A Casa Dos Discus


Windrider

Recommended Posts

  • Replies 302
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ia dizer o mesmo, aliado às pulgas que são sinal de matéria orgânica em demasia também...mas para isso os fosfatos tinham de ser altos e o carvão deveria resolver.

 

Água oxigenada para agregar as particulas, tem uma explicação quimica qualquer, mas não sei qual é. Pode ser perigoso para a bicharada.

 

Podemos sempre formar um clube dos caso inexplicáveis.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Já experimentaste uma TPA maluca?

Tipo 80%?

E como é que se faz uma TPA de 80% num aqua de 600l?

Onde é que vou arranjar um depósito de 400l?

Meto a água fria e com cloro e mato os bichos?

Prefiro a água suja...

(estou a mudar 120l todos os dias. Limpa alguma coisa, mas passadas uma horas está igual)

 

Ia dizer o mesmo, aliado às pulgas que são sinal de matéria orgânica em demasia também...mas para isso os fosfatos tinham de ser altos e o carvão deveria resolver.

Água oxigenada para agregar as particulas, tem uma explicação quimica qualquer, mas não sei qual é. Pode ser perigoso para a bicharada.

Po4 entre 1 a 2. No3 entre 10 a 20.

Mantidos assim com fertilização.

Tem uma vantagem: não há filamentosas pretas.

Em vez da água oxigenada, já experimentei daqueles agregadores de partículas da Nutrafin. Não resultou.

E as enzimas do mesmo fabricante. Limpa alguma coisa durante umas horas e depois piora muito.

 

(Ó Zé Cruz, a gente até podia arranjar um cartão com descontos em lojas da especialidade. Como aquele de um tal fórum de aquários que anda para aí)

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu devia ter feito a conta antes de sugerir, mas arranja-se maneira.

Para armazenar a água era fácil. O pior é o aquecimento, mas não é impossível.

Claro que não podia ser com aquecedores convencionais.

Com o quê é que não estou a ver.

 

EDIT: Ao fim de 4 dias tens os 80%.

O teu problema não estará no substrato?

Tenho um conhecido nos salgados que depois de mexer no areão teve dezenas de mortes entre corais e peixes, devido à poluição acumulada.

Não mexeste no substrato?

Editado por jonasguindaste
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui diz qualquer coisa acerca de metais pesados...

 

E olha esta!

Note: This can also happen in an established aquarium after a good cleaning. If the gravel or filter systems are cleaned too well, the existing bacteria will be removed or destroyed during the process. Not only might you experience the bacteria bloom, but it will also put the aquarium at risk of an ammonia flair up as well.

 

Não terás limpo bem demais os filtros e as mangueiras no outro dia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui diz qualquer coisa acerca de metais pesados...

 

E olha esta!

Não terás limpo bem demais os filtros e as mangueiras no outro dia?

O problema já vinha de antes disso.

De qualquer modo, os filtros foram limpos com um intervalo de 15 dias, com todos os cuidados.

As tubagens alternadas também.

E não encontrei, nas medições semanais, qualquer vestígio de amónia.

O potencial redox esteve sempre entre os 360 e os 410.

Logo, não é por aí.

 

Estou mais como o Zé Cruz: sobrecarga de matéria orgânica.

O valor de ORP não aponta para aí, mas sabe-se lá.

As temperaturas altas concomitantes aos tratamentos aos parasitas deram-me cabo do plantio.

As Limnophila, por exemplo, foram praticamente à vida

Eu não poupo na comidinha dos peixes.

Eles fazem que se fartam.

Tudo isto junto pode acumular no aqua, mesmo com as TPA gerenerosas, uma carga excessiva de matéria orgânica, que pode ter - está escrito em muito artigos - um efeito semelhante a um "boom" de bactérias.

Antes de cortar as fertilizações e o CO2, como tinha pensado, vou adoptar o seguinte procedimento:

  • poda radical para me certificar que não há plantas mortas em decomposição;

  • comida da peixaria reduzida a metade.

  • duas TPA de 20% por dia.

Passada uma semana reavalio.

Obrigado pela vossa ajuda.

Abraços para os dois

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu juntava a isso tudo, com a tpa sinfonar o fundo.

Sifonar um fundo verde?

Com substracto da Ada por baixo?

Que linda rebaldaria.

Pronto, está bem, lá vai a HC à vida.

Lá terá que crescer outra vez

 

(estou já a ver que vou ter um lindo fim-de-semana)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sinfonar o fundo quando está plantado?! Que raio de ideia...

Pedro, desde quando a água da companhia com um pouco de cloro faz mal aos discos!?

Vocês inventam muito... ou têm demasiado cuidados!!!

Quer faça uma TPA de 10,20,30,40,50,60,70% vai directo da água da companhia, com cloro e fria. Por estranho que possa parecer os discos ainda se metem debaixo da mangueira a levar com a água... digamos que será para refrescar as ideias!?

 

Faz 2 tpas de 50%, uma hoje e outra amanhã! Tiras a água e depois deixas a água entrar muito lentamente.

Mesmo que a temperatura baixe dos 30º para os 25º, qual é o problema?!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Filipe, se te começarem a morrer peixes uns atrás dos outros sempre com os mesmos sintomas, vais ver que experimentas tudo.

Pedro essa situação aconteceu-me... por isso não posso dizer que não passei por isso!!!

O que fiz? Paciência, muita paciência e mediquei apenas com Tremazol e segui o tratamento á risca e para a litragem aconselhada.

Morreram-me peixes eu sei, mas acredito que se medicasse com tudo e mais alguma coisa morriam-me todos... não morrem da doença, acabam por morrer da cura!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer faça uma TPA de 10,20,30,40,50,60,70% vai directo da água da companhia, com cloro e fria. Por estranho que possa parecer os discos ainda se metem debaixo da mangueira a levar com a água... digamos que será para refrescar as ideias!?

 

sempre fiz assim tb...

 

Vocesês são é uns brutos!...

 

(bom, fiando-me na vossa palavra, fiz hoje uma TPA de 50%. Foram 120l do depósito, depois de 24h de pousio e a 28º, e os outros 180l, como sai da torneira, como cloro e tudo)

(é verdade que os gajos não se queixaram e até ficaram mais vivaços!...)

(mas não melhorou grande coisa...)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sinfonar o fundo quando está plantado?! Que raio de ideia...

 

Sei que deveria ter aprofundado melhor a descrição, mas na altura não deu para mais. Vou tentar então explicar a minha ideia identica ao que já fiz por ter alguns problemas semelhantes com demasiada matéria organica e particulas em suspensão.

 

- O sifão que mostrei tem uma torneira que permite regular o fluxo e assim o poder de sucção;

- A dita torneira regulada a 1/4 de abertura;

- Apenas encostado nas plantas, sem o enterrar, aspira todo o lixo que está envolto na sua base sem as danificar e sem remexer o substrato.

 

 

Thats all folks

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas TPA de 50%.

Água na mesma, ou ainda pior.

Hoje, os discus passaram-se com a água da companhia directa.

Não vou repetir :)

Vou manter a estratégia de redução da alimentação e duas TPA de 20% diárias (uma de manhã e outra à noite).

Já estou a começar a ficar irritado com isto.

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro!

Já consideraste a hipotese de substituir as matérias filtrantes?

 

Não terão ficado de tal maneira afectadas com os tratamentos que já não "trabalham" bem?

 

Abraço.

Mudei metade na última manutenção

Abraço

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Explica lá essa do "Hoje, os discus passaram-se com a água da companhia directa."

Como fizeste a TPA? A reposição da água foi lenta?

Mesmo que a temperatura tivesse baixado, poderias ter parado a meio, deixando a água aquecer e depois enchias o restante.

 

"Cheira-me" que o problema não está na água reposta... acredito mais que arrebentaste com os discos com tanto tratamento!!!

Imagina-te com gripe e a tomares medicamentos para todos os tipos de doença sem a teres... não se morre da doença, mas sim da cura!!!

 

Acho que deverias de meter algo na água que reponha a colónia de bactérias o mais urgentemente possivel.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, na minha opinião deverias continuar a insistir nas tpa's, quanto mais frequentes melhor, e claro como ja tinhamos falado no msn nitrivec com força como se se tratasse de uma ciclagem nova.

Dizes que os discus ficaram afectados na ultima tpa, se calhar é como disse o Filipe, encheste demasiado rapido, eu reponho a agua mt lentamente, chaga a demorar horas a encher totalmente, ainda ontem fiz uma tpa de cerca de 40% e mesmo com o frio que esta n acrescentei com agua quente e n houve problema nenhum.

Sei que isto de ser treinador de bancada é mt facil e estar aí um gajo começa a "desesperar" mas aqui a malta so está a tentar ajudar! continua com as tpa's e o nitrivec que isso vai ter de ir ao sitio!

 

abraço e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Cheira-me" que o problema não está na água reposta... acredito mais que arrebentaste com os discos com tanto tratamento!!!

Imagina-te com gripe e a tomares medicamentos para todos os tipos de doença sem a teres... não se morre da doença, mas sim da cura!!!

 

quanto aos discus tb acho que foi "drogas" a mais, agora pq é que depois de tanta tpa a agua continua turva e com a tal espuma amarelada... isso é que n tou e encontrar explicação logica.... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.