**KALKWASSER**


Famous Grouse

Recommended Posts

Boas,

tenho o meu aqua faz cerca de 2 meses e decidi a semana passada iniciar a construção de um reactor de kalk. A coisa correu bem e agora que o ia começar a usar fui "assaltado" por uma serie de dúvidas.

O aqua tem mantido um PH estavel de 8/8,1, KH de 12 e o calcio em cerca de 440.

Em termos de habitantes tenho um lysmata, camarões da nossa costa, burriés e 2 xénias.

 

A questão é simples! Vale a pena estar a colocar o kalk se não tenho nada no aquario que faça consumo de calcio e o ph está estável?

 

Quanto ao reactor em si, ele tem uma capacidade de cerca de 5 lt, e estou a pensar (se o vosso veredicto apontar nesse sentido) ligar directo ao aparelho de reposição de agua e fazer a mesma só que com a mistura de hidroxido de calcio (vai fazendoi durante o dia/noitre). será correcto? e para esta capacidade qual a dosagem de kalk?

 

Só mais uma questão, a bomba do reactor será ligada 15 min por cada hora! chega ou é demais?

 

 

 

obrigado pela vossa ajuda!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que consegues ter esse KH e concentração de Cálcio?

 

Desculpa mas parece-me demasiado bom para ser verdade considerando que não adicionas nada.

 

Eu mediria os parâmetros com um teste de outra marca e só depois pensaria na questão da kalk.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os testes que tenho são da Azoo, hagen e marine enterprises.

Os testes são feitos em várias alturas e os resultados têm sido constantes. Ainda ontem o teste do Calcio me deu um valor de +/-460 que por razoes obvias dou o desconto para os 440.

 

A agua que sai do cano vem com um KH elevado, e já nos discus tive sempre problemas em fazer variações de PH dado o KH ser tão elevado.

 

De todo o modo vou fazer os teste do KH com outra marca para me certificar q o q digo esta 100% correcto.

 

De todo o modo o que acham de meter ou nao o kalk no aqua? e o modo como o fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com o Apisto. Perante esses parâmetros, para quê adicionar kalk :?::!:

A agua que sai do cano vem com um KH elevado, e já nos discus tive sempre problemas em fazer variações de PH dado o KH ser tão elevado.

Depreendo por estas palavras que não usas qualquer sistema de purificação da água da torneira... Além dos carbonatos que vêm na água, não tens medo de poluentes menos aconselháveis para o aquário (fosfatos, silicatos, metais pesados, etc.)?

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a agua que uso no aqua salgado é de Osmose!

 

Então não terá efeitos sobre o KH.

 

Eu continuo na minha. O problema provavelmente vem dos testes. Se usas água natural nas mudas, sugiro que lhe faças um teste com o mesmo equipamento.

 

Se o Ca der mais de 380 e o KH medido for 9 ou mais os testes estão no mínimo descalibrados e estão-te a sobre-estimar as concentrações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em várias colheitas que tenho feito de água natural no Cabo Raso, os resultados que tenho tido andam à volta de:

Ca: 395 ppm

KH: 6º dKH

Se medires muito mais alto que isto significa provavelmente que os testes deverão ser substituidos.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

fui comprar um teste da Sera para verificar se as leituras que tenho feito estão correctas.

o resultado à agua do aquario com o teste da Sera deu 9dkh.

O ph varia entre os 8 e os 8,3 e os restantes valores mantêm-se inalterados.

que me dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que:

 

- Tendo em conta que o aquário é muito recente.

- Tendo em conta que não existem praticamente nenhuns consumidores de cálcio.

- Tendo em conta que a água do aquário é feita com sal sintético.

 

Os valores nem serão assim tão extraordinários.

 

E se fosse eu, colocaria kalk desde já, ainda se possa usar uma concentração mais baixa...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Tendo em conta que não existem praticamente nenhuns consumidores de cálcio.  

- Tendo em conta que a água do aquário é feita com sal sintético.

 

E se fosse eu, colocaria kalk desde já, ainda se possa usar uma concentração mais baixa

 

Podias explicar melhor Hugo?

Imaginando que num sistema destes, o consumo de cálcio seja feito apenas pela alga coralina (ausência de corais e invertebrados) será mesmo necessária a adição de Kalk?

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tens medo de poluentes menos aconselháveis para o aquário (fosfatos, silicatos, metais pesados, etc.)?

 

 

Já por varias vezes vi expressões deste estilo...

 

Será que a agua daqui de Peniche é assim tão diferente :roll:

 

Fosfatos acredito que algumas aguas possam ter alguma coisa, silicatos idem, embora menos; agora metais pesados :arrow::arrow::roll:

Nos ultimos 5 anos na agua de Peniche os valores analizados semanalmente por um laboratorio independente sempre apontaram para abaixo da escala minima de leitura...

 

Há agua del cano por este país com alguns indices de metais pesados ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias explicar melhor Hugo?  

Imaginando que num sistema destes, o consumo de cálcio seja feito apenas pela alga coralina (ausência de corais e invertebrados) será mesmo necessária a adição de Kalk?

Já tens a resposta na pergunta. :lol:8)

 

Se é só alga coralina (nunca é "só"), então faz-se uma concentração mais fraca.

 

Reposição de kalk, gota a gota, é a forma mais simples de controlar:

 

- Níveis de cálcio.

- Níveis de KH.

- Níveis de PH.

- Niveis de evaporação.

 

E tudo isto gradualmente, ou seja... gota a gota :)

 

Tenta adicionar kalk, numa concentração mais fraca, a um aquário acabadinho de montar, só com DSB e rocha viva, e vais ver se os níveis de cálcio, kh e PH, sobem ou se mantêm estáveis... :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Concordo com o Hugo - acho que não há melhor para estabilizar alguns parâmetros do aquário que o kalkwasser! No meu aquário onde ainda não tenho corais, tenho um reactor de Kalkwasser (Sumptech) de 14 litros onde estou a adicionar uma pequena quantidade de hidróxido de cálcio.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há agua del cano por este país com alguns indices de metais pesados ???

 

O grande problema é que os limiares de aceitabilidade para alguns metais na água potável de consumo humano são às vezes 20 vezes superiores aos aceitáveis pelos corais :wink:

 

Um ser humano pode consumir a vida toda sem problemas água com uma concentração de Cobre ou Zinco tal que será letal em poucos dias para um coral mais sensível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há agua del cano por este país com alguns indices de metais pesados ???

 

O grande problema é que os limiares de aceitabilidade para alguns metais na água potável de consumo humano são às vezes 20 vezes superiores aos aceitáveis pelos corais :D

 

Um ser humano pode consumir a vida toda sem problemas água com uma concentração de Cobre ou Zinco tal que será letal em poucos dias para um coral mais sensível.

 

OK :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pegando na questão do Oinq:

 

Eu vou utilizar água da torneira no meu aquário de recife, cuja montagem se fará em Setembro (finalmente!).

Por vários motivos: dificuldade na montagem/funcionamento da osmose inversa, economia de água, preço do aparelho e ponderação dos riscos/benefícios.

Explicando melhor: eu tenho procurado testar regularmente(nos últimos 5 meses) a água da torneira em minha casa, para já, apenas nos valores de fosfatos e nitratos, sendo que os resultados têm sido invariáveis- fosfatos indetectáveis e nitratos a cerca de 5 mg/l. Quanto a metais pesados, espero testar ainda o cobre e, se tudo correr bem, vai mesmo água do cano! De acordo com a opinião do randy farley, os silicatos não são temíveis. Quanto aos restantes metais pesados, se não conseguir análises laboratoriais, vou mesmo arriscar :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vários motivos: dificuldade na montagem/funcionamento da osmose inversa, economia de água, preço do aparelho e ponderação dos riscos/benefícios.

 

Um aparelho de Osmose custa bem menos do que um SPS de qualidade numa das lojas habituais. Se queres correr riscos tudo bem, mas não te esqueças de fazer a conta relativamente ao custo dos invertebrados que vais mantendo. Um dos problemas clássicos da água de rede é a sua variabilidade. Podes ter dois anos de água excelente e apenas num dia mudam a rede ou o protocolo de desinfecção e pimba. Adeus corais!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos problemas clássicos da água de rede é a sua variabilidade. Podes ter dois anos de água excelente e apenas num dia mudam a rede ou o protocolo de desinfecção e pimba. Adeus corais!!!

 

isso é verdade se eles são assim tão sensiveis :? ...

 

na realidade e como acima referi, como podem então quantificar os metais na agua? os laboratorios estão preparados para quantidades de cagalhão na agua, se eles não os detectam... como conseguem detectalos em casa? os kits têm escalas ainda menos dos fotometros dos laboratorios?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Oinq,

 

Costumo avaliar a pureza da água de osmose com um aparelho portátil que mede a condutividade e os sólidos dissolvidos totais na água. Se estes valores forem iguais a zero ou muito próximos estamos perante água pura com ausência de outros elementos químicos como os metais pesados. Quando meço os referidos parâmetros na água da torneira os valores andam bem longe de 0 (200 - 350), o que significa que existem compostos químicos. Uma vez que a água que se evapora dos nossos aquários é ela também pura, quem utiliza água da torneira está a adicionar continuamente esses compostos químicos. Mesmo fazendo mudanças regulares de água é um processo de feedback positivo uma vez que estes compostos não "evaporam".

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vários motivos: dificuldade na montagem/funcionamento da osmose inversa, economia de água, preço do aparelho e ponderação dos riscos/benefícios.  

Que querias arranjar vários motivos para não utilziar osmose, isso é uma coisa, agora nenhum destes motivos é válido, até porque tu já tens nítido na tua cabeça que vais usar água da torneira, mesmo que amanhã, num desses testes que fazes regularmente, aparecerem 100 de Nitratos, 10 de fosfatos ou 1000 de cobre.

 

O apisto e o Ricardo já disseram tudo! Seria bom, para os seres vivos que vais colocar no aquáio, que pensasses melhor no que vais fazer.

 

...e já agora o que o Randy diz em relação à problemática dos fosfatos, não pode, de todo, ser resumida a:

De acordo com a opinião do randy farley, os silicatos não são temíveis
. Aliás nenhum dos artigos deles sobre fosfatos terá menos de 5/6 páginas, por isso refugiares-te em artigos do Farley sobre fosfatos para aferir que podes usar água da torneira é algo bem elaborado! Sugiro-te que lhe perguntes directamente: "Farley, pretendo usar água da torneira, será que posso? Os testes que tenho feito (testes de gotas) apresentam os seguintes resultados:..."

 

Se ele disser que podes usar água da torneira sem qualquer problema, então quem sou eu para dizer que não... :oops:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Oinq,

 

Costumo avaliar a pureza da água de osmose com um aparelho portátil que mede a condutividade e os sólidos dissolvidos totais na água. Se estes valores forem iguais a zero ou muito próximos estamos perante água pura com ausência de outros elementos químicos como os metais pesados. Quando meço os referidos parâmetros na água da torneira os valores andam bem longe de 0 (200 - 350), o que significa que existem compostos químicos. Uma vez que a água que se evapora dos nossos aquários é ela também pura, quem utiliza água da torneira está a adicionar continuamente esses compostos químicos. Mesmo fazendo mudanças regulares de água é um processo de feedback positivo uma vez que estes compostos não "evaporam".

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

 

 

Ok... isso é verdade e eu nunca me tinha lembrado disso :oops:

 

a agua da torneira aqui por Peniche anda plo 550 ... :wink: :wink: :wink: acho que não é boa meter dessa no reef :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A aquisição dum aparelho de Osmose inversa e principalmente um de desionização devem ser SEMPRE acompanhados pela aquisição dum medidor de ppm ou de conductividade de água doce. (Hoje em dia esses aparelhos já não são propriamente caros)

 

Só assim se pode aferir a qualidade do fluido produzido e evitar desastres. Por exemplo quando as resinas de DI saturam a água pode em poucas horas passar a ter mais porcaria do que a da própria torneira.

 

Já que falaram no Randy H-F, leiam o excelente artigo dele sobre o tema. Infelizmente no pouco tempo que tive não encontrei o link mas está em www.reefcentral.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais