A Casa Dos Discus


Windrider

Recommended Posts

O aparecimento de espumas por exemplo numa estação de tratamento de águas tem origem em níveis elevados de fosfatos, não terás o teste estragado?

 

As águas leitosas e brancas têem a ver com aparecimento de microorganismos, um filtro UV seria a solução.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 302
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

quanto aos discus tb acho que foi "drogas" a mais, agora pq é que depois de tanta tpa a agua continua turva e com a tal espuma amarelada... isso é que n tou e encontrar explicação logica.... banana rock

Essa espuma não me é estranha... tens alguma circulação de água á superficie?

Algumas vezes tenho uma espuma na superficie da água e não é de medicação... Julgo ser originada pela secreção de muco, má circulação de água e excesso de matéria orgância; nada que umas tpas não resolva...

 

Já li no forum em qualquer lado, que esta espuma pode também ser originada por aromatizadores, spays... mas no meu caso essa situação não se verifica!

 

Tal como o William referiu, somos apenas treinadores de bancada e como é óbvio dar palpites é muito fácil... Imagino como estarás!!! Tenta manter a calma e leva as coisas sem stress, um gajo desesperado tem tendência a meter a "carroça á frente dos bois" e depois só dá M3rd#...

 

Abraço e boa sorte.

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

E uma Overdose de Flourish Excel?

Ainda estás a usar Pedro?

O Filipe também usa e ele também tem a espuma... ;)

Uso muito pouco e em determinados locais... Não acredito que seja o Flourish...

Aliás a espuma aparece de longe a longe e por coincidência quando dos discos estão para fazer postura.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu não estou a dizer que não faça espuma ou que não torne a água turva... Mas também não estou a ver o Pedro a dosear excel todos os dias no áqua!

O flourish excel é o oposto da água oxigenada, enquanto o excel é aplicado nas algas e acaba por asfixiá-las por falta de oxigénio; a água oxigenada queima as algas por excesso de oxigénio. Em ambos os casos são libertadas bolhas, mais no caso da água oxigenada; não havendo movimentação de água á superfície faz ganhar uma camada gordurosa ou espuma, que é muito normal nas águas paradas.

 

Acho que este factor nada tem a haver com o da água branca ou turva deste áqua!!! Micro algas também não é... porque se fosse já tinha um caldo verde e bastava uma UV para tratar disso.

 

Volto a chamar á atenção para a medicação! Eu quando mediquei os meus com flagyl, ao 3º tratamento tive uma reacção anormal das plantas. O musgo ficou em péssimo estado e nunca o recuperei, algumas cryptocorynes fizeram meltdown, as nymphaeas simplesmente pararam de crescer... algo de muito estranho se passou que nunca tinha acontecido! Parece-me que foi um ataque bacteriano em pequena escala, nada que umas TPAS não solucionassem. No caso do Pedro, encheu o áqua de todo o tipo de medicamentos e mais alguns, é muito normal que tivesse acabado com a colónia de bactérias.

 

Pedro, explica lá o tal comportamento dos discos após TPA com água directa da torneira!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Nem eu estou a dizer que ele o faz!

Só estou a tentar perceber se o uso prolongado deste tratamento não provocará um desiquilibrio na água.

O uso prolongado acaba por ter um efeito identico a um tratamento intensivo, não?

 

Os casos que encontrei na net, são de quem fez tratamentos intensivos e outros não.

 

Relativamente à água da torneira, se a do Pedro sair como a minha é natural que eles estranhem.

O Pedro, segundo penso que já disse algures neste tópico faz tratamento à água, com turfa, baixando o ph.

A minha água sai a 7.5, e penso que a dele também deve sair, já que o fornecedor é o mesmo.

Se ele o tiver a 6.8 numa TPA daquela ordem é uma brutalidade!

Está a meter água com um ph 10,5 vezes mais baixo!

Aliás, já não é a primeira vez que os peixes dele reagem assim à água da torneira.

E, da primeira vez não estavam carregados de medicamentos.

 

Abraço.

Editado por jonasguindaste
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Relativamente à água da torneira, se a do Pedro sair como a minha é natural que eles estranhem.

O Pedro, segundo penso que já disse algures neste tópico faz tratamento à água, com turfa, baixando o ph.

A minha água sai a 7.5, e penso que a dele também deve sair, já que o fornecedor é o mesmo.

Se ele o tiver a 6.8 numa TPA daquela ordem é uma brutalidade!

Está a meter água com um ph 10,5 vezes mais baixo!

Aliás, já não é a primeira vez que os peixes dele reagem assim à água da torneira.

E, da primeira vez não estavam carregados de medicamentos.

 

;) Nuno, são 11:40 da manhã... vai tomar um café para acordar :mrgreen:

Como é que ele tendo um pH de 6.8 no áqua e fazendo uma TPA de 20% ou mesmo de 50% é 10,5 mais baixo?!

Se calhar querias escrever 0,5... mas mesmo assim o que é 0,5 numa oscilação de pH?

Mesmo mudando 50% o pH dele deve rondar os 7 após a TPA, o que seria uma oscilação de 0,2...

Se me dissesses que o vosso pH é de 8 ou 8,5... aí sim até vos dava razão, agora fazer tpas directas com água da torneira a 7,5... arranjem lá outra desculpa!!!

 

No pior dos cenários, podem é ficar com frio... porque meter 200L de água a 10º pode baixar e muito a temperatura! No meu caso, faço TPAS de 20,40 ou mesmo 50% á noite com água que pode rondar os 10º e os Discos em vez de irem para junto dos termóstatos, ficam debaixo da mangueira a levar com a água... Também é preciso dizer que tenho 2 termóstatos no áqua e a água que sai da mangueira tem um caudal muito baixo, por vezes levo 1hora a repor a água! Oscilações de temperatura são na ordem dos 3º, se tanto...

 

Ah... e mudo a água nos 2 áquas da mesma forma!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Ps. Estava desgraçado se tivesse que deixar repousar a água... :|

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó xôr Filipe...

 

A escala do ph é logaritmica!! :|

 

Sim... depois trás a calculadora quando vieres a minha casa... ;)

 

Vocês têm a mania de complicar aquilo que parece ser tão simples... Por isso já não me admiro que os discos estranhem!!! :mrgreen:

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;)

 

Nem vou insistir porque está mais que visto (e eu sei bem que é verdade) que tu levas as coisas na boa e tens zero problemas e nós tentamos fazer segundo o livro e andamos sempre aqui às aranhas... :mrgreen::|

 

Mas que se há-de fazer.

Cada vez mais me convenço que tu é que tens razão em fazer assim, mas não é fácil ir contra tudo aquilo que outros já experimentaram e descreveram.

Tens que admitir isso.

 

:crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem vou insistir porque está mais que visto (e eu sei bem que é verdade) que tu levas as coisas na boa e tens zero problemas e nós tentamos fazer segundo o livro e andamos sempre aqui às aranhas... :mrgreen:;)

 

Mas que se há-de fazer.

Cada vez mais me convenço que tu é que tens razão em fazer assim, mas não é fácil ir contra tudo aquilo que outros já experimentaram e descreveram.

Tens que admitir isso.

 

:crazyeyes:

 

Boas,

 

Eu não quero ir por aí... muito menos vir pregar o novo evangelho!!!

Apenas acho que vocês stressam muito... eu no ínicio também stressava e depois de me dizerem que contra factos não há argumentos, mais vale levar as coisas com muita calma e paciência.

É preciso ter cuidados, mas não exagerar...

 

Também acho que muita informação que anda na NET está errada, mas está disponivel para todos lerem... quem quiser levar aquilo como um dado adquirido e a maior das verdades, está no seu direito!!! Agora não se esqueçam que em Portugal temos tão bons ou melhores criadores de Discos com mais experiência nestas coisas que os ditos "experts" internacionais... Cada um é livre de fazer e de acreditar no que quiser!

 

Sempre foi e sempre será... o que é internacional tem valor... o tuga, não vale 5 tostões!!! Na verdade e em 90% dos casos, esses mesmos tugas que não têm valor, estão lá a ensinar como devem fazer...

Um caso muito recente e que nada tem a haver com a aquariofilia. O meu primo esteve recentemente na China, numa aldeia diz ele... com 3 milhões de habitantes! 3 milhões de habitantes... no entanto teve de lá ir para explicar a esses supra sumo das techologias como trabalhar! Digamos que afinal não somos assim tão fraquinhos... a nossa mentalidade é que é fraca! Achamos que o que é de fora é sempre melhor do que o que temos cá dentro!!! Enfim....

 

Abraço e tenho dito... bonito, bonito... são as pirâmides do Egipto!!! :|

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que para aqui não vai!...

Não tive tempo para tirar fotografias, mas a coisa hoje está bastante melhor.

Ainda muito turva, mas, ainda assim, sem comparação com os dias anteriores.

Vamos lá então responder:

 

Explica lá essa do "Hoje, os discus passaram-se com a água da companhia directa."

Como fizeste a TPA? A reposição da água foi lenta?

Sinais típicos de stress: escuros, parados, um deles a andar de lado.

Fiz com metade do fluxo habitual (120l/30minutos).

Admito que, mesmo assim, tenha sido excessivo.

Ao fim de duas horas, tudo voltou ao normal.

Cheira-me" que o problema não está na água reposta... acredito mais que arrebentaste com os discos com tanto tratamento!!!

Imagina-te com gripe e a tomares medicamentos para todos os tipos de doença sem a teres... não se morre da doença, mas sim da cura!!!

Nada disso, Filipe.

Todos os tratamentos que experimentei foram espaçados entre si 15 dias.

E os bichos estão bem.

Até a situação com os parasitas parece controlada.

(o diabo seja cego, surdo e mudo)

Acho que deverias de meter algo na água que reponha a colónia de bactérias o mais urgentemente possivel

Como é que diabo te vou convencer que as nitrificantes do filtro estão de saúde?

Esta situação arrasta-se faz mais de um mês e, durante todo esse período, não tive nunca sequer um vestígio de amónia.

Se as bactérias tivessem sido destruídas, ia necessariamente aparecer amónia.

Ora, como disse e insisto, não apareceu

Seja como for, depois de trocar umas impressões com o William, já o tinha feito na semana passada.

E uma Overdose de Flourish Excel?

Nem penses.´

Só uso o Excel para combater as filamentosas e faz tempo que não vejo disso.

Parece que apanhei o truque aos fosfatos.

Seja como for, quando aplico, noto sempre uma ligeira turvação.

Mas passa em 24 ou 48h.

O Filipe também usa e ele também tem a espuma...

Para mim é excesso de matéria orgânica em suspensão.

Depois das duas TPA de 50% e com duas diárias de 20%, a espuma já praticamente desapareceu.

É o que dá encher o bandulho aos gajos...

Não é nada fácil manter o equilíbrio...

 

Amanhã, actualizo a informação acerca disto.

Muito obrigado pela vossa paciência e pelos vossos contributos.

Abraço.

P,

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

durante todo esse período, não tive nunca sequer um vestígio de amónia.

Se as bactérias tivessem sido destruídas, ia necessariamente aparecer amónia.

Ora, como disse e insisto, não apareceu

 

s os testes estarão bons?

um vez andava as aranhas com o ph, ja n sabia o que fazer pq nada resolvia a coisa, afinal eram os testes que tinham marado....

(é so mais uma sujestoão)

fico aguardar pelas novidades

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um vez andava as aranhas com o ph, ja n sabia o que fazer pq nada resolvia a coisa, afinal eram os testes que tinham marado....

Eu nessa já não caio.

Uma semana JBL e na outra Sera :rolleyes:

 

Hoje atrevi-me a meter um floculante (da Nitrafin)

Limpou.

Mas para o fim do dia já estava a turvar outra vez.

 

 

(é escusado insultarem-me. Se não vai a bem, vai a mal.)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Hoje atrevi-me a meter um floculante (da Nitrafin)

Limpou.

Muito cuidado... floculante, coagulante... é tudo a mesma treta!

Eu já usei com peixes pequenos e não tive qualquer problema, mas já vi usarem doses menores que a que usei em áquas maiores e matar todos os peixes!!!

Não ficaram ofegantes?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não ficaram ofegantes?

Nada.

Nenhum sinal de stress ou desconforto.

Fui metendo 5ml de 30 em 30 minutos, até perfazer a dose recomendada.

Foi isto que usei: http://www.hagen.com/usa/aquatic/product.c...=01076430020101

Procurei antes e não encontrei relatos de toxicidade.

Se não der resultado, vou experimentar a enzima:http://www.hagen.com/usa/aquatic/product.cfm?CAT=1&SUBCAT=121&PROD_ID=01077230020101.

Parece-me fazer sentido

Audaces Fortuna Juvat.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uma coisa é certa, se os gajos não forem desta... nunca mais apanham um único parasita :mrgreen:

Depois ainda dizes que a água com cloro directa da torneira deixa os peixes desconfortáveis... está bem está!!! bigsmile

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desculpa estar a intrometer-me neste topico, mas em Junho tive um problema semelhante ao teu. Depois de varias ideias e sugestoes que me foram dadas, a solucao foi a adicao de " filter wool" num dos compartimentos do filtro.

 

O problema foi resolvido em menos de 24h.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nova foto do aquário bigsmile

Só esta para me fazer rir

Mas lá que está perto disso, está

 

Desculpa estar a intrometer-me neste topico, mas em Junho tive um problema semelhante ao teu. Depois de varias ideias e sugestoes que me foram dadas, a solucao foi a adicao de " filter wool" num dos compartimentos do filtro.

Homessa!

Eu venho aqui com este problema é para pedir ajuda.

Todas as opiniões são muito bem vindas e eu agradeço-as a todas por igual.

Podes fazer o favor de explicar o que vem a ser esse "filter wool"?

Googlando a coisa, os resultados não são muito específicos.

O retorno que tenho é que se trata de lã de vidro.

Isso já eu lá tenho :mrgreen:

Obrigado

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lã de filtragem, não acredito que depois disto tudo não tenhas isso. bigsmile

Se é aquilo a que eu chama (se calhar incorrectamente) lã de vidro, tenho com fartura.

Os dois 2080, tem cada um a sua placa e o XP2 está meio com espumas finas e o resto com lã.

Estou para aqui a pensar é se não existirá nada mais fino. com maior capacidade de retenção de partículas.

 

Há: http://www.jbl.de/factmanager/index.php?lang=en

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Chamei-lhe "filter wool", porque foi esse o nome que aprendi (devo dizer que vivi nas terras de Sua Majestade nos ultimos 4 anos, tendo regressado a Portugal ha cerca de 4 meses). Parece pura e simplesmente algodao.

 

Tinha um aquario "low tech" bem plantado e, de um momento para o outro, tinha o aquario com a agua completamente turva, onde nao conseguia ver o fundo do mesmo. Foi-me sugerido varios floculantes ou coagulantes, tentei carvao activado, Tpa's diarias de 50%, etc., nada funcionou.

 

Esta situacao arrastou-se durante um mes, ate que o proprietario de uma loja sugeriu-me "filter wool" e, resultou.

 

Aparentemente a explicacao que me foi dada, foi acumulacao de materia organica na coluna de agua, adicionada com a famosa pelicula a superficie da agua, nao deixando o filtro desempenhar as funcoes que lhe sao devidas, foi entao um acumular de situacoes que podem surgir no aquario.

 

Tenta e, pode ser que resolva o teu problema.

 

Cumprimentos,

 

Jose Faria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chamei-lhe "filter wool", porque foi esse o nome que aprendi (devo dizer que vivi nas terras de Sua Majestade nos ultimos 4 anos, tendo regressado a Portugal ha cerca de 4 meses). Parece pura e simplesmente algodao.

Obrigado uma vez mais.

É, portanto, lã de vidro ou lã de filtragem.

Estámos a falar da mesma coisa.

Como disse, disso já eu lá tenho.

Vou renovar uma vez mais a existente - apesar de não ter mais de 3 semanas - e vou complementar com aquela tela fina da JBL que está no link acima (falta saber se a vou conseguir arranjar sem ser pela net).

O meu problema - como o teu - deve, de facto, ter origem em acumulação excessiva da matéria orgânica na coluna de água.

Abraço e bem vindo de volta à "motherland"

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.