Novamente Ataque De Algas.


Telmalf

Recommended Posts

ola!

 

bem eu já tive um tópico exactamente com o mesmo tema. o meu problema são as algas que estão a 'comer' o meu aquario. já não sei o que fazer.

sugeriram-me que fizesse TPAs, e que comprasse ottos.. mas não me resolveu nada.

 

por favor.. preciso mesmo de uma ajuda, seja com quimicos ou com seres vivos... ajudem-se a combater esta praga..

 

 

obrigada e desculpem o novo topico.

 

 

tenho no meu aqua apenas guppies red cherry e ottos.

se necessitarem de parametros digam.

Editado por Telmalf

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

SE forem algas castanhas, acho que apenas os SAE's lhes tocam. Se é plantado, tens tambem de acertar na fertilização.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma outra coisa que me vem à cabeça é o tempo de luz que tem o aqua ou se recebe luz directa, verifica, verifica!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os unicos parametros que sei sao pH: 7.5 e NO2: 0.1 a 0.2

 

tempo de iluminaçao 7 a 8 h diarias. lampada de 45 w para aqua de 60l.

 

as algas eram castanhas mas agora estão verdes. sao pequenos pontos verdes agarram-se em pedras vidros e ate plantas, o aqua tem algumas plantas mas não o considero um plantado, não uso fertilizantes só CO2. vou tentar por foto. assim que encontrar o carregador da da maquina.=x

obrigada pela disponibilidade para ajudar.

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os unicos parametros que sei sao pH: 7.5 e NO2: 0.1 a 0.2

 

tempo de iluminaçao 7 a 8 h diarias. lampada de 45 w para aqua de 60l.

 

as algas eram castanhas mas agora estão verdes. sao pequenos pontos verdes agarram-se em pedras vidros e ate plantas, o aqua tem algumas plantas mas não o considero um plantado, não uso fertilizantes só CO2. vou tentar por foto. assim que encontrar o carregador da da maquina.=x

obrigada pela disponibilidade para ajudar.

Olá Telma.

Tens também de ver os nitritos e fosfatos.

Isso deve ser um desiquilibrio de nutrientes.

Diz coisas.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Telma.

Tens também de ver os nitritos e fosfatos.

Isso deve ser um desiquilibrio de nutrientes.

Diz coisas.

PBL

 

devias querer dizer os nitratos e os fosfatos.

 

Eu acho que devias por fotos ou indicar um topico com fotos e dizeres que são do tipo das tuas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

devias querer dizer os nitratos e os fosfatos.

Obviamente que sim.

Não sendo os nitritos um nutriente...

Eu acho que devias por fotos ou indicar um topico com fotos e dizeres que são do tipo das tuas

Felizmente e para já, as algas que tenho são absolutamente residuais e tenho uns camarões a tratar delas.

Creio que bastarão.

Se estiveres interessado, podes verificar em http://acasadosdiscus.blogspot.com/, onde está um diário do aqua, com algumas fotos de pormenor.

Mas tenho um 180l que vou desmonstar quando transferir os discus para este, no qual tive vários tipos de algas e em grande quantidade.

E o problema sempre foi o desiquilibrio entre nitratos e fosfatos, por deficiente fertilização e excesso de comida por causa dos discus (sobretudo a congelada)

Abraço

PBL

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu no meu aqua estou tb nessa situação, embora esteja já a desaparecer.

Apareceu-me algas filamentosas, inicialmente coladas ao vidro traseiro e dps começaram a aparecer tb nas plantas. Parecem uns cabelos pequenos ... :bad-words: e tambem me apareceram as green spot, que são pontinhos verdes. Eu tenho num tronco. Estas são praticamente impossiveis de irradicar.

 

Elas apareceram devido aos nitratos muito baixos e fosfatos muito altos.

Era conveniente fazeres estes testes ...

 

O que estou a fazer agora é TPA´s com fartura, todos os dias, e reduzi o numero de horas com a iluminação ligada. Para além disso, tenho uns Ottos que de vez em quando andam lá (não sei confirmar se as devoram ou não, mas k andam lá, eles andam!!) :lol:

 

Posso te dizer que de dia para dia, as vejo ficarem cada vez menos... acho k a redução da luz ajuda muito.

 

No teu caso, como dizes que "pequenos pontos verdes " poderão ser green spot, o k é mais complicado, mas tenta pôr uma foto porque é mais fácil para identificar, ou então vê aqui no forum. Há um tópico inamovivel acerca dos diferentes tipos de algas, dá uma olhada para vêr se algum se enquadra no k tu tens.

Editado por Karla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem eu estive a ver a base de dados das algas e sao iguais a estas fb2455a0.jpg

ou seja green spots.. mas elas não estão maioritariamente nos vidros mas sim numa pedras brancas que tenho e em algumas folhas das plantas..

 

inda não consegui encontrar o carregador da maquina fotografica.. grrr..

 

quanto aos testes.. vou tentar comprar o dos nitratos acho que há aqui na loja mais proxima mas o dos fosfatos noa arranjo tao cedo... =x

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem eu estive a ver a base de dados das algas e sao iguais a estas fb2455a0.jpg

ou seja green spots.. mas elas não estão maioritariamente nos vidros mas sim numa pedras brancas que tenho e em algumas folhas das plantas..

 

inda não consegui encontrar o carregador da maquina fotografica.. grrr..

 

quanto aos testes.. vou tentar comprar o dos nitratos acho que há aqui na loja mais proxima mas o dos fosfatos noa arranjo tao cedo... =x

 

 

SE o teu problema tem a ver com esses pontos que tens no vidro, esquece. Greenspot são quase impossiveis de erradicar, até com fertilizações correctas. Compra neritinas natalensis que numa semana tens isso impecável.

 

Ou mais fácil ainda, pegas num esfregão daqueles da loiça, NOVO, e verificas que não tens caracois no vidro. Depois esfregas. Nas pedras só mesmo as neritinas...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem eu estive a ver a base de dados das algas e sao iguais a estas fb2455a0.jpg

ou seja green spots.. mas elas não estão maioritariamente nos vidros mas sim numa pedras brancas que tenho e em algumas folhas das plantas..

 

inda não consegui encontrar o carregador da maquina fotografica.. grrr..

 

quanto aos testes.. vou tentar comprar o dos nitratos acho que há aqui na loja mais proxima mas o dos fosfatos noa arranjo tao cedo... =x

 

 

SE o teu problema tem a ver com esses pontos que tens no vidro, esquece. Greenspot são quase impossiveis de erradicar, até com fertilizações correctas. Compra neritinas natalensis que numa semana tens isso impecável.

 

Ou mais fácil ainda, pegas num esfregão daqueles da loiça, NOVO, e verificas que não tens caracois no vidro. Depois esfregas. Nas pedras só mesmo as neritinas...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, eu ja tirei todas as pedras e esfreguei todas elas com uma escola e ficaram bem passado 1 semana estavam na mesma também já raspei os vidros e voltou.. acho que tenho que começar a pensar nas neritinas natalensis..apesar de não gostar muito delas..

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostos são gostos, logicamente... mas vais vêr que quando começarem a limpar não vais querer outra coisa!

Eu comprei 2 para o meu aquário só para experimentar e fiquei apaixonado... pelas cores... mas principalmente pela eficácia! nunca vi nada igual!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SE o teu problema tem a ver com esses pontos que tens no vidro, esquece. Greenspot são quase impossiveis de erradicar, até com fertilizações correctas. Compra neritinas natalensis que numa semana tens isso impecável.

 

Ou mais fácil ainda, pegas num esfregão daqueles da loiça, NOVO, e verificas que não tens caracois no vidro. Depois esfregas. Nas pedras só mesmo as neritinas...

 

Olá!

 

Provávelmente tem a ver com os niveis de fosfatos e de co2, ao contrário do que dizes, é possível controlar muito bem esse tipo de algas com uma fertilização de fosfatos e de co2 correcta.

 

Mas se forem castanhas....que tipo de lampada tens e à quanto tempo?

 

Qual a regularidade e quantidade das TPA's?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive um ataque de algas também no aqua pequeno e assim que pus la 3 caridinas japonicas as filamentosas foram logo em 2 dias agora as green spot são berbicacho. Acho que o melhor é arranjares mesmo as neritinas.

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Telmalf desculpa invadir o tópico mas já agora aproveito para tirar uma dúvida: pêlo que li tem que haver equilíbrio nos fosfatos, nitratos e Co2 certo? Quando dizem isso podem especificar quais os resultados dos teste mais favoráveis?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Provávelmente tem a ver com os niveis de fosfatos e de co2, ao contrário do que dizes, é possível controlar muito bem esse tipo de algas com uma fertilização de fosfatos e de co2 correcta.

 

Mas se forem castanhas....que tipo de lampada tens e à quanto tempo?

 

Qual a regularidade e quantidade das TPA's?

 

 

 

bem a lampada e "normal" não faço a minima ideia a luz e brnaca. e tem cerca de 5 meses. vinha já no aqua e nunca vi que lampada era sei que tem 45w.

 

as TPA's sao +- semanais.. cerca de 30 a 40 % da agua..

 

será que usar agua de um poço pode influenciar alguma coisa??

 

eu não uso fertilizantes e só tenho areao normal..

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Telmalf desculpa invadir o tópico mas já agora aproveito para tirar uma dúvida: pêlo que li tem que haver equilíbrio nos fosfatos, nitratos e Co2 certo? Quando dizem isso podem especificar quais os resultados dos teste mais favoráveis?

 

Obrigado!

 

 

tas a vontade ora essa...bigsmile

e fizes-te uma boa pergunta..:!:

 

já agora que marca de testes acham melhores?

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem as algas são estas.. eu retirei todas as pedras e esfreguei-as com uma escova, depois disso estiveram a "cozer" mais de 20 minutos e actualmente estão a secar.

 

foto005oc8.jpg

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem as algas são estas.. eu retirei todas as pedras e esfreguei-as com uma escova, depois disso estiveram a "cozer" mais de 20 minutos e actualmente estão a secar.

Ó Telma, isso não parece um problema com algas, que diabo.

Num aqua, algumas algas têm sempre de existir.

Nunca as consegues eliminar totalmente.

Arranja lá um plano geral, para se ver o estado disso.

E os parâmetros de No3 e Po4? Já viste?

Quando dizem isso podem especificar quais os resultados dos teste mais favoráveis?

Creio que 10mg/l de No3 e 1,5mg/l de Po4 é bom.

Demais ou de menos que qualquer um é a morte do artista.

Mas também é preciso chegar-lhe no K.

Quanto ao Co2, não sei os valores. Apenas conto as bolhas por minuto, não a concentração dissolvida.

já agora que marca de testes acham melhores

Pffff...é tudo a mesma coisa. Eu uso os da Sera.

bem a lampada e "normal" não faço a minima ideia a luz e brnaca. e tem cerca de 5 meses. vinha já no aqua e nunca vi que lampada era sei que tem 45w.

Desmonta a lâmpada e vê nas pontas. Costuma ter lá uns escritos que identificam o espectro.

será que usar agua de um poço pode influenciar alguma coisa

Pode e muito. Podes estar a meter nitratos e fosfatos sem saber. Tens de medir também os parâmteros da agua das TPA's.

eu não uso fertilizantes

Terás provavelmente que rever isso.

O Zeneo vai-te ajudar melhor do que eu, que tenho pouca experiência. Insisto que tens de começar pelo princípio: os parâmetros.

Vá lá!...

Abraços

P

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu sei. tenho que comprar os testes mas aqui na minha vila não ha. tenho que ir a viseu e não sei quando dá mas muito obrigada a todos... eu tirei aquela foto mas no aqua tinha mt daquelas pedras e todas elas estavam assim..

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu sei. tenho que comprar os testes mas aqui na minha vila não ha. tenho que ir a viseu e não sei quando dá mas muito obrigada a todos... eu tirei aquela foto mas no aqua tinha mt daquelas pedras e todas elas estavam assim..

Se quiseres, eu compro aqui e mando-te pelo correio.

Ou compra online.

Mas arranja isso....

P.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

1º que tudo acho deverias fazer uma melhor escolha sobre que tipo de aquário pretendes.

 

Se queres um plantado bonito com várias plantas saudáveis tens de investir mais um bocado. Não vale a pena adquirires só os testes, tens também de considerar logo em adquirir também os fertilizantes apropriados, Nitratos, Fosfatos, Potássio, Ferro e micros, para além de outro tipo de substrato. Ou então, deixas como está, reduzes a iluminação e enventualmente o Co2, escolhes plantas apropriadas para o efeito e tudo se torna mais fácil. Por aqui infelizmente não se vêm muitos aquários Low-Tech com layouts bonitos, mas se pesquisares um pouco por outros sites encontras.

 

Alguns exemplos:

http://aquazine.blogspot.com/

 

http://www.aquaticquotient.com/forum/showthread.php?t=11044

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fas a manutençao caso tenhas um AQUA-Hospital:

1 - limpa-o sem detergentes, agua morna, alcool e passas por agua morna.

2 - todos os outros utencílios.

3 - Deixas o areao ferver durante uns 30 40 minutos vai revirando.

4 - metes o aqua onde keres

5 - depois de ferver o areao, com um passador e agua corrente "del-cano" e para o AQUA.

6 - Os utencílios(todos ao teu gosto)

7 - 1garrafao ai de agua mineral despejas tudo.

8 - fazes um pekeno teste.

9 - acabas de enxer e fazes os tratamento(bacterias anti-cloro)

10 - deixas a agura fazer a estadia passado umas 4 horas faz os testes...

11 - passado a semana o mais aconselhado se tudo se mantiver é por o ke keres

 

 

vai dando notícias...

 

:Fade-color

Fala comigo sem restrições !!!

Speaks with me without restrictions !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais