Sistema Co2 Da Aquaristik


Recommended Posts

Boas

 

Venho recuperar este tópico para colocar algumas questões de iniciante nestas coisas do Co2 pressurizado. Recebi há dias o meu primeiro kit da aquaristik e depois de algum tempo para descodificar as instruções e montar o "bicho" lá o coloquei a funcionar.

 

Então ressaltam-me duas questões. Como para já não tenho válvula solenoide (estou a tratar disso) qual é a maneira mais eficaz de fechar o Co2 de noite. Na garrafa, no manipulo dos manómetros ou nos dois?. Digo isto, porque experimentei fechar só na garrafa e passado cinco minutos ainda continuava a debitar co2... apesar de que poderia ser co2 ainda acumulado na tubagem...

 

Segunda questão: qual o débito de co2 aconselhado? Sei que isto varia de aqua para aqua, mas assim por alto para um aqua de 300L com bastantes plantas, ainda que não um plantado o que dizem? Neste momento, tenho uma bolha de 5 em 5 seg, mas tenho a impressão que é pouco...

 

Por fim, existe algum suporte para a garrafa do co2 (500gr) que se possa arranjar? Mesmo que seja à base do "desenrascanço"? É que tenho a garrafa meia de lado encostada à divisória do móvel e com um suporte para a colocar na vertical sempre ficava mais estável e segura. Alguma dica?

 

Obrigado desde já.

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 165
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Aconcelho-te a encomendar tambem esta peça

mas deixa o pessoal mais experiente opinar.

acho que 2kg deve dar para +-6/7 meses?? Nao tenho certeza

 

Essa peça serve para que?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

li o tópico todo e fiquei com uma dúvida em relação á montagem :

 

Botija - > manómetro - > casquilho macho/macho - > válvula selonoide - > válvula agulha

 

A válvula anti-retorno de latão fica entre a válvula selonoide e a válvula agulha?????????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa peça serve para que?

 

 

Já tinha sido respondido no tópico na pagina 5 por exemplo.

 

O macho macho serve para ligar a válvula selenoide com a válvula de agulha. Como vem da aquaristic tens que colocar tubo a unir as duas peças(válvula de agulha e válvula sol.), com essa peça que compraste retiras o tubo e fica no lugar do tubo.

 

servem para conseguires ligar a válvula solenóide ao redutor directamente. E a válvula anti-retorno à válvula solenóide, por exemplo.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Venho recuperar este tópico para colocar algumas questões de iniciante nestas coisas do Co2 pressurizado. Recebi há dias o meu primeiro kit da aquaristik e depois de algum tempo para descodificar as instruções e montar o "bicho" lá o coloquei a funcionar.

 

Então ressaltam-me duas questões. Como para já não tenho válvula solenoide (estou a tratar disso) qual é a maneira mais eficaz de fechar o Co2 de noite. Na garrafa, no manipulo dos manómetros ou nos dois?. Digo isto, porque experimentei fechar só na garrafa e passado cinco minutos ainda continuava a debitar co2... apesar de que poderia ser co2 ainda acumulado na tubagem...

 

Por segurança e para não ter dúvidas fechava nas duas.

 

Segunda questão: qual o débito de co2 aconselhado? Sei que isto varia de aqua para aqua, mas assim por alto para um aqua de 300L com bastantes plantas, ainda que não um plantado o que dizem? Neste momento, tenho uma bolha de 5 em 5 seg, mas tenho a impressão que é pouco...

 

Como dizes e bem varia de aquário para aquário, a melhor forma é ires testando.

 

Por fim, existe algum suporte para a garrafa do co2 (500gr) que se possa arranjar? Mesmo que seja à base do "desenrascanço"? É que tenho a garrafa meia de lado encostada à divisória do móvel e com um suporte para a colocar na vertical sempre ficava mais estável e segura. Alguma dica?

 

Obrigado desde já.

 

Se tiveres pés de móvel ou algo similar onde tens a garrafa, podes sempre optar por aquelas fitas de plástico com serrilhas (escapa-me o nome) que prendem e já não saem.

 

 

 

 

Boas,

 

li o tópico todo e fiquei com uma dúvida em relação á montagem :

 

Botija - > manómetro - > casquilho macho/macho - > válvula selonoide - > válvula agulha

 

A válvula anti-retorno de latão fica entre a válvula selonoide e a válvula agulha?????????

 

Tb está no tópico na pag. 2

 

O Luís Fortunato é assim que tem, entre a válvula selonoide e as válvulas de agulha (ele tem co2 para 3 aquários).

 

Se reparares, logo a seguir ao redutor está a válvula solenóide, seguida de uma anti-retorno em latão, depois os T's de derivação, e no final as válvulas de agulha...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb está no tópico na pag. 2

 

O Luís Fortunato é assim que tem, entre a válvula selonoide e as válvulas de agulha (ele tem co2 para 3 aquários).

