Alexandre Carvalho

Membro
  • #Conteúdo

    177
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Alexandre Carvalho

  1. Olá, os que tenho foram oferta, tenho apenas 4 fêmeas por isso nada para vender. Quanto á pouca abundância deve mesmo ser devido á poluição, por isso também devem pensar 2 vezes antes de capturar os poucos que vão havendo.
  2. Boas, O facto de meter água directa da torneira e não ter mortes não é uma questão de sorte e sim de probabilidades, como sabemos o cloro é usado na rede doméstica para eliminação de certo tipo de micro-organismos, bactérias, na àgua, sendo que a sua dosagem está directamente relacionada com a concentração destes seres nocivos aos humanos. Normalmente, eu arriscaria 99% das vezes, o cloro presente na àgua é em tão baixas concentrações que não afecta os seres no aquário, no entanto, sobretudo em alturas de proliferação bactereológica elevada, como é o caso dos dias de maior calor, pode haver necessidade de aumentar a quantidade de cloro na rede. É nestes casos que pode haver problemas. Quanto aos metais pesados a probabilidade de os encontrar na rede em concentrações nocivas é ainda menor, mas pode acontecer. Evitem é usar por exemplo água quente, pois esta aumenta a probabilidade da àgua vir com metais pesados quando em contacto com canalizações mais antigas.
  3. Pois, assim não sei como te ajudar mais, o aquário não apanha luz directa do sol ?
  4. Excessso de luz não é de certeza, há um desiquilibrio de nutrientes na água, talvez estejas a dar demasiado comer, mas o melhor a fazer será testar a água e ver o que não está bem.
  5. Se tens os vidros cheios de algas não é um animal que te vai limpar, tens de identificar a fonte do problema e actuar aí. Tapar o sol com a peneira nunca é solução.
  6. OS 4 que possuo foram-me oferecidos, nunca os encontrei nem procurei, mas segundo consta são abundantes e fáceis de encontrar.
  7. Então está decidido, tem beleza Atenção com "subvalorizados" não me estava a referir ao valor comercial. Quanto ao exemplo da banda penso que não se pode generalizar dessa maneira.
  8. Não tinha reparado na pergunta. É um Bumblebee, não é laranja, alterna tons acastanhados com tons brancos ou com faixas incolores.
  9. Hmm, mas perde a beleza por ser abundante?? Isso é quase como aqueles adeptos de grandes bandas que deixam de o ser quando a banda começa a vender bem A questão estética como é óbvio é subjectiva, para mim são bastante bonitos.
  10. Sim e sim, essas são duas razões válidas, mas no meu entender não suficientes para não se investigar melhor esta espécie e difundila um pouco mais no nosso hobbie. Nós por cá gostamos é das novidades e acabamos por não aproveitar o que temos...
  11. Não percebo bem o porquê destes camarões serem tão menosprezados, será que sofrem do estigma da critica ao produto nacional? Alguma qualidades: Bonitos (subjectivo); Activos; Óptimos comedores de algas; Não muito frágeis. Deixo algumas fotos, pode ser que ajudem a mudar mentalidades: Cumprimentos, Alex
  12. A diferença é que para o primeiro caso (excesso de inbreeding) existem evidências que provam o contrário, para o segundo (CPO vs ADA), não existe nada que contradiga a teoria, pelo menos que eu tenha conhecimento.
  13. Claro, não sabendo quase nada sobre o aquário tudo isto vão sendo teorias... No entanto apesar do sucessivo inbreeding não levar a um enfraquecimento da colónia, tal como já foi referido, é bem possivel que haja uma regulação natural da população quando começa a haver demasiada carga biológica, como refere o varez. Eu nunca relacionei directamente os dois factos experimentalmente, mas acredito que haja essa possibilidade.
  14. Olá Carlos, não me parece que essa seja a solução, a teoria do sucessivo inbreeding enfraquecer a colónia está a revelar-se um mito. Já há provas em contrário. O problema deverá estar com algum dos parâmetros da àgua ou com a existência de algum predador no aqua.
  15. Realmente não há adjectivos que qualifiquem tamanhas atrocidades, no entanto é favor não generalizarem, não sei se sabem a população chinesa está estimada em 1,325,133,000 habitantes, cerca de 20% da população mundial, é normal que tenham mais otários do que outros paises... Comentários que diminuem a população Chinesa em função de atitudes de uma minoria não representativa da sua população, vêm apenas ajudar a manter uma ideia errada de um país culturalmente riquissimo cheio de pessoas interessantes.
  16. Pedindo desculpa ao Claudio pelo Hijack da thread, deixo então o que sei em relação a esta questão. Resalvo desde já o facto de não ter qualquer fomação na área , o que sei deve-se sobretudo á internet e ao contacto com outros viciados, logo não assumam nada disto como facto consumado. Pegando no que disse o colega Carlos Couceiro, Caridina Cf. Breviata unanimemente reconhecido, apenas temos o "Hummel" em alemão, ou "BumbleBee" em Inglês, nunca percebi bem de onde apareceu esta variação "new bee". No entanto, recentemente um artigo de Liqing Wang, Xiangqiu Liang & Fang Li, "Descriptions of four new species of Caridina (Decapoda: Atyidae) from China" descreve 4 novas espécies, Caridina maculata sp.nov, Caridina tumida sp.nov, C. meridionalis sp. nov e C Venusta sp. nov, todas elas muito semelhantes, apenas apresentando variações muito subtis. Este artigo veio trazer ainda mais confusão e dificuldade (para os amadores como eu) em identificar tudo o que são os vulgarmente denominados Bee's, pois as variações são muito dificeis de distinguir. Esta é a razão pela qual eu considero perigoso juntar as duas espécies, juntando a isto relatos de cruzamentos acontecidos.
  17. Boas, Como disse, New Bee é uma classificação muito "larga" e pouco especifica, podem estar a falar de espécies diferentes.
  18. Muito bom Cláudio, parabéns! Contudo deixo algumas questões. 1) Como já referiram o facto dos New Bee e os CRS estarem juntos não te preocupa? Bem sei que é uma discussão antiga, mas há quem jure a pé juntos que cruzam. Na minha opinião é perigoso, até porque recentemente os New Bee foram reclassificados e divididos em 4 espécies diferentes e não sabemos qual o potencial de cruzamento entre cada uma delas e os CRS. 2) Sulawesi e Babaulti! Os habitat's são muito diferentes e a experiência que tenho com os babaulti diz-me que não gostam muito de extremos, como é o caso do PH a 8.0, achas que não há problema em juntar? Não deixes de colocar updates!
  19. Infelizmente a lente que tenho na minha máquina, em conjunto com a minha habilidade ainda não me permitem tirar fotos dos pequenos, tenho de esperar que cresçam um pouco mais
  20. Tiago os pequenotes estão 5 estrelas, parecem-me ser 7 e vão crescendo, têm cerca de 1 cm de corpo. Com os adultos é que não é bem assim, perdi ontem a segunda fêmea, desta vez sem razão aparente. Não apresentava qualquer lesão externa, apenas começou a deixar de comer lentamente, a mexer-se menos e acabou por morrer .png' alt=':biggn:'> Os restantes dois machos e uma fêmea apresentam saúde e apetite. Olá Ricardo, não sei qual a designação mas comprei na Naturline, penso que basta pedir um inerte preto.
  21. A fêmea acabou por morrer ontem, vitima dos ferimentos... Os pequenos por outro lado continuam saudáveis e já começam a comer os pellets da JBL
  22. Obrigado André. Bem, tempo de deixar um pequeno update. Na passada semana encontrei o que me pareceram ser os restos mortais de um dos pequenos CPO's, mas não consegui confirmar, no entanto comecei a recear que a já famosa fragilidade destes invertebrados tinha reclamado a primeira de muitas vitimas. Já hoje, consegui contar pela primeira vez 7 pequenos CPO's activos e aparentemente saudáveis, o que me leva a supor que o que encontrei era a primeira muda de casca de um dos pequenos, não tenho no entanto qualquer certeza, pois ainda não consegui encontrar qual a frequência das mudas de exoesqueleto nos jovens individuos. Outro facto que tenho notado, nos poucos periodos que disponho diáriamente para me deliciar com o comportamento destes seres, é que não existe muito interesse por parte dos adultos nos pequenitos, sendo que estes são também extremamente rápidos e cautelosos, não se deixando estar ao alcance das tenazes dos adultos nem por um segundo. Passando aos aspectos menos positivos, já registei pelo menos mais uma gravidez com perda de 90% dos ovos, na última vez que apanhei a fêmea grávida de feição percebi que restam entre 4 e 8 ovos... Por fim anuncio a quase morte de um das minhas três fêmas, ontem, após uma muda de casca foi imediatamente caçada por um macho, e possuindo o exoesqueleto ainda mole, devido á mudança recente, foi brutalmente mutilada, perdendo as 2 tenazes e a quase totalidade das patas. Quanto me dei conta, separei-a imediatamente para um recipiente onde a tenho tentado alimentar, mas para alem de apenas se conseguir arrastar, não parece conseguir pegar na comida. Temo que o seu fim esteja por horas... PS: Infelizmente não tenho tido disponibilidade para tirar fotos, já que com a lente que possuo na minha 400d preciso de bastante tempo para tirar uma foto de jeito... (o meu jeitinho tb não ajuda muito).
  23. Sem certezas, diria que são Neocaridina Heteropoda.
  24. Tal como já foi dito, a causa mais provável é o spray. Quanto ao que disse o Grilo pode ou não ser verdade porque green não é nada para além da tradução da palavra que indica a côr verde em Inglês! Sempre que possivel usem nomes cientificos para que não se digam asneiras quando estamos a tentar ajudar. Se forem realmente Caridina Sp. Green, poderá haver cruzamento, se forem Caridina Babaulti Cf. Green não haverá problemas com cruzamentos.
  25. Pois, compreendo Carlos, até poderá ter sido um dos paixes ao morrer que elevou a amónia, ou mesmo um pico de temperatura... este verão vai ser tramado para os aquários, espera-se um dos mais quentes de sempre...