Ameijoa


milo0p

Recommended Posts

Viva!!

 

Adquiri este fim de semana aquilo que na loja onde comprei lhe davam o nome de ameijoa de agua doce, quando vi pedi esclarecimentos sobre o "bicho", o sujeito disse que é era bom para eliminar nitratos.... como tenho uns níveis de nitratos um pouco mais altos do que eu queria, aproveitei e comprei a tal ameijoa com cerca de uns 5 cm no lado mais comprido e 3 no mais estreito... de cor tons de castanho.

 

Alguém sabe qual o nome disto ? queria saber mesmo se ajuda nos nitritos....

 

Agradeço comentários.

 

Portem-se.

Portem-se.

 

Sérgio Oliveira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei a semana passada uma coisa dessas para eliminar nitritos mas no meu caso trata-se de um mexilhão da espécie River Mussels. Além do efeito decorativo terá portanto essa funcionalidade adicional de eliminar nitritos. Já agora milo0p, posso saber o nome da loja? Ameijoas ainda não tenho então gostava de arranjar uma também. Abraço

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que já li sobre ameijoas de água doce (porque tenho à volta de umas 60) é que elas são filtradoras. Filtram todo o tipo de matéria orgânica, nunca vi nada escrito que eliminassem nitratos ou nitritos. A explicação mais perta dessa teoria será devido à filtração destes invertebrados, que consumindo detritos organicos, haverá menos detritos a degradarem-se e a mandarem amonia/amoniaco para a água.

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou sempre de pé atraz sobre peixes ou invertebrados ou qualquer ser vivo que se diz comer algas ou materia organica e coisas assim.

 

Já tive Limpa Vidros que limpavam algas e outros que simplesmente ignoravam-nas.

 

A melhor maneira de ver se a ameijoa trabalha bem é fazer testes À água com alguma regularidade. Até pode ser que a amiga seja boa no que faz. Mas...............não há nada melhor que uma muda de água parcial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho num aquario cerca de 40 ameijoas, faço uma muda de água de mês a mês(30%) tenho Nitritos/Nitratos/amonia = 0 e PH=6.5. Estes valores estão estáveis à mais de 6 meses. Portanto as minhas ameijoas devem estar a trabalhar também para este equilibrio.

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!!

 

Afinal enganei-me nas medidas.. isto a olhómetro não funciona, bem aquilo tem cerca de 8 cm no lado mais comprido e 5 no outro, tem portanto forma elíptica.

 

Eu comprei a semana passada uma coisa dessas para eliminar nitritos mas no meu caso trata-se de um mexilhão da espécie River Mussels. Além do efeito decorativo terá portanto essa funcionalidade adicional de eliminar nitritos. Já agora milo0p, posso saber o nome da loja? Ameijoas ainda não tenho então gostava de arranjar uma também. Abraço

 

Comprei na Jardinland, na Maia, cerca de 4,5 Euros, qual a espécie não faço ideia, até queria ver se alguém me ajudava nisso, pra poder pesquisar pela net.

 

O que já li sobre ameijoas de água doce (porque tenho à volta de umas 60) é que elas são filtradoras. Filtram todo o tipo de matéria orgânica, nunca vi nada escrito que eliminassem nitratos ou nitritos. A explicação mais perta dessa teoria será devido à filtração destes invertebrados, que consumindo detritos organicos, haverá menos detritos a degradarem-se e a mandarem amonia/amoniaco para a água.

 

Isso é bom de saber... mas olha tens umas 40 ?? não deve ser aquilo que tenho aqui... ou tens um aqua mesmo grande... o que não impede de terem funçoes semelhantes.

 

 

Vou tirar uma foto e depois posto por cá... pra quem está mais dentro deste mundo agradeçia umas dicas, sites web sobre estes bichitos.

 

 

Portem-se.

Portem-se.

 

Sérgio Oliveira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois as minhas são mais circulares. Têm uns 4 cm por 3cm +-. Não são essas.Mas era bom saberes o especie que tens no aquario, porque existem ameijoas cuja reprodução é parasitária, isto é, as larvas dessas ameijoas sabem nadar e agarram-se às guelras dos peixes para sobreviverem. No meu caso elas não são parasitarias, as larvas nem sabem nadar. Aquelas que se conseguirem agarrar ao substrato safam-se as outras sao filtradas.

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim parece-me mesmo isso !!! Só que um pouco mais claro....

 

Muito obrigado Quinzico.... vou já ver oi que arranjo com esse nome depois apito.

 

 

Portem-se.

Portem-se.

 

Sérgio Oliveira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha vai a este site e verifica se está entre as fotos k estao lá:http://outdoorplace.org/shells/local_shells.html

 

Parece-me ser a Yellow Sandshell (Lampsilis teres):

Yellow_Sandshell_Trin2000_sm.jpg

 

:shock:

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha vai a este site e verifica se está entre as fotos k estao lá:http://outdoorplace.org/shells/local_shells.html

 

Parece-me ser a Yellow Sandshell (Lampsilis teres):

Yellow_Sandshell_Trin2000_sm.jpg

 

:?

 

Onde Compraste o teu ??

Portem-se.

 

Sérgio Oliveira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei o mexilhão numa loja de animais que fica entre a rua de Santa Catarina e a rua da Alegria.. não fixei o nome...

 

Sobre informação dos mexilhões na altura estive a pesquisar na net mas não encontrei nada. Portanto a página mais interessante que vi por enquanto foi a que aqui foi referida, com os vários mexilhões.

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
Viva!!

 

Adquiri este fim de semana aquilo que na loja onde comprei lhe davam o nome de ameijoa de agua doce, quando vi pedi esclarecimentos sobre o "bicho", o sujeito disse que é era bom para eliminar nitratos.... como tenho uns níveis de nitratos um pouco mais altos do que eu queria, aproveitei e comprei a tal ameijoa com cerca de uns 5 cm no lado mais comprido e 3 no mais estreito... de cor tons de castanho.

 

Alguém sabe qual o nome disto ? queria saber mesmo se ajuda nos nitritos....

 

Agradeço comentários.

 

Portem-se.

Não sei se posso postar outro site aqui mas dê uma olhada rapidinho aqui:

http://www.conchasbrasil.org.br/materias/b...via/esc_ext.asp

 

é muito interessante! (^_^)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

gostava de arranjar uns bivalves desses, tanto mexilhões como as ameijoas...

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se posso postar outro site aqui mas dê uma olhada rapidinho aqui:

http://www.conchasbrasil.org.br/materias/b...via/esc_ext.asp

 

é muito interessante! (^_^)

 

desenterraste um topico de 2005 :smile2:

 

 

 

 

gostava de arranjar uns bivalves desses, tanto mexilhões como as ameijoas...

 

 

costuma haver no loures shoping..nao sei e qual a especie :s

mas tenho visto por la bivaldes de agua doce,tanto nos aquarios de agua fria como nos de agua quente.

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais