Plantado V4.0 [fim]


Marc

Recommended Posts

70 dias depois

 

evolucao09.jpg

O Aquário com 70 Dias - Andei a experimentar a nova máquina fotográfica que eu comprei. Estou deveras contente. Já pude devolver a máquina que esteve emprestada ca em casa, agradecendo ao Rodrigo -Obrigado.

 

Alguém deu-me Rotala macrandra "Narrow Leaf Green". Digo alguém, porque na confusão acabei por não me aperceber de quem veio mesmo, mas eu fico agradecido. Plantei os pés do lado esquerdo no fundo para crescerem o suficiente para as poder misturar no molho de Rotala "green" que está do lado direito.

 

Agradeço também a todos os comentários de incentivo que tenho ouvido. Folgo em saber que este tópico ajuda.

 

pormenor12.jpg

 

Devaneios Matinais

 

pormenor10.jpg

A Guerra das Borboletas

 

Fatigado do meu dia de trabalho passado descanso então num banco de madeira em frente ao aquário com um livro na mão e à luz do foco de 150W leio um pouco. Meu companheiro é apenas o gentil turbilhar da água que volta do filtro e a consciência do frenético mexer das Iriatherinas enquanto se exibem umas às outras.

 

Viro mais uma página enquanto o meu olhar cai sobre aquele pedacinho modesto da natureza que cresce no meu corredor. Fico a olhar mais um pouco. As plantas cresceram visivelmente. Uma Iriatherina tenta cativar uma fêmea batendo as barbatanas muito depressa. A fêmea fica interessada e aproxima-se. Nisto o macho entra mais na privacidade do matagal formado pelas plantas. Ela perde o interesse e volta atrás. Eu volto ao meu Livro.

 

Tranquilo e Sereno. Excepto…

 

Excepto o vibrar do motor do Filtro.

 

pormenor11.jpg

 

Sabemos que por vezes os Peixes não se reproduzem num aquário mesmo que hajam lá todas as condições para o sucesso. Culpamos a qualidade da luz, comida ou alguma outra coisa. Mas não compreendemos. Outros peixes já aceitaram as mesmas condições. Porque? Será que os meus peixes estão felizes?

 

Alguma vez encostaram o ouvido ao vidro do aquário?

 

No meu caso o filtro está dentro do móvel que suporta o aquário, assenta sobre uma placa de roofmate tal como o próprio aquário. Mas ainda assim, quando encosto o ouvido ao aquário, oiço claramente o vibrar do motor. A água amplifica som. Um zumbido constante e persistente banha os peixes. Mas será que eles notam?

 

Não sei de que forma peixes percebem som. Sei que um zumbido industrial não existe no seu habitat natural. E sei também que peixes têm ouvidos. Pelo menos alguns peixes usam alguma espécie de sonar para encontrar animais escondidos na areia. Ciclídeos têm uma linha lateral no corpo que é composta por buracos que servem para “sentir” vibrações ou correntes na água. Sabemos que alguns ciclídeos comunicam por estalos. Notei que os meus peixes se assustam quando uma porta bate.

 

Terá o som influência no comportamento e no bem-estar dos meus Peixes? Facto é que não sei. Mas estou a fazer o possível para isolar melhor o meu aquário a nível de Som.

 

“Escuta o teu Aquário”

 

pormenor09.jpg

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,Marc

Este passou a ser o meu tópico de eleição…se continuares assim podes escrever um livro sobre o assunto, tipo “Um pedaço do paraíso ao fundo do corredor”…Eu compro…gosto da tua escrita.

 

Como referiste, os peixes são muito sensíveis às vibrações, mas não é por esse motivo que ainda não tens Iriatherina ou Pseudomugil gertrudae pequenas…

As corydora pygmaeus adora ovos e tanto as Iriatherina’s como as Pseudomugil gertrudae põem poucos ovos de cada vez, (mas se estiverem em boas condições desovam praticamente todos os dias de manhã), e eles demoram muito tempo até eclodirem, como ainda não tens um tufo denso, que chegue até à superfície, de certeza que as corydoras limpam os ovos todos, quanto aos camarões, eu também não ponho as mãos no lume por eles…

Tem calma que um dia aparecem pequenitos por entre as plantas…

Caso queiras fazer reprodução “forçada” desses meninos diz que falamos sobre isso.

Um abraço, até breve

 

PS- Custa-me imenso estar a estragar este teu tópico com estas minhas intervenções mal estruturadas, mas o meu português não dá para mais… :twisted:

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O unico verde que tenho no meu aquario, é o verde das algas que me dão o colorido ao vidro.

 

Esse aquario ta fascinante :shock:

 

Volto a dizer...

Dass :twisted:

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, como é que eu não vi isto antes, não é justo eu passei 7 hora a montar o meu aqua no dia 30/6 e não vi este topico, podia ter feito um aqua bem mais bonito se antes tivesse visto aqui as tuas instruções, :arrow: muito obrigado pela tua disponibilidade, está fantastico :arrow: muito valioso o teu trabalho, mais uma vez obrigado :lol::P:arrow: krystal

"O passado é só prática!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Dia 90

 

Faz 3 meses que o aquário existe é está de saúde.

 

evolucao10.jpg

Dia 90

 

Antes de uma poda tirei uma foto. Removi a Nymphaea lotus do meio porque agora o tapete está finalmente a começar a ficar mais denso. Ele demorou um bocado a crescer porque passou um mau bocado por falta de Potássio. Mas isso é outro Post.

 

Vou de férias daqui há duas semanas e deixo o aquário parado por duas semanas. O que vai ser dele? Irei arranjar alguem a tempo para me alimentar os peixes? Todos parecem tirar férias na mesma altura.

 

Vamos ver...

 

Ainda não atinei com podas. A Rotala está uma desgraça. Acho que vou podar mais em baixo, mesmo antes de ir de férias.

 

Abraço, Marc06

 

Sobre Fertilização

 

nutrientes11.jpg

Plantas saudáveis = Aquário saudável

 

Não entendo muito de fertilização, mas chegou a altura em que ter um solo fértil no aquário não basta. Alguns fertilizantes consomem-se mais depressa e outros oxidam e deixam de ser úteis para as plantas. Assim, quando notei os primeiros sinais de deficiências no crescimento das plantas eu sabia que tinha chegado a altura de fertilizar.

Pesquisei um bocado e desenhei outro tanto. Para ser honesto eu não faço ideia se isto está tudo certo porque é um tema do qual não entendo muito. Eu estaria francamente mais à vontade ao falar sobre Geometria Descritiva. Por isso peço-vos que aceitem este texto apenas como incentivo para fazerem as vossas próprias pesquisas. Não se deve acreditar em nada que seja dito na Internet por um gajo que não tem formação específica no assunto e que o admite. Se, no entanto, alguém puder corrigir alguma coisa que esteja brutalmente errado, peço o favor que me diga.

 

Vou dividir o texto assim:

1) Que nutrientes? – Alguns conceitos básicos sobre o que são Nutrientes e Fertilizantes e em que proporções aparecem estes elementos em plantas aquáticas.

2) Equilíbrio de nutrientes num aquário saudável – Luz CO2 e nutrientes constituem um equilíbrio que quer ser perfeitamente balançado para termos um crescimento óptimo das plantas e se queremos evitar algas.

3) Os Macros ou Macro-nutrientes – Apresento os principais nutrientes para plantas aquáticas

4) Os Elementos-traço ou Micro-nutrientes – Outros nutrientes essenciais

5) Conclusão e Links – O agradecimento habitual por lerem tudo e uns links úteis para começar seriamente a compreender nutrição.

 

Que Nutrientes?

 

Tudo começou com um problema.

Indícios: as minhas plantas da família Hemianthus mostraram um crescimento reduzido: folhas novas nasceram muito pequenas e algas greenspot proliferaram pelas folhas mais velhas. As outras plantas não pareciam ainda afectadas, mas sabia que tinha de agir. Obviamente é importante olhar regularmente o aquário com atenção para notar com antecedência qualquer pequena tendência para alterações.

 

nutrientes10.jpg

Hemianthus “Cuba” em mau estado

 

Porque é que esta carência atacou primeiro algumas plantas e não todas ao mesmo tempo? A resposta é relativamente simples se nos lembrarmos que as plantas vieram originalmente de tipos de águas diferentes. O metabolismo e o método de absorção e processamento de nutrientes é adaptado à água em que cada tipo de planta evoluiu, logo, se juntarmos plantas de ecossistemas diferentes no nosso aquário temos de fazer os possíveis para satisfazer todas as necessidades das diversas plantas. Acho que isso não é tão difícil como parece.

 

Mas o que são fertilizantes?

Fertilizantes são simplesmente produtos que juntamos às plantas para lhes fornecer os nutrientes que elas necessitam. Existem combinações variadas de nutrientes em fertilizantes. Aconselho seriamente que não usem fertilizantes para plantas terrestres em plantas aquáticas. As necessidades de plantas terrestres são diferentes.

 

Então o que são nutrientes?

Plantas são seres vivos (por vezes é fácil esquecermo-nos disso). Mas como seres vivos, precisam de se alimentar para crescer e para se reproduzir. Uma planta aquática saudável consome uma série de elementos químicos, alguns em maior quantidade que outros - estes elementos são os nutrientes. Necessita também de energia para processar esses químicos, ou seja Luz.

 

Nutrientes

São 16 os elementos básicos que as plantas aquáticas necessitam para os seus processos vitais. Como já sugeri, a proporção em que as plantas precisam dos nutrientes depende do tipo de metabolismo de cada planta específica. Mas em traços gerais há alguns elementos que todas as plantas precisam em maiores concentrações. Estes são os macro-nutrientes.

 

Macro-Nutrientes:

Hidrogénio (H); Oxigénio (O); Carbono ©; Nitrogénio ou Azoto (N); Fósforo (P); Potássio (K); Cálcio (Ca); Magnésio (Mg); Enxofre (S) e Ferro (Fe).

 

Os restantes nutrientes são igualmente importantes para as plantas mas são absorvidos em quantidades tão pequenas que se podem encontrar mesmo na água da torneira ou nos detritos dos peixes. A estes Chamamos micro-nutrientes ou elementos-traço.

 

Micro-Nutrientes:

Cloro (Cl); Manganês (Mn); Zinco (Zn); Cobre (Cu); Boro (B) e Molibdénio (Mo). Há quem diga que algumas plantas utilizam também Sódio como decimo sétimo nutriente, mas não encontrei mais informação sobre isso.

 

nutrientes07.jpg

Proporção Aproximada entre Nutrientes – Esquerda: Todos os Nutrientes; Direita: Os Micro-nutrientes.

 

Para explicar melhor em que proporção as plantas necessitam dos diversos nutrientes fiz este gráfico baseado nos valores médios em que estas substâncias foram encontradas em plantas aquáticas. Não é exacto porque cada planta é um caso, mas dá para ter uma ideia geral sobre as proporções de que falamos. Do lado esquerdo encontramos todos os elementos que compõem uma planta aquática. Salta à vista que grande parte (90%) da planta é composta por Carbono, Hidrogénio e Oxigénio. Não separei estes elementos porque não encontrei as proporções certas. Em relação aos restantes macro-nutrientes o que achei foi isto:

N – 1-3%

P – 0,05-1%

K – 0,3-6%

Ca – 0,1-3,5%

Mg – 0,05-1,5%

S – 0,05-1,5%

Fe – 0,01-1,5%

 

(Achei esta informação num site que me pareceu bastante credível Aqui. Um site com informação complementar é Este)

No mesmo site há também referência aos micro-nutrientes em ppm (parte por milhão). Fiz umas contas e descobri que a soma de todos os micro-nutrientes equivale a aproximadamente 0,005892% do peso seco da planta.

 

No desenho juntei uma ampliação apenas dos micro-nutrientes (do lado direito) para poder ter uma noção da proporção entre as quantidades destes. Não vou entrar em muito mais números, mas o Cloro como micro-nutriente usado em maior quantidade representa aproximadamente 0,00505% do peso seco da planta enquanto o menos eminente dos elementos-traço, o Molibdénio, se encontra apenas em 0,000003% do peso seco da planta.

Olhando para o gráfico, acho que ficamos com uma noção das relações entre as quantidades dos diversos nutrientes que as nossas plantas usam no seu crescimento.

 

Antes de prosseguir quero salvaguardar-me de alguns erros que eu possa ter cometido por não ser perito no assunto.

1) Plantas absorvem outros elementos para além daqueles que eu menciono. Isso pode ser verificado neste site onde é apresentada a composição de diversas plantas aquáticas. Facilmente notamos que foram encontradas em plantas aquáticas traços de Chumbo, Sódio e Alumínio entre outros. Encontrei também, embora não me lembre onde, um estudo segundo o qual a poluição de um curso de água é medida através da absorção de certos elementos pelas plantas aquáticas. Visto que plantas absorvem outros elementos além daqueles que elas precisam como nutrientes, não garanto que as proporções que eu calculei não variem um pouco.

2) As medidas são dadas como peso seco. Julgo que esta percentagem seja relativa ao peso inicial da planta e não relativa aos restos carbonizados da mesma. Penso que se queime a planta para encontrar mais facilmente os elementos constituintes nas suas cinzas, mas não o posso garantir. Este facto pode introduzir um outro erro nos meus cálculos. Espero que tenham isto em consideração. E se alguém estiver capaz de me corrigir em algum destes aspectos espero que o faça.

 

Equilíbrio de Nutrientes num Aquário Saudável

 

 

nutrientes09.jpg

Hemianthus “Cuba”

 

 

Uma vez assente a ideia de que as plantas precisam de diversos nutrientes em quantidades distintas, e que estas necessidades variam de espécie para espécie e de família para família, torna-se claro que há uma proporção ideal entre os vários nutrientes no nosso aquário plantado que depende dos tipos de plantas que temos e da sua quantidade de massa vegetal.

Outro elemento que devemos ter em consideração aqui são as planta micrófitas, ou seja, as algas. Tratam-se na mesma de plantas, mas são indesejáveis na maior parte das vezes. Algas utilizam os mesmos nutrientes do que as plantas, mas em quantidades diferentes. As algas estão especializadas para usufruir de nichos deixados pelas plantas no nosso aquário. Certas algas aparecem quando há um excesso de Nitratos na água, outras, quando há demasiado Fósforo. Em princípio o tipo de algas que temos pode ser um indício para o que está mal com o nosso aquário. Mas não consigo achar nada sobre isto e agradeço a opinião de qualquer um que tenha experiência com vários tipos de algas. (Atenção: o aparecimento de um certo tipo de algas não depende apenas dos excessos de nutrientes disponíveis. Pode depender da disponibilidade de esporos no sistema, da temperatura ou mesmo do tipo de luz)

Para usufruirmos de um aquário saudável necessitamos de o conhecer intimamente ao ponto de poder responder às suas exactas necessidades. Desta forma idealizamos o crescimento das nossas plantas e não deixamos nicho para pragas.

 

Para ilustrar esta ideia preparei uma série de imagens. Nestas considero seis factores essenciais para o crescimento de plantas no aquário.

 

Primeiro a luz. É a fonte de energia e a sua importância é inquestionável. O Dióxido de Carbono como fonte de Carbono é uma consideração fundamental para o crescimento de plantas saudáveis. Depois distingo os três macro-nutrientes mais importantes em aquários plantados. Nitrogénio, Fósforo e Potássio, e por fim junto todos os outros fertilizantes num último grupo. Poderia ter especificado mais, mas não o achei necessário. Note-se que estas situações são exemplificativas do princípio e não situações exactas.

 

nutrientes01.jpg

A Situação Ideal

 

Idealmente é isto que procuramos. Um equilíbrio perfeito entre os diversos factores que promovem o crescimento saudável das nossas plantas. Apenas um aquariófilo muito experiente consegue tirar o máximo proveito do seu pequeno mundo submerso,

 

nutrientes02.jpg

Falta de Luz e CO2

 

Uma situação que frequentemente se nota em entusiastas iniciados é a falta de luz num aquário plantado. Quando notam pouco crescimento nas plantas culpam a falta de fertilização e passam a fertilizar.

 

nutrientes03.jpg

Excesso de Luz e CO2

 

Outra situação é o excesso de luz e injecção artificial de CO2, mas esta tendência não é acompanhada pela fertilização adequada: poucos peixes; substrato inerte. A luz é desperdiçada porque as plantas precisam de mais alguma coisa.

 

nutrientes04.jpg

Falta um Pequeno Pormenor

 

A falta de um nutriente qualquer pode impedir o crescimento saudável de todas as plantas. Não é muito frequente, mas já ouvi falar de aquários que sofrem de falta de fósforo. Mais adiante falarei um pouco de indícios de carências de diversos nutrientes.

 

nutrientes05.jpg

Falta de Potássio

 

Frequentemente o problema em aquários plantados com bastantes peixes é a falta de potássio. Nitratos, fósforo e alguns outros elementos são fornecidos em quantidades aceitáveis pelo alimento dos peixes. Outros elementos existem naturalmente na água da torneira. Aquilo que muitas vezes faz falta é o potássio. Esta foi a minha experiência e posso dizer que resultou. Agora que penso nisso acho que reconheço os sintomas no meu aquário anterior. Talvez o tivesse conseguido salvar apenas com potássio.

 

nutrientes06.jpg

Como Imagino um Caso Real

 

Imagino que o meu aquário estivesse algo como uma confusão assim na altura em que dei pela falta de nutrientes. Comecei então a dosear Potássio. 1ml de dois em dois dias durante uma semana depois aumentando quando não notei diferença. Estou agora nos 5ml de 3 em 3 dias, mas acho que é demasiado. Noto que estão a aparecer algas filamentosas pretas. Espero conseguir controlá-las apenas reduzindo a dose de Potássio. O crescimento das plantas está melhor, mas não perfeito. O aquário ainda está um pouco desequilibrado, não porque não tenha consciência do problema, mas por eu não saber ler os sinais. Não basta conhecer os sinais de carência de nutrientes em plantas aquáticas, é preciso saber reconhecer o excesso e é preciso conhecer as algas e as cianobactérias. (Menciono estas porque é disto que sofro neste momento.) (Não eu, o meu aquário)

 

A falta de alguns fertilizantes torna-se evidente não por um cessar abrupto do crescimento, como pode ser entendido pelos gráficos, mas sim por um crescimento deficiente das plantas. Vou agora falar um pouco de cada um dos nutrientes.

 

Os Macros ou Macro-nutrientes.

 

Se olharmos para a lista de macro-nutrientes, facilmente reconhecemos alguns deles. O Hidrogénio, o Oxigénio e o Carbono são os blocos básicos principais sobre os quais se baseia a vida e no aquário não temos dificuldade em encontrar estes nutrientes. A água (H2O) é composta por Hidrogénio e Oxigénio e o Carbono é naturalmente dissolvido na água vindo ou da atmosfera ou da respiração dos seres vivos no aquário. É claro que devido ao metabolismo artificialmente acelerado com muita luz e devido à grande quantidade de plantas num aquário plantado, o Carbono é rapidamente gasto durante a fotossíntese e temos necessidade em juntar Carbono na forma de Dióxido de Carbono (CO2). Já tive ocasião de falar deste processo mais cedo.

 

Macros NPK: Nitrogénio, Fósforo e Potássio são os macro-nutrientes mais discutidos na aquariofilia porque são muito importantes para as plantas, são necessários em quantidades bastante grandes e podem não existir em quantidades suficientes no aquário. Quando se fala em fertilização com macros, geralmente estamos a falar destes. Fertilizantes comerciais costumam dizer NPK no rótulo e indicam a relação proporcional entre estes nutrientes.

Seguem os macros:

 

Nitrogénio ou Azoto (N)

Nitrogénio é utilizado pelas plantas sob a forma de NO3 ou NH4+.

O Azoto é encontrado em todas as três grandes classes de proteínas: as proteínas que ocorrem naturalmente (albumina, globulina, albuminóides, protaminas etc.), as proteínas conjugadas, ou seja, combinações de proteínas com outras substâncias (nucleoproteínas, glicoproteínas, fosfoproteínas, cromoproteínas ou lipoproteínas); e ainda as proteínas derivadas, formadas a partir da hidrólise de uma molécula proteica (metaproteínas, peptona, proteínas coaguladas etc.). Algumas enzimas também contêm azoto.

"Fixação do nitrogénio" é o nome dado a qualquer processo em que o azoto livre se combina com outros elementos, dando origem a compostos de azoto. Esta "fixação" pode ser feita quimicamente ou através de certas bactérias, como por exemplo Azotobacter chroococcum e Clostridium pasteurianum. Na natureza surgem processos de "fixação do azoto", por acção cooperativa entre bactérias e certas plantas. Nas plantas aquáticas o Azoto é absorvido quimicamente através dos tecidos preferencialmente sob a forma de Amónio, mas plantas também conseguem utilizar Nitritos ou Nitratos. A eficácia e preferência na absorção destas substâncias depende do género de planta.

Plantas com folhas de um verde muito escuro indicam a abundância de azoto. O excesso deste elemento no sistema é prejudicial para alguma fauna, mas não para as plantas. É certo, porém, que excessos de Nitratos causem um boom de algas. Num aquário com muita fauna é pouco provável que haja falta deste nutriente.

Sinais de Deficiência:

A planta inteira fica amarelada. Em geral as folhas velhas ficam mais amarelas do que as novas. Folhas mais antigas não chegam a morrer a não ser que a deficiência seja extrema, o que é muito raro em aquários. A planta pode também ficar avermelhada caso haja muito pigmento vermelho (anthocyanin).

 

Fósforo (P)

Fósforo é absorvido como H2PO4.

O fósforo é um elemento de vital importância no crescimento e saúde de plantas. Como trifosfato de adenosina (ATP), ou outros fosfatos orgânicos, o elemento tem um papel indispensável em processos bioquímicos. Todos os mecanismos biológicos que utilizam fósforo, utilizam-no na forma de ortofosfato ou, alternativamente, como polifosfato, que, por hidrólise, se transforma em ortofosfato. Exemplos destes processos são a fotossíntese, a fermentação, o metabolismo, etc. Em águas muito ácidas pode tornar-se mais difícil a fixação do fósforo pois este torna-se insolúvel. O excesso deste nutriente pode causar dificuldade na fixação de ferro e zinco por parte da planta.

Sinais de Deficiência:

As plantas param de crescer. Continuam verdes ou ficam de um verde mais escuro. Algumas plantas podem ficar roxas por acumulação de pigmento vermelho (antocianina) que protege as plantas da luz UV. As plantas que não produzem antocianina permanecem pequenas e verdes. As folhas caem prematuramente e folhas novas nascem atrofiadas.

 

Potássio (K)

O Potássio é usado por plantas como K+.

Sendo um constituinte indispensável ao correcto desenvolvimento das plantas, o potássio encontra-se em quase todo o tipo de solos, sob diversas formas e com diferentes graus de solubilidade. O ião potássio é absorvido pelo solo através dos compostos do húmus, ou por intermédio de argilas ou zeolites naturais. É por isso que plantas estão melhor adaptadas para absorver potássio pelas raízes. É um transportador de iões e um catalizador de reacções químicas. Se houver um excesso muito grande de potássio na água, as plantas têm dificuldade em absorver magnésio e cálcio.

 

nutrientes08.jpg

Carência de Potássio

 

Sinais de Deficiência:

Nas folhas mais antigas aparecem pequenos pontos de tecido morto. As folhas permanecem verdes ou podem ficar amarelas. Neste caso não continuam verdes ao longo do veio central (como é o caso da deficiência de Magnésio). Os pontos afectados pela necrose crescem até a folha toda estar morta. Novas folhas nascem reduzidas em tamanho e com um aspecto queimado.

 

Cálcio (Ca)

Plantas absorvem Ca+.

O cálcio é um elemento essencial nos organismos vivos. Nas plantas tem um importante papel no metabolismo do azoto e na formação dos cloroplastos, presentes em todas as plantas fotossintéticas. Regra geral existe Cálcio suficiente na água da torneira; não é por isso necessário fertilizar com este elemento. No entanto é possível que se notem sinais de falta deste nutriente em águas tratadas por osmose ou quando a água da torneira é muito mole. Excesso de cálcio pode causar má assimilação de magnésio e potássio.

Sinais de Deficiência:

Ligeira: as folhas novas são mais pequenas e parecem torcidas. O tecido da folha é diminuído, persistindo o veio central. As folhas são côncavas em vez de serem planas.

Moderada: as folhas são muito menores e de repente ficam dobradas ou torcidas. Novas folhas apresentam bordas ou riscos brancas ou amareladas. As raízes ficam curtas e torcidas e as pontas podem apodrecer. Nas valisnérias por exemplo as folhas crescem muito torcidas como se ao crescer tivessem encontrado obstáculos.

Grave: folhas novas nascem quase completamente brancas e são pequenos cotos torcidos. Os ápices de crescimento do caule e das raízes morrem.

 

Magnésio (Mg)

As plantas aquáticas absorvem o Magnésio como Mg2+.

O magnésio é um elemento essencial para a vida animal e vegetal. A actividade fotossintética da maior parte das plantas é baseada na absorção da energia da luz solar, para transformar água e dióxido de carbono em hidratos de carbono e oxigénio. Esta reacção só é possível devido à presença de clorofila, cujos pigmentos contêm um composto rico em magnésio. Este elemento existe na normal água da torneira, mas é possível que seja necessário suplementá-lo em algumas zonas do país com água mole. Tal como o cálcio, o magnésio é absorvido pelas raízes das plantas com mais eficácia.

Sinais de Deficiência:

Em dicotiledóneas: As folhas amarelecem das bordas para dentro. O veio central permanece verde enquanto as margens das folhas ficam amareladas ou esbranquiçadas e morrem.

Em monocotiledóneas: Não há certeza, mas devem aparecer manchas amarelas ou brancas nas folhas. (Tipo valisneria)

 

Enxofre (S)

As plantas fabricam os seus próprios aminoácidos contendo enxofre (cistina e metionina) por redução de sulfatos dissolvidos.

Sinais de Deficiência:

Semelhante à deficiência de nitrogénio. Afecta folhas novas, que ficam amarelas.

 

Ferro (Fe)

O Ferro é utilizado por plantas como Fe2+ ou Fe3+.

Está presente em algumas enzimas que catalisam mecanismos de oxidação celular. Apesar de existirem traços de Ferro na água da torneira, muitas vezes estes são insuficientes. O Ferro oxida muito depressa e deixa de ser absorvível pelas plantas. Caso se note amarelecimento geral nas plantas é muito provável que a causa seja falta de ferro.

Sinais de Deficiência:

Novas folhas nascem com pouca clorofila. As folhas e o caule ficam aproximadamente da mesma cor. Os veios das folhas permanecem esverdeados enquanto a folha empalidece. Os ápices de crescimento em Ceratophillum ficam rosados e depois brancos. Egeria densa torna-se de um verde-amarelado depois amarela com folhas pequenas e muito juntas ao caule. Em plantas monocotiledóneas (sword plants) as folhas novas são mais pequenas ao longo das quais aparecem manchas ou estrias de tecido mais pálido do que o resto da folha (no caso de deficiência ligeira). No caso de deficiência grave a clorofila falta totalmente a novas folhas morrem depressa. A falta de ferro nota-se primeiro em plantas de crescimento rápido.

 

<span style='font-size:23pt;line-height:100%'>Os Elementos-Traço ou Micro-nutrientes.</span>

 

Como o nome indica estes elementos existem apenas em quantias mínimas num sistema saudável. Alguns destes elementos podem tornar-se venenosos ou tóxicos em quantidades maiores. Eles são, no entanto, essenciais. Como já mencionei anteriormente, plantas podem absorver outros elementos aqui não mencionados, e existem plantas específicas que absorvem elementos diferentes para um fim especial como por exemplo a produção de algum veneno ou cheiro. Regra geral os elementos-traço são considerados estes:

 

<span style='font-size:21pt;line-height:100%'>Cloro (Cl) </span>

O Cloro é absorvido pelas plantas como Cl-

A quantidade de Cloro na água de torneira varia entre 5 e 25mg/l nos Estados Unidos. Em Portugal presumo que seja uma concentração semelhante. O Cloro é usado principalmente na purificação e potabilização da nossa água da torneira em forma de ácido hipocloroso. Cloro foi também usado como arma química na primeira guerra mundial por ser tóxico como gás e grandes concentrações no aquário pode seriamente prejudicar a saúde da fauna. Não encontrei nenhum relato sobre efeitos prejudiciais que o excesso de cloro pode ter em plantas. Visto o cloro existir na torneira não vejo necessidade em dosear cloro a não ser que se use água de osmose no aquário. Neste caso é possível obter as quantidades necessárias a partir de simples Cloreto de Sódio (sal). As plantas utilizam Cloro para a osmose e o equilíbrio iónico.

Sinais de Deficiência

Não encontrei referências à falta de Cloro

 

<span style='font-size:21pt;line-height:100%'>Manganês (Mn)</span>

Este elemento é absorvido como Mn2+

É um elemento essencial à vida animal e vegetal, que entra na constituição de certas enzimas, e provavelmente condiciona a utilização de certas vitaminas (B1). Por estas razões é frequentemente adicionado a fertilizantes e a preparados vitamínicos farmacêuticos (glicerofosfato e hipofosfito manganosos).

Sinais de Deficiência:

Tecido morto amarelado entre as nervuras das folhas. Afecta folhas novas pois é um elemento “imóvel” (Segundo David Whittacker – culturas hidropónicas)

 

<span style='font-size:21pt;line-height:100%'>Zinco (Zn) </span>

O Zinco é absorvido como Zn2+ pelas plantas.

É usado como suplemento nutritivo para promover o crescimento das plantas pois é um activador de enzimas.

Sinais de Deficiência:

Áreas amarelas entre as folhas, começando na ponta da folha e nas arestas.

 

<span style='font-size:21pt;line-height:100%'>Cobre (Cu) </span>

Cu2+ é a forma como o Cobre é absorvido por plantas aquáticas.

A actividade do cobre no metabolismo vegetal manifesta-se de duas formas: na síntese da clorofila e na actividade de alguns enzimas. Embora não exista na clorofila, o cobre é indispensável à sua produção. A sua falta provoca deficiências fotossintéticas e incapacidade de produção de sementes. O cobre é também constituinte de muitas enzimas responsáveis pela catálise de reacções de oxidação-redução.

Sinais de Deficiência

Necrose nas pontas das folhas e arestas apodrecidas.

 

<span style='font-size:21pt;line-height:100%'>Boro (B) </span>

O Boro é utilizado por plantas como BO3- ou B4O72-.

Parecem ser indispensáveis pequenas quantidades de boro para o crescimento das plantas, mas em grandes quantidades é tóxico. Boro ajuda as plantas na utilização de cálcio. É também usado na síntese de ácidos nucleicos e na integridade de membranas.

Sinais de Deficiência:

Novos rebentos são atrofiados e torcidos. Os ápices de crescimento em folhas e raízes morrem. Os sinais são semelhantes a deficiência de cálcio. Numa deficiência ligeira as raízes de Cryptocorynes são curtas e torcidas e as folhas são côncavas.

 

<span style='font-size:21pt;line-height:100%'>Molibdénio (Mo)</span>

O Molibdénio é absorvido sob forma de MoO42-.

Diversos estudos sobre a toxicidade aguda do molibdénio revelaram que este elemento pode ser considerado biologicamente inofensivo. É utilizado no metabolismo de Nitrogénio.

Sinais de Deficiência:

Primeiro aparecem manchas amarelas entre as nervuras das folhas e em seguida surgem áreas castanhas ao longo das arestas das folhas. A floração é inibida.

 

Concluo assim o meu vago passeio pelos elementos que constituem a nutrição das plantas aquáticas. Espero ter explicado a importância daqueles frascos de líquidos dos quais dispensamos cuidadosamente 1 ou 2 ml diariamente com uma paciência religiosa correndo o risco sério de parecer cromo.

 

Conclusão e Links:

 

neocaridina02.jpg

Neocaridina denticulata adulta

 

Não posso deixar de agradecer a todas as pessoas em cujo trabalho me baseei. E espero que este resumo sobre nutrição seja uma pequena ajuda para muita gente. Não serve para aprender, mas acho que este texto alerta o pessoal a algumas questões importantes e que seja um bom ponto de partida para fazerem as vossas próprias investigações. Já agora acho que prometi que iria agradecer ao pessoal que teve a paciência de ler tudo até aqui: obrigado, é para vocês que me dou ao trabalho.

 

Não é fácil encontrar boas fotografias sobre carências em plantas aquáticas. Se alguém estiver disposto ajudar com uma ou outra foto que mostre carências de nutrientes, agradeço que ma enviem para parapouparpapel@netcabo.pt. E como sempre: Eu aceito subsídios.

 

Seguem umas boas referências para quem quer saber mais:

 

http://www.chemicalland21.com/industrialch...organic/NPK.htm

Jacobsen, Niels. AQUARIUM PLANTS (1979). Blandford Press Ltd.

Paul Krombholz, in soggy central Mississippi www.thekrib.com

http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/index-pt.html

http://pt.wikipedia.org/

http://www.wetwebmedia.com/plantedtkssubwe...nutritients.htm

http://www.wetwebmedia.com/plantedtkssubwe...icrnutrplts.htm

http://fins.actwin.com/aquatic-plants/mont...7/msg00064.html

http://www.cerc.usgs.gov/pubs/center/pdfDocs/91237.pdf

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36035 por André Silvestre

http://www.aqualis.blogspot.com/ por Francisco Mendes

http://www.fao.org/DOCREP/003/X6862E/X6862E04.htm

http://nospam.aslo.org/lo/toc/vol_37/issue_4/0882.pdf

http://home.infinet.net/teban/substrat.htm

http://www.agmin.com.au/deficiencies.htm

"Ecology of the Planted Aquarium" por Diana L. Walstad (Echinodorus Publishing (Jun 2003) )

  • Votar + 1

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Marc

Continuas a me surpreender…já te disse o que penso que deves fazer com esta compilação de dados…Pela parte que me toca, e visto que não te decides, vou imprimir este Tópico encadernar e vai ficar na minha mesa-de-cabeceira com o titulo A Bíblia do Plantado, By Marc.

Um abraço. Fico à espera do próximo capitulo…

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marc...

 

Mais uma vez deslumbraste :lol:

 

Está muito bom, mesmo sem as fotografias. Só de apontar, que tens algumas incorrecções em termos de nomenclatura. Há algumas palavras que estão mal escritas. Acredito que seja devido à tradução directa de muitos palavrões químicos do inglês para português.

Prometo-te que quando estiver de férias trato disso... agora não tenho muito tempo para rever tudo :roll:

 

Mais uma vez, parabéns.

Abraços.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marc,

 

Já sabes o que penso acerca do teu trabalho.... e podes babar sim, ehehhe.... andava muito curiosa acerca, do "pra quando" o trabalho sobre fertilização... ora cá está ... neste momento não tenho oportunidade de ler, mas vai ser breve, breve .... mas olha, aqui fica a minha oferta para te alimentar os peixes, mas em rolement com alguém... só não posso prometer horas... porque duas semanas ainda é dose!

 

o meu Bem Hajas por mais esta contribuição,

bjs

Lili

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marc.

 

Mais uma vez, parabéns pela paciência e gosto com que tens construído este tópico. Estou a ver que sempre adoptaste a minha sugestão do potássio. Não há que ter medo de experimentar e jogar com as fertilizações. Só assim é que descobrimos o que melhor se adapta ao nosso aquário. O problema dos substractos férteis é que o pessoal pensa que aquilo já traz tudo e não precisa de adicionar mais nada. É só ver as plantas crescer... Errado! Embora os substractos ADA sejam o melhor que há no mercado, o potássio, como referiste e bem, é um nutriente que muitas vezes tem de ser adicionado separadamente, mesmo nestes substractos, de modo a que as plantas consigam assimilar o resto dos nutrientes. Isto é mais válido para aquários com muita luz e altas taxas de crescimento.

 

Há uma relação estreita entre o azoto, o fósforo e o potássio. É o que se costuma chamar, uma pescadinha de rabo na boca. O azoto necessita de potássio para ser assimilado, o potássio necessita de fósforo para ser assimilado e o fósforo necessita de azoto para ser assimilado. Esta relação é feita com diferentes proporções entre os nutrientes. Não precisa de ser exacta, precisa de ser quanto baste para haver boa assimilação por parte das plantas.

 

Dizes que o ferro é um macronutriente. Não concordo e passo a explicar. O ferro é um nutriente usado pela planta na produção de clorofila sim mas em pequenas quantidades. Isto porque o nutriente principal presente na clorofila é o magnésio e é este o motor de produção do pigmento verde ( o magnésio é o átomo central da molécula de clorofila). É o magnésio que usa pequenas quantidades de ferro na produção de clorofila. O problema da fertilização de ferro no aquário é que, ou este está associado a um quelato que não são mais que aminoácidos ou proteínas que facilitam a assimilação do ferro por parte da planta, mantendo o ião ferro sob a forma de Fe2+ ou então, quando deitado no aquário, rapidamente passa para a forma de Fe3+ na presença de O2 ( é oxidado) e esta última forma não é solúvel em água e, consequentemente, não é assimilada pelas plantas. Esse Fe3+ teria de ser reduzido a Fe2+ pelo substracto e isso levaria muito tempo. É por isso que já não se usam pregos enferrujados no substracto. :roll: Hoje em dia os fertilizantes das principais marcas já vêm quelatados, bem como outros micronutrientes. Então porque é que muitas vezes, apesar de fertilizarmos com boas quantidades desse ferro quelatado, as plantas não reagem?

 

Por várias razões: ora porque pode não haver uma concentração aceitável de magnésio na água e consequentemente, o ferro não é assimilado; ora porque há quelatos e quelatos - há quelatos que se associam mais intimamente com o ião ferro como os aminoácidos quelatados simples e há quelatos que têm uma associação mais fraca com o ião ferro, como é o caso do proteinato; ora porque pode haver precipitação do ião ferro a pH alcalino e isto é muito importante, caso o quelato não seja um gluconato mas sim um EDTA ou outro; ora porque, e relacionando o ferro com os quelatos e com o pH, pode precipitar com o fósforo.

 

Daí que muita gente pense que as plantas necessitam de grandes concentrações de ferro ao ponto de considerarem o ferro um macronutriente. Na verdade não é assim. O que acontece é que há algumas varientes que condicionam todo o ferro que colocamos no aquário e isso induz-nos em erro. O truque é mesmo observação das plantas e fertilizar conforme o seu estado ( nada de novo, penso eu).

 

Era só este reparo que queria fazer. De resto, está excelente! Completaste o meu artigo sobre nutrientes, coisa que ainda não tinha tido paciência nem tempo para fazer.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marc, eu só tenho uma pergunta:

- Já acabaste tudo, ou ainda vais acrescentar mais alguma coisa? É que eu queria imprimir isto tudo, mas tu não páras de acrescentar coisas!!!!! :roll::lol:

 

De facto, está muito bom, até complementa bastante o artigo da Fertilização e Nutrientes do André Silvestre. Ando eu aqui à espera da Parte 2 do artigo dele e o homem nada!!!!. :lol: :lol:

 

Uma sugestão:

Envia isto tudo para os próximos números da Aquazine, até se pode repartir este tópico por vários números da revista, com separação de assuntos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Marc

Eu ainda tirei o teu tópico para formato Word, mas desisti de o imprimir…tens a certeza que não queres fazer um livro sobre o assunto? É que só aqui, e tirando tudo que não seja os teus artigos, deu 111 páginas A4…Acho que não me enganei quando lhe chamei “Bíblia do aquário plantado”…Vou ficar à espera que te decidas…e aproveita a ajuda que te ofereceram, para limpar as arestas a este artigo…pensa nisso, nos prós e nos contras, mas se fores para a frente com isto…eu compro! É que só neste material aqui em formato A5 já dá mais de 200páginas, não precisas editar em papel, em formato

E’book serve perfeitamente e sempre o podes distribuir aqui…

Um abraço e força com isto

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabens magnifico.

por acaso já pensas-te em fazer um livro??

garanto te que ficava 5 estrelas.

 

mais uma vez, parabens

abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marc,

 

Ainda há dúvidas ?? vamos conversar, soluções hão-de ser encontradas e vais ser compensado por isso... eu também compro!! Não posso escrever em maiúsculas senão ainda dizem que tou a gritar, :lol: Mas tou tipo a abrir-te os olhos :shock: para que oiças melhor... :lol: se todos contribuirmos e ajudarmos... Bora lá, rapaz... amadurece a sugestão nas férias, debaixo de uma árvore, à sombrinha... ou não...

fico à espera,

 

bjs,

Lili

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens Marc és uma pessoa com grandes valores, Obrigado bowdownbowdownbowdownbowdownbigsmile abrações krystal

 

Marc, eu estou aqui com uma duvida em relação ao cloro, visto que as plantas percisam do cloro, então eu estou a fazer asneira em por nas mudas de agua anti-cloro ? :oops: é que eu gasto uns valentes € em anti-cloro, faço mudas de agua todas as semanas, num aquario 100L e no outro 80L de agua. Krystal :?

"O passado é só prática!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

100 Dias

 

pormenor13.jpg

Meu Aquário Chegou aos 100 Dias de Existência

 

Algumas respostas:

 

Aquaben e Lírio, André Rodrigues, pedrojoel e Krushandkill Pois é. Não sei o que vos dizer. Querem imprimir este tópico e querem um livro e já estão a pintar o quadro todo. Pois ainda não acabei este tópico porque o aquário ainda existe. Este tópico vai acompanhar a evolução do aquário e já que eu cheguei ao dia 100 acho que posso chegar ao dia 200. Também ainda tenho muita coisa por dizer. Vou guardando em word o que escrevo, mas não tenho tempo para rever. Partes deste tópico encontraram o seu caminho para blogs e outros tópicos. Estou a conseguir o que quis: ajudar quem quer a saber mais sobre aquários plantados. E fico satisfeito com isso. Não procuro compensações, mas aceito subsídios. Se querem podem pedir o NIB por mp. Mas se querem um livro, ando a trabalhar em alguns e posso avisar quando estiverem à venda. Obrigado pelo vosso entusiasmo contagiante.

 

ivanpantz Parabéns pelo “Moderador”. Sempre foste um gajo moderado e isso fez-te uma escolha óbvia. Fico a espera das tuas correcções. Por vezes vi-me aflito com as traduções. A maioria da informação nesta área está em inglês. Abraço.

 

Andre Silvestre Grande André. Pois é, lá tive pachorra de falar de fertilização. Quanto ao Ferro, agradeço a tua explicação. Hei-de ver o que posso fazer com a nova informação que me deste. Muitos sites consideram Ferro um macro-nutriente. Foste o primeiro a chamá-lo micro-nutriente e pela tua explicação até faz sentido. Mas quando tiver algum tempo hei-de verificar tudo. Fico muito grato pela tua resposta objectiva e agradeço também em nome dos leitores deste tópico.

 

Krystal Cloro a mais prejudica a fauna, por isso é sempre aconselhável usar um anti-cloro. (Embora haja quem não use sem consequências) Eu tento tornar a água o mais confortável para os peixes. De resto já te respondi por mp. “Sou uma pessoa de grandes valores” apenas no sentido de já ter gasto um balúrdio em dinheiro com este aquário.

 

evolucao11.jpg

Antes da Poda

 

Algo que o Aquaben disse fez com que eu deixasse crescer as plantas. Era para estimular as Iriatherinas a pôr ovos. E acho que resultou mas também acredito que ele tinha razão quando sugeriu que as Corydoras fossem comer os ovos. Mas noto que as Corys estão mais vivaças e já dei por cortejo entre elas.

 

evolucao12.jpg

Depois da Poda

 

Mas vou 15dias de férias e vou por isso deixar o aquário em modo de manutenção fácil. Podei portanto a Rotala pela linha mais baixa (Sim, ela continua lá e está viva).

 

Tenho estado a fazer TPA’s (Trocas Parciais de Água) de 10 em 10 dias e acredito que até aguenta os 15 dias na boa. Com a adição de Potássio o aquário tem sido muito limpo e o crescimento das plantas saudável.

 

pormenor14.jpg

Meu Aquário com 100 Dias

 

Tenho, no entanto uma triste notícia. Morreu hoje uma Iriatherina. Já a topei há uns 3 dias e sabia que acabaria por morrer. Ela não comia e ficou pálida e magra. Subjugada pelas outras mais fortes acabou por morrer pouco depois do stress da poda. Os peixes visivelmente gostaram mais do aquário como era antes da poda e eu tentei explicar-lhes que tinha de ser, mas eles fingiram que não entendiam inglês. A mim não me enganam que eu sei que são da Austrália e têm que falar inglês. A não ser que tivessem vindo do lado da Papua, aí não sei o que falariam. Se calhar é isso.

 

 

pormenor15.jpg

Em Memória da Iriatherina

 

Ela chamava-se Vanessa e gostava de cantar. Prova disso eram pequenas bolhinhas que lhe saíam da boca e que ao rebentar na superfície largavam ténues notas de uma melodia doce e melancólica. Cantava da saudade que tinha do marido que ficou a trabalhar num rio perto de Merauke a enrolar charutos de algas halucinogénicas para vender aos Bettas. Deixei-a no aquário. Ela agoa faz parte do consciente colectivo que é o meu aquário. (Ao pó voltarás)

 

Já estou a abardinar. Meu avião parte dentro de 5 horas e vou estar fora uns 15 dias por isso não contem comigo. Abraço, Marc Parchow Figueiredo.

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não sou o Marc, mas acho que posso responder:

 

Marc, eu estou aqui com uma duvida em relação ao cloro, visto que as plantas percisam do cloro, então eu estou a fazer asneira em por nas mudas de agua anti-cloro ? Embarassed é que eu gasto uns valentes € em anti-cloro, faço mudas de agua todas as semanas, num aquario 100L e no outro 80L de agua. Krystal

O Anti-Cloro retira "cloro activo"... ou seja, aquele que está na forma de Cl+... seja da parte de Hipocloritos (Lixívias) ou Cloro Gasoso (Cl2) que são oxidantes utilizados para matar bichezas na água...

 

O Cloro que as plantas, e os animais necessitam é absorvido sobre a forma de Cloretos (Cl-). Ao adicionares um anti-cloro à água, não vais retirar estes... e mesmo assim, a água da torneira tem bastantes cloretos.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Obrigado Marc.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em Memória da Iriatherina

 

Ela chamava-se Vanessa e gostava de cantar. Prova disso eram pequenas bolhinhas que lhe saíam da boca e que ao rebentar na superfície largavam ténues notas de uma melodia doce e melancólica. Cantava da saudade que tinha do marido que ficou a trabalhar num rio perto de Merauke a enrolar charutos de algas halucinogénicas para vender aos Bettas. Deixei-a no aquário. Ela agora faz parte do consciente colectivo que é o meu aquário. (Ao pó voltarás)

 

 

Grande Marc,

Grata pela emoção, pela gargalhada....

Boas férias, vou esperar sentada... e aguardar por mais umas migalhas.... que depenico e saboreio devagar... :oops:

 

beijos, até uma próxima,

Lili

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Vanessa vai deixar saudades :lol: lol

 

Força no tópico Marc, nem fazes ideia no quanto isto é-nos parecido com uma bíblia :lol:

 

muito parabéns pelo MAGNÍFICO trabalho!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo que o Aquaben disse fez com que eu deixasse crescer as plantas. Era para estimular as Iriatherinas a pôr ovos. E acho que resultou...

 

O que é que fizeste com as plantas que podaste?

Pergunto isto porque já ouvi relatos ( e penso que foi o que se passou comigo também) sobre plantas deixadas em baldes ou aquarios sem peixes e os ovos vingam pois não são comidos.

Eu este ano tirei um Tanichthys albonubes e uma colisa, e penso que foi através de ovos que ficaram em plantas.

 

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pormenor16.jpg

 

Voltei das Férias

 

Pela Europa levaram-me os fieis rugires do motor do carro do Zé. Parávamos aqui e além em espírito de vadiagem.

Meu aquário vegetava sereno no seu nicho no meu corredor enquanto lentamente a Vanessa se decompunha para voltar àquilo que ela já foi. Uma outra Iriatherina se juntou a ela cansada e, pouco antes de se escutar o meu firme passo no solar da minha porta, ainda outra morreu. Imagino que elas entregaram os seus frágeis corpos ao calor que se têm feito sentir por este país fora.

 

evolucao13.jpg

Voltei Para Este Aquário

 

Duas semanas passaram as suas mãos ásperas pelo viver deste aquário sem deixar mazela maior do que as já mencionadas vítimas do calor.

 

evolucao14.jpg

A Areia Porca é testemunha da falta de limpeza profunda durante a minha ausência, mas comida não faltou nunca e uma troca de água também foi peritamente efectuada.

 

Dormi cansado sobre sonhos suaves aconchegado mais uma vez pelo doce titilar da água do meu tanque. No dia seguinte, enquanto o aquário faria 119 dias de existência dei-lhe a limpeza merecida e esperada.

 

evolucao15.jpg

Juntei-lhe Mesmo Alguma Areia Nova

 

O sentimento tranquilo que me toma quando me recosto junto do aquário faz-me imaginar que talvez tenha sido a falta desse mesmo recostar que hoje me amplia a tranquilidade para níveis inesperados. Estou satisfeito com o meu pequeno aquário.

 

evolucao16.jpg

Ficou Agradável

 

Há naturalmente preocupações, pois sem elas a satisfação pelo meu pequeno ecossistema pareceria insonsa. Algas filamentosas pretas aumentaram em número na minha ausência. Deve ser um desequilíbrio na fertilização, mas ainda não descobri o que é. A morte das Iriatherinas causa-me mágoa. Durante tento tempo não perdi um único peixe e agora em 20 Dias tenho de perder 3? E se não for do calor? Já desliguei qualquer fonte de calor no aquário. Só posso continuar a observar. Imagino que nos dias mais quentes a temperatura possa ter chegado aos 30 graus, mas não estive cá para ver. Agora tenho 27 graus na pior altura do dia.

As cianobactérias que me têm chateado diminuíram em ameaça e em quantidade. Facilmente tirei-as do aquário com uma pinça. Aumentou exponencialmente o número de lapas. Tornaram-se incómodas.

 

pormenor17.jpg

Frondosas Plantas

 

hotrodder, as plantas que tirei na poda eu dei a um amigo. Não sei o que é delas, mas ele tem um aquário recheado de peixões agressivos e se nascer algo vai prontamente alimentar um escalar, um ram ou um bótia.

 

Luís Fortunato, Estou a ver que o novo cargo te obrigou a rescindir da tua alcunha. É o preço do sucesso, tenho pena. Ao menos ainda tens o teu avatar pelo qual te reconheço. Obrigado pela explicação do Cloro. Eu próprio não sabia tanto.

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Estive a ler este tópico de fio-a-pavio e acho que foram os 30 minutos mais recompensadores que poderia ter tido em termos de Aquariofilia.

 

Estou agora a começar neste hobby, ou a pre-começar visto que o meu Aqua ainda nao chegou, e ao ler topicos como este aqui no forum vou aprendendo muita coisa que me será útil no futuro.

 

Agora é só tentar ir aos poucos pois o orçamento nao permite grandes devaneios iniciais...

 

Obrigado e cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais