Elos Project 112l - Novo Layout


André Silvestre

Recommended Posts

  • Replies 84
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas.

 

Antrax, o termostato encontra-se naquela zona porque é ali que está a entrada e saída do filtro, o que potencia a sua eficiência. No entanto, é um facto que está visível demais mas, já estou tão habituado a ele que quando olho para o aquário, consigo-me abstrair completamente da sua presença ( idem para a esponja do filtro).

 

slcartaxo, se o filtro for bonzito, se estiver a funcionar bem com as matérias filtrantes correctamente colocadas, senão houver peixes de fundo que remexam constantemente o mesmo e se o aquário estiver bem plantado, não há razões para a água não ficar transparente. :)

 

Luis, sim, retirei o musgo ou melhor, podei-o, para dar mais realce à Proserpinaca. Vou deixar assim até alcançar o layout final em termos de podas e depois logo vejo como fica melhor... Se ficar melhor com o musgo, é voltar a deixá-lo crescer. :)

O único musgo que foi podado até agora foi o Fissidens dos troncos e foi literalmente arrancado. Os outros tem sido deixá-los crescer ( bem, sendo mais preciso, o outro, já que o Mini-pellia é um líquen e não um musgo). Sempre que é possível, prefiro arrancar pedaço a pedaço do que podá-los com tesoura. Fazendo da primeira maneira fica com uma forma e crescimento mais natural.

 

Zogli, o layout final em termos de poda que imagino não é este. Isto foi uma pequena experiência que fiz para ver como a Proserpinaca se destaca melhor naquela zona. Na próxima actualização, já terei uma foto em que todas as plantas de caule aparecerão a rodear a P. palustris, em planos diferentes.

 

Filipe, a P. palustris não será tão compacta em termos de poda. Gosto de a ver assim, espaçada entre os caules. Quando tiver todas as plantas de caule desenvolvidas, aí sim, haverá contraste. A R. green está a ser moldada no sentido de se notar desnível em comparação com o resto das plantas caulescentes mas sem ficar igualmente demasiado compacta. Tenho que jogar com os troncos daquela zona e têm sido eles que, no geral, têm ditado como a poda deve ser feita em cada planta.

Quanto à areia, vai ser feito um reset ainda antes da UG pois está realmente muito suja. Eu estou a usar areia de rio filtrada da areia de rio normal. Penso que a que tu estás a usar é aquela areia que compacta muito e que é também mais branca e mais fina mas corrige-me se estiver enganado.

 

João, :unsure:

 

 

Abraços e obrigado a todos pelos comentários.

 

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns!

 

Está muito bom..... !!

 

Esses musgos da última foto são interessantes, nunca tinha visto, como se chamam?

 

 

Abraço

david

Editado por Dave
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada vez mais interessante! Compreendo a decisão pelo Fissidens fontanus, mas há melhores que esse, e espero que caso mudes, seja para melhor!

 

Depois da Utricularia, porque não Cuba? era bem capaz de ficar muito bom!

 

Essa Prosepinaca..... cada vez gosto mais dela! A tua deixa raízes ao longo do Caule?

 

As novas Boraras? já têm melhor aspecto? Coitadinhas, devem ser metade das que tinhas!

 

Continua o bom trabalho ;)

 

Abraço,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Dessa, obrigado.

 

Esses musgos da última foto são interessantes, nunca tinha visto, como se chamam?

Abraço

david

 

David, nessa foto que referes, o do meio é um musgo ( Fissidens sp. Singapore) e o das extremidades é um liquen ( Riccardia chamaedryfolia).

 

Fernando, H. Cuba não está nos meus planos. Vou manter a Utricularia, fazendo apenas um reset ao tapate e voltar a plantar.

A minha Proserpinaca não cria raízes secundárias se é isso que estás a perguntar. Penso que esta planta não crie essas raízes devido à estructura do caule e à facilidade com que sai fora de água. Os Boraras já se juntaram ao resto da matilha. Destacam-se dos outros pela cor mais pálida. Vamos ver se é temporário e se ganham mais cor ou se ficam na mesma...

 

banana rock

 

Abraços,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá André!

 

tenho seguido este tópico muito atentamente, não só por gostar imenso do teu aquário, mas tambem porque foi graças a ele, que tomei conhecimento do fissidens, musgo esse que me deixou vidrado!!! esperemos que, com a evolução deste hobby, ele acabe por ser comercializado em terras lusas, para eu fazer cá as minhas experiências... banana rock

 

agora quero fazer-te uma pergunta e peço-te que não me leves a mal: tu puxas alguma coisa pela cor nas tuas fotos, ou os teus boraras estão mesmo tão encarnados? é que os meus, apesar de gordos e anafados, não atingiram esse tom e acho que já era tempo disso... tive uma razia nos 2 ou 3 primeiros dias, mas os 17 sobreviventes já cá estão há bastante tempo e aparentam mesmo estarem bem, com um comportamento fantástico! podes dizer-me o ph e durezas?

 

obrigado!

 

p.s. (off-topic) arranjei uns camarões que acho serem da tua proveniência... :sleeping:

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva José!

 

olá André!

 

tenho seguido este tópico muito atentamente, não só por gostar imenso do teu aquário, mas tambem porque foi graças a ele, que tomei conhecimento do fissidens, musgo esse que me deixou vidrado!!! esperemos que, com a evolução deste hobby, ele acabe por ser comercializado em terras lusas, para eu fazer cá as minhas experiências... ;)

 

Obrigado. É bom saber que os musgos vieram para ficar. Espero que se comecem a ver mais montagens com eles. Pela parte que me toca, sempre que posso, tento divulgar e espalhar novas espécies. Aconteceu com o musgo Christmas e outros mais " banais", vai acabar por acontecer o mesmo com o Fissidens. Agora, a qual deles te referes? É que tenho duas espécies de Fissidens neste aquário... :)

 

agora quero fazer-te uma pergunta e peço-te que não me leves a mal: tu puxas alguma coisa pela cor nas tuas fotos, ou os teus boraras estão mesmo tão encarnados? é que os meus, apesar de gordos e anafados, não atingiram esse tom e acho que já era tempo disso... tive uma razia nos 2 ou 3 primeiros dias, mas os 17 sobreviventes já cá estão há bastante tempo e aparentam mesmo estarem bem, com um comportamento fantástico! podes dizer-me o ph e durezas?

 

Claro que não levo nada a mal. É até capaz de ser uma dúvida que mais pessoas têm. ;)

Eu uso, sim, um programa de edição de fotos: Photoshop. A única coisa que faço no programa é dar detalhe às fotos e contraste/luminosidade quando estas saem com sobre/subexposição, respectivamente. Não altero a cor das fotos nem a forma dos objectos. Assim, respondendo directamente à tua pergunta, os meus Boraras têm mesmo a coloração que vês nas fotos. Ainda à dois dias atrás, veio cá a casa o Fernando Freire e o Pedro Borges e puderam constatar isso mesmo. Inclusivé, o Fernando trouxe-me mais 5 Boraras para juntar ao meu cardume e os peixes deles vinham com uma cor esbatida, pálida ( apesar de também ser do stress do transporte) e, embora tenham recuperado alguma cor até hoje, nota-se perfeitamente quais são os que eu comprei e quais são os que ele trouxe. Os que ele trouxe estão também muito bem alimentados, activos e alguns, já do tamanho dos meus. Agora, a que é que se deve a coloração dos meus, não sei bem. É possível que tenha a ver com os parâmetros da água, pois até a alimentação que o Fernando e eu damos é a mesma. Pode também ser do próprio ambiente...

 

Os meus parãmetros são:

 

pH = 6.5

Temp = 24ºC

kH = 6

 

Quero realçar também que fui levando razias com os meus desde que os comprei. Dos 25 iniciais, já só tenho 15 ( sem contar com os do Fernando). Uns saltaram ( eu presenciei alguns suícidios) e os outros morreram no aquário ( só vi 2 restos mortais, o resto foi comida de Blue Pearl). Ficaram os mais fortes... Estou à espera que haja nova importação de Boraras para elevar o cardume de novo para 25. :)

 

 

Xiii, que testamento!

 

p.s. (off-topic) arranjei uns camarões que acho serem da tua proveniência... banana rock

 

Qual é a espécie? :D

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André Silvestre onde desenterras essas musgos espectaculares? e as plantas em especial?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela rápida resposta, André!

Agora, a qual deles te referes? É que tenho duas espécies de Fissidens neste aquário...

refiro-me ao fontanus, é demais esse musgo!

É possível que tenha a ver com os parâmetros da água, pois até a alimentação que o Fernando e eu damos é a mesma. Pode também ser do próprio ambiente...

 

Os meus parãmetros são:

 

pH = 6.5

Temp = 24ºC

kH = 6

pH- 6.8/7

Temp- 25ºC

kH- 3

poderá ser mesmo disto, ou então vá-se lá saber...

o que é mais engraçado é que nos 17 que tenho, as variações de cor existem: 2 ou 3 estão muito brancos e outros 2 bastante encarnados, mas nada que chegue aos teus! todos os outros apresentam tons intermédios...

dos 9 que morreram, só apanhei um, todos os outros desapareceram, seguramente comidos depois de mortos pelos caridina japonica , que já não estão nesse áqua porque eram muito grandes! até cheguei a pensar que seriam eles a dar cabo dos boraras, por isso substitui-os por longirostris que são mais maneirinhos :crazyeyes:

 

Qual é a espécie?

3 blue e 1 crystal (acho que era o único que lá havia...)

 

mais uma vez, obrigado!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva!

 

 

Hugo, já te disse pessoalmente mas para quem ainda não sabe, estes musgos podem ser encontrados no Ebay. :mrgreen:

 

José, realmente, os Blue que arranjaste são da minha safra, à excepção dos Crystal Red ( por enquanto). Boa sorte com os restantes Boraras. :)

 

Deixo-vos uma foto do aquário depois de uma manutenção mais cuidada: troca da areia, remoção do equipamento, poda de algumas plantas... O resultado foi este.

 

ElosProjectgeral.jpg

 

 

Bom Ano de 2008!

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, André!

 

que grande manutenção que para aí foi!... de facto, a evolução é surpreendente! :wink:

os teus boraras novos ainda estão mais claros ou já adquiriram os tons dos primeiros residentes? os meus estão 'fixes', mas continuam com a coloração que já tinham, apesar de eu ter feito uns pequenos ajustes nos parâmeros da água... penso que terá a ver com a comida, não encontro outra explicação...

 

abraço e bom ano!

J.M.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

Quando vi esta ultima foto a primeira coisa que me veio á cabeça foi:

- como é que a foto me consegue surpreender tanto se eu já vi o Aqua ao vivo???

 

O que posso dizer mais?!?!?!?

 

Consegues dar um toque Nature ás coisas que não está ao alcande de qualquer um, não é o material, não são as plantas, não é o dinheiro gasto, és tu mesmo.

 

Bem vou seguindo com muita atenção e aprendendo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Achei que este belo aquário precisava de outro protagonismo e espero que não leves a mal os ajustes feitos em photoshop.

Não apaguei algas nem alterei nada ao layout :crazyeyes:; apenas corrigi as cores, sombras e dei mais acentuação ás plantas.

Vê lá se não adormeces e mandas este áqua para o ADA e AGA!!!!

 

Só tenho uma palavra para descrever este aquário "S O B E R B O!"

 

Agora a dita foto (Se não gostares ou se achares que não corresponde á verdade dos factos, avisa que eu retiro!!!)

 

Elos-Project-2007c.jpg

Clique na foto para ampliar.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom 2008 para todos,

 

Sim André Eu já sei isso das plantas thanks :lol:

 

Que show de aquário, realmente 5 * parabéns.

 

P.S. Já tenho gravidas nas duas últimas compras :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

José, obrigado! Os novos Boraras continuam bastante mais pálidos que os meus, inclusivé dos 6 que o Fernando me trouxe, já só tenho 3. :P Os meus continuam impecáveis e em igual número.

 

Miguel, obrigado! Nesta foto o aquário está mais preenchido desde a última vez que cá vieste, com as podas mais definidas... Sofreu uma boa maturação desde a tua última visita, digamos assim. Ver se vens cá fazer nova visita mas aviso-te já, a gaja não está para venda! :P

 

Filipe, cartão vermelho nessa tua ousadia de me editares as fotos! Agora a sério, sinceramente, acho que ficou melhor que a minha, embora, como já te tinha dito, o detalhe ficou demasiado exagerado, com muito grão ( isto não é uma SLR :P). Fora isso, 5*. Obrigado por tudo!

 

Hugo, obrigado e boa sorte com os pequenotes!

 

 

Cumprimentos,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá André!

 

Os novos Boraras continuam bastante mais pálidos que os meus, inclusivé dos 6 que o Fernando me trouxe, já só tenho 3.

isso é estranho... já tinham tido tempo de ganhar novas cores, não? possivelmente esses 3 são da mesma remessa dos meus, talvez com uns genes 'menos bons'... mas são lindos, na mesma!... e uns inconscientes (hehe!), não têm medo de nada! assim que meto a mão no aquário vêm todos nadar entre os meus dedos... :)

 

abraço

J.M.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá André!

isso é estranho... já tinham tido tempo de ganhar novas cores, não? possivelmente esses 3 são da mesma remessa dos meus, talvez com uns genes 'menos bons'... mas são lindos, na mesma!... e uns inconscientes (hehe!), não têm medo de nada! assim que meto a mão no aquário vêm todos nadar entre os meus dedos... :wink:

abraço

J.M.

 

Olá José, sim são iguais aos da sua remessa!

 

André, como já te disse:

Feio, Feio, Feio :snipersmile: Hehehe!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Antes de tudo quero te dar os meus parabens pelo teu aqua fantastico. 5 estrelas, n hoje em dia isso ja e nivel medio o teu e mesmo 6 estrelas TOPO :puppydogeyes:

 

Agora vou fazer uma pergunta sei que pode ser um pouco estupida ou mesmo muito estupida, mas aqui vai: Tenho um aquario plantado com CO2 n de garrafa mas da nutrafin natural funciona bem (parece) as plantas crescem o teste esta na cor correcta, mas as minhas plantas n libertam oxigenio que eu veja como posso fazer isso o que devo fazer, para tb poder então comprar uma Canon EOS :smile2:

 

Aguarda Noticias

 

Obrigado desde ja e boa sorte para todos e que n se meta muita agua :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, depois de ter visto o teu outro aquário ver este.... bem simplesmente :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.