Aqua De 40l


Pink_Cat

Recommended Posts

antes de mais, peço desculpa s ja existir um topico k rsponda a minha duvida.

 

tenho um aqua de 40L, quantos peixes poxo ter no maximo? p k eles ñ s sintam desconfortaveis ou sem espaço.

 

eu quero conforto p meus futuros peixinhos

 

rspondam sff

 

obrgad

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente podes seguir a regra de 1cm "de peixe"por litro, ou seja, nesse aquário poderás colocar peixes cujos tamanhos perfazem aproximadamente 40cm. Isto se tiveres uma filtragem razoável, manutenção mais ou menos regular,...

 

Convém fazer as contas atendendo ao tamanho em adulto e colocá-los tendo em conta as compatibilidades entre eles, o tamanho do aqua, parâmetros da água e por aí fora.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais, peço desculpa s ja existir um topico k rsponda a minha duvida.

 

tenho um aqua de 40L, quantos peixes poxo ter no maximo? p k eles ñ s sintam desconfortaveis ou sem espaço.

 

eu quero conforto p meus futuros peixinhos

 

rspondam sff

 

obrgad

 

Olá,

Desta vez não venho ajudar pois se viesse para ajudar, teria de repetir tudo o que o zlatan9 disse. (ele respondeu bem)

 

Venho alertar-te para o facto da tua escrita!

 

Este é um fórum onde se fala português (standard ou do Brasil)! Não se fala (escreve) aqui brasuca, tuguês, sms, nem outros estranhos dialéctos... Por respeito para com todos os membros, devemos expressar-nos em português/brasileiro corrente, e na medida do possível, sem erros ortográficos! Um fórum com uma ideologia didáctica, e que depois nas mensagens é só pontapés na gramática e no português, não vale de muito... O uso de abreviaturas típicas de mensagens SMS e do mIRC, é altamente condenável e deve ser evitado a todo o custo

 

:mrgreen:

 

cumprimentos,

Miguel Reis

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa, tenciono alterar-me quanto à escrita :mrgreen:

 

não abrevio assim tanto, mas não o fiz com intenção, sério, é só porque é mais rapido =S

 

eu agora escrevo c-o-r-r-e-c-t-a-m-e-n-t-e!

 

obrigada pela informação

Editado por Pink_Cat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais, peço desculpa s ja existir um topico k rsponda a minha duvida.

 

tenho um aqua de 40L, quantos peixes poxo ter no maximo? p k eles ñ s sintam desconfortaveis ou sem espaço.

 

eu quero conforto p meus futuros peixinhos

 

rspondam sff

 

obrgad

 

 

Que tipo e peixes queres meter?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente ou não, nestas coisas da aquariofilia as regras não são para ser seguidas á risca são uma mera indicação.

 

Como o colega já indicou podes usar a regra de 1cm por litro como guideline inicial, mas há muitas outras coisas a ter em conta, se os 40 cm de peixe ocuparem todos a mesma zona do aquário a quantidade vai ser muito elevada, se por outro lado eles estiverem distribuidos entre fundo e zona média-alta já poderás possivelmente passar um pouco a quantidade indicada pela regra...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente ou não, nestas coisas da aquariofilia as regras não são para ser seguidas á risca são uma mera indicação.

 

Como o colega já indicou podes usar a regra de 1cm por litro como guideline inicial, mas há muitas outras coisas a ter em conta, se os 40 cm de peixe ocuparem todos a mesma zona do aquário a quantidade vai ser muito elevada, se por outro lado eles estiverem distribuidos entre fundo e zona média-alta já poderás possivelmente passar um pouco a quantidade indicada pela regra...

 

cuidado Alexandre, dar ideia que se pode passar pra lá dessa regra, falando apenas na zona ocupada pelos peixes é insuficiente, porque o que origina a criação dessa regra é a capacidade biologica do aquario e não a ocupação fisica do espaço... a carga biologica é a capacidade de um aqua de sustentar em boas condições a vida que lá tiver dentro, independentemente do espaço que tem para se mexer (que é dos factores presentes o de menos importancia) a capacidade de um aqua de 40L em termos de instalação de bactérias principalmente se tiver um filtro estritamente adequado ao seu tamanho é muito baixa, alem disso a baixa capacidade aumenta enormemente o risco de alterações subitas e inesperadas na quimica da agua precisamente por ser muito pouca... pelo que o desiquilibrio biologico é um perigo eminente...portanto e ao contrario da tua opiniao...num aqua de 40L deve-se sim usar a regra e andar abaixo dela...e não acima. para isso teriamos que usar um filtro muito maior do que os apropriados para essa litragem, aumentar imenso as tpas, e mesmo assim.... seria sempre um risco acrescido passar para lá da regra do cm de peixe por litro de agua....em 40 Litros eu nunca deixaria passar de 20 a 25 cm de peixe e isso obviamente dividido em pequenos peixes e como dizes e bem que ocupem varios estratos da coluna de agua.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cuidado Alexandre, dar ideia que se pode passar pra lá dessa regra, falando apenas na zona ocupada pelos peixes é insuficiente, porque o que origina a criação dessa regra é a capacidade biologica do aquario e não a ocupação fisica do espaço... a carga biologica é a capacidade de um aqua de sustentar em boas condições a vida que lá tiver dentro, independentemente do espaço que tem para se mexer (que é dos factores presentes o de menos importancia) a capacidade de um aqua de 40L em termos de instalação de bactérias principalmente se tiver um filtro estritamente adequado ao seu tamanho é muito baixa, alem disso a baixa capacidade aumenta enormemente o risco de alterações subitas e inesperadas na quimica da agua precisamente por ser muito pouca... pelo que o desiquilibrio biologico é um perigo eminente...portanto e ao contrario da tua opiniao...num aqua de 40L deve-se sim usar a regra e andar abaixo dela...e não acima. para isso teriamos que usar um filtro muito maior do que os apropriados para essa litragem, aumentar imenso as tpas, e mesmo assim.... seria sempre um risco acrescido passar para lá da regra do cm de peixe por litro de agua....em 40 Litros eu nunca deixaria passar de 20 a 25 cm de peixe e isso obviamente dividido em pequenos peixes e como dizes e bem que ocupem varios estratos da coluna de agua.

 

Tens toda a razão, argumentei erradamente, o que deveria ter dito era o que acabaste de dizer, sempre a baixo dos 40, dividir o melhor possivel pela coluna de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu a ti via bem quais os peixes que se adequam ao tipo de água que tens, PH e dh, depois escolhia os peixes, mas primeiro vê qual o tamanho que os peixes atingem em adultos, de seguida fazes +/- a regra 1cm por litro e vês mais ou menos quantos peixes. Claro que a regra de 1cm por litro não é exata.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, eu gostava de ter:

1 guppy macho e 3 fêmeas

2 corys

2 limpa vidros

1 casal d mollys

 

talvez 2 neons ou cardinais, mas já li por aqui que o ph deles não é igual ao destas espécies.

 

posso ter mais? ou estes já são demais?

 

neste momento o meu aquário está a ciclar ou como se diz. o senhor da loja de animais como mora aqui perto, ofereceu-se e faz-me os testes de graça, porque ele também já conhece os meus pais à algum tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, eu gostava de ter:

1 guppy macho e 3 fêmeas

2 corys

2 limpa vidros

1 casal d mollys

 

talvez 2 neons ou cardinais, mas já li por aqui que o ph deles não é igual ao destas espécies.

 

posso ter mais? ou estes já são demais?

 

neste momento o meu aquário está a ciclar ou como se diz. o senhor da loja de animais como mora aqui perto, ofereceu-se e faz-me os testes de graça, porque ele também já conhece os meus pais à algum tempo.

 

O que entendes por limpa-vidros?

Á partida parece-me possivel, mas deixo a confirmação para os mais experimentados.

Quanto aos neons ou cardinais, são peixes de grupo, não aconselho grupos com menos de 6 elementos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, eu gostava de ter:

1 guppy macho e 3 fêmeas

2 corys

2 limpa vidros

1 casal d mollys

 

talvez 2 neons ou cardinais, mas já li por aqui que o ph deles não é igual ao destas espécies.

 

posso ter mais? ou estes já são demais?

 

neste momento o meu aquário está a ciclar ou como se diz. o senhor da loja de animais como mora aqui perto, ofereceu-se e faz-me os testes de graça, porque ele também já conhece os meus pais à algum tempo.

 

cuidado ao escolher os chamados limpa-vidros... normalmente vendem-te CAEs ou plecos..são optimos mas crescem demasiado para esse aqua. escolhe ottocinclus affinis e põe uns caracois comedores de algas e chega.

agora em relação aos peixes que escolheste, podes realmente por todos..a meu ver menos os mollys... e digo-te porquê, crescem muito mais que os guppys (aprox 7 a 10cm), reproduzem-se tão rapidamente como eles....e acabam por comer todos os alevins dos guppys...portanto eu acho que nesse aqua uma especie de viviparos é suficiente. e depressa vais ter que vender ou dar guppys. alem disso já vais ter festa com o guppy macho a perseguir as femeas... e um molly macho só com uma femea, martiriza-a imenso e põe esse aquario em pantanas.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada pelas diversas opiniões =)

 

os limpa-vidros que vi na loja têm um formato tipo lápis, são mesmo fininhos e pequeninos, tem uma boca que está sempre em vidros, plantas e no fundo, são acastanhados e a cor começa mais escura em cima e vai clareando até baixo, têm uma risca castanha ao longo do corpo. não sei se me expressei bem =S

 

estão a ver que peixe é? é um limpa vidros?

 

até me disseram que são bons peixes para ter no aquário porque se adequam às proporções deste.

 

acham que posso tê-los?

Editado por Pink_Cat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estão a ver que peixe é? é um limpa vidros?

 

deves estar a referir a este:

http://www.aquahobby.com/gallery/b_oto.php

 

e não deves querer este por razões do tamanho do peixe para teu aquário:

http://www.aquahobby.com/gallery/b_Cascudo..._Liposarcus.php

 

ou este também se calhar não (por razões que são referidas nos respectivos comentários) :

http://www.aquahobby.com/gallery/b_Gyrinoc...s_aymonieri.php

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pois é...venderam me 2 CAEs e argumentaram que eles: "crescem face o espaço que têm"!

 

e agora? devo dá los?

 

passado este tempo todo tenho actualmente:

 

2 corys (uma albina , outra as pintinhas)

1 guppy macho

3 guppies fêmeas

2 CAEs (que por enquanto estão pequenos)

2 cardinais (1 deles oferecido)

1 neon de risca negra (que foi oferecido pelo dono da loja nos primeiros tempos para testar as condições do aquário)

1 neon normal

1 zebra com umas barbatanas tipo betta que parecem seda (também oferecida. quando fui comprar o guppy macho, essa zebra veio na rede e o senhor da loja ofereceu o)

 

se fiz asneira, sejam moderados por favor =S

 

 

para o aqua, estes peixinhos estão muito apertados?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...venderam me 2 CAEs e argumentaram que eles: "crescem face o espaço que têm"!

 

e agora? devo dá los?

 

passado este tempo todo tenho actualmente:

 

2 corys (uma albina , outra as pintinhas)

1 guppy macho

3 guppies fêmeas

2 CAEs (que por enquanto estão pequenos)

2 cardinais (1 deles oferecido)

1 neon de risca negra (que foi oferecido pelo dono da loja nos primeiros tempos para testar as condições do aquário)

1 neon normal

1 zebra com umas barbatanas tipo betta que parecem seda (também oferecida. quando fui comprar o guppy macho, essa zebra veio na rede e o senhor da loja ofereceu o)

 

se fiz asneira, sejam moderados por favor =S

para o aqua, estes peixinhos estão muito apertados?

 

 

os neons e os cardinais necessitam de uma água bastante diferente daquela que os guppys necessitam, além disso, 2 cardinais e 2 neons não dá, quer dizer, até dá mas estes peixes são de cardume logo convem ter mais.

 

 

cumps,

Miguel Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não tinha "tropeçado neste tópico, mas vou deixar a minha opinião:

 

 

São já muitos peixes e mal escolhidos. Os CAE, mais cedo ou mais tarde, vão-se perseguir e com 40 litros... ;) não vão longe. DÁ-OS, TROCA-OS, VENDE-OS.

 

Neons, zebras, cardinais, tira tudo. O problema é um acima de todos. A carga de amónia que esse aqua vai ter todos os dias. Para mim a regra do 1 cm de peixe adulto por litro não está bem vista. Eu tenho no de 200 litros prai uns 12 cms de peixe adulto. E chega bem!

 

Se queres e gostas das corys, mantem com os guppies e tá feito e mesmo assim, coridoras gostam de 6 elementos para cima.

 

 

Para mim e com a filtragem que tens, punha aí um casal de uma coisa qualquer engraçada (ramirezis ou apistos ou africanos anões/conchiculas) e não mexia mais. Mas isso era eu.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a "regra" do "1cm de peixe por litro de água" não vale os electrões com que aparece escrita nos monitores. Um peixe pequeno esguio produz uma carga biológica muitíssimo mais pequena que um peixe grande e encorpado, isto por cm de peixe, claro: ou seja, 10 neons, que dá uns 40 cm, produzem imensamente menos lixo que o os mesmos cm de discus.

 

há versões desta regra que tomam em conta isto, e a conclusão é mais ou menos que a regra só vale para peixes pequenos, para peixes maiores começa a ser 0.5 cm de peixe por litro e menos ainda. Mas mais uma vez, o que os colegas disseram é verdade e muito mais importante, que é uma distribuição harmoniosa dos peixes em termos de ocupação de aquário, e em termos de carga biológica e filtração adequada.

 

ou seja, por agora tenta resistir à tentação de chegares ao limite que pensas: aguenta, vai vendo com os meses como a coisa evolui, e se às tantas não aguentares sinceramente mais vale comprares um aquário maior do que teres hora de ponta permanente no aquário!

 

Num aquário de 40 cm, eu acho, mas é só uma opinão pessoal, que o que se pode ter é um casal ou trio de peixes pequenos que ocupem o meio do aquário, mais uns poucos corydoras dos pequenos (esses albinos ou "à pintinhas" crescem bastante, ficam com entre 5 a 7 cm penso eu), uns 2 ou 3 Otocinclus, e camarões que não ocupam espaço antes pelo contrário.

 

Mas se fizeres uma filtração excelente e TPAs cuidadas, podes ter o triplo disso - o triplo de de peixes stressados, claro.

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pink Cat! O Ricardo Diogo tem toda a razão acho que devias trocar os néons,cardinais e CAEs.Fala com o dono da loja. Os guppys querem PH alcalino, os néons e cardinais ácida.Não te esqueças nunca de fazer tpa's de 25% semanais.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, sim eu ñ me tenho esquecido das TPAs =)

 

obrigada pelas sugestões.

 

trocar os neons e cardinais 2 viuvas?

 

alem das corys, botias, CAEs, que outros peixes tratam da limpeza do aqua? e que dessem para o meu aqua?

 

 

façam-me mais sugestões de peixes sff

Editado por Pink_Cat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...venderam me 2 CAEs e argumentaram que eles: "crescem face o espaço que têm"!

 

e agora? devo dá los?

Pois a mim já me aconteceu o mesmo mas foi com 3 CAEs como não tinha espaço para eles troquei-os por alguns red's aqui com um membro do forum.

 

Mas vê este post http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=68146 , pois o membro Toyota anda á procura de CAEs.

isto se o dono da loja não tos quiser trocar

 

Quanto aos peixes a escolher sempre podes ir vendo informações sobre as mais variadas espécies e apontas por exemplo numa folha de excel o nome da espécie, temperatura, ph, tamanho e depois vais escolhendo as espécies consoante a tabela que tens e a qualidade da água do teu aquário

Editado por soulenslaver

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.