Reprodução de L46 H.Zebra - Fotos da Pequenada


Recommended Posts

Uma semana depois de introduzidas as tocas para os zebras adultos verifico que uma das tocas está permanentemente ocupada :!:

Será que isto significa alguma coisa :)

z200.jpg

Apesar da imagem não ser muito boa (a máquina é daquelas point and shoot e não dá para focar melhor) é possível ver que este zebra está na toca, mas encontra-se de cabeça para baixo... :!:

Pois é! Por vezes encontro-o assim! Curiosamente ele também está sempre a dar às barbatanas…

 

A outra toca também já parece ter dono…

z207.jpg

Mas nem sempre ele lá está.

 

Estou expectante, mas nem me atrevo a aproximar-me das tocas :shock:

 

Saudações aquáticas,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 87
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá.

 

Ainda bem que já tens peixes a ocuparem as tocas... :shock:

Mas nem sempre é sinónimo de novas posturas... :)

 

Se está a dar à barbatana, poderá estar a arejar ovos... espera umas 2 semanas. Depois podes mexer na toca. Se não vires peixes, sabes que estava apenas a usá-la como esconderijo.

 

Não sei se tens isso assim no teu aquário, mas o macho dominante geralmente escolhe a melhor toca. A que é mais arejada, pois ajuda-o a arejar os ovos. Não sei se tiveste esse cuidado, pois colocar tocas em favor da corrente, costuma dar bons resultados.

 

Eu sei que tens um comunitário, mas um dia mais tarde, se te dedicares aos zebras, num aquário exclusivo podes sempre arranjar uma power-head e apontá-la para as casotas deles.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta que o saco vitelino dos L46 é consumido em cerca de 10 dias, e que quando os apanhei ele já nadavam à procura de comida estimo que eles deveria ter cerca de 15 dias de vida quando os apanhei para a criadeira (rearing tank).

 

Hoje 13 dias depois de os ter apanhado, portanto com 28 dias de vida, o desenvolvimento dos Zebrinhas é impressionante. Diria que ao longo destes 13 dias duplicaram de tamanho.

Quando os apanhei, aos 15 dias de vida, mal os conseguia distinguir em cima do silicone preto com que colei a criadeira. Hoje já não se conseguem dissimular no silicone e são perfeitamente visíveis.

 

Nesta imagem (apesar da qualidade) já se vê perfeitamente o seu padrão de riscas brancas e pretas. Notando-se também o desenvolvimento das suas cabeças e barbatanas peitorais.

z206.jpg

 

O grupo a tentar esconder-se no silicone…

z204.jpg

 

Nesta consegue ver-se a altura que a barbatana dorsal já tem e como eles a usam para comunicar entre si.

z203.jpg

 

Uma ideia do tamanho deles, a ventosa da Eheim tem exactamente 4cm de diâmetro, os zebras têm 2cm de comprimento.

z201.jpg

z202.jpg

z205.jpg

 

Obrigado a todos pelos incentivos.

Saudações,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís!

 

Olá.

Ainda bem que já tens peixes a ocuparem as tocas... :)  

Mas nem sempre é sinónimo de novas posturas... :wink:  

 

Se está a dar à barbatana, poderá estar a arejar ovos... espera umas 2 semanas. Depois podes mexer na toca. Se não vires peixes, sabes que estava apenas a usá-la como esconderijo.

Sabes como é! Eheh! Depois desta já vejo posturas por todo o lado :D

Mas é como dizes, se calhar são u bom esconderijo… estes zebras são literalmente “gato escondido com o rabo de fora” ;)

 

Acho muito curioso é um deles estar nas mais vaiadas posições…

 

Não sei se tens isso assim no teu aquário, mas o macho dominante geralmente escolhe a melhor toca. A que é mais arejada, pois ajuda-o a arejar os ovos. Não sei se tiveste esse cuidado, pois colocar tocas em favor da corrente, costuma dar bons resultados.

 

Eu sei que tens um comunitário, mas um dia mais tarde, se te dedicares aos zebras, num aquário exclusivo podes sempre arranjar uma power-head e apontá-la para as casotas deles.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Ainda bem que me falas nisso, quando coloquei as tocas tive precisamente essa dúvida, como colocar as tocas de modo a terem o máximo de corrente :?:

 

Coloquei-as com a boca virada para corrente de modo a que a água entre dentro das tocas e faça alguma corrente, mas como a toca só tem uma entrada/saída não sei qual é o resultado. Por isso coloquei-as um pouco na diagonal mas com a entrada/saída viradas para a corrente.

Tocas_Zebra.jpg

 

Achas bem assim?

 

Relativamente ao aqua só para L46, sempre tive esse objectivo, mas ando à 1 ano a adiar uma mudança de casa… e este projecto também ficou adiado… :(

 

Saudações,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Creio que não poderias colocar as tocas de maneira melhor...

Pelo menos para essa circulação de água.

 

Já agora aproveito para perguntar, em que posição estava o tronco (entrada deste) quando se deu a primeira postura? Apanhava com alguma corrente?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente pergunta Luís.

O tronco estava em posição contrária, pelo que a corrente não podia de forma alguma entrar directamente na toca.

Mais ainda, na altura tinha menos circulação de água no aquário e menos oxigenação, isto porque depois dos zebras nascerem coloquei uma bomba de ar...

 

Se calhar o melhor incentivo à reprodução é deixar o aquário em autogestão.

 

Cumprimentos,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas David,

 

É "crível", é mesmo, esta aprendi com um seu conterrâneo (meu compadre) de Foz de Iguaçu.... porque eles estão lá, né... o prefixo in... nega... então é mesmo para acreditar!! :? e este é um excelente exemplo de que tudo pode acontecer... e aposto, que uma grande contribuição para isto ter acontecido foi o relaxamento do João, porque tudo o resto estava lá, salvo alguns "pormenores", da toca no local da corrente (isto tenho de memória, se calhar à mais...) e caso não tivesse acontecido começamos nós à procura das "razões" da técnica! ...

à pois é...

 

abraço,

Lili

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas David,

 

É "crível", é mesmo, esta aprendi com um seu conterrâneo (meu compadre) de Foz de Iguaçu.... porque eles estão lá, né... o prefixo in... nega... então é mesmo para acreditar!! :evil:  e este é um excelente exemplo de que tudo pode acontecer... e aposto, que uma grande contribuição para isto ter acontecido foi o relaxamento do João, porque tudo o resto estava lá, salvo alguns "pormenores", da toca no local da corrente (isto tenho de memória, se calhar à mais...) e caso não tivesse acontecido começamos nós à procura das "razões" da técnica! ...

à pois é...

 

abraço,

Lili

 

pois... sem tocas :oops:

 

mas já arranjei umas tocas e nada :oops:

 

:D

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Incrivel como alguem consegue reproduzir num aquario ornamental esse tipo de peixes, muita sorte mesmo, e são muito lindos !

 

São sim senhor. São espetaculares :evil: e os pquenotes têm crescido imenso.

 

 

Muito obrigado,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EHEHE

 

 

grande notícia e está grande como os outros?

 

Faz uma nova busca esta noite, pode ser que tenhas mais surpresas :oops:

 

 

Boa Sorte!

 

Foi pena este ter escapado, mas permitiu-me, assumindo que é da mesma "fornada", constatar que há de facto vantagens em separar os pequenos dos pais e proporcionar-lhes uma boa alimentação. Principalemente se for com comida vida. Ficam malucos :evil:

 

Já li noutro fórum opiniões contrárias mas a prática diz-me que o contrário. 46 dias após a postura o 6º zebrinha é cerca de metade dos outros 5. Acho que dá bem para ter uma ideia.

 

Na criadeira eles encontram facilmente comida, já que a quantidade desta por m2 é n vezes maior.

 

Estou para ver se quando mudar de casa e tiver um aquário só para os zebras se eles vão reproduzir... :!::oops:

 

Saudações,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após uma mega limpeza à criadeira (rearing tank) dos zebrinhas aproveitei para registar a evolução dos 5 zebrinhas e no novo zebrinha encontrado no aquário principal.

 

Deixo-vos então algumas fotos, a diferença dos 5 zebrinhas para 6 “elemento” é notória.

 

Era para ser uma foto de família…

z300.jpg

 

Agora com a única régua que arranjei…

z301.jpg

z302.jpg

z303.jpg

z304.jpg

z305.jpg

 

Agora um de cada vez, vá lá, cooperem que eu dou-vos artémia fresquinha :oops:

z306.jpg

z307.jpg

z308.jpg

z346.jpg

 

Ok, vamos tentar umas em grupo (sempre é mais rápido :oops:)

z350.jpg

z353.jpg

z356.jpg

 

E chega :!: agora vamos para a casinha que já está limpinha…

Lá tive eu de voltar a prender as anúbias…

z358.jpg

z362.jpg

 

 

Os 5 zebrinhas têm aos 46 dias após a postura 2,5 cm de comprimento. Penso que seja um crescimento muito bom, mas como é a 1ª criação não tenho termo de comparação.

 

Repararam no 6º Zebrinha :evil:

Penso que seja da mesma postura, mas a diferença é significativa.

 

 

Saudações,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns João, muito bom mesmo! Já agora, não me queres vender um ou dois? :evil: Abraço

 

Muito obrigado pelos parabéns :twisted:

 

Quanto a vendas... a minha prioridade é criar um grande ambiente exclusivamente dedicado aos L46 e adquirir mais uns exemplares ;) vou ficar com um ou dois e trocar os outros com outros criadores. Depois logo se vê se dá para vender algum... :twisted:

 

Além disso antes que se possam vender é preciso cria-los, e eles levam tempo a crescer... muito tempo ;) basta veres as fotos do tópico do Jacinto :evil:

 

Saudações zebrianas

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João Lopes Farinha,

 

Parabéns pelos teus zebrinhas, estão simplesmente espectaculares!

 

Um abraço!

 

Isto vindo dum grande mestre é um enorme elogio, obrigado :twisted:

 

Olha, pela tua experiência, achas que o 6º zebrinha é da mesma postura?

Também partilhas a opinião que é melhor criá-los à parte do que junto com os pais?

 

Um abraço,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João Lopes Farinha,

 

Mestre, EU...??? :twisted: Obrigado!... mas ainda estou muito longe de ser mestre! :twisted:

 

João,

 

Penso que o 6º zebrinha é proveniente da mesma ninhada dos outros 5.

O facto de estar mais pequeno do que os outros, terá sido certamente por se ter alimentado mal durante os dias em que andou "livre" pelo aquário... enquanto os irmãos estiveram dentro da maternidade, com alimentos em abundancia.

Por isto, eu concordo que se coloquem os recem nascidos na maternidade enquanto são pequenos.

 

O 6º Zebrinha vai com certeza dar um grande salto no crescimento, a partir de agora.

 

De resto, penso que deves mantê-los mais alguns tempos na maternidade e posteriormente colocá-los num aqua separado para poderem então desenvolverem-se melhor.

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é... grande mestre ter razão... vai ter de ser mais um aquário só para os juvenis não é :D

 

Conto com vocês para convencer a minha mulher que um aquário com 6 zebrinhas tem muito mais valor e é muito mais bonito que a jarra de cristal (da loja dos 300) que está naquele movel junto à parede... :P

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... Quanto a vendas... a minha prioridade é criar um grande ambiente exclusivamente dedicado aos L46 e adquirir mais uns exemplares :) vou ficar com um ou dois e trocar os outros com outros criadores. Depois logo se vê se dá para vender algum...

Caríssimos,

A opção do João é a meu ver a é melhor... A fim de evitar a consanguinidade o melhor é mesmo trocar alguns exemplares com outros criadores e mesmo que venda, não deve vender mais do que um exemplar a um potencial comprador, e este comprador deverá comprar o “companheiro(a)” a outro criador ou noutra fonte. O que interessa nesta fase de estabelecimento de uma população em Portugal (ou fora da origem) é conseguir a maior variedade genética possível, senão a sua manutenção de futuro em cativeiro fica comprometida.

A consanguinidade é algo que só interessa quando se pretende fixar uma característica interessante em particular, e mesmo assim não deve ser mantida por muito tempo...

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Queria apenas dar os parabéns ao João Lopes Farinha pelo ambiente que criou e o que este conseguiu, eu sou um mero aprendiz, mas na minha forma de ver estas são situações que dignificam a aquariofilia e nos dão esperança para que este não seja um passatempo para observar a vida selvagem em casa, mas também um possivel instrumento para a sua conservação no meio natural.

 

Mais um vez parabéns, espero que consigas apurar o teu método para que o futuro deste peixe seja risonho e duradouro :? .

 

:D

 

(vai dando noticias p.f.)

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JGON, obrigado :D

 

PauloSR, é exactamente isso. 100% de acordo e se tudo correr bem daqui a cerca de um ano terei alguns exemplares para trocar. Antes disso espero conseguir ter as condições para montar mais um aquário, mas inteiramente dedicado aos L46.

Se tiver tão bons resultados como tenho tido...

 

Olá! a todos!!!

 

Como estive uns diazinhos de férias fui obrigado a soltar os 6 zebrinhas no aqua grande. Ontem quase desmontei por completo o aquário para apanhar os zebrinhas e coloca-los no “rearing tank”.

 

Apesar de vários contratempos e dificuldades, não foi tarefa fácil... o resultado foi:

 

    Encontrei mais um zebrinha, elevando para 7 o número total de Zebras bebés. Curiosamente este é sensivelmente do tamanho dos 5 primeiros :!: O que me levanta novamente a dúvida. Será que o 6º (o mais pequeno) era de facto da mesma postura ou seria duma outra postura :P

     

    Ao desmontar o aquário tirei todos os troncos e tocas. No caso das tocas tive de tirar as ditas com os respectivos Zebras adultos porque não houve maneira dos convencer a sair :roll: Numa das tocas, já dentro do balde o Zebra adulto lá saiu... mas da outra toca nem pensar! Peguei nela abanei com força, mas nada!! Após limpeza do aqua e captura dos zebras bebés voltei a colocar os troncos e as tocas no aqua grande. Quando pego na segunda toca, o Zebra pai saiu...? uau vamos lá espreitar... Ovos! Espectáculo!!! Pensei eu. Mostro à minha mulher “João, isso não são ovos, estão a mexer! São mais bebés :!:”. São 5 avelins com um enorme saco vitelino, mas já se vê a cauda a dar a dar, já nadam um pouquinho e têm uma ventosa bem potente :) (pelo menos resistiram à minha violência ignorante para tentar expulsar o zebra adulto da sua toca... sempre a aprender).

       

      Já coloquei os 5 avelins desta 2ª ou 3ª postura na maternidade... vamos ver se corre bem :)

       

       

      Não apoquentem os vossos peixes, dêem-lhes férias e vão vocês de férias também ;)

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais