Utilizam Filtro Uv Ou Nem Por Isso?


Filtro UV. Sim? Não?  

28 votos

  1. 1. Utilizo filtro UV?

    • Sim, sempre.
      7
    • Sim, com regularidade.
      7
    • Só quando é preciso.
      6
    • Não acho que seja benéfico.
      4
    • Não, porque nunca necessitei
      4


Recommended Posts

Boas.

 

Por simples curiosidade, gostaria de propor aos membros do fórum uma votação sobre a utlização do chamado "Filtro UV" nos vossos aquários.

 

Vamos lá ver qual o resultado da votação!

 

Cumps

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

 

tenho um aqua comunitario com algumas plantas a cerca de 5 anos e nunca utilizei filtro uv .no entanto parece-me que é bastante util

no combate das algas ,bem como na propria purificaçao da agua .

pena e serem ainda tao caros ,seriam de facto um instrumento indispensavel na aquariofilia .

 

cumps,

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu não votei, porque a não existe a opção que mais se adequa à minha opinião/necessidade:

 

"Não, porque nunca necessitei"

 

Óbvio que podia escolher "Só quando é preciso", mas pode levar a entender que uso... quando preciso :arrow:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Votei "Sim, com regularidade", só por causa dos discus. Quem os tem e os quer manter por anos... mais tarde ou mais cedo... "sim, com regularidade"

Eu ligo 12h/dia, só para as bacterias saberem quem manda...

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

davs acho que tens que comecar a trabalhar em casa a fazer filtros uv pro pesoal eu tambem quero

 

 

Boas

 

Não abri esta votação para "angariar" possíveis compradores para os filtros UV. Não imaginas o trabalho que dão a fazer! Apenas o fiz no seguimento deste tópico. Estava, e ainda estou, com curiosidade para saber a percentagem de membros que utilizam, ou não, o referido filtro. É apenas curiosidade minha, e possivelmente de uns quantos membros do fórum.

 

Cumps

 

Davs - David

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

hmmm... os resultados vão ficar enviesados, porque a probabilidade de alguém que tem UV abra este tópico é alta porque pensa "eh pá se calhar interessa-me", enquanto que quem já decidiu que não gosta vai pensar "isto não me interessa nada, vamos ao seguinte"

 

ou seja, a amostragem não é representativa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nem sei para que serve esse tal filtro UV!! :smilecolros:

 

 

Olá vewinhah!

 

Aqui no forum há imensas explicações para isso. Faz uma pesquisa e vais encontrar muita informação sobre filtros UV.

Muito sucintamente, o filtro UV serve para eliminar algas, matar fungos, germes e bactérias, tornando assim a água mais limpa e mais saudável.

Como disse, isto é uma explicação muito sucinta, porque uma utilização "abusiva" deste filtro trás outros problemas. Para além de eliminar os microrganismos maléficos também elimina bactérias benéficas.

 

Nuno Mota

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pergunta formulada no título deste tópico não vai ter resposta.

 

Pela simples razão apresentada pelo Luís Fortunato: falta o "Não, porque nunca necessitei".

 

Só irá responder tem UV e os que são contra a sua utilização. Os resultados vão ar a entender que a maioria usa UV, o que não é de todo verdade...

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pergunta formulada no título deste tópico não vai ter resposta.

 

Pela simples razão apresentada pelo Luís Fortunato: falta o "Não, porque nunca necessitei".

 

Só irá responder tem UV e os que são contra a sua utilização. Os resultados vão ar a entender que a maioria usa UV, o que não é de todo verdade...

 

 

Boas

 

Tens toda a razão. Foi coisa que nem me passou pela cabeça, talvez pelo facto de eu pessoalmente utilizar. Assim sendo pedia à moderação se seria viável acrescentar mais uma hipótese de resposta, neste caso a: "Não, porque nunca necessitei". Já tentei mas não consigo editar a parte da votação.

 

Cumps.

 

 

Davs - David

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tens toda a razão. Foi coisa que nem me passou pela cabeça, talvez pelo facto de eu pessoalmente utilizar. Assim sendo pedia à moderação se seria viável acrescentar mais uma hipótese de resposta, neste caso a: "Não, porque nunca necessitei". Já tentei mas não consigo editar a parte da votação.

 

Cumps.

Davs - David

 

olha, mais valia começar de novo!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Após pedido do Davs, foi adicionada mais uma opção de votação para ser mais abrangente.

Assim não é só o pessoal que tem ou o que abomina as UV's que votam...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Após pedido do Davs, foi adicionada mais uma opção de votação para ser mais abrangente.

Assim não é só o pessoal que tem ou o que abomina as UV's que votam...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

É por estas que estás proibido de ir de vacances :blush:

 

Até à data ainda não me foi preciso, mas já me passou pela cabeça adquirir um. Os seus resultados, desde que não se exagere na sua utilização parecem-me muito bons.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu é às vezes...e "Só quando é preciso."

Só porque já respondi:

 

Na altura do aniversário do meu filhote, tinha a água verde, com a família a ir lá a casa no fim de semana. De notar que o meu aqua tem 150cm e está na sala...ficava mesmo lindo, não haja dúvida!!!! Nessa semana, lá ficou o UV a limpar a água.

 

Eu usava UV quando tinha a água verde, até atinar com a rotina de fertilização. Deixava ligado 24h, durante 1 semana e ia fazendo TPAs de 2 em 2 dias. Depois desligava o UV.

Atenuava, mas só resolveu de vez com o aumento de corrente, com a fertilização e com a colocação de mais cerâmicas e bioballs no filtro externo.

Até cheguei a trocar 2 das lampadas, para ter um espectro de côr diferente. Coloquei também uma porção de Riccia a flutuar para consumir os nutrientes em excesso. As lâmpadas voltaram a ser as originais, apenas mantenho uma ilha de Riccia a cescer.

 

Agora, à vários meses que se mantem limpida.

 

Já à muito tempo que só usava UV durante 1 semana, 24h seguidas, quando introduzia algum peixe, caracol ou planta nova. Como à vários meses que não meto nada novo, a não ser água, só uso o UV quando me lembro. Por falar nisso, já podia pôr, a última vez que usei o UV, foi à 3 meses atrás.

 

O UV, no teu caso, vai ajudar, mas ou o manténs sempre ligado (com gasto da lâmpada e energia) ou aprendes o que fazer para sanar o problema de vez.

 

UV e resinas, resultam, mas assim, não evoluis nem aprendes nada de novo.

 

Especial atenção a esta parte:

 

O UV, no teu caso, vai ajudar, mas ou o manténs sempre ligado (com gasto da lâmpada e energia) ou aprendes o que fazer para sanar o problema de vez.

 

UV e resinas, resultam, mas assim, não evoluis nem aprendes nada de novo.

 

E a esta:

 

Já à muito tempo que só usava UV durante 1 semana, 24h seguidas, quando introduzia algum peixe, caracol ou planta nova. Como à vários meses que não meto nada novo, a não ser água, só uso o UV quando me lembro. Por falar nisso, já podia pôr, a última vez que usei o UV, foi à 3 meses atrás.

 

De notar que apenas adopto este sistema de desinfecção para vivos adquiridos em lojas "manhosas" ou "Ornimosas". :blush:

Mas apenas somente quando não noto nada no vivo, se notar alguma coisa estranha na loja, não o trago. Se notar em casa, vai para a quarentena. Se mesmo não notando nada, a proveniência do vivo não me agradar, UV no aqua.

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.