Como podar valisnérias ?


João Lázaro

Recommended Posts

Boas pessoal....

 

 

Alguem sabe se é possivel podar as valisnérias ? É que as que tenho estão bastante grandes e fica dobradas à tona da agua.

 

Se for possível podar poderiam dizer como o fazer ?

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João.

 

Quando as minhas Valisnérias começam a cobrir o aquário, simplesmente corto as pontas, não sei se será a forma mais correcta. Vamos aguardar mais opiniões...

 

Já agora gostava de saber se é possivel replantar as podas de valisnéria. Deve ser dificil porque não tem raizes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu corto as folhas o mais rente à raiz possivel.

As folhas quando são cortadas perdem-se.

 

Já agora gostava de saber se é possivel replantar as podas de valisnéria. Deve ser dificil porque não tem raizes

Não, as folhas morrem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

deves cortar as fohas pelo tamanho que desejares e que fique mais estetico.

 

deves sempre cortar "oblicuamente" e nao perpendicular à folha.

 

tal como foi dito as folhas morrem sendo a reproducao das valisnerias por runners.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João,

 

as folhas de valisnéria devem ser cortadas a cerca de 10 da raiz, caso sejam cortadas mais curtas a planta enfraquece. As folhas cortadas vão definhando gradualmente e já não afectam a planta.

Saudações aquariófilas.

 

Nuno reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

as folhas de valisnéria devem ser cortadas a cerca de 10 da raiz, caso sejam cortadas mais curtas a planta enfraquece. As folhas cortadas vão definhando gradualmente e já não afectam a planta.

Mas cortando-as como dizes as folhas começam a ficar castanhas o que não é muito estético.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

se cortarmos uma folha de vallisneria, nem que seja só a pontinha estamoa a cortar o meristema apical, sem o meristema apical a folha vai parar de crescer e de renovar as células, o que vai dar origem á morte da folha, por isso deve-se cortar o mais proximo da raíz para que a folha não fique ali a apodrecer.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e obrigado por todas as respostas....

 

 

O intuito do corte nem é pelo efeito estético mas queria aproveitar para fazer um tipo de replantação, será que dá para fazer ?

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tal como foi dito as folhas morrem sendo a reproducao das valisnerias por runners

 

As folhas quando são cortadas perdem-se.

 

Não podes plantar folhas cortadas porque estas não ganham raízes...

 

A não ser que se possa cortar folhas com alguma raiz (mesmo em baixo, nas partes enterradas no areão) e voltar a plantar noutro ponto do aqua.

 

Alguém já experimentou?? :)

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Vai a www.tropica.com , dp nas plantas, coluna do lado direito, procura uma valisneria ( não escolhas a gigantea pq não da pa ver). Na imagens ves a planta principal e dp uma ligação para a 2 planta? É a isso q se chama runners. A multiplicação da planta dá-se assim.

Eu para colocar os novos pes, corto aquela ligação e planto a nova valisneria onde quero.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

varenr056.jpg

 

um runner é tipo um ramo que sai da planta com um botao, de onde depois nasce uma nova planta.

 

na foto de cima podes ver uma planta mae com um runner e dois rebentos.

 

aqui tens outra planta de runners que é a sagittaria podes ver os rebentos claramente

varenr079.jpg

 

Atencao : apenas deve cortar a ligacao entre o rebento e a planta mae quando o rebento tem 2/3 da altura da planta mae.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

O meu aquario (150x40x70) está metade, prácticamente, preenchido com valisnérias.

 

Todas as semanas tenho de as cortar (se às vezes é oblíquo outras, nem por isso)! Porque, se não o fizesse, acabavam por se dobrar todas e impedir a passagem da luz para as plantas de fundo.

 

Apesar de as cortar com frequência, elas continuam a crescer e a reproduzir-se :?: ...parecem os coelhos do mundo vegetal ;)

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Realmente a valisneria spirallis é um exemplar mto bonito.

Quais os requisitos dessa planta em termos de luz e água?

 

Alguém tem uns pézinhos a mais que possa dispensar? :cry:

Um bocadinho de verde neste mundo cinzento e poluído

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

se cortarmos uma folha de vallisneria, nem que seja só a pontinha estamoa a cortar o meristema apical, sem o meristema apical a folha vai parar de crescer e de renovar as células, o que vai dar origem á morte da folha, por isso deve-se cortar o mais proximo da raíz para que a folha não fique ali a apodrecer.

 

abraços!

 

Bem a mim acontece-me isso com as minhas valisnérias,mas o meu marido tem outro tipo de valisnéria(suponho q é a gigantea) e elas são cortadas pelo os próprios peixes e elas continuam a crescer e não morre .

A minha dúvida é se elas estão bem pelo o tipo de valisnéria q é ou é por causa do corte q os peixes lhes fazem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais