as fotos estejam algo desfocadas, parece-me de todo uma Toutinegra-de-cabeça-preta (Sylvia melanocephala) fêmea juvenil. Por exclusão de partes nesta época do ano, será sem grandes dúvidas mesmo uma Toutinegra-de-cabeça-preta!!

BSYLMEL070221B02RLG.jpg

 

PS: Mais uma vez desculpem lá este off...

 

PS2: Estes tanques não teriam saido mais baratos em betão armado? Dava para reduzir a expessura das paredes e ficava mais compacto... digo eu...

Editado por fang

Cumprimentos,

Francisco Barros

 

http://malamutes.no.sapo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente...

Só para dizer que estive a observar melhor as fotos com "olhos de ver", e na realidade a ave é mesmo um bico-de-lacre. Não existe outra espécie em liberdade deste tamanho com as coberturas infra-caudais daquela côr: Negro. A fraca definição das fotos (que nem dá para perceber a expessura do bico) e a postura do animal enquanto pousado, leva-nos logo a pensar em determinada espécie, quando realmente não é...

1038361383_32d6f80104.jpg

Cumprimentos,

Francisco Barros

 

http://malamutes.no.sapo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente...

Só para dizer que estive a observar melhor as fotos com "olhos de ver", e na realidade a ave é mesmo um bico-de-lacre. Não existe outra espécie em liberdade deste tamanho com as coberturas infra-caudais daquela côr: Negro. A fraca definição das fotos (que nem dá para perceber a expessura do bico) e a postura do animal enquanto pousado, leva-nos logo a pensar em determinada espécie, quando realmente não é...

1038361383_32d6f80104.jpg

 

 

desculpem o off-topic

mas a mim nao me parece ser um bico de lacre pelo tamanho,pois nas fotos parece ser um pouco maior do que eles sao.

e os pardais telhado tambem nao me parecem pela tonalidade do mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!!

A noção de tamanho é "enganosa", pois não temos "escala" (se soubessemos qual a espessura do tubo rectangular, ajudava...).

Mas de uma evidência não podemos fugir: Não existem em Portugal mais quaisquer espécies de pequenos passeriformes com aquela proporção asas/cauda e com infra-caudais negras. Logo, por exclusão de partes...

 

De qualquer modo, para não estar a desvirtuar o tópico, lancei este tema num fórum específico sobre aves silvestres em Portugal, onde estão presentes alguns dos mais experientes observadores de aves: http://aves.team-forum.net/desafios-de-ide...m-t434.htm#1258

Se calhar seria melhor discutir lá este assunto... digo eu...

 

Bom novo ano!!!

Editado por David Cabete

Cumprimentos,

Francisco Barros

 

http://malamutes.no.sapo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

a mim parece-me um vulgar "pisco". E de certeza que volta todos os dias para comer os mosquitos, não?

Tenho um igualzinho de "estimação" que mal viro costas entra na fishroom (pela porta) e desata a comer tudo o que é mosquito e aranha. Faz isso praticamente todos os dias, embore fique super assustado quando volto e dou de caras com ele. O problema é depois para sair. É só cabeçadas na janela!!! Mas no dia seguinte... lá está o Gajo. E é igual a esse.

Se reparares bem nas fotos vês que o gajo parece que está à caça de mosquitos...

 

CMargarido

Editado por cmargarido
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheguei de férias e nunca pensei que o tópico tivesse seguido este caminho. Estou felicissimo por se interessarem pelo que vou colocando aqui. Estas discussões não desvirtuam em nada o tópico e, no minimo, servem para aprendermos um pouco mais com as diferentes experiencias de todos. Eu, de pássaros, não percebo patavina. Quando olhei para o bicho pensei que era um pardal. Mas quando voltar a acontecer vou tentar tirar umas fotos de jeito. Não é fácil pois ele foge muito.

 

Aproveitei esta ida a França, Paris, para tirar mais umas ideias numas lojas que visitei. Coisas interessantes que se vão vendo por essa Europa onde a aquariofilia tem um peso muito maior, que por cá, devido ao poder de compra e à imensidão do mercado que têm.

 

Obrigado pela participação e pelas ideias que vão partilhando com todos.

 

Cumps

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, estive a ver a fotografias do pássaro e parece-me uma Toutinegra-de-cabeça-preta (Sylvia melanocephala) conforme disse o membro fang. A ave não tinha nada de vermelho perto do bico.

 

Mais uma vez obrigado pois nem sabia que havia um pássaro chamado Toutinegra ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este fim de semana esqueci-me da máquina fotográfica ;) e não tenho novas fotos.

 

Mas de qualquer forma actualizo os dados que observei este fim de semana.

 

No sábado a água dentro da estufa estava a 20ºC. Impressionante. Um bocadinho de Sol e o Policarbonato faz o seu trabalho :drinking:

 

Hoje estavam 10ºC nos lagos exteriores e 14ºC dentro da estufa. Os peixes continuam bem. Não me consigo aperceber de perdas.

 

Adquirimos mais 5 contentores de 1000L para guardar a água da chuva que fará muita falta no Verão.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais