Reis

Membro
  • #Conteúdo

    104
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Reis

  1. Parabéns. Tá mesmo um espetáculo. Além do aspecto geral estar agradável, as plantas estão com óptimo aspecto. E a postura de escalares, vingou?
  2. Reis

    Fertilizante líquido

    O que eu uso e considero muito bom é o TMG da Tropica. Já o utilizo há muito tempo e as plantas não se queixam. Adiciono também macros (nitrato e potássio).
  3. Viva, antes de misturares os peixes que referiste acho que deves verificar os parâmetros de água que cada um prefere. Os gupis preferem água alcalina e os neons preferem água ácida. Não quer dizer que se tiveres água com PH=7 eles não sobrevivam, mas não vão de certeza estar no ambiente preferido.
  4. nada melhor do que dares uma olhadela por este site www.tropica.com para veres as caracteristicas de cada planta. O nome delas são microsorum pteropus e vesicularia dubiana.
  5. Viva, se o aqua receber luz do dia directa durante muitas horas, por mais artificios que faças, vais ter sempre um problema com as algas que poderão chegar a tomar conta do aqua por completo. Luz solar directa não é aconselhável. Se não for este o caso, colocares muitas plantas (começa por colocar plantas de crescimento rápido no inicio) e lhes proporcionares boas condições (luz, CO2 e nutrientes), as algas nunca serão um problema. Quanto ás quantidades de luz, CO2 e nutrientes já existe neste forum muita informação e opiniões sobre o assunto. se fizeres uma busca por luz, CO2 ou nutrientes encontras tudo o que precisas saber.
  6. Viva, os ramirezis adultos atingem os 5 a 6cm. Se esse tem esse tamanho já é um adulto e com idade suficiente para criar. Quanto a ela não aceitar os machos, paciência. Nem todos os casais se dão bem. Dá-lhe tempo e proporciona-lhe boas condições para criar (muita vegetação e parâmetros de água adequados) que ela logo muda de atitude. quanto ao aumento e diminuição da tonalidade, é perfeitamente normal. Tem aver com o stress a que o peixe está sujeito, se está a dormir, etc... Eu tenho peixes que á noite ficam quase transparentes e durante o dia tem umas cores lindissimas.
  7. Viva, os apistos utilizam os esconderijos apenas para desovarem, se eles não estão a criar é normal que não liguem aos mesmos. Quando a fémea começar a passar algum tempo dentro dos buracos e ficar mais amarela é sinal que vai desovar em breve. Quanto á agressividade, se for apenas um abanar de caudas de um para o outro, é normal. Essa é a forma de eles se cortejarem. A fémea costuma também ter o que parece uma espécie de 'tremedeira' quando o macho está por perto, faz parte do cortejo. Dá-lhes tempo, e quando menos esperares tens o aqua cheio de peixes. Espero ter ajudado.
  8. Viva, multiplicas o valor lido em mg/l por 0.056 e tens o valor em graus alemães (dKH e dGH). Simples.
  9. viva, nesse aquário é mais que certo que os ovos vão ser comidos. Se os ram's insistirem em posturas podes fazer duas coisas: 1-retirar os outros peixes do aqua (os neons se não forem muitos podem ficar). 2-retirar o casal de ram's para outro aqua onde estivessem sozinhos. Destas duas hipóteses eu preferia a 1ª. Vai dando noticias.
  10. Viva, eu digo que são dois machos. Com muita certeza. Ambos teem o nariz avermelhado (caracteristica dos machos), e o facto de um perseguir o outro é um comprovativo disso mesmo.
  11. Viva Luis, acabei por nãp perceber por que somente a 'cuba' ficou com algas. Mas no fim de semana passado mudei o layout desse aqua e agora não tem essa planta. A hemianthus 'cuba' plantei-a num aqua onde pretendo criar um biótopo sul-americano. Como ela é de crescimento lento vai demorar uns meses até ter um tapete como já tinha no outro aqua, mas lá chegará. Quanto ás plantas, tens mp.
  12. A quantidade de luz não me parece exagerada. Sabes qual a temperatura de cor dessas lampadas? A que dá cor amarelada pode não ser a mais indicada para plantas. A temperatura de cor para as plantas deverá andar entre os 4.000º e os 6.500º. Eu também utilizo lãmpadas com 10.000º e funcionam. O TMG é o Tropica Master Grow.
  13. Aconselho a adicionar o TMG todos os dias. Com alguma certeza é esse o problema. A quantidade depende da luz que tens. Quantos watts tens? E que tipo de lâmpadas?
  14. Viva Daniel, estás a adicionar nutrientes na água? Macro e micro? A sua falta pode justificar o surto de algas. Não basta ter muitas plantas, co2 e luz. É preciso dar-lhes alimento. O excesso de fosfatos também provoca o aparecimento dessas algas. Convém que não esteja acima de 1ppm. Se a glossostigma que está a morrer tem pontos ou manchas amarelas é nitidamente falta de nutrientes (e eu apostava que é de micros).
  15. Viva, ontem fiz uns testes e obtive os seguintes valores: GH=10º PH=7,2 Estes valores são um pouco mais elevados do que aqueles que costumo ter normalmente nos aquários. Normalmente tenho GH=3-4, PH=6,6-6,8. Tal facto é capaz de ser devido ao facto de estar a fornecer Sulfato de Magnésio em demasia (aumento de dureza). Ontem já coloquei fornecimento extra de CO2 para tentar baixar o PH, Deixei de adicionar Sulfato de Magnésio (por um tempo), e fiz uma tpa de 50%. Nos próximos dias vou continuar com as tpa's e observar os resultados. Como neste aqua tenho plantas que preferem águas ácidas e moles, o aumento de dureza e PH pode ter debilitado as plantas e proporcionado este aparecimento de algas. Continua é a dar-me que pensar porque é que esta alga só cresce por cima da hemianthus cuba (continuando a mesma com bom aspecto), e a didiplis diandra, a rotala macrandra, a wallichi e a hidrocotyle maritima não teem um fio de alga a chatear . Vou dando noticias dos progressos.
  16. Viva Minidiogo, sim, já tentei arrancá-la, mas se agarrar um tufo grande de algas, as plantas veem atrás, pois os fios das algas são muito resistentes. Por aí não consigo acabar com ela. Uma coisa que me intriga é ela só atacar a hemianthus 'cuba' e aplanta nem sequer ter mau aspecto, é normal as algas atacarem as plantas mais debilitadas ou mais velhas, mas a cuba continua viçosa só que coberta de algas. Esta alga é uma praga tal que até os camarões a evitam. Ficam enrolados nela e afastam-se.
  17. Viva, já alguém teve problemas com estas algas? Como é que acabaram com elas? São verde-claras, mais finas que um fio de cabelo, mas muito resistentes. Estão a cobrir a hemianthus cuba por completo e quando tento arrancá-las vem a planta atrás. Aguns fios, embora muito finos teem mais de 20cm de comprimento. Eu fertilizo este aqua com macro e micro nutrientes diariamente, a luz são 72w. Montei o aqua em dezembro, e tudo ia bem até à umas 2 ou 3 semanas atrás, quando as algas começaram a aparecer e já quase cobrem a cuba por completo embora a planta continue com bom aspecto. Por incrível que pareça esta alga não está a atacar as outras plantas, só a cuba. Se alguém tiver experiência com esta alga, agradeço uma ajuda.
  18. Viva pcdrg, não te preocupes com essas algas. Além de não conseguires removê-las de forma alguma (a não ser que removas o areão nesse local), elas não provocam nenhum tipo de problema. É mesmo só o aspecto visual. E ainda que as removas, ao fim de algum tempo reaparecem. Diminuir as horas de luz não vai ajudar nada. Lembra-te que tens que ter, no minimo, umas 8-9h de luz, senão as plantas ressentem-se. Penso que todos devem ter essas algas no areão dos aquários. É a minha opinião, vamos ver se aparecem mais.
  19. Reis

    Ramirezis: sexos?

    Eu diria com 99% de certeza que são dois machos. A forma que eu tenho de distinguir os machos das fémeas é a seguinte: Macho - nariz avermelhado (sempre) Fémea - barriga avermelhada, que é mais notório quando estão para desovar. No caso do casal que tenho a técnica das barbatanas falha redondamente. a minha fémea tem a barbatana dorsal exactamente igual á do macho. Não sei porquê, mas normalmente veêm-se muito mais machos que fémeas á venda. Espero ter ajudado.
  20. Viva, essa planta é um pouco exigente. Se queres mantê-la em boas condições tens que lhe proporcionar boa luz (mais de 0,5W por litro de espectro apropriado - 5000ºK a 10000ºK), CO2 e fornecimento regular de nutrientes - macro e micro. Se estas condições forem fornecidas, ela desenvolve-se sem problemas.
  21. Reis

    Ferro para Plantas

    Viva, relativamente a este assunto, posso dizer que montei á 2 meses um aqua com uma camada (1cm) de argila comum no fundo, coberta por uma camada de 3 ou 4 cm de areão comum, e os resultados, aparentemente, estão a ser porreiros. Nunca adicionei ferro neste aqua, (nos outros faço-o), e as plantas não mostram nenhuma deficiência. No próximo aqua que montar vou optar pela mesma combinação de substrato. Normalmente nos aquas que tenho montado só coloco areão simples, mas acho que esta combinação é melhor para as plantas. Se houver alguém com outra opinião, venha ela. Espero ter ajudado.
  22. Viva, não sabia onde colocar este post, mas uma vez que está relacionado com medidores de parãmetros da água, acho que este é o local correcto. Se não for, peço desculpa e solicito aos moderadores que o desloquem para o local adequado. Então a minha dúvida é esta: O que significam os parãmetros EC e TDS, e qual a sua relação com os parãmetros GH e KH (uma vez que julgo estarem relacionados), tipo uma unidade de medida EC corresponde a quantas unidades de medida GH? Se alguém souber agradeço uma ajuda.
  23. Viva Joana, eu já tive uma fémea com um alto na cabeça com o aspecto que descreves, (alto esbranquiçado na cabeça, tipo borbulha). A única coisa que fiz foi esperar e passadas umas semanas o alto desapareceu. Esta fémea já desovou várias vezes depois disto e tenho actualmente alevins dela. No entanto talvez seja melhor esperares por opiniões de pessoas com mais conhecimentos que eu.
  24. Viva, é com agrado que digo que após ter feito o tratamento com flagyl durante 3 dias e após ter esperado mais uns dias para observar os sintomas, vi que os peixes estão curados (até dos vermes das guelras, pois já não se esfregam e abrem as guelras normalmente). Comem bem e não aparentam nenhum sintoma de doença. Ontem já os coloquei no comunitário e lá andam contentes. Obrigado Rui.
  25. Reis

    cortar raizes ou não

    Viva, deixem-me contar o que aconteceu comigo há pouco tempo (e já não é a 1ª vez), pois julgo que pode servir para ajudar a compreender este assunto: há pouco tempo desmontei e montei de novo um aqua onde tinha echinodorus bleheri com folhas de cerca de 30cm. Como as plantas tinham as raízes muito grandes, ao voltar a plantar cortei grande parte das mesmas. Resultado - essas plantas perderam as folhas por completo (apodreceram todas), só sobraram as raizes que aparentam estar em bom estado (não estão podres). Agora estou á espera que nasçam folhas novas.