 

 

;) Eu até tirei apontamentos e tudo! Mas pronto, falhou-me essa parte ;);) . Obrigado Trocado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Recebi ontem o famoso kit, depois de ler todos os tópicos, acabei por comprar a peça macho/macho e foi tudo bem enroscado com teflon...

Tudo parece estar a funcionar bem, o que me deixa inquieto é não saber que quantidade estou a colocar no aquário e como não estou sempre em casa, fico um pouco preocupado e com medo de chagar a casa e apanhar os peixes a boiar á tona da água. Mas a minha questão não é essa pois já percebi que tem que se ir testando e ver a reacção tanto dos peixes como das plantas...

A minha questão é outra, com o kit vinhal umas curvas para fazer as voltas no tubo, mas não sei se sou só eu, mas mesmo com as curvas acho que esteticamente não fica nada bem, para não falar que é difícil a colocação do tubo por onde queremos que ele passe, visto o tubo ser rígido.

 

-Então a minha questão não é mais que pedir, que se partilhe as soluções encontradas por cada membro para "esconder" o tubo (o meu é vermelho, não deve de ser fácil)

 

- Como fazer passar o tubo (que pelo menos o meu é rígido) para dar as voltas que queremos para que fique o menos possível á vista?

Para esta questão um tubo flexível e transparente resolvia, existe? (Claro que cumpra com todas as normas de segurança)

 

- Outra questão que tenho é mesmo sobre as propriedades da água, uma vez que o CO2 faz baixar este, quanto tempo demora a notar-se?

- É de um dia para o outro?

- Demora semanas?

 

 

Desculpem-me tanta pergunta, mas as dúvidas saltam-me de 5 em 5 minutos...

 

 

Um abraço a toda a comunidade,

 

 

João Sousa

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal!

 

Montei o meu kit da aquaristic de acordo com as especificações do Luis Fortunato... comprei os casquilhos e a válvula e montei tudo como estava no esquema.

De seguida, abri a torneira da botija, e o manometro subiu logo para os 50bar, depois abri a torneira do difusor até o outro manometro ir a 1,5bar... liguei a solenoide e abri um pouco a valvula agulha... mas não tenho co2 a chegar ao conta bolhas...

 

O que se passará?

 

Como posso ter a certeza que está tudo bem?

As valvulas anti retorno estão todas com a seta no sentido do aquário, por isso acho que está tudo bem nesse aspecto...

 

Abraços.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal!

 

Montei o meu kit da aquaristic de acordo com as especificações do Luis Fortunato... comprei os casquilhos e a válvula e montei tudo como estava no esquema.

De seguida, abri a torneira da botija, e o manometro subiu logo para os 50bar, depois abri a torneira do difusor até o outro manometro ir a 1,5bar... liguei a solenoide e abri um pouco a valvula agulha... mas não tenho co2 a chegar ao conta bolhas...

 

O que se passará?

 

Como posso ter a certeza que está tudo bem?

As valvulas anti retorno estão todas com a seta no sentido do aquário, por isso acho que está tudo bem nesse aspecto...

 

Abraços.

Abre um pouco mais a válvula de agulha até teres as primeiras bolhas, pode ser que alguma coisa esteja meio "colada" (não deve ser por isto). O mais provável é ainda não teres pressão suficiente na tubagem para que o CO2 comece a fluir.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também recebi o meu sistema com válvula solenoide e botija de 2 Kg na 3ª feira.

Montei tudo e ficou a funcionar em 5 min.

Pareceu-me bastante facil. Com o difusor que trazia é possivel contar as bolhas por segundo.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Abre um pouco mais a válvula de agulha até teres as primeiras bolhas, pode ser que alguma coisa esteja meio "colada" (não deve ser por isto). O mais provável é ainda não teres pressão suficiente na tubagem para que o CO2 comece a fluir.

 

Cumps

 

Boas... é pouco provavel porque já abri a valvula da agulha toda...

A não ser que de facto não tenha pressão suficiente... como contornar esse problema?

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... é pouco provavel porque já abri a valvula da agulha toda...

A não ser que de facto não tenha pressão suficiente... como contornar esse problema?

 

 

Se os dois manómetros indicam valores acima de 0 é pq deve ter pressão. Não terás alguma fuga antes de chegar ao aquário?

 

A Válvula sel. pode estar "presa" e não estar a ligar/desligar convenientemente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei como é a tua válvula solenóide, a minha acende uma luz quando está verdadeiramente ligada e o CO2 passa. Se está s a utilizar um temporizador tens de ver se ele está bem programado e se funciona

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz assim:

 

1º Abri toda a torneira principal da botija (pressão no 1º manómetro subiu para perto de 60 Bar)

2º Abri ligeiramente a torneira do regulador de pressão (até o 2º manómetro estar a 1 Bar), basta abrir apenas um pouco, com esta torneira toda aberta o sistema não funciona e o 2º manómetro fica a 0 Bar, dado que a pressão é demais para o 2º manómetro, penso eu...

3º Liguei a valvula solenoide

4º Regulei o fluxo desejado com a valvula de agulha.

 

Até agora está tudo a funcionar 5*, e liga e desliga a horas.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok eu também fiz isso tudo, e ao ligar a solenoide, ouve-se um estalo... suponho que esteja a funcionar...

Quando abro a agulha, não tenho co2 a sair no conta bolhas entre a botija e o aquário.

 

Hipoteses:

 

1- Ainda não há pressão suficiente no tubo para o co2 começar a sair...

2- Há fuga...

 

Se houver fuga, como a detecto eficazmente? Não oiço nenhum barulho de co2 a sair por nenhuma das roscas...

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que haja co2 na garrafa, e tudo estiver a funcionar o co2 começa a sair rapidamente não demora assim tanto como indicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que haja co2 na garrafa, e tudo estiver a funcionar o co2 começa a sair rapidamente não demora assim tanto como indicas.

 

Então por exclusão de partes tem que haver uma fuga algures...

 

Como os manometros indicam pressão, não haverá fuga da botija para os manometros...

Como tiro a limpo se tenho fuga em mais algum sitio? Não oiço barulho nenhum...

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então por exclusão de partes tem que haver uma fuga algures...

 

Como os manometros indicam pressão, não haverá fuga da botija para os manometros...

Como tiro a limpo se tenho fuga em mais algum sitio? Não oiço barulho nenhum...

 

 

Primeiro não consegues testar retirando a válvula sel? sempre ficavas a saber se era dela (eu insisto nisto pq já li algumas pessoas que compraram na aquaristic, tal como eu, que a válvula sel. que lá vem não é nenhuma espingarda e bloqueia, ou seja, deixando de abrir e fechar quando deveria, no meu caso teve que levar uma "martelada" de lado para ficar a funcionar, e outro utilizador penso que a desmontou toda).

 

Para testares fugas fora do aquário, podes testar com uma solução de água e sabão e com um pincel passares nas roscas e veres se saem bolhas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro não consegues testar retirando a válvula sel? sempre ficavas a saber se era dela (eu insisto nisto pq já li algumas pessoas que compraram na aquaristic, tal como eu, que a válvula sel. que lá vem não é nenhuma espingarda e bloqueia, ou seja, deixando de abrir e fechar quando deveria, no meu caso teve que levar uma "martelada" de lado para ficar a funcionar, e outro utilizador penso que a desmontou toda).

 

Para testares fugas fora do aquário, podes testar com uma solução de água e sabão e com um pincel passares nas roscas e veres se saem bolhas....

 

Ok, vou então desmontar a solenoide e ver se funciona sem ela... depois dou notícias!

 

Abraço.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também há a considerar essas válvulas anti-retorno. Mas vale a pena ir verificando todos os pontos do circuito até descobrir onde está o gato, se calhar até antes de desmontar a válvula solenóide.

 

As anti retorno estão bem montadas.. pelo menos têm as setas todas no sentido do aqua...

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após ter desmontado todo o sistema, cheguei À conclusão que o problema era da Válvula Anti Retorno em latão... de todo não funciona, nem para um lado nem para o outro... depois na montagem voltei a ter alguns problemas porque sem aquela válvula alguma água saiu do copo conta bolhas e voltou para junto dos manometros... espero que não tenha entrado na botija, porque acho que isso não era bom... pronto, agora é deixar estar 1 ou 2 bolhas por segundo a ver o que dá... espero que não haja fugas :mrgreen:

 

Obrigado a todos pela ajuda!!!

 

Abraços!

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após ter desmontado todo o sistema, cheguei À conclusão que o problema era da Válvula Anti Retorno em latão... de todo não funciona, nem para um lado nem para o outro... depois na montagem voltei a ter alguns problemas porque sem aquela válvula alguma água saiu do copo conta bolhas e voltou para junto dos manometros... espero que não tenha entrado na botija, porque acho que isso não era bom... pronto, agora é deixar estar 1 ou 2 bolhas por segundo a ver o que dá... espero que não haja fugas :mrgreen:

 

Obrigado a todos pela ajuda!!!

 

Abraços!

Então foi a primeira hipótese que eu coloquei estar alguma coisa "colada" (era nesta que eu apostava menos, mas não sabia que já tinhas aberto a válvula de agulha toda).

 

Tenta resolver isso, pois cada vez que a solenóide desliga, podes ter retorno de água para o sistema.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.