Recommended Posts

Publicado

Viva!!

Adquiri este fim de semana aquilo que na loja onde comprei lhe davam o nome de ameijoa de agua doce, quando vi pedi esclarecimentos sobre o "bicho", o sujeito disse que é era bom para eliminar nitratos.... como tenho uns níveis de nitratos um pouco mais altos do que eu queria, aproveitei e comprei a tal ameijoa com cerca de uns 5 cm no lado mais comprido e 3 no mais estreito... de cor tons de castanho.

Alguém sabe qual o nome disto ? queria saber mesmo se ajuda nos nitritos....

Agradeço comentários.

Portem-se.

Portem-se.

Sérgio Oliveira.

Publicado:

Para baixar os nitritos recomendo 1 peixe chamado "Mudas de água".

Se a coisa estiver muito má use Toxivec da SERA

Publicado:

Eu comprei a semana passada uma coisa dessas para eliminar nitritos mas no meu caso trata-se de um mexilhão da espécie River Mussels. Além do efeito decorativo terá portanto essa funcionalidade adicional de eliminar nitritos. Já agora milo0p, posso saber o nome da loja? Ameijoas ainda não tenho então gostava de arranjar uma também. Abraço

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Publicado:

O que já li sobre ameijoas de água doce (porque tenho à volta de umas 60) é que elas são filtradoras. Filtram todo o tipo de matéria orgânica, nunca vi nada escrito que eliminassem nitratos ou nitritos. A explicação mais perta dessa teoria será devido à filtração destes invertebrados, que consumindo detritos organicos, haverá menos detritos a degradarem-se e a mandarem amonia/amoniaco para a água.

Helder Quinzico

Publicado:

Eu estou sempre de pé atraz sobre peixes ou invertebrados ou qualquer ser vivo que se diz comer algas ou materia organica e coisas assim.

Já tive Limpa Vidros que limpavam algas e outros que simplesmente ignoravam-nas.

A melhor maneira de ver se a ameijoa trabalha bem é fazer testes À água com alguma regularidade. Até pode ser que a amiga seja boa no que faz. Mas...............não há nada melhor que uma muda de água parcial.

Publicado:

eu tenho num aquario cerca de 40 ameijoas, faço uma muda de água de mês a mês(30%) tenho Nitritos/Nitratos/amonia = 0 e PH=6.5. Estes valores estão estáveis à mais de 6 meses. Portanto as minhas ameijoas devem estar a trabalhar também para este equilibrio.

Helder Quinzico

Publicado:

Viva!!

Afinal enganei-me nas medidas.. isto a olhómetro não funciona, bem aquilo tem cerca de 8 cm no lado mais comprido e 5 no outro, tem portanto forma elíptica.

Eu comprei a semana passada uma coisa dessas para eliminar nitritos mas no meu caso trata-se de um mexilhão da espécie River Mussels. Além do efeito decorativo terá portanto essa funcionalidade adicional de eliminar nitritos. Já agora milo0p, posso saber o nome da loja? Ameijoas ainda não tenho então gostava de arranjar uma também. Abraço

Comprei na Jardinland, na Maia, cerca de 4,5 Euros, qual a espécie não faço ideia, até queria ver se alguém me ajudava nisso, pra poder pesquisar pela net.

O que já li sobre ameijoas de água doce (porque tenho à volta de umas 60) é que elas são filtradoras. Filtram todo o tipo de matéria orgânica, nunca vi nada escrito que eliminassem nitratos ou nitritos. A explicação mais perta dessa teoria será devido à filtração destes invertebrados, que consumindo detritos organicos, haverá menos detritos a degradarem-se e a mandarem amonia/amoniaco para a água.

Isso é bom de saber... mas olha tens umas 40 ?? não deve ser aquilo que tenho aqui... ou tens um aqua mesmo grande... o que não impede de terem funçoes semelhantes.

Vou tirar uma foto e depois posto por cá... pra quem está mais dentro deste mundo agradeçia umas dicas, sites web sobre estes bichitos.

Portem-se.

Portem-se.

Sérgio Oliveira.

Publicado:

Pois as minhas são mais circulares. Têm uns 4 cm por 3cm +-. Não são essas.Mas era bom saberes o especie que tens no aquario, porque existem ameijoas cuja reprodução é parasitária, isto é, as larvas dessas ameijoas sabem nadar e agarram-se às guelras dos peixes para sobreviverem. No meu caso elas não são parasitarias, as larvas nem sabem nadar. Aquelas que se conseguirem agarrar ao substrato safam-se as outras sao filtradas.

Helder Quinzico

Publicado:

Isso é um mexilhao de água doce - Pilsbryoconcha exilis. Verifica se não é igual a este:

Pilsbryoconcha_exilis.JPG

Helder Quinzico

Publicado:

Sim parece-me mesmo isso !!! Só que um pouco mais claro....

Muito obrigado Quinzico.... vou já ver oi que arranjo com esse nome depois apito.

Portem-se.

Portem-se.

Sérgio Oliveira.

Publicado:
olha vai a este site e verifica se está entre as fotos k estao lá:http://outdoorplace.org/shells/local_shells.html

Parece-me ser a Yellow Sandshell (Lampsilis teres):

Yellow_Sandshell_Trin2000_sm.jpg

:shock:

Publicado:

Não consegues voltar à loja para perguntar ao vendedor qual o nome do mexilhão. É que quando eles compram vem descriminado o nome em latim dos artigos que eles compram.

Helder Quinzico

Publicado:
olha vai a este site e verifica se está entre as fotos k estao lá:http://outdoorplace.org/shells/local_shells.html

Parece-me ser a Yellow Sandshell (Lampsilis teres):

Yellow_Sandshell_Trin2000_sm.jpg

:?

Onde Compraste o teu ??

Portem-se.

Sérgio Oliveira.

Publicado:

arty77

Já arranjaste alguma coisa sobre o tal mexilhão ? isto realmente ajuda nos nitritos/nitratos?

Portem-se.

Portem-se.

Sérgio Oliveira.

Publicado:

Comprei o mexilhão numa loja de animais que fica entre a rua de Santa Catarina e a rua da Alegria.. não fixei o nome...

Sobre informação dos mexilhões na altura estive a pesquisar na net mas não encontrei nada. Portanto a página mais interessante que vi por enquanto foi a que aqui foi referida, com os vários mexilhões.

Publicado:

mm filtrando materia organica na gua, de certeza que tb a produz, por isso estes bichos quanto mt têm apenas funçao estetica... digo eu.

smflogo.gif
  • 3 anos depois...
Publicado:
Viva!!

Adquiri este fim de semana aquilo que na loja onde comprei lhe davam o nome de ameijoa de agua doce, quando vi pedi esclarecimentos sobre o "bicho", o sujeito disse que é era bom para eliminar nitratos.... como tenho uns níveis de nitratos um pouco mais altos do que eu queria, aproveitei e comprei a tal ameijoa com cerca de uns 5 cm no lado mais comprido e 3 no mais estreito... de cor tons de castanho.

Alguém sabe qual o nome disto ? queria saber mesmo se ajuda nos nitritos....

Agradeço comentários.

Portem-se.

Não sei se posso postar outro site aqui mas dê uma olhada rapidinho aqui:

http://www.conchasbrasil.org.br/materias/b...via/esc_ext.asp

é muito interessante! (^_^)

• 2 semanas depois...
Publicado:

gostava de arranjar uns bivalves desses, tanto mexilhões como as ameijoas...

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Publicado:
Não sei se posso postar outro site aqui mas dê uma olhada rapidinho aqui:

http://www.conchasbrasil.org.br/materias/b...via/esc_ext.asp

é muito interessante! (^_^)

desenterraste um topico de 2005 :smile2:

gostava de arranjar uns bivalves desses, tanto mexilhões como as ameijoas...

costuma haver no loures shoping..nao sei e qual a especie :s

mas tenho visto por la bivaldes de agua doce,tanto nos aquarios de agua fria como nos de agua quente.

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg