Fichas De Plantas


José Cruz Silva

Recommended Posts

Olá

 

No seguimento dos outros tópicos "quentes" lanço este para iniciar a discussão dos moldes das fichas de plantas.

 

A minha ideia era fazer algo deste tipo, em que se criava um novo tópico para cada planta onde seria discutido as suas exigencias, manutenção etc. e com um tópico inamovivel com as fotos listadas e o respectivo link para o tópico.

 

Digam de sua justiça então :blush:

 

Quais os moldes das fichas?

 

O que devem conter?

 

 

Haa!! voluntários precisam-se ;)

 

Posso iniciar com Hemianthus Micranthemoides, limnophilia aromatica e outras ;)

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Força nesse projecto assim será mais fácil escolher as plantas com as características de cada aquário e suas necessidades de manutenção.

Infelizmente não posso ajudar, sou um zero a esquerda neste processo.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Indice poderia ficar algo deste género

 

Rotala Sp 'Green' (com o linck associado para o tópico)

thZPearl.jpg

Origem:Asia

Dificuldade: Fácil

Luz: Alta

Posição: Meio, Fundo

 

A foto é apenas demonstrativa. mas acho que deveria ser um pouco maior

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zé.

 

Até agora parece-me bem mas as fichas devem conter mais informação, a meu ver.

 

A informação adicional consistiria na sua manutenção sob determinados parâmetros, parâmetros esses que podem ser os do próprio autor da ficha.

 

Ex:

 

Rotala sp. " green"

 

É uma planta que cresce melhor em águas moles e pH neutro ou ligeiramente ácido. Necessita de alguma fertilização sob luz intensa ( pode-se até especificar o tipo de luz, potência total, etc, que o autor usou ao manter a planta) , principalmente ferro, pois as folhas nos meristemas apicais facilmente nascem pálidas ou, em carências mais acentuadas, com as folhas pequenas e distorcidas. Durezas acentuadas provocam atrofia no crescimento e dificuldade na assimilação de ferro. Técnicas de poda, demanda de CO2 e nutrientes no geral, etc.

 

Óbviamente que esta informação poderia ser dada por várias pessoas de modo a se compilar o desenvolvimento da planta nos mais variados parâmetros. Logo, duas pessoas podem escrever a ficha da mesma planta, juntando, no final, apenas a informação variada de cada experiência.

 

Outra coisa importante seriam fotos da planta. Por exemplo, uma macro da zona do meristema, uma grande angular de um arbusto compacto, macros de estruturas caracterísiticas das plantas; ex: os nódulos que crescem na Didiplis diandra, os runners da Glossostigma elatinoides, etc.

 

Sempre que puder, vou trabalhando um pouco nas plantas que tenho e que já tive, tirar fotos, juntar info antiga e quando tiver a ficha completa de cada planta, é só juntar aqui no sub-fórum, tirar a informação repetida que já foi relatada por outros membros ( se houver) e fica pronta para colocar em " Inamovível".

 

Mais alguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :?: !!!

Bem acho que o André, já referiu tudo ... As fotos acho muito boa ideia, talvez tambem fotos das carências de cada espécie? Pelo menos as mais frequentes , penso que evitava muitas perguntas. Assim era uma forma de quem acha que tem problemas nos aquas poder contribuir para enrriquecer estas fichas tambem ... O que acham ? Eu sei que as carências são bastante parecidas, ou se manifestam de igual forma na maioria das plantas mas acho que com uma foto não restaria qualquer duvida principalmente para os menos entendidos.....

No que for preciso disponiblizo-me já de forma a ajudar....

 

Abraço

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ainda não percebo muito do assunto mas quero ajudar (e aprender) posso oferecer-me para fazer a parte mais básica das fichas!

 

Agora relações com pH, fertilizações e isso já é areia a mais para mim porque o meu ainda é o primeiro aquário...

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Claro que tens razão

 

A resposta acima era apenas para um topico com a lista de todas as plantas e apenas que alguns dados essenciais, depois o link iria para o próprio tópico da planta onde se colocaria toda a informação. Aí, todos os interessados contribuiam com o seu conhecimento como também com fotos. A meu ver, além dos items já existentes no indice acrescentava-se outros parametros mais alargados como PH, Altura, Crescimento Etc. Depois 3 parágrafos essenciais, um sobre a origem, outro sobre manutenção e um sobre poda e propagação. No final, várias fotos.

 

Dados técnicos não é lá muito comigo, além de não ter conhecimentos nenhuns de botanica ou seja do que for, prefiro manter as coisas um pouco mais prácticas, ainda não descobrí onde raio fica o Cl..tóris quanto mais o meristema, (esta foi mesmo bera, sorry)

 

Resumindo, um tópico para cada planta com várias respostas em que cada um contribuia. Depois dessa informação era acrescentado a uma lista o link desse tópico que ficaria com a informação básica da planta e que resumia todas as fichas.

 

Tópico inamovivel: lista de plantas, links para tópico especifico, informação resumida.

Tópico especifico de cada planta: ficha completa com fotos e discussão.

 

Daqui a pouco se tiver pica já começo.

 

Tú e o Pedro estão nomeados revisores oficias :?:

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que um link inmovivel apenas com o directorio seria o mais fácil para nao sobrecarregar a parte dos inamoviveis. penso que neste momento este sub-forum ja nao esta a limpar posts antigos, por isso penso que seria o suficiente.

 

as fichas de cada planta teriam uma estrutura base e uma parte para notas. e seriam um topico aberto onde varias pessoas iriam colocando informação que tivessem e que achassem relevante. um moderador ficaria encarregue de de vez em quando recompilar o post original, acrescentando-lhe s informações extra para uma consulta fácil, mas sem se perder os posts de discussão associados, que continuariam lá para quem quisesse ver a discussão.

 

concordo com as fotos, o problema penso que será o alojamento das mesmas que deveria idealmente ficar associado ao forum, para nao ficar dependente de galerias externas que poderiam desaparecer, expirar, ter os ficheiros alterados, etc... e estando disponiveis várias fotos de diferentes utilizadores, teria de se decidir quais ficariam disponiveis para nao sobrecarregar a coisa.

 

vamos então discutir como seria a estrutura base, que penso que para arrancar é o fundamental.

 

Opcionalmente poderiamos ter esta informação num site á parte com os links do forum a apontar para lá, mas isso é mais trabalho, mas:

 

1- por um lado, o forum nao pretende ser uma biblioteca estatica

2- por outro lado, é um trabalho do forum e dos seus utilizadores e portanto deve ficar associado a ele.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Pedro, eu entendo que estas ficha só venham a trazer sobrecarga ao fórum, em particular a este sub-fórum. Mas há aí muitos tópicos que poderiam ser apagados de modo a dar lugar a este projecto, tópicos esses mais antigos e praticamente obsoletos. Claro que isso implicaria um trabalhado acrescido à Administração/Moderação e não sei até que ponto há disponibilidade/tempo/vontade da parte deles. :)

 

Para mim, o ideal seria o que sugeriste:

 

penso que um link inmovivel apenas com o directorio seria o mais fácil para nao sobrecarregar a parte dos inamoviveis. penso que neste momento este sub-forum ja nao esta a limpar posts antigos, por isso penso que seria o suficiente.

 

A parte das fotos, desde que sejam alojadas em sites " de confiança", tipo Photobucket, não deve haver problema. Pode-se criar uma conta só para essas fotos e o criador da conta um de nós ( tu, o Zé, eu, um Moderador, whatever). Se as fotos fossem alojadas pelo Fórum, tanto melhor.

 

Estrutura base, pegando na sugestão do Zé e adicionando mais algumas coisas que me ocorrem:

 

- 2 ou 3 Fotos da planta em singular, grupo, estruturas da própria

 

- Origem

- Parâmetros

- Luz

- Dimensões

- Posição

 

Observações:

 

Apontamentos de cada autor tendo em conta as condições em que mantiveram a planta, relatando luz, CO2, fertilização;

Carências mais susceptíveis;

Fotos das carências ( boa Rui);

Técnicas de poda suportadas com fotos se possível;

 

Que tal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com as fotos, o problema penso que será o alojamento das mesmas que deveria idealmente ficar associado ao forum, para nao ficar dependente de galerias externas que poderiam desaparecer, expirar, ter os ficheiros alterados, etc... e estando disponiveis várias fotos de diferentes utilizadores, teria de se decidir quais ficariam disponiveis para nao sobrecarregar a coisa.

 

O alojamento se calhar até pode ser feito aquí, parece haver software para isso, pelo menos para uma unica foto no directorio, as outras do tópico se passado alguns tempos se perderem algumas, é uma pena, mas paciencia. O Xor Fortunato que se chegue à frente e veja como pode construír o directório, (pelo menos não tens de chorar por não ter as tuas fotos :) e ainda não me esquecí pelo menos :blush: ) acho que da equipe de moderadores será quem é mais interveniente neste forum ou então o João Abóbora.

 

Outra alternativa possível seria criar um utilizador no photobucket por exemplo, que me parece um dos mais fiáveis em que se poderia partilhar a password por alguns de nós.

 

Quanto às várias fotos, acho que depois de estarem duas ou 3 no tópico, mais ninguem se vai chatear a incluir mais. Por isso, problemas com numero exagerado de fotos dúvido que haja.

 

vamos então discutir como seria a estrutura base, que penso que para arrancar é o fundamental.

 

Aproveitando um pouco o site da Tropica :roll:

 

Nome:

Origem:

Altura:

Luz: Baixa - Média - Alta - Muito alta Ou <0.5 >0.5

Temperatura: entre...e ....

PH: entre ...e ....

Água: mole, Dura, neutra(?)

Crescimento: Lento - médio - rápido

Facilidade de conservação: fácil, média - dificil - muito dificil

Posição: trás - meio - frente

 

Artigos:

 

1 - sobre a origem

 

2 - conservação

 

3 - poda e propagação

 

 

Fotos

 

Origem da informação

Link de sites, experiencia própria, ouvi dizer na mesa do café...

Editado por zeneo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Pedro, eu entendo que estas ficha só venham a trazer sobrecarga ao fórum, em particular a este sub-fórum. Mas há aí muitos tópicos que poderiam ser apagados de modo a dar lugar a este projecto, tópicos esses mais antigos e praticamente obsoletos. Claro que isso implicaria um trabalhado acrescido à Administração/Moderação e não sei até que ponto há disponibilidade/tempo/vontade da parte deles. :)

 

Pelo que entendí na altura da mudança de servidores e de software, essa questão não se colocaria tão cedo.

 

Para mim, o ideal seria o que sugeriste:

A parte das fotos, desde que sejam alojadas em sites " de confiança", tipo Photobucket, não deve haver problema. Pode-se criar uma conta só para essas fotos e o criador da conta um de nós ( tu, o Zé, eu, um Moderador, whatever). Se as fotos fossem alojadas pelo Fórum, tanto melhor.

 

Por mim, como já disse essa é a solução mais fácil e imediata.

 

- Origem

- Parâmetros

- Luz

- Dimensões

- Posição

 

A meu ver apenas para o directorio (com uma foto). No tópico da planta poderia ficar mais completo, de resto tudo OK.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva pessoal.

 

Falando em nome da Moderação (há mais algum que goste de plantas?? banana rock), siga para Bingo.

 

Pode ser algo estilo os que se encontram no Sub-Fórum de Peixes-Gato:

 

Qualquer pessoa pode criar uma Ficha de uma planta, indicando-o convenientemente no título do tópico. Tópico esse que será utilizado para toda e qualquer discussão relativamente a essa planta, e em que toda a gente pode participar. Criar-se-á depois um topico inamovível (vamos ver a aderência) que conterá os links para os tópicos de discussão das plantas.

 

Eu da minha parte comprometo-me a actualizar esse mesmo tópico inamovível (bloqueado) sempre que apareça uma ficha nova.

 

Modelos para fichas, e outras sugestões, deixo ao vosso critério. Discutam-no aqui...

 

Quanto a alojamento de fotos... se pedirem muito, pode ser que se arranje qualquer coisa, mas obviamente preferiamos (o JB principalmente) que utilizassem servidores externos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Neste Sub-Fórum, que eu saiba (é questão de ir ver) não há auto-desbaste...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu para já só tenho a dizer que para mim o www.imageshack.us é mais fiável que o photobucket.

 

Tomem o site da trópica como exemplo e amplifiquem-no.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas,

 

E esta ideia? avança?

 

Agora com a utilização da galeria parece-me que tudo está pronto para arrancar.

 

A minha ideia seria conforme a que já coloquei em cima, digam de sua justiça.

 

 

Foto 800x600

 

Nome:

Origem:

Altura:

Luz: Baixa - Média - Alta - Muito alta Ou <0.5 >0.5

Temperatura: entre...e ....

PH: entre ...e ....

Água: mole, Dura, neutra(?)

Crescimento: Lento - médio - rápido

Facilidade de conservação: fácil, média - dificil - muito dificil

Posição: trás - meio - frente

 

Artigos:

 

1 - sobre a origem

 

2 - conservação

 

3 - poda e propagação

 

Outras fotos

 

A foto principal seria alojada na galeria aquí do Fórum, para com estas fotos não sobrecarregar logo a galeria de cada utilizador, ela deveria ser enviada por mail para mim ou o JB para ser colocada na galeria especifica. O nome da foto deverá conter o nome da planta e o autor para este ser colocado na galeria.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exemplo:

 

gallery_1_7_128031.jpg

 

Nome: Myriophyllum tuberculatum

Tipo de planta: Caule

Origem: Ásia

Altura: Alta

Luz: Alta - Muito alta

Temperatura: Média a alta

Água: Mole a neutra

Crescimento: médio

Facilidade de conservação: Dificil

Posição: Fundo

 

Artigos:

 

A Myriophyllum tuberculatum é originária de ribeiros de águas paradas da India, Paquistão e Indónesia

 

Para manter esta planta saudável e com bom crescimento além de luz intensa é necessário também a injecção de Co2. Sem uma fertilização cuidada de nitratos e fosfatos com níveis destes nutrientes um pouco elevados esta planta terá alguma dificuldade em se desenvolver bem. Se os nitratos chegarem a valores muito baixos pode ocorrer com alguma facilidade a queda das folhas e a morte da planta. Como a maioria das plantas de coloração vermelha, fertilização abundande de ferro e micro nutrientes é essencial.

 

O corte desta planta promove o seu crescimento lateral formando arbustos muito bonitos que pela sua forma e cor fácilmente se tornam no ponto focal do aquário. para a propagar bastará replantar o caule cortado.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uns tempos fiz umas para a secção dos Nanos:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=68632

 

As fotos não são minhas, por questões de Copyright posso tirar umas minhas, senão ficam aquelas que são mais bonitas... :)

O que acham? Parecem-me estar dentro do estilo que estão aqui a discutir, não?

 

Cumps,

JFFA

Editado por João Araújo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A altura parece-me um pouco complicada de definir...

 

Eu incluiria informação sobre o tipo de plantas (rizoma, roseta, bolbo, caule, musgo, flutuante) que normalmente é meio caminho andado para saber como se poda.

Incluiria um campo para dizer se pode ser cultivada emersa ou nao e acho que cada plantaa devia ter duas fotos, o estado submerso e o estado emerso, ja que muitas vezes nas lojas elas aparecem no estado emerso.

 

o pH não é um valor tão importante como isso...sendo o kh e gh mais importantes. -> mas basta dizer aguas duras ou moles.

 

as fotos devem ser originais e não retiradas da internet, e ter o nome do fotografo. Assim como a contribuição de textos.

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A altura parece-me um pouco complicada de definir...

 

Pois, a mim também me parece um pouco dificil, mas é um indicador importante para a escolha. E se for antes classificada como baixa, média e alta?

 

Eu incluiria informação sobre o tipo de plantas (rizoma, roseta, bolbo, caule, musgo, flutuante) que normalmente é meio caminho andado para saber como se poda.

Ok, concordo. Como até já há um bom tópico teu sobre isso, essa informação bastaria para saber a forma de podar.

Incluiria um campo para dizer se pode ser cultivada emersa ou nao e acho que cada planta devia ter duas fotos, o estado submerso e o estado emerso, ja que muitas vezes nas lojas elas aparecem no estado emerso.

 

Aqui não sei bem, será um tipo de informação assim como as fotos do estado emerso um pouco dificeis de obter. Mas sempre que haja claro que se deve colocar.

 

o pH não é um valor tão importante como isso...sendo o kh e gh mais importantes. -> mas basta dizer aguas duras ou moles.

 

Concordo, talvez águas moles, neutras e duras.

 

as fotos devem ser originais e não retiradas da internet, e ter o nome do fotografo. Assim como a contribuição de textos.

 

Sim, a ideia seria que quem faz a ficha tire fotos às plantas também. Na galeria fica registado o autor da foto. Pois isso a tal foto da planta emersa seja muito dificil de conseguir. Sendo tópicos abertos, não bloqueados qualquer um poderá acrescentar, fotos ou outras informações que ache importantes.

 

Entretanto vou editando a ficha em cima com as alterações.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, as fotos são colocadas á medida que sejam possiveis...quanto ao estado emerso, e uma vez que na maior parte das vezes são compradas em vaso emersas...é uma questão de tirar a foto ao vaso :)

 

e quem faz as fotos não tem de ser quem escreve as fichas....quem achar que tem fotos boas...contribui.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais