A Casa Dos Discus


Windrider

Recommended Posts

boas

se a agua por ai está a sair como dizes eu se fosse a ti reduzia as tpas para não vires a ter algum dissabor

os meus estiveram uma semana inteira sem verem agua nova inclusive os pequenos e anda lá tudo rijo

 

Concordo com o Zé Carlos.

Se eles reagiram dessa maneira eu optava por parar. Com água da torneira pelo menos.

Se eles stressam com as TPAs pode não ser só dos parâmetros que consegues medir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 302
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Concordo com o Zé Carlos.

Se eles reagiram dessa maneira eu optava por parar. Com água da torneira pelo menos.

Se eles stressam com as TPAs pode não ser só dos parâmetros que consegues medir.

Amigos Nuno e Zé.

Não só estou de acordo, como já o tinha dito no meu outro tópico de aviso à navegação.

Acontece que estou a tentar uma alternativa a isso e que passa por manter 500g de turfa no meu depósito de 120l para trazer o kh e o gh para valores aceitáveis.

Francamente, não percebo como é que a turfa baixa o kh e o gh, mas o certo é que, hoje ao fim da tarde, aquilo estava em GH 6 e KH 4.

Se amanhã de manhã tiver baixado mais dois ou três pontos, já posso usar a água sem problema.

Se não baixar, os gajos lixam-se sem TPA até nova ordem.

Isto é tramado: tinha a água tão boa, com tudo certinho e, de repente, uma cena destas.

Enfim, desde que os bichos aguentem o embate não se passa nada.

Obrigado pelo vosso cuidado e pelas vossas recomendações.

Abraços

 

(ninguém quer alinhar em destruir os SMAS à bomba?)

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(ninguém quer alinhar em destruir os SMAS à bomba?)

 

bora lá amigo... alinho nessa... bowdown

acho que não deve haver problemas... há aqui membros suficientes para tal, logo que seja para destruir... :sleeping: não se olha a meios.

 

eu penso que não deves te preocupar muito com a situação...

é pontual e logo veras que os niveis vão voltar ão normal. beer

 

força com isso.

 

cumps

Manu33.

____________________

bloggeryn3.jpg

http://wwwmanu33.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(ninguém quer alinhar em destruir os SMAS à bomba?)

 

acho que não deve haver problemas... há aqui membros suficientes para tal, logo que seja para destruir... new_snipersmilie.gif não se olha a meios.

 

Ei pá, eu alinhava, mas...o meu pai trabalha lá. Chatice pá! :|

 

eu penso que não deves te preocupar muito com a situação...

é pontual e logo veras que os niveis vão voltar ão normal. icon_wink.gif

 

Isso é que eu já não sei...a minha já não anda boa há algum tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Não percebo uma coisa, com Co2 a bombar no áqua e mudas de água em percentagens pequenas, como ficaste com a água nesses parametros?

Acho que os parametros deveriam auto calibrarem-se mesmo colocando água com pH a 9, gH 8 e kH 15 (no pior dos cenários).

Pelo que li e sabendo que és cuidadoso com as TPAS, mesmo fazendo uma TPA de 20%, a oscilação de pH seria minima!

Considerando que o pH da água da companhia sai a 9 (acho muito, mas... pode acontecer!) e tens pH de 6.5 no teu áqua, mudando 20% da água, o pH do áqua ficaria com pH 7.0 [(4 * pH 6.5 + 1 x pH 9) / 5 = pH 7.0]

 

Como fazes as TPAS e com que frequência?

 

Abraço e boa sorte aí com os Discos!!!

 

Filipe Oliveira

PS: Stendker Red Alenquer já estão a ser embalados... Já faltou mais!!! :|

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Considerando que o pH da água da companhia sai a 9 (acho muito, mas... pode acontecer!) e tens pH de 6.5 no teu áqua, mudando 20% da água, o pH do áqua ficaria com pH 7.0 [(4 * pH 6.5 + 1 x pH 9) / 5 = pH 7.0]

Nop... :( Antes fosse assim tão fácil... :crazyeyes:

 

Não podes fazer contas dessa maneira. Devido a uma série de factores... tais como o poder tampão de cada solução. Mas enfim... se quiseres eu explico-te no MSN (quando tiveres insónias nyah)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Não percebo uma coisa, com Co2 a bombar no áqua e mudas de água em percentagens pequenas, como ficaste com a água nesses parametros?

Acho que os parametros deveriam auto calibrarem-se mesmo colocando água com pH a 9, gH 8 e kH 15 (no pior dos cenários).

Pelo que li e sabendo que és cuidadoso com as TPAS, mesmo fazendo uma TPA de 20%, a oscilação de pH seria minima!

Considerando que o pH da água da companhia sai a 9 (acho muito, mas... pode acontecer!) e tens pH de 6.5 no teu áqua, mudando 20% da água, o pH do áqua ficaria com pH 7.0 [(4 * pH 6.5 + 1 x pH 9) / 5 = pH 7.0]

 

Como fazes as TPAS e com que frequência?

 

Abraço e boa sorte aí com os Discos!!!

 

Filipe Oliveira

PS: Stendker Red Alenquer já estão a ser embalados... Já faltou mais!!! :bad-words:

 

Olha, Filipe, eu não sei explicar o que se passou, mas tenho uma teoria.

Eu sou super rigoroso com as TPA e, ademais, com tudo o que concerne aos meus peixes.

Posso não ter tempo para mais nada, mas os rapazes não passam sem uma muda de água de 15% diária, previamente aquecida em reservatório à temperatura do aqua e depois de repousar 24 horas com um difusor para facilitar a evaporação do cloro.

Tenho uma bomba do reservatório ao aqua e uma saída do aqua ao esgoto.

É abrir duas torneiras e aquilo funciona sózinho e isto porque ainda não tive tempo para montar a automatização.

Quando tiver isso montado, elas passam a fazer-se completamente sózinhas, em pequenas quantidades de cada vez, ao longo do dia.

Agora, tenho até o cuidado de deixar a torneira de entrada a meio gás para a agua nova entrar lentamente, com um fluxo baixo, de modo a minorar as variações de parâmteros.

Obviamente que, durante alguns dias, testei as variações causadas por mudanças de água, sendo que a oscilação de ph máxima que registei foi de 0,4, que é perfeitamente aceitável, até porque tende a normalizar num curto espaço de tempo, dada a injecção de Co2.

Meço semanalmente todos os parâmetros (mesmo tudo) e sempre que algum comportamento dos peixes me levanta alguma suspeita.

Ou seja, tenho cuidado com eles.

Confesso-te que, com 600l e os meus cuidados, tinha a presunção de nunca vir a ter problemas com os parâmetros da água.

Bom, aqui entra a "Lei de Murphy", a minha teoria e a constatação que, para lá da paciência, a humildade é outra virtude exigida pelos peixes.

Como sempre, tudo acontece por uma sucessão de erros e equívocos nossos.

Tinha um dos gajos com parasitas.

Decidi fazer Tremazol, até porque tinha outros dois que andavam a começar a "coçar-se" nas plantas.

O remédio é bom (o parasitado pariu a ténia 24h depois), mas é agressivo e recomenda TPA de 80% ao fim de seis horas.

Tive mede ao choque osmótico de uma TPA de 80% e decidi fazer 25% ao fim de 6 horas, 25% ao fim de 12h, 25% ao fim de 24h, 25% ao fim de 36h, 25% ao fim de 48h e 25% diários daí para a frente durante 7 dias.

Primeiro tratamento com este procedimento, sem problemas.

Sete dias depois, segundo tratamento e, dois ou três dias depois, um disco estranho, a comer mal, mais afastado do grupo, sinais de medo.

Atribuí ao tremazol, já que todos os parâmetros do aqua estavam bem (primeiro erro, porque devia ter verificado os parâmteros do reservatório e da torneira).

Pouco tempo depois, outro peixe com ar de caso.

Fui procurar tudo, indo desta vez também à água do reservatório.

Ph a 8 e não sei quantos.

Tinha já lido uma referência que o ph aumentava na água em depósito. Turfa para dentro do depósito (segundo erro, porque devia ter verificado também as durezas e visto a água da torneira).

Continuei a atribuir os sinais de mal estar ao Tremazol (terceiro erro, porque devia ter colocado a hpótese de ser outra causa)

Mais sete dias volvidos, vai o terceiro tratamento com Tremazol, com as tais TPA brutais (quarto erro, porque injectei no aqua quantidades massivas de água com parâmetros de dureza e ph completamente impróprios)

Peixes doidos, cheios de medo, com barbatanas coladas ao corpo, todos os sinais de ansiedade.

Aí fui mais longe e descobri o verdadeiro problema:durezas excessivas.

O resto já sabes.

De qualquer modo, com turfa no aqua e no reservatório, a coisa está mais ou menos controlada, com ph em 6,8 Gh a 6 e Kh 4, no aqua e 7,5, 7 e 5 no reservatório.

Não é o ideal, mas creio que não os vou matar com isto.

Desde que se consiga identificar a causa de um problema e ter uma intervenção activa e atempada sobre ela, tudo se resolve.

Neste momento tenho carvão activado no filtro auxiliar, para limpar os restos de Tremazol e as TPA reduzidas a 10%.

Se amanhã mantiver os parâmetros equilibrados, mais ou menos dentro destes valores, vou-lhes fazer Esha 2000 a 60%, que os acalma muito.

Só não queria era perder nenhum peixe.

A gente ganha-lhes uma afeição muito grande.

Mas os palermas não falam...

Bom, pode faltar um quinto erro: isto não foi nada da dureza, foi mas é do Tremazol. Ou de outra coisa qualquer...

:(

Abraços

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem insistir, mas e o nascimento do meu tetra, o primeiro bicho nascido no meu aqua, não merece comentários?

Não?

É tudo para a porcaria dos peixes lá de Setúbal, é?

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Olá.

Nop... :lol: Antes fosse assim tão fácil... :bad-words:

 

Não podes fazer contas dessa maneira. Devido a uma série de factores... tais como o poder tampão de cada solução. Mas enfim... se quiseres eu explico-te no MSN (quando tiveres insónias :lol:)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Oh Luis vais ter de me explicar essa do tampão!!! :( Mas sem insónias, senão não pesco mesmo nada!!!

 

De qualquer modo, com turfa no aqua e no reservatório, a coisa está mais ou menos controlada, com ph em 6,8 Gh a 6 e Kh 4, no aqua e 7,5, 7 e 5 no reservatório.

Não é o ideal, mas creio que não os vou matar com isto.

 

Não creio que o Tremazol possa causar tal problema, desde que quando introduzido faças injecção de oxigénio visto que eles ficam ligeiramente ofegantes.

Quando tratei os meus desliguei o Co2 no dia do tratamento e dia seguinte. Parece-me que o 1º tratamento é algo doloroso para eles, coisa que já não notei nos tratamentos seguintes...

Quanto aos parâmetros que referiste acima estão exactamente iguais aos do meu áqua, julgo que para os Discos é bom... ou seja nem é 8 ou 80 e com as TPAS usando a água em estado normal a oscilação é mesmo mínima.

Não é que seja grande entendido no assunto mas se continuarem escondidos é muito mau sinal, se vires as coisas mal paradas reduz o fotoperiodo ou desliga metade da iluminação, por sua vez não fertilizes nem injectes Co2. Não é por 4 a 5 dias sem luz que ficas sem plantado... As plantas acabam por se ressentir mas recuperam bem depressa.

 

Abraço e boa sorte!

 

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos parâmetros que referiste acima estão exactamente iguais aos do meu áqua, julgo que para os Discos é bom... ou seja nem é 8 ou 80

Para meu gosto, Filipe, as durezas estão altas. Dois pontos a baixo em cada uma e estaria óptimo.

Eram esses, alías, os valores que tinha antes desta confusão.

 

mas se continuarem escondidos é muito mau sinal

Alto lá, meu caro, não me fiz entender.

Os tipos também não estão escondidos.

Mostram é, como referi, fortes sinais sinais de ansiedade (assustam-se com qualquer coisa, barbatanas juntas ao corpo, irrequitos, cardume desfeito muitas vezes por longos períodos).

Mas comem bem, nadam bem e escondem-se apenas esporadicamente, voltando pouco tempo depois ao alegre convívio social.

Eu é que também sou um esquisito.

Se os gajos não vêm ter comigo a pedir comida quando me chego ao aqua algo não está bem.

Sobretudo se não andam sempre de um lado para o outro todos juntos em cardume como é habitual.

Este é o meu princípio.

Mas olha que, ainda que mais a medo, continuam a vir comer-me à mão.

 

Abraço.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Últimas novidades:

No aqua: ph 6,8, kh 2, gh 5

No depósito: ph 7,5, Kh 3, gh 6

Muita fominha, cardume em formação cerrada, passeios habituais, bulhas de quando em vez.

Ainda assustados com a presença súbita de humanos.

Tudo (quase tudo) de volta ao normal.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá.

Já aqui abordei o fenómeno paranornal dos fosfatos no meu aqua e que ocorre igualmente no aqua do FAAO.

Na verdade, apesar da carga poluente decorrente da alimentação dos discus e dos dejectos que produzem, aqueles mantiveram-se sempre em valores residuais, exigindo a sua injecção de modo a manter a proporção de 1 para 10 em relação aos nitratos.

Ia injectando fosfatos em doses pequenas e logo que atingida a referida proporção, desapareciam nitratos e fosfatos.

Esta realidade mudou no decurso da última semana.

Sucede que, desde a montagem do aqua, tenho vindo a manter níveis relativamente baixos de injecção de CO2, por receio de uma acidose súbita que pudesse eventualmente prejudicar os peixes.

A semana passada chegou o novo controlador de PH, pelo que passei a ser mais generoso com a torneira da botija, aumentando para 2 bolhas por segundo e por vezes mais.

O controlador deixa-me sossegado, porque, caso o ph baixe para níveis inferiores a 6,6, o fluxo de Co2 é imediatamente interrompido.

Tenho monitorizado quase diariamente os valores de fosfatos, para analisar a evolução dos respectivos valores e avaliar melhor da necessidade de os injectar.

Observei um fenómeno tão estranho como o anteriormente relatado: desde que aumentei o CO2, os fosfatos aumentaram naturalmente de 0,1 mg/l para valores entre 0,25mg/l e 0,5 mg/l, para valores de nitratos de 5 mg/l.

Em consequência disto desapareceram completamente as algas filamentosas verdes, face ao equilíbrio finalmente alcançado entre nitratos e fosfatos.

E nem os fosfatos, nem os nitratos caem agora para zero.

Pura coincidência?

Eu não acredito muito em coincidências...

E V. Exas?

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Não é estranho... e até te digo mais, vai mantendo os testes de NO3 e PO4, porque quando menos esperares alguma coisa vai disparar!

Eu depois de uma fase terrivel de algas, consegui equilibrar o áqua e de um momento para o outro voltei a perder a relação de NO3 e PO4... neste momento tenho algas verdes filamentosas e estou com 3 b/s de CO2.

Não é fácil... nada fácil, mas se fosse... também perdia a piada!

 

Agora ando novamente a acertar a dosagem de fertilização e já sei que no dia que começar a dar papa caseira aos Discos, lá vou eu novamente ter problemas... Olho aberto nesses parametros :multi:

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Isso está uma autentica paisagem...tá selvagem!

Agrada-me!

Não mudes nada! ;)

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando essa HC fechar vai ficar um espanto..

Para quando umas Macro fotografias ? :wink:

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns....Belíssimo aquário :(

 

A ideia do pequeno monte e das megas pedras, tá excelente!!

Acho que te vou plagiar, nalgumas ideias, se não te importares, no meu novo 180cm que vou montar!! :wink:

 

Vai dando novidades acerca das fertilizações!! Pois num plantado de discus é sempre uma situação difícil de controlar...

 

 

Ab

João Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que te vou plagiar, nalgumas ideias, se não te importares, no meu novo 180cm que vou montar!! :puppydogeyes:

Não plagias nada.

Estás à vontade.

Dispõe se precisares de alguma ajuda.

 

Para quando umas Macro fotografias ?

Para quando as aprender a tirar :mrgreen:

Mais a sério: estava a ver a a HC compactava para começar a tentar um planos mais apertados.

Mas aquilo ainda está para demorar.

E também à espera de me conseguir ver livre de uma vez por todas da porcaria de umas filamentosas que teimam em aparecer junto à base da BJ no lado direito e por cima da HC.

Parece que agora estão a ir-se.

O diabo seja cego surdo e mudo.

 

Não mudes nada!

Há sempre qualquer coisa para mudar.

A última alteração foi estender LAromatica para a esquerda, a conselho do Zeneo.

Tem ainda a vantagem de tapar a tralha toda que está para lá.

A próxima será talvez umas lótus na zona entre as pedras, pela frente da LArcuata, a conselho do FAAO.

Vamos indo e vamos vendo.

Mas todas as sugestões são sempre muito bem vindas.

Uma pergunta: que tal o espaço livre à direita? Não faz um choque muito grande com o lado esquerdo. Não seria de meter lá qualquer coisa mais alta, a cobrir o fundo?

Os discos gostam daquilo assim aberto, de tal modo que só saem da metade direita do aqua em passeio.

Ando a pensar em experimentar prencher.

 

Obrigado a todos

Abraços

PBL

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A última alteração foi estender LAromatica para a esquerda, a conselho do Zeneo.

 

Não sigas os meus conselhos para não fazeres m... :blush:

 

A próxima será talvez umas lótus na zona entre as pedras, pela frente da LArcuata, a conselho do FAAO.

 

Antes de ler este teu post, já tinha pensado cá para mim que te faltava alí naquele sitio uma planta a fazer contraste.

Mas a Lotus apesar de ir ter esse efeito, não te começará a fazer sombra sobre a HC?

Também acho que a sua forma não deve combinar lá muito com as outras plantas à frente de folha maior. Talvez uma Didiplis Diandra ou outra do género. Mas o FAAO concerteza vê as coisas bem melhor que eu.

 

Uma pergunta: que tal o espaço livre à direita? Não faz um choque muito grande com o lado esquerdo. Não seria de meter lá qualquer coisa mais alta, a cobrir o fundo?

Eu não alterava mais nada aí, também acho que deves deixar algum espaço livre para a peixada, senão vão andar cada vez mais encostados ao vidro da frente e isso no meu entender faz perder um pouco a profundidade.

 

O obelisco já não se vê por isso está mesmo bom :smilecolros:

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá.

Não se dá pelo tempo a passar, mas já lá vão 3 meses desde a montagem.

É tempo de uma pequena retroespectiva.

Dia 1:

1br.jpg

Dia 21:

21br.jpg

Dia 42:

42br.jpg

Dia 77:

77br.jpg

O aqua agora está uma miséria, cheio de filamentosas, á conta das quais já dei uma poda radical ao plantio.

Vamos a ver se com potássio levo a coisa ao sítio.

É estranho, porque os nutrientes até estão equilibrados.

Curiosamente, a rotala sp green parece que parou de crescer e de deitar aquela folhinhas verdinhas com a intensidade que era habitual.

Em contraponto, a ludwigia arcuata, que não andava nem desandava, de repente deu um pulo.

A linmophila, em contraponto, cresce que é uma coisa estúpida.

Algum dos senhores Plantadores-Mor pode dar-me a esmola de uma opinião acerca disto?

Abraços

PBL

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curiosamente, a rotala sp green parece que parou de crescer e de deitar aquela folhinhas verdinhas com a intensidade que era habitual.

Em contraponto, a ludwigia arcuata, que não andava nem desandava, de repente deu um pulo.

A linmophila, em contraponto, cresce que é uma coisa estúpida.

Algum dos senhores Plantadores-Mor pode dar-me a esmola de uma opinião acerca disto?

Abraços

PBL

 

Como os plantadores-mor foram todos de férias posso sempre mandar a minha calinada :P

 

Já te ocorreu que com o aumento da massa vegetal, também aumenta o consumo de nutrientes? micros por exemplo?

 

O aparecimento das filamentosas também poderá ter a ver com falta de co2 o que explicaria também o menor crescimento de algumas plantas.

Editado por zeneo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

o aquario está 5 estrelas... bowdown

achei uma coisa muito inetressante: a pedra maior está coberta em cima de algas ou algum musgo?

tanto algas ou musgo deram-lhe um aspecto espectacular, muito natural....

parabéns

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.