Plantas e 10.000k


Esgalha

Recommended Posts

é possivel ter plantas bonitas e saudaveis com uma HQI de 10.000 k?

 

para 70w no maixmo arranjo 5.200k ( as plantas gostavam ), mas a luz é ainda um bocado amarela demais, como n ha de 6500k queria saber se elas se davam bem com 10.000 tambem.

 

tenho o aquarioplantado, faço injeçao de co2 etc etc.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Montei duas HQI 150W 10000K no meu plantado à cerca de 2 semanas, pois como tu também não gosto das 5200K. Antes tinha uma mistura de fluorescentes de 10000K(2), 6500K(3) e uma 7200K. 2 semanas é um espaço de tempo bastante curto para fazer uma avaliação correcta, mas a coisa parece estar a funcionar e muito bem. À coisa de 3 dias acrescentei também 3 fluorescente de 18W (4000K, 6500K em 7200), pois as HQI sozinhas são um “nadita” azuladas, (pelo que li, o azul pode variar de marca para marca, as minhas sendo da mesma marca, neste momento uma delas dá luz branca, a outra está ligeiramente azulada) e fazem com que os vermelhos fiquem ligeiramente roxos, mas em compensação os verdes ficam espectaculares (na minha opinião). Assim com esta mistura consigo ter verdes e vermelhos espectaculares.

Antes de me decidir pelas 10000K andei a pesquisar na net e opinião generalizada do pessoal que já experimentaram HQI 10000K é de que funciona, embora com “Kapas” mais baixos as plantas tendem crescem um pouco mais rápido. Também li que as plantas de estaca ficam com tendência para crescer mais compactas e que as plantas de tapete crescem mais rasteiras (como gmmartins já referiu).

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá eu diria que sim, o que acontece é que com apenas uma hqi, na minha opinião ficas limitado, se a lâmpada tiver pouco espectro nos vermelhos ou nos verdes por exemplo, tu vais ver as plantas com outras cores, talvez muito para o azul. Era o que se passava com as de 5000k devias ver as plantas muito amarelas.

 

Por isso ao optar por flourescentes podes escolher lâmpadas que se complementem.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FilipeMD eu tenho exactamente essa mesma mistura no meu (uma de 10.000 uma de 6500 e outra de 7200. Pus assim para tentar ter o espectro o mais variado possivel.

Porque substituiste a tua? Achaste que não dava bom resultado com as plantas ou foi só mesmo pela questão estética da cor da luz?

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

só uma questão vou montar um aquario com 150*60*60 estou a pensar em montar 2 HQI com 150w cada uma que faz um total de 300w com 14.000k

estou correcto???

 

________

cumps

Manu33.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A substituição das fluorescentes pelas HQI foi porque vou refazer o aquário e quero ter (para além de ter mais e melhor luz) o aquário aberto. Estava contente com a iluminação que tinha antes, embora achasse que tinha muitas lâmpadas, muitos fios, muitas fichas e muita confusão. As 3 lâmpadas fluorescentes (1 balastro electrónico para as 3 de 18W e apenas 1 fio!) que agora uso como complemento às HQI, servem apenas para contrabalançar o ligeiro azulado das HQI 10000K e para poder ter o aquário iluminado durante mais tempo, pois as HQI estão ligadas durante 6 horas.

Optei pelas HQI de 10000K porque acho as 5200K muito amarelas, sei que existem de 6500K embora nunca tenha visto o efeito ao vivo, penso que não serão ainda suficientemente brancas para o meu gosto, no entanto posso estar enganado... E como já referi, na pesquisa que fiz, é viável a utilização de HQI de 10000K em plantados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais